Fábrica de Caixas de Papelão – Ganhe Dinheiro Reciclando

Fábrica de caixas de papelão
Fábrica de caixas de papelão – Ganhe dinheiro reciclando

As caixas de papelão podem ser fabricadas de diversas maneiras de forma artesanal até com processos altamente tecnológicos. O importante é que o resultado final seja uma caixa de papelão de alta qualidade, o que pode ser feito também em uma fábrica de caixas de papelão.

É um tipo de produto que acompanha o aquecimento da economia. Quanto mais se vende e se produz, mais se necessita das caixas de papelão e maior é a demanda pelo produto, o número de caixas produzidas e maior a geração de empregos no setor e a possibilidade de novas empresas conquistarem uma participação no mercado.

Mercado de uma fábrica de caixas de papelão

O mercado sempre será promissor para fábrica de caixas de papelão, pois empresas de diversos segmentos necessitam das caixas de papelão para o desenvolvimento de suas atividades rotineiras, por isso o produto é bem requisitado.

Além disso, é um produto sustentável, pois pode ser produzido a partir de material reciclado e logo após a realização de sua função, as caixas são reaproveitadas por artesãos ou reutilizadas com diversos fins. Todas essas características fazem das caixas de papelão um produto altamente sustentável.

Além de todas as vantagens em se produzir caixas de papelão, que é uma operação de baixo custo e grandes possibilidades de criação de economias de escala, o mercado de atuação também oportuniza a exportação do produto para vários países.

Concorrência da fábrica de caixas de papelão

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A capacidade de atender bem diversos nichos de mercado será o grande trunfo para a fábrica de caixas de papelão e para driblar a concorrência restará somente a capacidade em atender aos clientes com prontidão, qualidade e logística eficientes.

Produtos de uma fábrica de caixas de papelão

As caixas de papelão seguem vários modelos e tipos. Para cada tipo de caixa existem vários modelos: normal, telescópio, gaveta, rígido e outros.

Elas são feitas da matéria-prima papelão. O papelão é um tipo de papel mais grosso e resistente, com duas capas e um miolo.

As caixas feitas de papelão possuem diversas vantagens: são mais resistentes a mudanças de temperatura, trombadas e outros fenômenos. Possuem também mais eficiência logística por serem facilmente peletizáveis e possuem também menor consumo e maior possibilidade de utilização.

Além de ser o papelão um produto com amplas possibilidades ,reaproveitável e altamente sustentável.

Exportações na fábrica de caixas de papelão

Com a concorrência interna por empresas de todos os setores de atuação,o mercado externo acaba se tornando mais uma possibilidade para realização de bons negócios,por isso as empresas produtoras de caixas de papelão devem se informar sobre como exportar seus produtos ampliando suas operações para o mercado exterior e assim atuando de forma estratégica com a possibilidade de expansão de negócios.

Para exportar, os empresários da fábrica de caixas de papelão deverão dominar as seguintes áreas de conhecimentos sobre comércio exterior:

  • Incoterms
  • FOB
  • Frete
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e outros impostos

Gestão de custos na fábrica de caixas de papelão

A gestão de custos é essencial para que a fábrica de caixas de papelão controle seus gastos e consiga obter maior lucratividade com ideal gestão e redução de custos.

A primeira etapa para uma gestão eficiente de custos é a determinação dos custos totais, separando-os como custos diretos e indiretos. Para o cálculo dos custos diretos, calcula-se o número de itens fabricados vezes o valor dos materiais diretos utilizados,materiais como folha de papel.

Outro custo direto é com a mão de obra realizada para fabricação direta das caixas, ou seja, o custo de se manter operários. Esse custo pode ser calculado com a seguinte fórmula:

=Custo/hora da mão de obra direta

Os custos indiretos da fábrica de caixas de papelão podem ser determinados a partir do cálculo de recursos indiretos utilizados na fabricação das caixas de papelão.

Eles são representados por gastos com materiais indiretos como materiais de limpeza e custos com a mão de obra indireta, que é representada por salários de funcionários que não trabalham diretamente com a execução da fabricação.

Os custos indiretos representam um valor maior para a empresa, pois são custos representados pelos gastos com a estrutura, gastos essenciais para o funcionamento da empresa e que não estão diretamente ligados à produção das atividades. Eles são representados por gastos com material indireto, despesas mensais com água, energia, combustível, contratos indiretos de publicidade, manutenções e outros.

