Como montar uma serralheria

Como montar uma serralheria
Como montar uma serralheria

 

Aproveitando o bom momento da construção civil no Brasil, veja como montar uma serralheria e lucrar com isso. Junto com o crescimento das construtoras, principalmente nas grandes cidades do país, está o crescimento de empresas de materiais de construção. Montar uma serralheria, portanto, pode ser um ótimo negócio para iniciar sua carreira de empreendedor. Isso porque já se trata de um tipo de negócio bastante específico, além de te dar a possibilidade de trabalhar focado em micro mercados.

Tipo de cliente de uma serralheria

O trabalho de uma serralheria acontece por encomenda. Dessa forma, você apenas irá fabricar o produto quando houver uma demanda por ele. O seu mercado consumidor pode ser tanto pessoas físicas, que necessitam de estruturas para sua residência, quanto empresas da construção civil – que, geralmente, acabam se tornando parceiros, sempre contratando o seu serviço nas construções com as quais trabalha, e, em compensação, gozando de alguns benefícios, principalmente no que diz respeito aos preços e formas de pagamento.

É sempre uma boa opção analisar qual é a forma mais rentável para você ao montar uma serralheria, pois, nem sempre, trabalhar para empresas é sinônimo de ganhar mais.

Ao procurar fazer parcerias, tenha consigo um bom projeto, portfólio dos seus produtos e um bom planejamento. Você poderá procurar por um profissional do ramo, como é o caso de uma empresa de consultoria.

Produtos de uma serralheria

O interessante é que existe um grande leque de opções, quando se trata de produtos. Você pode construir janelas, portas (dos mais diferentes tipos, de correr, de abrir, portões etc), grades, escadas, corrimãos, cercas, sacadas, esquadrias, basculantes, cadeados, fechaduras e guarnições, outras estruturas metálicas, entre muitos outros tipos.

Atualmente, há ainda empresas que acabam produzindo artigos além do que as serralherias habitualmente oferecem – uma maneira de diferenciar-se como negócio: luminárias, artigos de decoração em geral, e até mesmos móveis em ferro ou alumínio, além da fabricação outros objetos, como conexões, joelhos, luvas e outros artefatos para encanamentos confeccionados, que vão da criatividade de cada serralheiro.

Cada produto diferente que você oferece é um ponto positivo para seu negócio. Mas não pense que a fórmula para o sucesso é ir criando itens sem pensar antes. Por melhor ou mais inovador que seja o produto, ele só será vendido se satisfizer uma necessidade ou um desejo do cliente. Não se deve tentar vender o que se produz, mas produzir o que se pode vender.

Personalize seu produto

Antes de tudo, para montar uma serralheria, é necessário definir o seu público alvo. Em outras palavras, para quem você vai vender essa janela? É uma fábrica de chocolate? Uma loja feminina? A casa de recém-casados? Definido o público, você criará então uma janela especialmente pensada e desenhada para o cliente que pretende atingir.

E a escolha do seu público alvo depende, principalmente, do local em que a sua empresa irá se instalar. Tanto quanto ao tipo – pessoa física ou industrial -, quanto ao perfil do cliente. Se você já possui um terreno, você necessariamente irá vender para os clientes em potencial daquela região. Se ainda não possui o local, talvez você possa sim pensar em que tipo de público você pretende atender. Pense que todo tipo de público tem sua capacidade de compra, mas você terá que ponderar qual dessas capacidades disponíveis melhor lhe convém.

De qualquer forma, definido o público, você precisará então conhecê-lo o mais profundamente possível. Desde os gostos pessoais mais comuns, tipo e design dos produtos, até a forma de comprar, ou seja, o quanto e como esse cliente estaria disposto em gastar em produtos da sua empresa.

Tudo isso, para, finalmente, planejar o produto a ser desenvolvido, os equipamentos necessários (ferramentas, prensas, serras, furadeiras, tubos, brocas etc), os fornecedores das peças, a equipe de trabalho, o processo de produção de cada artigo, entre outros fatores a serem planejados.

Processo de produção de uma serralheria

Além disso, há um último ponto muito importante a ser enfatizar sobre os artigos oferecidos na sua serralheria. Não adianta nada você criar um produto que é a cara do seu cliente, com uma ótima aparência, que combina muito com a construção dele, se o produto não é útil ou não funciona tecnicamente falando. Se o produto quebrar no primeiro mês de uso, o cliente ficará muito insatisfeito. E insatisfação não é bom para nenhum negócio.

Você precisará de ferramentas para serralheria. Se tem interesse em economizar, busque por equipamento semi novos, mas cuidado, eles precisam estar em excelente estado.

Por isso, não economize na hora de comprar peças de qualidade – o que não significa, necessariamente, que sejam caras, e de contratar uma equipe competente. Um designer, por exemplo, pode fazer toda a diferença, se o seu produto for direcionado para um público de alto poder aquisitivo, com um gosto mais moderno. É um investimento e deve ser bem planejado.

Equipe para montar uma serralheria

De forma geral, a equipe fixa necessária na fabricação de artigos de serralheria são: gerente, serralheiros e atendentes. Além desses, você precisará eventualmente contratar o serviço de algum escritório de advocacia ou escritório de contabilidade, marceneiro, pintor, entre outros.

Como para qualquer negócio, para abrir uma serralheria é necessário conhecer minimamente o processo de produção da empresa a ser administrada. No caso da serralheria, o processo em geral tem os seguintes passos: medição, corte do material, montagem, acabamento, solda, pintura, e, por último, instalação.

Procure profissionais interessados em trabalhar e, de preferência, com um pouco de prática. Invista em cursos de serralheria. Caso tenha um preço um pouco alto, você pode participar e montar um curso para seus funcionários.

Transporte ao montar uma serralheria

Na hora de realizar essa última etapa, a instalação, você precisará de um meio de transporte para carregar os artigos encomendados. Nesse procedimento, você poderá usar o seu veículo próprio, terceirizar o serviço através de transportadoras ou pode utilizar-se do transporte fornecido pelo cliente.

Em qualquer um dos casos, é importante que os produtos sejam transportados de modo a não serem danificados, para que cheguem a seu destino final em perfeitas condições. O prejuízo é seu e do cliente, ou seja, é sempre um incômodo.

Atendimento ao cliente na serralheria

Hoje em dia, o setor de serralherias caracteriza-se pela alta competitividade, pois se trata de um negócio em que não há regularidade de trabalho, por depender da encomenda. Por isso, não fique satisfeito em oferecer apenas o serviço necessário. Vá além, conquiste seu cliente. Boa qualidade percebida pelo cliente, preços competitivos e assessoria técnica são fatores que contribuem para a evolução da empresa.

Através de um bom atendimento ao cliente você irá conseguir a fidelidade de um cliente, por isso, foque nisso!

O Atendimento rápido e qualidade nas consultas dos clientes, assim como o cumprimento dos prazos de entrega também são fundamentais para o sucesso do negócio. Parece simples, mas muitas empresas perdem muitos clientes no meio do processo de produção exatamente por desrespeito ao prazo.

Cliente satisfeito, principalmente nesse tipo de negócio, é uma indicação futura de trabalho. Para atrair clientes, crie também outras formas de divulgação. Espaços na internet, por exemplo, descrevendo a empresa, o local e o telefone de contato, são fundamentais. Dependendo da quantidade de clientes e pedidos que você possui, com certeza é uma ótima opção montar um call center.

Quem não procura esse tipo de serviço por indicação, acaba caindo na busca pela internet. Se possível, crie um site, ainda que simples. Disponibilize ali o seu catálogo de produtos. É importante oferecer uma ideia básica do que você produz, por mais que o cliente tenha a liberdade de fazer a mudança que desejar.

Local de trabalho na serralheria

Outro detalhe que faz a diferença na hora de trabalhar é a qualidade do local de trabalho. Não precisa ser nada luxuoso, o cliente não vai ligar para isso. Precisa apenas ser um bom local de trabalho, extremamente organizado, para que facilite a produção e não cause acidentes. O espaço deve comportar o volume de maquinário necessário sem se tornar sufocante. A área deve estar limpa e bem iluminada – de preferência com luz natural, para diminuir os custos da empresa. Também é imprescindível uma sala para a administração e atendimento aos clientes, e banheiro para os funcionários, separado por sexo.

Tenha em mente a importância de fazer uma plano de negócio antes de partir para a ação. Se você busca mais informações leia nosso artigo “como abrir uma empresa”.

Gostou das dicas de como montar uma serralheria?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

53 COMENTÁRIOS

  1. Olá bom dia!
    Tenho o maior interesse em montar uma serralheria e gostei das “dicas” que vocês apresentaram. Neste cenário de muita competitividade e clientes cada vez mais exigentes, me pergunto se o primeiro passo não seria o empreendedor (micro ou pequena empresa) procurar um curso que possa habilitá-lo para as tarefas mais específicas, como desenvolvimento dessas competências e suas tecnologias.

    Gostaria se possível que me orientem quanto a existência de algum cursos de boa qualidade (SENAI, SESC, ETC) (moro em Salvador / BA.) ou na ausência deste, algum curso de bom nível em alguma cidade do Brasil, pois pretendo investir primeiramente no conhecimento especifico, haja visto que possuo razoável conhecimentos administrativos (graduado em Administração de Empresas).

    Com minhas considerações, desejo excelente dia a todos!

  2. Adorei as dicas para montar uma serralheria. Estou fazendo um curso de metalmecânica e queria saber se estou no caminho certo para começar a pensar em montar uma.

  3. Nossa, gostei muito. O assunto que eu pesquisei sobre Serralheria foi para trabalho de grupos. Foi muito importante, deu para ter uma ideia do que se tratava e como manuseava uma serralheria. Agora eu consigo fazer o meu trabalho. Gostei muito dessa dica. Obrigado.

  4. Eh! Tambem entrei nessa, mas o maior problema é conseguir um ou mais profissionais nesta area, a serralheria é um tipo de negocio que não se pode errar nas medidas nem nos orçamentos, e quando sua equipe faltar voce pode estar (na mao) sem o que fazer, pois uma pessoa sozinha pe quase impossivel trabalhar, e ser somente um bom soldador não é o suficiente pra montar uma serralheria, ser so um bom administrador, não quer dizer nada no comando de uma serralheria, tem que saber comprar, vender, fabricar e montar, caso contrario e melhor procurar outro ramo!!!!!

  5. Já trabalho na área como funcionário de uma empresa, só que lá eles fazem mais a parte de cobertura…e estou pensando em montar uma para fazer moveis de ferro, com um show room no mesmo local… se tiverem algumas dicas para mim, agradeço desde já…..

  6. Olá, Geovan
    Possuo uma serralheria há alguns anos.
    Procurei treinamento empresarial no Sebrae e
    fui bem atendido. Quanto ao ramo de serralheria,
    por ser muito amplo, recomendo que procure uma
    em sua cidade e passe um período acompanhando
    todas a etapas dos processos citados na matéria.Até para definir em que nicho de mercado deseja atuar. Sendo assim, contratar os
    profissionais habilitados para fabricar esses produtos. Considere o espaço físico e localização, necessidade de pintura, transporte
    e demais caracteristicas.
    Por exemplo: fabricação de móveis tubulares, portões e portas, playground, estruturas metálicas para coberturas. Cada exemplo necessita de um profissional diferenciado, na
    minha opinião.Espero ter ajudado.

    • Boa Tarde, meu nome é Angela, sou estudante do curso superior de tecnologia em segurança do trabalho da instituição Unijorge de Salvador, Bahia. Gostaria de saber se os senhores tem como me ajudar com algumas informações para a confecção de um trabalho da disciplina Legislação e normas técnicas. O trabalho deve ter como base uma empresa fictícia do ramo de fabricação de estruturas metálicas, como me parecem um site serio e confiável, gostaria de saber se poderiam colaborar com algumas informações para a elaboração desse projeto. Se possível gostaria de saber qual a jornada de trabalho média dos funcionários que trabalham nesse ramo, quais os principais processos de trabalho existentes em uma empresa de fabricação de estruturas metálicas, qual o maquinário utilizado, quais os Epis principais utilizados ? Gostaria de saber também se é necessário algum treinamento em primeiros socorros e quais( qual a maior incidência de acidentes) ? Quais os setores de serviço existentes dentro de uma empresa desse ramo e uma estimativa de quantos funcionários costumam ter nessas empresas. Com base nessas informações poderei desenvolver o projeto com dimensionamento de sesmt e cipa,registro e comunicação de acidentes mais frequentes ,necessidade de atitudes preventivas e quais, descrição geral da empresa e necessidade de primeiros socorros. Espero que possam me ajudar fornecendo algumas dessas informações por email ,para que eu possa montar meu projeto de faculdade. Tenham certeza que irei informar e divulgar ao meus colegas de curso e professores a respeito da total colaboração de vocês. Grata Angela Abraão

  7. tenho uma empresa,trabalho no ramo de serralheria e estrutura metalicas, quero fabricar com moveis tubolares,se tiverem uma dica eu agradeço.

  8. tenho uma empresa,trabalho no ramo de serralheria e estrutura metalicas, quero fabricar moveis tubolares,se tiverem uma dica eu agradeço.

  9. sou o Anderson, adorei as dicas para montar uma serralheria, hoje eu tenho uma empresa neste ramo a graças a DEUS hoje ta dando muito certo.o mercado é enorme neste ramo, mais eu tive que persistir muito para obter o secesso de hoje, pois a qualidade do seu negocio é a garantia do sucesso de amanha, abraço o todos

  10. estou ,no ramo de serralheria a mais 10 anos e quero montar uma serralheria , no setor aluminio na trablho se tiverem algum adica ficarei muito grato

  11. também quero abrir uma serralheria, e preciso da indicação de um centro de formação para serralheiros ( eu moro em santa cruz da serra, duque de caxias rio de janeiro).

  12. ola boa tarde eu tenho uma loja de expositores e acessorios para lojas estou penssando abrir uma pequeno serralheria fabricava os expositores como cabideiro araras enfim nas cromado e pintado para me vender mesmo alguem tem uma dica

  13. sou ex soldador,tenho alguns conhecimentos na area,como fabricação de portões,porta janelas coberturas,mais sinto que ta faltando alguma coisa para o negocio alavancar,tenho pouca experiencia na parte de orçamento,aceito dicas,obrigado

  14. ola boa noite adorei eu vou abrir uma serralheria eu ja estou com os materais para o trabalhoeu gostaria de saber ao cobrar um valor quantos porcento eu cobro assima do valor real

  15. Gostei das dicas,já estou trabalhando no ramo ha alguns meses,mas agora pretendo ampliar.quero constituir empresa ou micro empresa ,mas necessito de um local adequado,pois estou numa área residencial e pelas informações que obtive terei que mudar o mais breve possível.
    moro em Florianópolis sc.Obrigado a todos.

  16. muito proveitoso essas dicas com isso consegui muitas duvidas e agora estou pronto parar
    iniciar meus planos com uma serralheria são dicas q fazem muita diferença na hora de montar um negocio
    agradeço as dicas e admiro esse trabalho

  17. Muito boas dicas a partir desas dicas pretendo aprimorar pois já tenho uma serralheria de pequeno
    porte mas acredito k vou melhorar bastante tendo uma nova visão.

  18. Além das dicas,são ótimas também os comentários de quem já está no ramo com suas experiência, e mesmo assim, está em busca de novas conquistas.
    Eu ainda não entrei no ramo, mas é um sonho antigo, pretendo iniciar em breve.

  19. Há algum tempo venho pensando em montar meu próprio negócio. Serralheria, esquadrias de alumínio em especial, por isso gostei muito das dicas. Valeu hein!!!

  20. Boa tarde todos, sou serralheiro moro em Salvador-Ba fiz muitos trabalhos importantes como a parte de serralheria no shoping de Silvo Santos em S.Paulo em fim dentre outros, se por acasso quiserem contratar meus serviços sem vinculo trabalhistas estou a disposição contato (71) 8859-1681

  21. Gente, a matéria é ótima; mas vou fazer algumas observações e espero que ajude a todos.

    1- para quem deseja montar uma serralheira, seja grande ou pequena, ou trabalhar por conta.

    preocupe-se com o capital que vc tem guardado(dinheiro) , lembre-se que quem esta começando por conta, não pode recusar nenhum serviço, e na maioria das vezes é aquele serviço que as serralherias já estabelecidas não pegam (reformas de portões podres, instalações em lugares sem acesso etc) e tbm tem que ser flexível co horários quando está começando (atender aos feriados e finais de semana tbm)

    2- é necessário ter duas ferramentas de cada( pois ferramenta quebra quando vc está usando) e tbm duas conduções (pode ser carro usado mesmo , não precisa ser nada zero).

    3- lembre-se tbm que quando esta começando, é mais difícil conseguir funcionários bons, (e o custo de registro tbm não é baixo)

    4- quem está começando pega muita reforma , e na época de chuva isto é um enorme problema ( se chover uma semana, é uma semana parado) no caso de quem presta serviços externos e ainda não tem um salão.

    5- só ganha dinheiro com serralheria o patrão. (precisa ter pelo menos um serralheiro bom e um meio oficial trabalhando pra vc.
    pense da seguinte forma: se vc precisar atender telefone, fazer orçamentos, cotar material, tirar medidas, buscar ferragens, fazer as peças , entregar e instalar, vai ficar louco em uma semana, pois ninguém da conta sozinho.

    6- pra contratar um funcionário bom , vc precisa ter dinheiro para mantê-lo por pelo menos um ano , tendo ou não bom fluxo de serviço, pois é a media de tempo que leva para se estabelecer e conhecer o mercado e seus clientes em potencial.

    7- essas matérias ai fazem parecer docinho ganhar dinheiro com serralheira, mas não é assim.
    tire dúvidas com outros serralheiros que já trabalham por conta, tanto os que estão se dando bem como os que stão em fase ruim , vc vai ver os pros e os contras (que são muitos )

    8- trabalhar por conta é pra quem não tem preguiça, …sevc gosta de acordar tarde, ficar de boa aos sábados, então não é pra vc.
    converse com quem está no ramo e vai ver a dor de cabeça que é administrar uma serralheria

    agora, que dá dinheiro dá, mas como tudo na vida, pra ganhar dinheiro , tbm precisa gastar dinheiro , e tbm tempo.

    Vc precisa tbm saber se sua família te apoia (esposa filhos etc) pois seu tempo fica escasso no começo do negocio , e lembre-se que esse ramo é de trabalho braçal, cansativo, extressante, sujo…

    então resumindo, dá pra ganhar dinheiro mas tem muitos pormenores que vc tem que saber antes se enfiar a car…não acredite em tudo que lê nessas matérias, pergunte pra quem já esta no ramo, trabalhe uns meses como empregado em uma serralheira boa, observe se é isto mesmo que vc quer, pois não é fácil.

    O mais importante, tenha fé em Deus, lute pelo seus sonhos, seja honesto com os clientes e com os funcionários, pague bem os funcionários, pois eles são o seu braço forte (funcionário bem pago rende mais e pensa duas vezes antes de te largar na mão)
    guarde dinheiro, pois a meses bons e meses ruins. boa sorte!

  22. ola gostei mto das informações estou a recem entrando no ramo mas estou pensando em abrir um negocio proprio de serralheiro saberiam me informar que cidade melhor para instalar uma serralheria? sou de santa maria-rs mto obg

  23. Olá, sou encarregado de uma grande serralheria , e quem tiver interesse em abrir uma serralheria eu tenho todo o know how.
    Tanto na fabrica em pecas de Aluminio e PVC.
    Procuro um socio investidor e eu entro com minha equipe, e minha carteira de contatos.
    Garantia de sucesso.

  24. e o meu grande sonho e montar uma serralheria e as dicas são fundamental pra q. um grande negocio seja bem sucedido fico muito grato.

  25. Ah sim , que legal , Serralheria quase não incomoda ninguém, Só faltou falar para comprar as 10 casas da frente e as do lado , porque o barulho é um inferno . Abram uma serralheria e terão muitos processos por perturbação. Mas isso o site não fala.

  26. quem abre e quem fecha, os motivos… bem podem ser os mais variados. eu por exemplo to fechando e tenho todo o necessário pra começar a trabalhar. desde as maquinas ate as ferramentas de uso diário, maquinas essas alem de serem compostas de bancada(policorte com bancada e guia, furadeira com bancada, etc.) sao de marcas boas e estão na garantia e coisa rara, e tudo documentado.faça sua oferta e começe bem, afinal desse ramo eu entendo.

  27. ola gostei muito das dicas e gostaria só de mais uma:
    tenho 9 anos de experiencia no ramo de serralheria de alumínio, tenho vontade de começar um negócio só que ainda não tenho uma boa renda o que eu devo fazer procurar um empréstimo ou esperar um pouco mais até juntar o necessário?

  28. ola sou caldereiro e a um tempo estou lutando para montar uma seralharia tenho uma clientela mas a minha dificuldade e mão de obra trabalho na maioria das vez estou só faço estrutura mezaninos escadas linha de incendio td que aprendi na industria procuro por em pratica a minha dificuldade e uma boa equipe mas valeu pelas dicas estarei colocando em pratica.

  29. Parabéns !!! Ótimas dicas para quem tem ou quer ter um negocio na área de serralheria. Também entrei no ramo com a cara e a coragem e hoje estou muito satisfeito com o desenvolvimento da empresa.

  30. Trabalho na área de montagens industriais, mas meu trabalho esta voltado mais para tubulação.
    Estou pensando montar uma serralheria, e assim poder fabricar produtos que atenda também o público residencial e comercial, uma vez que as industrias estão muito parada devido a crise.
    Gostaria de receber informações, dicas, catálogos com ideias e etc.
    A ideia é fabricar, portões, coberturas, Corrimãos, estruturas, proteção etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here