Como Abrir Uma Empresa de Empréstimo

Como Abrir Uma Empresa de Empréstimo
Como Abrir Uma Empresa de Empréstimo

É comum atrasar as contas ou ter planos financeiros que envolvam compras com um alto valor. Então como proceder em tais momentos? A melhor alternativa ao menos a mais procurada hoje em dia, é fazer empréstimos, que podem ser feitos diretamente em bancos quando se é um correntista ou diretamente com uma empresa de empréstimo

Existe uma diferença entre crédito e empréstimo que deve ser informada. Abrir crédito é quando se quer comprar uma coisa específica como uma casa, carro, moto ou um bem maior e para isso você não vai tirar o dinheiro especificamente, mas uma carta de crédito e assim poder fazer a compra, como um cheque. O valor é cobrado em parcelas fixas e possui juros um pouco menor que no caso de empréstimos. Já os empréstimos são o que o nome sugere: pedir emprestado a uma financeira, que funciona como um banco para pagamento em parcelas fixas com juros um pouco mais altos que do crédito.

Hoje em dia, as empresas de empréstimo andam ganhando muito espaço no mercado. A solicitação de crédito no Brasil está cada vez maior e diversas empresas do ramo financeiro estão no mercado atrás de outras instituições que busquem clientes para obtenção de cartões de créditos ou empréstimos. Essa clientela pode ser composta por pensionistas, contratados pela CLT, aposentados ou empresários. Por isso, ter uma empresa nesse ramo de atividade é uma alternativa para muitos que querem empreender.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1º Viagem!

Veja quais são as 3 PERGUNTAS que todo empreendedor esperto deveria saber responder antes de iniciar o negócio.  Saiba mais.

PS: Estas respostas podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Confira!

Caso você queira entrar neste ramo de empreendimento, saiba que pode estar fazendo uma boa escolha. Pode ser um bom investimento abrir uma empresa de empréstimo, pois há procura no mercado e retorno garantido. A maioria atua com crédito para aposentados e pensionistas e recebe o dinheiro diretamente do banco, que já vai descontar do salário mensal do solicitador do crédito ou empréstimo. Veja a seguir como fazer para abrir uma empresa de empréstimo e dicas de como investir em seu empreendimento.

Concorrência e público alvo de uma empresa de empréstimo

Seu público-alvo não poderia ter sido mais amplo, pois é formado por todos que precisam de empréstimo. Entretanto, é reduzido a quem pode pagar e para isso é preciso fazer uma avaliação de crédito, para saber se o cliente tem condições de pagar o valor em questão. Não é a toa que a maioria das empresas de empréstimo que estão atuando neste setor procuram oferecer serviços apenas para pensionistas, aposentados e funcionários públicos, pois estes possuem dinheiro garantido e por meio de acordo com a Financeira o valor das parcelas já é descontado em folha.

A concorrência do mercado não é das menores, pois muitos empresários já investiram no ramo e já há grandes marcas consolidadas no cenário nacional, mas ainda pode ser uma boa opção. Entretanto, é preciso um pouco mais de estudo sobre o mercado o qual você planeja se inserir. Em alguns bairros pode haver um espaço para abrir uma empresa de empréstimo, mas lembre-se que bancos também são seus concorrentes e com marca bem confiável por contar com consolidação no mercado por mais de anos e ter força por confiança em um banco. É importante avaliar isso porque se um cliente tiver que entrar em um banco com mais de vinte anos no mercado ou em uma empresa de empréstimo que acabou de abrir no mercado, mesmo que os juros sejam menores, talvez ele não leve isso em consideração.

Documentação necessária para abrir uma empresa de empréstimo

Para abrir uma empresa de empréstimo a parte legal é muito importante. Uma dica é procurar um contador competente para ajudar a você a fazer toda a legalização da empresa em todas as suas fases, que duram cerca de dois meses para conseguir tudo e custa em média R$ 2 mil. É preciso fazer um Contrato Social de acordo com a legislação brasileira, com um ou mais empresários proprietários, solicitar um CNPJ e tudo o que está ligado a ele, fazer registro na prefeitura como instituição financeira e outros pequenos documentos relacionados ao espaço como alvará de bombeiros e vigilância sanitária.

É importante saber que toda Financeira, que é o negócio o qual você quer abrir, deve ser constituída como empresa de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão Crédito, Financiamento e Investimento. Uma empresa de empréstimo, como é uma instituição da área financeira, deve ter o registro com o nome fantasia sem constar o nome “banco”, para que não seja necessária autorização do Banco Central para ela estar a pleno vapor. Além disso, não podem constar no objeto social alguns serviços, tais como recebimentos e pagamentos de depósitos, poupança, aplicações, resgates em fundos de investimento e ainda atividades de convênios de prestação de serviços.

Mas existem outros detalhes que devem ser incluídos no objeto social, como execução ativa ou passiva de pagamento constando o contratante, recebimento e encaminhamento de solicitações de empréstimos e ainda de financiamentos, análise de crédito, recuperação de crédito, recebimento e respostas de emissão de cartões de crédito e processamento de dados.

Além disso, o interessado deve entrar em contato com os bancos para obter bandeiras para serem representantes, como o Banco Itaú, Banco do Brasil, HSBC, BMG e quaisquer outros. A grande dica é não ficar preso a um só banco, busque vários, vá atrás de tantos quantos necessários. Para escolher a bandeira ideal, é preciso saber cada detalhe das taxas a serem cobradas em quaisquer situações, tais como empréstimos quanto para a prestadora de serviço. Definindo a instituição ou as instituições, o Banco Central fixa algumas regras.

Com todas as autorizações e normas, o caminho está aberto para a empresa trabalhar e abrir as portas para o público. O ponto onde o estabelecimento ficará é bastante importante e ele é aquele que todos têm acesso facilmente.

Funcionários de uma empresa de empréstimo

Os funcionários devem ser muito bem selecionados, pois a empresa receberá uma gama diversa de clientes: aposentados, pensionistas e empresários. Uma grande dica é que existem diversas formas de se especializar, tanto você empreendedor como seus futuros empregados. São diversos cursos para a melhor qualificação de todos.

Estrutura, Localização e Divulgação da empresa de empréstimo

Como a concorrência é grande, talvez o grande diferencial deste empreendimento seja mesmo a divulgação, que é como os clientes podem ser mais atraídos para o empreendimento. A maioria destas empresas funciona em um espaço pequeno, em um escritório e um ponto comercial em horário semelhante ao dos bancos ou um pouco mais estendido.

A localização aqui não é muito importante, o maior destaque mesmo deve ir para uma divulgação bem direcionada para seu público-alvo. Uma dica é estar próximo a lojas, quando eventualmente as pessoas têm a idéia de conseguir um financiamento ou empréstimo para uma compra. Ou dica pode ser fazer uma parceria com concessionárias de carros, que é quando as pessoas mais precisam de financiamento. O mesmo vale com imobiliárias e demais lojas que exijam um grande valor em dinheiro para compra. Estar onde o cliente está é a melhor forma de propaganda, com um belo letreiro e um nome criativo como sua marca de mercado.

A estrutura de uma empresa de empréstimo é a mais simples possível, sendo preciso apenas um telefone com bom plano de minutos, computador com Internet, impressora, aparelho de fax, cadeiras de escritório e acessórios de escritório de papelaria. No mais, apenas algum conforto para o cliente como cafeteira, bebedouro com água gelada e ar condicionado ou ventilador se for uma sala fresca.

Capital inicial de investimento em uma empresa de empréstimo

Estima-se para uma empresa de empréstimo um capital inicial de investimento de R$ 200 mil, um valor mínimo com a estrutura e um retorno em menos de seis meses em alguns casos.

2.25 avg. rating (51% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

42 COMENTÁRIOS

  1. Ola Mauricio,
    tenho uma sujestao pra te ajudar e uma
    pergunta e uma pergunta se vc puder me responder vai me ajudar.

    l. Talvez seria interessante fazer uma parceria com alguem com capital para compor uma sociedade.

    2.Tenho intenção de montar uma empresa de emprestimo, mas gostaria de saber de vc se é preciso fazer alguma parceria com banco e onde o banco entra nessa parceria.

    • olá, estou abrindo uma empresa de emprestimos e gostaria de saber como faço para conceguir emprestimos com bancos e capital de giro.

  2. gostaria de montar uma financeira de emprestimo para aposentados so que nao sei como comecar a quem procurar qual bandeira estabelecer..so essas informacoes ja me ajudou a esclarecer um pouco.

  3. Gostaria de abrir uma empresa de empréstimo para agenciar Bancos em emprestimos para aposentados e pensionista funcionário, pois já gerenciei banco há mais de 20 anos, além dos custos da abertura da empresa ainda vou ter mais custos?

  4. Estou lendo este artigo agora e não entendi porque a Empresa de Empréstimo precisa entrar em contato com os bancos para obter bandeiras para serem representantes. A idéia não é na realidade concorrer com os Bancos neste nicho de mercado ? Alguém poderia explicar melhor ?

  5. Boa noite,
    Muito interessante a matéria. Tenho interesse em abrir um negócio nessa área, e estou buscando parcerias para isso. Moro do DF, e caso alguem tenha interesse é só entrar em contato por email comigo.

  6. Precisa de um empréstimo? São você é homem de negócios ou mulher e você precisa de um empréstimo para aumentar o seu negócio? Precisa de capital para iniciar um negócio? O que quer que seus problemas de empréstimo podem ser, aqui vem a sua ajuda, como nós oferecemos empréstimos a indivíduos e empresas a taxa de juros baixa e acessível.
    Contacte-nos hoje em (carrenbenfirm@outlook.com) para obter o seu empréstimo hoje.

  7. Olá,estou buscando parcerias,tenho grande contato com funcionários públicos,e atualmente estou no negocio de leiloes com recuperaçao e venda de veiculos,desejo inovar e financiar casas e veiculos

  8. Olá!
    Sou do Rio Grande do Sul, moro em uma cidade do interior, onde tem muitos aposentados.
    Quero muito abrir uma financeira.
    Mas como faço para em contato com os bancos?
    Qual tipo de informação tenho que pedir deles?
    Tenho que ter algum curso?

  9. Boa noite desculpa a hora, tenho uma loja de empréstimo consignado, quero melhorar a minha loja, fazendo um investimento, com um logo tipo que possa fazer com que o meu negócio possa crescer mais, gostaria de saber se este investimento está certo. Este site que quero monta poder mudar a forma de eu trabalhar, e meu estabelecimento quero saber se você pode me ajudar já que vc e uma pessoa muito bem informado no mercado de negócio!

  10. Gostaria de ajuda, tenho uma loja de empréstimo consignado! Quero fazer um investimento em um site ,para melhorar o meu negócio, como devo fazer?

    • olá Cristiano Me chamo Christian e tenho um negocio de credito para ser lançado no mercado que esta calculado em 800.000.000,00 de capital circulatório no entanto preciso de um contrato para apresentar minha ideia no qual me assegure o direito sobre ela.caso tenha interesse o que tenho a oferecer é o mercado em nossas mãos. caso tenha interesse me contate no numero 31999185243

  11. Boa tarde, fiquei com uma dúvida, no caso uma empresa de empréstimo ela trabalha de parceria com os bancos, sendo assim ela negocia o empréstimo entre o cliente e o banco, então sendo assim eu não entendi o porquê o capital precisa ser tão alto para abrir o escritório.
    Se alguém puder me ajudar com essa dúvida agradeço.

    • Oi Júnior não precisa de um capital tão alto, pois nesse caso acima seria para abrir uma financeira que atua direto com os bancos , e do qual vc vai ter que ter controle antifraude e até autorização do Bacen em alguns casos. VC pode montar um correspondente ou agente de empréstimos. ATé MEI pode ser È só cadastrar em uma financeira
      Como a Facta, Imediata e Bevicred e losango e Portocred empréstimo pessoal. Precisa CNPJ nome limpo e após aprovação elas dão treinamento e libera os acessos e Físicos para vc trabalhar.

  12. Sou estudante de Administração de Empresas e tenho uma ideia, um projeto, e não é inovador, então acredito que não seria necessário ter patente, mas não sei como conseguir a verba, penso em algum tipo de financiamento coletivo na internet. Minha ideia ter meu próprio fundo de investimento e financiar projetos mesmo para quem não tem crédito, contanto que apresente um bom plano de negócios e que o projeto se mostre viável. De forma resumida seria isso.

  13. Sou representante o negocio é o seguinte é igual dinheiro de puta um dia tu tá rico no outro ta lascado os bancos botam pra lascar tanto nos clientes quanto nos seus representantes, não tendo respeito. dão o golpe e se você ou seu cliente entrar na justiça entra numa lista negra que nem o cliente jamais consegue crédito em nenhum banco nem você consegue ser representante de nada. Os bancos agora estão abrindo suas próprias lojas já que correspondentes estão muito caro.

  14. Nada disso, vc nao precisa desse valor para abrir uma empresa dessas. Sendo que vc precisa somente da documentação necessária, um excelente ponto comercial, estrutura (que varia de acordo com o seu bolso), telefone, computador, etc..
    Vc pode fazer parcerias diretas com os bancos, ou se preferir, pode comprar uma franquia, nesse caso eles te darão todo os sistema e te ensinarão a trabalhar, vc irá fazer um digamos assim curso relâmpago kkkk e assim vc voltará sabendo mais ou menos como atuar e vc irá receber um suporte virtual via skype ou qualquer outro sistema, ainda lhes darão uma lista com aposentados e pensionistas da sua cidade para vc entrar em contato.
    Eu aconselho vc recrutar pessoas pelo menos umas 3 que já trabalharam nesse meio, pois precisa digitar contratos nos sistemas de bancos e cada banco tem um sistema diferente do outro.
    Eu dividiria as tarefas sendo uma pessoa para prospectar clientes via fone, outra para digitar os contratos e uma terceira que poderá ser o proprietária para levar e buscar docs., transportar clientes, pois muitas vezes vc precisa se dirigir a casa do mesmo, ou até mesmo no INSS para retirar alguma certidão ou algo do tipo.
    Falando em digitação, há 2 anos o Banco Central, exigiu que uma pessoa da financeira fizesse uma prova para estar apta para digitar contratos, essa prova pode ser feita presencial, assim como virtual, não me lembro o valor agora, mas não é nada absurdo.
    Essa é a melhor época para vc vender créditos, pois o salário acaba de aumentar, ou seja, quem não tinha margem, volta a ter eles aproveitam para pegar uma graninha a mais.
    Acho que é só!
    Espero ter ajudado.
    Forte abraço!

  15. Boa observação Júnior!
    deve se tratar de um capital para alugar um imovel, comprar moveis e equipamentos, propaganda, documentação para abertura da empresa. Porém, concordo com você que o capital inicial estimado está bem alto!

  16. GOSTARIA DE ABRIR UMA EMPRESA DESSA. MAIS NÃO TENHO NEM UM CONTATO COM AS FINANCEIRAS. GOSTARIA DE SABER DE ALGUÉM SE E DIFÍCIL FAZER ESSE CONTATO E CONSEGUIR PARCERIAS COM AS EMPRESAS OU BANCO DE FINANCIAMENTOS. ?????

  17. Também não entendi o alto capital de investimento. Não faz sentido, com R$200.000,00 existem outras opções mais agradáveis e mais garantidas para negócio próprio, como franquias, por ex.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here