Depois de orçados todos os custos diretos e indiretos e após a devida colocação em planilhas, a fábrica de caixas de papelão deve se reunir constantemente para avaliação e análise de custos e com o auxílio de gráficos analisar que custos podem ser reduzidos, quais são os custos de qualidade e outros fatores sobre gestão financeira e estratégia da empresa.

Estratégia da  fábrica de caixas de papelão

Para uma análise estratégica, a fábrica de caixas de papelão deve realizar:

  • A análise de oportunidades internas e externas provenientes do setor e do ambiente externo e dos recursos já existentes na fábrica de caixas de papelão.
  • Avaliação de pontos fracos e como vencê-los: a empresa deve avaliar onde estão os pontos fracos: se no departamento de compras, de vendas, recursos humanos ou diante da ambiente externo como nichos de mercado, concorrência e outros.
  • Estabelecimento de objetivos e comprometimento.
  • Planejamentos estratégicos de recursos, localização, capacidade produtiva, escolha de fornecedores, clientela, produtos e outros

Investimento inicial na fábrica de caixas de papelão

O volume e a capacidade de produção da fábrica de caixas de papelão tem relação direta com a estrutura, por isso é necessário que haja investimentos na planta industrial ,e os mesmos deverão garantir uma capacidade de produção que atenda às demandas do mercado e que esteja preparada para atender ao crescimento da empresa.

Para calcular e analisar a quantidade a ser produzida na fábrica de caixas de papelão, a empresa deverá analisar a capacidade produtiva quanto à disponibilidade de recursos, alocação de recursos financeiros para compra de máquinas e equipamentos e a disponibilidade de material e de mão de obra qualificada no local.

Máquinas da  fábrica de caixas de papelão

As máquinas utilizadas para na fábrica de caixas de papelão são as máquinas para:

•Corte e vinco plana e rotativa

•Coladeira de borda semiautomática

•Serra múltipla

•Vincadeira

•Impressora flexográficas que pode ser ou não rotativa

•Passadora de resina

Estrutura da  fábrica de caixas de papelão

A fábrica de caixas de papelão deverá contar com um galpão, depósito de materiais e planta industrial.

A estrutura contará ainda com escritórios, departamentos e salas de reunião, banheiros, copa, vestiários e outros espaços, de acordo com a necessidade da fábrica de caixas de papelão, o que demandará um espaço de, pelo menos, 100 m².

Localização da  fábrica de caixas de papelão

A localização é fator estratégico não só para empresas varejistas, mas também para empresas industriais.

Para escolher uma localização estratégica, o ideal é que a fábrica de caixas de papelão se localize próxima a matéria-prima ou próxima a fornecedores estratégicos. É importante também que a fábrica de caixas de papelão procure se localizar onde a mão de obra é abundante e qualificada.

Layout de produção da  fábrica de caixas de papelão

O layout de produção da fábrica de caixas de papelão é um dos fatores mais importantes para empresas industriais, pois um layout de fabricação bem arranjado possibilita maior produtividade e eficiência da produção.

O importante é buscar informação e ajuda profissional para auxílio em arranjos de produção, sabendo que o layout é procedimento a longo prazo e que implica na produtividade e na qualidade dos produtos, além de evitar stress desnecessário e proporcionar um melhor clima no trabalho.

A fábrica de caixas de papelão poderá optar pelo layout de produção em que se divide a produção de acordo com o modelo de caixa a ser produzido e que ao mesmo tempo possibilite uma redução de áreas de trabalho, o que diminui os estoques, proporciona melhor utilização dos equipamentos e reduz a ociosidade no uso das máquinas.

A obediência às normas técnicas é essencial para que a fábrica de caixas de papelão produza caixas de papelão com eficiência e qualidade.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. Estou gostando de conhecer as idéias de como abrir um novo negócio.
    Amei as idéias para abrir uma loja de decoração.
    Como não tenho finanças suficientes para o meu negócio, quero receber idéias de como trabalhar em casa.
    Obrigada

  2. Tenho no Rio de Janeiro- Zona Norte uma fábrica de Caixas de Papelao totalmente montada e com contratos anuais de 2 milhões de reais.Procuro Sócio ou estou disposto a vender .
    Realmente é um excelente negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA