Como montar uma borracharia

Por:

Como montar uma borrachariaCom mais de um milhão e meio de quilômetros de estradas e nada menos que dez por cento das vias pavimentadas, o Brasil traz à tona um mercado que parece ser bem promissor devido a esse contexto: o de borracharia. Presente em todos os recantos do país, esses estabelecimentos são responsáveis por consertos e trocas de pneus, balanceamento, alinhamento e cambagem.  

A borracharia é um empreendimento que funciona como uma pequena oficina e trata apenas dos pneus, na maioria das vezes. Este negócio está geralmente presente em vias e podem ser até desertas, mas é importante que passem carros para ter clientes, logicamente. O trabalho mais requisitado geralmente é o remendo de pneus ou troca, para o caso de furos em trânsito ainda. Isso porque, mesmo que você troque pelo estepe do carro, é preciso um pneu novo para caso de outro pneu tenha problema na estrada, além de ser contra a lei não ter um estepe em bom estado no carro, com sujeição a multa e falha grave.

Uma borracharia é uma empresa de prestação de serviços de item básico. Quem não tem carro pode jamais ter precisado de uma borracharia, mas o mesmo não se pode dizer por quem tem um veículo automotivo, seja moto, carro, ônibus ou o que for. Por maior que seja a concorrência, ainda é um empreendimento que, se bem localizado, pode gerar bons lucros e por isso pode ser uma boa forma de investimento para quem tem interesse em trabalhar com veículos automotivos e tenha apreço pela área. Para quem deseja levar esta idéia adiante, veja a seguir mais informações.

Concorrência do mercado de uma borracharia

A borracharia é um dos ramos mais antigos quando se trata de prestação de serviços. Isso porque os veículos automotivos em circulação apenas crescem no Brasil e volta e meia somos convidados a ter um carro ou moto com tanta facilidade de financiamento e linhas de crédito. Por isso, a concorrência não é das menores e em algumas avenidas vemos mais de cinco borracharias instaladas, algumas até lado a lado.

Entretanto, por mais que existam borracharias, ainda é preciso ter mais de uma e basta fazer um estudo por vias de grande circulação ou BRs e escolher o local ideal para montar o seu empreendimento. Avalie a quantidade de carros circulando, as condições da via, etc. Infelizmente, quanto pior a estrutura da avenida ou BRs, maiores as chances de precisarem dos seus serviços. 

Estrutura para montar uma borracharia

Uma grande dica é que, na maior parte das vezes, o que se vê por aí são borracharias decadentes, improvisadas com muito desconforto aos seus clientes e tudo feito de qualquer maneira. Esse aspecto já é uma ótima indicação de que é preciso ter esse tipo de empreendimento de uma maneira mais profissional e assim, conseguirá obter mais clientes.

Imagine então que seu estabelecimento deve ter um ambiente propício para circulação de ar e bastante espaço para o trabalho ser executado. Uma bela iluminação e fachada chamativa são também outras orientações para a borracharia, com banner indicando não apenas o seu seguimento de forma direta, mas também onde ele fica para que se possa ser visto um pouco mais ao longe. À noite, não se esqueça de iluminar o seu letreiro para que possa ser lido pelos carros passantes.

Uma borracharia pode receber mais de dois carros ao mesmo e é o ideal que faça isso. Para isso, é importante que haja uma área externa para atendimento, que pode ser coberta ou não, mas o espaço deve existir. Quanto ao edifício, a estrutura de uma borracharia em si não necessita de mais de 30 m² para guardar peças e equipamentos, é a área onde os carros vão ficar que é mais importante.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Os equipamentos iniciais para que sua borracharia tenha sucesso são compressores de ar, prateleiras, ferramentas, calibrador, tanque, máquinas vulcanizadora e para desmontagem de pneus, fora os necessários à área administrativa, como telefone, fax, computador, ar-condicionado e impressora. Um espaço para os clientes aguardarem enquanto seus carros são consertados é importante, para que se sintam confortáveis, principalmente em cidades quentes ou chuvosas.

Quanto à chuva e sol, por mais que a maioria que já seja dono de uma borracharia não faça, use protecar ao montar sua estrutura. É um pequeno luxo que não é dos mais caros e vai dar, além de um ar mais organizacional ao seu espaço, proteção aos trabalhadores e ao cliente, bem como ao carro do cliente. É nessa área que a clientela irá para fechar os serviços e por isso deve ser ótima.

Serviços de uma borracharia

O serviço oferecido  na borracharia é basicamente o de recauchutagem de pneus e isso significa que é preciso seguir as regras do fabricante dos pneus. O nome e o CGC do estabelecimento e a inscrição “reformado” devem constar no pneu.

Funcionários, uma etapa importante para montar uma borracharia

Não se esqueça de contratar pessoas capacitadas e que principalmente entendam ou saibam passar muita informação a respeito do negócio. Os clientes chegam ao lugar e querem ser bem atendidos, por isso, excelência no atendimento é o caminho certo para o sucesso de uma borracharia.

Evite cobrar muito caro como é de práxis em diversos locais que trabalham com isso. Lembre-se que os clientes hoje em dia são muito críticos e possuem canais legais ou até mesmo na internet para fazer observações, inclusive reclamações.

Antes de abrir o negócio, procure legalizá-lo para não haver problemas futuros. Tire o CNPJ e, para tal, contrate um contador que possa fazer isso da forma mais clara possível para que no futuro você não leve sustos.

Caso tenha interesse em montar mesmo uma borracharia e não tenha ideia de como treinar seu pessoal, uma dica é procurar o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que oferece cursos e também pode ser uma boa opção para montar o seu plano de negócios. Isso porque a instituição, que tem renome no mercado nacional, possui especialistas que fazem atendimento de graça àqueles que querem abrironegócio. Procure a unidade mais próxima de você e ganhe tempo com informações em mãos. Saiba que quanto mais entender do negócio, do ramo de atividade, mais chance terá de sucesso ao montar uma borracharia.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

7 comentários sobre “Como montar uma borracharia
  1. celso disse:

    Gostei das dicas, sou borracheiro, mas estou longe de ter uma organização assim, mas um dia chego lá, nem que seja no final da vida.

  2. valter ferreira santos disse:

    São Jose dos Campos- SP pretendo montar uma borracharia, mas preciso fazer o curso de borrahceiro. Ja procurei onde fazer o curso, ate o momento e não encontrei. Email valterval@live.com

  3. marcos disse:

    procurei em todos os site e ñ consegui achar um curso pra borracheiro,por favor me endique 1.

  4. Luiza souza cardoso disse:

    é bom saber que estamos sempre conectado para obter informaçoes importante sobre como montar um negócio

  5. jose airton da silva disse:

    gostaria muito de trabalhar por conta propria. com devo proceguir?

  6. josemar disse:

    quais as ferramnetas para montar uma borracharia para caminhão e trator?
    att:
    agradeço

  7. anderson rodrigo dos santos disse:

    gostei muito. preciso encontrar o curso de borracheiro não sei onde encontrar,sou do Rio de janeiro Nova Iguaçu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como abrir um abatedouro de suínos
Como abrir um abatedouro de suínos...
A carne de porco é a mais consumida no mundo. O Br...
Creperia - Dicas de negócio e investimento
Creperia - Dicas de negócio e investimento...
O seguimento de alimentação, para sustento básico ...
Loja de doces - Como ganhar dinheiro com esta ideia
Loja de doces - Como ganhar dinheiro com esta ideia...
Uma loja de doces vende todos os tipos de produtos...
Como montar uma empresa de distribuição de panfletos
Como montar uma empresa de distribuição de panfletos...
Mecanismo antigo de tornar público uma loja, uma e...
Como ser um fotógrafo freelancer
Como ser um fotógrafo freelancer...
Uma das profissões mais comuns para que o profissi...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores