Como montar uma empresa de manutenção de extintores de incêndio

Por:

Como montar uma empresa de manutenção de extintores de incêndio Cuidar de manutenção de extintores de incêndio? Pois é: o fogo serviu para o homem aprender a cozinhar, a preparar alimentos para sua sobrevivência. Ele também teve o significado do calor, do aquecimento. Durante a história da humanidade, ele teve diversos significados e ainda têm muitos outros. Pode ser visto positivamente, como também uma maneira de destruir algo. E nesse sentido, só mesmo outra forma para contê-lo se estiver em baixas proporções: os extintores de incêndio.

Presentes em edifícios, casas e veículos, esses pequenos equipamentos são imprescindíveis e devem estar funcionando corretamente para que em caso de problemas possa ser usado. Como são muitos e estão espalhados por todos os lugares, empresários enxergaram nisso uma oportunidade de negócio. Por isso, veja como proceder para abrir uma empresa de manutenção de extintores de incêndio.

O mercado de uma empresa de manutenção de extintores de incêndio

Como o problema dos incêndios já fez histórias terríveis ao longo dos anos, hoje em dia, é muito grande e rígida a fiscalização de extintores de incêndios presentes em prédios, casas, veículos, condomínios, pontos comerciais indústrias. Por isso, esses equipamentos devem ser submetidos à manutenção sempre. Aqueles que ficam velhos devem ser trocados e isso é cobrado das autoridades. Por conta desses dois aspectos é que o mercado de uma empresa de manutenção de extintores de incêndio se faz presente e é bem amplo.

Quem são os clientes de uma empresa de manutenção de extintores de incêndio

A clientela de uma empresa de manutenção de extintores de incêndio é exatamente aqueles que são responsáveis pelos edifícios residenciais e comerciais, donos de veículos, hotéis, clubes, academias e indústrias. Ou seja, todo e qualquer tipo de estabelecimento ou transporte. Todos devem estar em dia com os extintores de incêndio.

Para melhor atendê-los, faça uma pesquisa de mercado para saber o que os satisfaz e o que eles esperam do serviço para que com os resultados o empreendedor possa atingi-los da maneira mais eficiente possível.

O que é oferecido pela empresa de manutenção de extintores de incêndio e o que pode agregar valor ao seu serviço

A proposta da empresa de manutenção de extintores de incêndio é, como o nome diz, garantir a manutenção dos extintores. Os profissionais vão ao local verificar o que deve ser feito e executarão a atividade. Mas não apenas isso. Uma forma de chamar bastante atenção da clientela é dar todo suporte a ela o tempo inteiro. Por exemplo, quando o profissional for ao local para realizar o trabalho, deve oferecer um treinamento para o uso correto do extintor. Isso porque o princípio de incêndio pode acontecer, as chamas se espalharem e o instrumento não resolver o problema simplesmente porque as pessoas não sabem manuseá-lo corretamente.

Com isso, o treinamento poderá ser de forte valor para marcar a presença da empresa de manutenção de extintores de incêndio. Muitos podem contestar isso dizendo que as empresas de manutenção já fazem isso, mas é aí que o empreendedor deve ter sua visão aguçada. Como esses treinamentos são feitos? Onde? São bem divulgados? Todos do prédio ou da empresa acabam recebendo ele? Respondendo a essas questões, fica bem mais fácil identificar o que pode ser feito e melhorado no mercado nesse sentido.

Corpo de funcionários da empresa de manutenção de extintores de incêndio

Um empreendimento de manutenção de extintores de incêndio requer que o corpo funcional seja extremamente responsável, que saiba muito bem lidar com a segurança e seus equipamentos. Por isso, as pessoas devem ser treinadas, precisam ter cursos nessa área para conseguirem atuar. Até o próprio dono da empresa de manutenção de extintores de incêndio deve saber bastante, é claro que não é um requisito, pois muitos podem dizer que basta ser administrador. Mas como muitos outros sabem, para saber lidar com o negócio, nada melhor do que entendê-lo a fundo.

A quantidade mínima de funcionários é de, aproximadamente, quatro funcionários: o dono do empreendimento, um profissional para atender os clientes, um auxiliar administrativo e dois que vão atuar na operação.

Exigências legais para o funcionamento da empresa de manutenção de extintores

Para ter credibilidade, confiança e segurança, a empresa de manutenção de extintores de incêndio deve estar cadastrada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Metrologia (Inmetro), assim, a clientela fica satisfeita com o serviço oferecido.

A transparência, algo muito ressaltado hoje em dia, está aí para mostrar aos clientes a seriedade dos empreendedores. Por exemplo, no caso desse tipo de negócio, qualquer pessoa pode consultar o Inmetro por meio da Divisão de Verificação da Conformidade (Divec). Nela, basta informar a razão social e o CNPJ para saber se há credenciamento pelo INMETRO.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Quem não faz tudo dentro da legalidade só tem a perder. Por mais que haja impostos e todos os trâmites burocráticos, é assim que deve ser para não ter problemas com fiscalização, nem com segurança. Por exemplo, em situações de acidentes devidos a falhas na manutenção de extintores, aquela que é responsável pela manutenção responderá civil e até criminalmente por tal fato.

Equipamentos e instalações necessárias para o funcionamento de uma empresa de manutenção de extintores de incêndio

Para uma empresa de manutenção de extintores de incêndio começar a trabalhar, é preciso ter um aferidor para teste hidrostático, cabine de pintura, compressores de ar, de recarga, duas balanças eletrônicas, transferidor de gases, maquinário para limpeza interna do cilindro, de empatação, de teste de mangueira hidrante, bancada multiteste, transferidor de pó a vácuo e um automóvel que possa transportar equipamentos.

No caso da sala de atendimento, é necessário ter o mobiliário importante para escritório, como computador, telefone e fax.

Contando com o ambiente de atendimento ao cliente e também de armazenamento de equipamentos soma-se uma área de 300m². O valor dessa varia bastante de região para região.

Onde a empresa de manutenção de extintores de incêndio deve estar

A empresa de manutenção de extintores de incêndio deve estar bem localizada e isso significa dizer que precisa estar perto da sua clientela. Se seu público-alvo é a área industrial de um determinado município, por exemplo, nada melhor do que o empreendimento estar bem ali nessa área. Confira se o local fornece fácil acesso aos clientes.

Propaganda é a alma do negócio em uma empresa de manutenção de extintores de incêndio

Como determina o velho ditado popular, “Propaganda é a alma do negócio”, tornar conhecida a empresa de manutenção de extintores de incêndio é um meio eficiente de angariar clientes e como se faz isso?

Em primeiro lugar, se ela for pequena e ainda não está estruturada o suficiente para abarcar uma gama grande de clientes, de nada adianta investir pesado em comunicação publicitária feita em grandes veículos de massa. Assim, uma boa escolha é fazer mala-direta e entregar diretamente nos hotéis, condomínios, clubes e academias. Entrar em contato com o setor responsável por cada um desses é um bom caminho a seguir.

Os próprios funcionários também podem ser considerados veículos de comunicação. Por conta disso, invista em uniformes que contenham a logomarca, assim, eles estarão trabalhando na manutenção e ao mesmo tempo tornando a empresa mais conhecida.

Não deixe também de participar de feiras que esse tipo de público frequenta. Existem diversas delas e elas ocorrem ao longo do ano, assim, fica mais fácil ter contato com os clientes. E quando for a esses eventos, não se esqueça de levar o folder da empresa de manutenção de extintores de incêndio.

Dicas do negócio para a empresa de manutenção de extintores de incêndio

A empresa de manutenção de extintores de incêndio não precisa ser luxuosa. Isso porque, geralmente, a negociação é feita no próprio local onde ocorrerá o trabalho. Por isso, o investimento pesado deve ocorrer mesmo na parte de estrutura, equipamentos, segurança e treinamento de pessoal. Isso sim é o que mais vale para aqueles que vão entrar no ramo. Portanto, no momento em que for comprar a mobília para escritório (mesas, cadeiras, telefone) não se preocupe com algo muito caro, esses detalhes não importam tanto a ponto de terem grande impacto na negociação final.

Depois disso, já pode montar sua empresa de manutenção de extintores de incêndio e obter sucesso!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

2 comentários sobre “Como montar uma empresa de manutenção de extintores de incêndio
  1. José Maurício B.Rosa disse:

    Gostaria de abrir uma escola de Ensino de Redação para adolescentes. Quais minhas chances de um lucro razoável?

  2. Jose matos disse:

    Gostei muito de ler estes conteudos. Quero receber mais informaçoes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como vender artesanato pela internet
Como vender artesanato pela internet...
A internet veio para facilitar a vida de muitas pe...
Como abrir uma empresa de transporte rodoviário
Como abrir uma empresa de transporte rodoviário...
A empresa de transporte rodoviário tornou-se um ne...
Como ser um Personal shopping
Como ser um Personal shopping...
O que é um personal shopping? Hoje em dia temos al...
Corretora de seguros
Corretora de seguros...
A corretora de seguros busca prestar como principa...
Como montar uma empresa de artefatos de acrílico
Como montar uma empresa de artefatos de acrílico...
A placa de acrílico é um material de fácil manipul...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores