Como montar uma imobiliária

Por:

Como montar uma imobiliariaHoje em dia, a compra de uma casa não é mais uma ação voltada apenas para quem vai se casar, mas também é um investimento. Por isso, pode ser uma boa ideia montar uma imobiliária, um empreendimento bem lucrativo, devido à clientela sempre crescente e ao bom momento do mercado imobiliário no Brasil. Em grandes cidades não é fácil comprar uma casa ou encontrar um imóvel de qualidade para alugar. Assim, contratar uma imobiliária é uma forma prática de não ter que sair você mesmo para fazer a busca, pagando apenas a comissão.

A maioria dos proprietários de imóveis também não possuem interesse em fazer eles mesmos a procura por clientes, contratação e cobrança dos valores, por isso, contratar uma imobiliária sempre acaba sendo a melhor opção.

A imobiliária funciona como intermediária na transação de compra e aluguel de uma casa ou imóvel comercial, lucrando por seus serviços com base em comissão pelo valor do imóvel. Ou seja, quanto mais caro for o valor do imóvel, mais lucrativo será o seu dia de trabalho como corretor imobiliário. Não é à toa que em menos de dez anos, algumas cidades viram surgir mais de vinte novas imobiliárias, um curto prazo de tempo para um grande crescimento apenas neste setor.

Como montar uma imobiliária

Depois de montar seu plano de negócios, o passo seguinte é cuidar da estrutura de sua imobiliária. Você vai precisar ter um escritório, se possível, próximo à área em que vai atuar.

A estrutura é bem simples e, por isso, de baixo custo, contando com uma mesa de escritório, cadeiras para você e seus visitantes, computador com acesso a Internet, um arquivo para contatos, podendo este ser feito em uma estante fechada, impressora, telefone fixo e celular e um veículo para se deslocar, já que, frequentemente, precisará mostrar um imóvel.

Os custos para a montagem do escritório são relativamente baixos, em média R$ 2 mil reais em estrutura, já incluindo os dois primeiros meses de aluguel (dependendo do local e peça). Uma alternativa é trabalhar em casa para baratear os custos, caso esteja montando uma imobiliária de baixo porte para atingir bairros de classes média e baixa.

Não há problema em montar uma imobiliária em casa, desde que organize a sua vida pessoal para não afetar o atendimento dos seus clientes e tenha um espaço reservado para receber as pessoas. É interessante que a sua casa esteja numa região bem localizada.

O que é preciso para montar uma imobiliária

Se você atuará como corretor no setor imobiliário, saiba que trabalhar com vendas requer um pouco de dinamismo, criatividade e simpatia. Vender uma casa ou alugar um imóvel requer bastante dinamismo e por isso, precisa ter uma boa dinâmica de fala para conversar com os clientes. O profissional do setor, chamado de corretor, precisa entender que o produto que comercializa não é barato e significa um investimento para o futuro. Por isso, o comprador precisa estar certo do que está comprando e a venda pode demorar um pouco. Assim, é preciso entrar em contato, mostrar-se atencioso com seu cliente para concretizar o negócio e conquistar o cliente, que provavelmente o indicará para vendas posteriores.

Documentos necessários para montar uma imobiliária

Para abrir uma imobiliária é preciso ter uma documentação bem específica. É preciso ter conhecimento em vendas, segundo grau completo ou possuir título de Técnico em Transações Imobiliárias, inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis da jurisdição.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Isso foi determinado pela LEI Nº6.530, de 12 de maio de 1978, regulamentada pelo Decreto Nº81.871, de 29 de junho de 1978. Por isso, grandes imobiliárias investem em cursos para formar seus novos profissionais que atuarão junto à carta de clientes. Também, é preciso que os donos, sócios, gerentes ou diretores de uma imobiliária, tenham a documentação de uma firma simples, com abertura de CNPJ, bem como, sejam individualmente inscritos no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

É preciso ainda que o número da inscrição do Corretor de Imóveis, ou da pessoa jurídica, esteja em toda publicidade relacionada à empresa, além de ter uma escritura de que ela é uma imobiliária, para que isso fique claro ao cliente. Além de cuidar da abertura da empresa, é preciso estar devidamente cadastrado no Conselho Regional de Imobiliárias e ter os habituais registros na prefeitura da sua cidade e no corpo de bombeiros.

Como divulgar os seus serviços ao montar a imobiliária

Depois de montar a imobiliária é preciso correr para se tornar conhecido e poder fazer bons negócios. Seu lucro é obtido por transações. Ou seja: quanto mais você vender, mais você ganha. Por isso, o ideal é estabelecer metas mensais a serem alcançadas e assim manter uma receita estável para evitar o fracasso do seu negócio. De certa forma, você faz o seu salário, pois quanto mais trabalha, mais lucra. Se, com duas casas vendidas, você consegue um bom salário, mantenha a meta mínima de venda de dois imóveis e se faça conhecer em sua região de atuação.

Outra dica é optar por divulgação local. Jornais com classificados de imóveis sempre são uma boa pedida, pois este é o meio mais tradicional de procurar um local para comprar ou alugar. Além disso, os clientes sempre procuram em jornais porque acreditam que os proprietários tenham anunciado, evitando pagar a comissão da imobiliária.

Não se esqueça de mídias simples como cartões de visitas, cartaz em alguns pontos visitados e deixar seu telefone com amigos que estejam pensando em comprar ou alugar um espaço.

Site para imobiliária

Outra dica é optar por sites da Internet. Existem diversas plataformas e, inclusive aqui no site, que ensinam a você Como Montar Um E Commerce, em que é possível colocar fotos e até uma planta da casa. Ainda, poderá optar por vendas online, otimizando ainda mais a sua compra, usando ações de marketing.

montar uma imobiliária

montar uma imobiliária

Se este é seu primeiro negócio, sugiro, de coração mesmo, veja o artigo sobre como montar um negócio, porque irá lhe facilitar muito, é TOTALMENTE GRATUITO, não se preocupe, no máximo perderá alguns minutos do seu tempo, mas lhe garanto, irá ajudar no mínimo 40%!

O melhor jeito de iniciar nas vendas de imóveis na internet é criando um site para imobiliária. Existem diversas empresas especializadas na criação de sites para imobiliárias, mas fique atento, não resolve seu problema apenas criar o site, você também precisa otimizá-lo para os mecanismos de buscas, especialmente o Google, pois é onde seus possíveis clientes o encontrarão.

Página otimizada no Google Mapas ao montar a imobiliária

Uma maneira que você não sabe e que estou te revelando agora de ser encontrado na internet é criar uma página otimizada no Google Mapas. Ela funciona como uma lista telefônica digital. O cliente digita no Google, por exemplo: “imóveis belo horizonte” e ele busca estes resultados nas páginas do Google Mapas. A empresa “Site Pronto Já” realiza este tipo de serviços (obs: não estou fazendo propaganda, se quiser procurar outra fique à vontade, mas eu já utilize os serviços da empresa e sei que é bom, por isso citei). Qualquer pessoa pode realizar este cadastro, porém, devido ao número de detalhes para obter sucesso e ficar na frente da concorrência é preciso um especialista.

Gostou né? Nos conte se ficou interessado em montar uma imobiliária?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

9 comentários sobre “Como montar uma imobiliária
  1. francicleide disse:

    SOU NOVA NO RAMO IMOBILIÁRIO. ATUALMENTE TRABALHO NUMA IMOBILIÁRIA, MAS PENSO EM MONTAR A MINHA.

  2. Boehmro Jovino disse:

    Sou consultor imobiliário, atuante na parte jurídica documental, mas como administrador de imobiliária, ainda não tenho experiência, gostaria de sair na frente, com uma administração redonda.

  3. Ednilson disse:

    Olá, aqui é mais nova imobiliaria de Planaltina de Góias á Imóveis Vegas, Vamos conquistar você com o auto atendimento e tecnologia, com o conforto da empresa e com as melhores casas com os MELHORES PREÇOS DA REGIÃO, venha conhecer a Imóveis Vegas-COMPRA, VENDA E ALUGA ou fale com agente imovegas@live.com

    • cristiana disse:

      ola eu estou fazendo um trabalho de facudade nos dividimos em quatro pessoas cada pessoa fico com uma parte eu fiquei com a parte de técnicas mais não sei como posso comessa se vc puder me ajuda eu agradesço…boa noite

  4. 1Foco Desenvolvimento Imobiliário disse:

    Franquia Imobiliária Inteligente.

    Uma alternativa para Corretores que buscam atuar de forma independente é adquirir uma franquia. A 1Foco atua principalmente com esse nicho e se torna uma ótima opção com baixo custo operacional pois o Corretor poderá atuar de forma online utilizando o portal da empresa.

    Saiba mais!
    http://www.1foco.com (Seja um franqueado)

  5. Márcia Antonia Percilio disse:

    Sou corretora a 3 anos e fiquei feliz que posso montar em minha casa adorei. obrigada

    Marcia

  6. Julia Takita disse:

    Olá, gostei muito de suas dicas/instruções de como montar a própria imobiliária. Fiquei em dúvida quanto ao seguinte: Toda imobiliária deve ter o depto jurídico, ou não é obrigatório? AGUARDO SUA RESPOSTA sobre este item fundamental para que minha ideia amadureça. Obrigada pela atenção e um abraço!

  7. marcos disse:

    Eu fis o curso de corretor por correspomdencia

  8. Ito disse:

    Também gostaria de montar um negocio no ramo imobiliario achei interessante

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como abrir uma distribuidora de medicamentos

Como abrir uma distribuidora de medicamentos

Montar uma distribuidora de medicamentos exige o compromisso cons...
Confecção de vestidos de noivas - Negócio lucrativo

Confecção de vestidos de noivas - Negócio lucrativo

Para abrir um negócio de confecção de vestidos de noivas é necess...
Como abrir uma confeitaria

Como abrir uma confeitaria

Veja a forma mais simples de abrir uma confeitaria e como manter ...

Curta O Novo Negócio!

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...
20 fachadas de lojas para você se inspirar

20 fachadas de lojas para você se inspirar

Para que uma loja seja bem sucedida é necessário que ela atenda ...
14 fábricas para montar com até 10 mil

14 fábricas para montar com até 10 mil

Iniciar a fabricação de um produto é a possibilidade de montar um...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Todo bom consultor empresarial, quando está ajudando um novo empr...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)