Loja de Utilidades Domésticas – Ideia de Negócio Rentável

Loja de utilidades domésticas
Loja de utilidades domésticas – Ideia de negócio rentável

Existem produtos de venda básicos no mercado que, mesmo com uma pequena quantidade de compradores no mundo, eles sempre vão existir devido à necessidade do produto. Estes são utilidades domésticas, que do mais pobre até o mais rico, todos vão precisar comprar um produto deste seguimento para o seu lar. E dada à necessidade, não existe uma boa época para venda, já que vende o ano todo.

Uma loja de utilidades domésticas é responsável por vender itens para o lar em geral, tais como para cozinha, banheiro, sala, quarto e demais espaços que você tenha no seu lar. Os itens podem ser fabricados em matérias diversos como plástico, vidro, metal, entre outros. Tais lojas andam oferecendo de tudo um pouco, com a ideia de que o cliente supra as suas necessidades em apenas um espaço.

Concorrência do mercado de lojas de utilidades domésticas

Infelizmente, este mercado sofre forte concorrência de lojas do mesmo seguimento, mas nada que não se possa encontrar a localização certa com um estudo da cidade a qual deseja investir. Há ainda como concorrentes supermercados e até lojas de presentes, que também oferecem produtos de utilidades domésticas para aproveitar o cliente que já está em seu estabelecimento comprando.

Uma dica para driblar a concorrência é focar-se em uma linha específica de produtos ou num determinado tipo de público. Exemplo: loja apenas de produtos para cozinha.

Outra forma de driblar a concorrência de utilidades domésticas seria baixando os preços, mas essa é uma estratégia bem arriscada e exige um bom departamento financeiro e de marketing para evitar prejuízos. De qualquer forma, a maioria das lojas vem apostando na procura de novidades e produtos diferenciados, que não sejam vendidos pela concorrência.

Clientes em potencial de uma loja de utilidades domésticas

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

São seus clientes em potencial tanto donas de casa como noivas (que desejam usar a loja de utilidades domésticas para a sua lista de casamento), pessoas que estão indo morar sozinhas e fazem um chá de panela, recém casados e quem queira mudar seus itens do lar.

A faixa etária é bem ampla, uma vez que podem ser pessoas que estejam comprando produtos para presente como os que vão usar. Há ainda a possibilidade de vender para empresas.

Estrutura necessária básica para uma loja de utilidades domésticas

A estrutura física de uma loja de utilidades domésticas é pequena, podendo ser de 45 m² para o setor de exposição de mercadorias ou mais. Tudo vai depender do tipo de estabelecimento que se quer criar. No entanto, quanto maior for a loja, mais dinheiro ela exige como investimento.

O que é preciso em uma loja deste seguimento é que ela tenha balcões para exposição dos produtos, prateleiras, displays para apresentação dos produtos no hall da loja, materiais de escritório para o ambiente coorporativo e computadores com conexão com a Internet e um aparelho de fax.

O estoque da loja de utilidades domésticas deve ser amplo, arejado e conter diferentes tipos de produtos muito bem organizados em prateleiras para fácil localização se as prateleiras estiverem vazias e precisar de reposição. Divida os produtos em caixas por área e vai ser mais fácil de localizar, em caso de uma grande compra.

Capital inicial para investimento em uma loja de utilidades domésticas

Estima-se um capital inicial para a loja de utilidades domésticas que pode chegar a R$150.000,00, com todos os gastos citados incluídos e um retorno previsto do valor inicial investido em 16 a 28 meses.

Onde comprar os produtos para a loja de utilidades domésticas

Quanto aos produtos ofertados, o setor de utilidades domésticas é bastante amplo, podendo ser disponibilizado ao cliente desde utensílios para a limpeza até para a cozinha, lavanderia ou banheiro, passando por eletrodomésticos menores (como cafeteira e torradeira), entre outros. As mercadorias podem ser nacionais ou importadas e os preços variam bastante, conforme o produto – alguns deles, inclusive, custam centavos.

As mercadorias são adquiridas junto a fornecedores ou representantes de empresas atacadistas. Ainda há a possibilidade de variar a quantidade de produtos, trabalhando com outras mercadorias, como produtos de higiene, materiais de limpeza e, em alguns casos, até alimentos. Um grande nicho de mercado são os importados. Por outro lado, os nacionais estão tendo grande aceitação e têm preços melhores.

Documentação necessária para uma loja de utilidades domésticas

O básico da documentação pode ser obtido junto a um contador, o profissional mais capacitado para esta área, mas nada impede que o empresário solicite tudo sozinho.

É preciso fazer um registro na Junta Comercial, na Secretaria da Receita Federal, na Secretaria de Estado da Fazenda, na Prefeitura, no INSS (no caso de não se ter o CNPJ) e no Sindicato Patronal. Na Prefeitura, é necessário verificar as normas relativas à instalação da loja de utilidades domésticas e também obter o alvará de funcionamento.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. tenho um ponto de comerso e quero abrir vendedo doçes e balas tistribuindo na minha cidade de passos
    obrigada ………

DEIXE UMA RESPOSTA