Fábrica de Ovos de Páscoa

Fábrica de ovos de Páscoa
Fábrica de ovos de Páscoa

Alimento tradicional da Páscoa, os ovos de chocolate são um sucesso, especialmente aqui no Brasil. Pensando então sobre essa realidade, por que não abrir uma fábrica de ovos de Páscoa?

São muitos os sabores, tamanhos e marcas, deixando todo mundo cada vez mais atraído pelo produto. Por conta de tamanho sucesso, a fabricação dos ovos é feita basicamente na época mais importante do calendário cristão. Mas engana-se quem acredita que é somente nessa época que há muitas vendas. Ao longo do ano, as grandes fábricas de ovos de Páscoa abarrotam as prateleiras das lojas e levam até os consumidores os chocolates em outras formas.

Seus pontos positivos são, em primeiro lugar, as altas vendas realizadas nos meses de fevereiro a abril, quando ocorre a data da ressurreição de Cristo, para os que acreditam nisso; em segundo é que ela pode ser grande fornecedora de padarias, lanchonetes, bares, restaurantes, casas de festas, hospitais, escolas, empresas, etc.

O lado negativo é que realmente é um negócio que sofre com a sazonalidade e isso vai exigir bastante habilidade do dono, mas qual é o empreendimento que não requer tal conhecimento? Quem quer ser o próprio patrão não deve temer e seguir em frente.

Mercado de fabricação de ovos de Páscoa

A fabricação de ovos de Páscoa tem como característica a sazonalidade. Produto bastante procurado na Páscoa, ele é totalmente esquecido no restante do ano e isso significa que há contratação e treinamento de funcionários anualmente somente para atender determinada época. No final de tudo, o que acontece é o aumento dos custos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

As grandes marcas estão presentes, porque fixam seus nomes por meio de marketing e ainda associam a outros produtos de chocolate, sendo consumidos independentes da época.

As fábricas menores ganham na personalização, na exclusividade, na oferta de sabores diferenciados, na elaboração de embalagens criativas e ainda no estabelecimento de aspectos ligados a determinadas localidades, isso tudo contribui para o sucesso do negócio.

O mercado consumidor no Brasil cresce a cada dia. Por ano, são produzidas 400 mil toneladas de chocolates no nosso país. Até poucos anos, não existia concorrência internacional e havia poucos fabricantes por aqui. Com a chegada dos chocolates vindos de outros países e com outros sabores, o mercado teve que se reinventar, abrindo espaço para os pequenos produtores.

As pequenas fábricas de ovos de Páscoa, por exemplo, contam basicamente com clientes adultos, pois as grandes marcas infantis de desenhos animados estão nas mãos das grandes indústrias. Sendo assim, é hora de inovar e investir nesse nicho.

Quem são os clientes da fábrica de ovos de Páscoa

Os clientes de uma fábrica de ovos de Páscoa podem ser pessoas jurídicas, tais como escolas, faculdades, hotéis, clubes, restaurantes, bares, lanchonetes, mercados e delicatessens, assim como pessoas físicas.

No primeiro caso, quem compra mais em tempos de Páscoa realmente são os mercados, mas como esse mercado é sazonal, então o dono da fábrica terá de produzir outros produtos ao longo do ano para poder garantir sua renda, dessa maneira, aqueles clientes se fazem presentes.

Seja quem for o seu cliente, é essencial conhecê-lo inteiramente, como seus hábitos de consumo, seus gostos, o que gostaria de saborear em relação aos chocolates, quanto podem e quanto querem pagar por isso, entre outros itens.

Uma ferramenta muito usada para conhecer os clientes é a pesquisa de mercado. Não hesite em fazê-la. Ela será capaz de fornecer todos os dados iniciais sobre o comportamento dos consumidores e da concorrência, inclusive.

Somente com o tempo o empreendedor será capaz de interagir com sua clientela e fazer o que ela exigir.

Localização da fábrica de ovos de Páscoa

O local onde a fábrica de ovos de Páscoa vai funcionar, deve ter infraestrutura adequada e todas as condições que façam com que haja o melhor desenvolvimento do empreendimento.

É essencial analisar a facilidade do acesso levando em consideração a entrada de matéria-prima e a expedição dos produtos prontos para os clientes. A orientação é ficar perto de áreas industriais ou o mais próximo dos fornecedores e clientes.

Estrutura básica

Para começar, a fábrica de ovos de Páscoa deve ter área mínima de 60m² e ainda deve reunir condições ótimas de umidade e temperatura.

Os equipamentos básicos são derretedeiras elétricas, especialmente as que não utilizam água, porque o chocolate absorve muita umidade e pode ficar viscoso; misturadores, uma centrífuga, moldes pré-formatados, máquina de resfriamento; temperadeiras, que tratam da temperatura e ainda equipamentos de desmoldagem e embalagem automatizados, tais como câmaras para estocar matéria-prima, drageadeiras e túneis de resfriamento.

Investimentos necessários

Os valores a serem investidos variam bastante conforme o porte do negócio, mas sendo então uma fábrica de pequeno porte e seguindo as orientações já dadas, o valor aproximado é de R$30 mil.

Divulgação da fábrica de ovos de Páscoa

Conquistar os clientes e ainda fidelizá-los é a grande chave para o sucesso e para conquistar isso todos os esforços em comunicação devem ser feitos.

É preciso saber quem é o cliente para poder então investir nessa área. Por exemplo, caso os clientes sejam lojistas, donos de restaurantes e bares, é essencial marcar reuniões, levar amostras do produto, se mostrar disponível para fechar negócios e ainda ter  contato frequente com eles.

Caso a fábrica tenha a pretensão de vender seus produtos na porta do estabelecimento, as formas de atingir o público são outras, como em distribuição de folhetos, de folders, de ímãs de geladeira, etc.

Seja qual for o caso ou se forem unidos, é essencial ter uma página na internet, explorar da melhor forma possível a comunicação que pode ser feita virtualmente, inclusive a realizada nas redes sociais.

Dicas de negócio

Algumas dicas de negócio ajudam bastante o empreendedor a alcançar o seu sucesso. Uma delas diz respeito à informatização. Uma fábrica completamente automatizada tem grandes oportunidades de conquistar mercado e ainda ocupar os primeiros lugares na preferência da clientela. Além de auxiliar todos os processos, a informatização também traz segurança na tomada de decisões, por meio dos dados estatísticos disponíveis e contabilizados por computador, auxilia a produtividade, minimizando assim, os gastos.

Existem diversos projetos nesse sentido disponíveis na internet e que podem ajudá-lo bastante. Defina um que tenha a capacidade de englobar toda a fábrica, desde a criação de sites e páginas nas redes sociais, passando até mesmo nos controles feitos pela administração, tais como nas áreas financeiras, de armazenagem, de caixa, de clientes, até chegar ao processo produtivo, como máquinas, código de barras para produtos, caixas eletrônicas etc. Há diversos softwares no mercado que auxiliam na gestão.

Outra dica para quem vai abrir uma fábrica de ovos de Páscoa é quanto ao uso da criatividade. O chocolate precisa ser colocado dentro de embalagens que chamem bastante atenção e em quantidades exatas para o consumo imediato ou para comercialização para pessoas jurídicas. Inovações também em sabores sempre fazem sucesso, como uso de bebidas no interior deles, por exemplo, frutas típicas de determinadas regiões sendo combinadas com o chocolate entre outras coisas.

Gostou da ideia de ter uma fábrica de ovos de Páscoa?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA