Como abrir uma fábrica de isopor

Por:

Como abrir uma fábrica de isoporPara fazer isopor, deve-se saber que o EPS é um poliestireno expandido. Trata-se de um plástico rígido e celular que pode se apresentar em variadas formas e aplicações. A sigla padronizada ISO tem no Brasil o seu nome consolidado isopor, que é a marca da empresa que trouxe o material para o Brasil e o mundo divulgando a novidade da época (1949) em diversas aplicações que movimentam muito capitais.

O EPS é derivado do petróleo e é um monômero polimerizado em meio aquoso. O processo químico consiste na adição de gás pentado como agente expansor. No comércio, vemos o EPS em pérolas milimétricas podendo ser expandidas em até 50 vezes, quando submetidas a vapor d’água devido à temperatura.

A partir daí, têm-se uma espuma formada por ar e poliestireno com 98 e 2%, respectivamente, de sua composição. Os fabricantes divulgam alguns valores como 1 m² de EPS contendo de 3 a 6 bilhões de células cheias de ar e fechadas impedindo que a água passe, permitindo apenas a circulação dos gases pelas câmaras entre os interstícios.

O empreendedor que deseja entrar no ramo de comércio de isopor precisa de algumas dicas e visão geral de mercado para discriminar se é este mesmo o empreendimento que deseja abrir e seguir. Nós vamos abordar alguns aspectos para ajudá-lo nesta escolha.

O processo de fabricação do isopor – Fábrica de isopor

Nas instalações dos produtores de EPS, ocorre um processo de transformação física, na qual a matéria-prima é submetida, sem perder suas propriedades químicas. Tal transformação possui três etapas, sendo a pré expansão, o armazenamento intermediário e a moldagem.

A pré expansão consiste na expansão do PS que é feita numa primeira fase num pré expansor. Ocorre o aquecimento por contato com o vapor de água gerando o inchamento do PS para um volume bem maior: cerca de 50 vezes mais que o original. Então, tem-se um granulado de partículas de EPS feito de células diminutas e fechadas, que devem ser armazenados para estabilização.

O armazenamento é necessário para que haja a transformação do EPS, posteriormente. Durante a estabilização, acontece uma depressão no interior das células pelo granulado de EPS e, ao longo deste processo, o espaço é preenchido por ar circundante. É necessário saber que um profissional habilitado nesta prática, principalmente com experiência em fabricação de isopor, deve ser contratado para avaliar todas estas etapas e garantir a perfeição da fábrica de isopor.

A moldagem acontece quando o granulado estabilizado é conduzido a moldes tendo contato novamente ao vapor de água, causando uma soldadura no mesmo. Agora, o material expandido tornou-se rijo e contém grande quantidade de ar. Para as placas para a construção civil, as placas de isopor são produzidas em blocos de EPS em moldes amplos paralelepipédicos. É notável que a fábrica de isopor ganhou novos rumos a partir da introdução do isopor como item da construção civil, o que garante muitos lucros ao empreendedor que deseja começar um negócio como este.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Fábrica de isopor – Fabricação de utensílios

Primeiramente, deve-se ter atenção especial à matéria-prima. Depois, ao pré expansor, que faz a matéria-prima tornar-se pré expandida e, assim, o terceiro passo é o silo.

O quarto passo na fábrica de isopor é o molde que, por vapor, acaba com a peça formada. A matéria-prima é a micro pérola, mencionada anteriormente, podendo ser adquirida a partir de algumas empresas que se especializam neste ramo em questão.

O pré expansor é o local em que as pérolas são expandidas para aumentarem de tamanho. O silo é quando já aconteceu a expansão e as pérolas devem descansar por um período médio de 6 horas, para então serem acrescentadas ao molde. Além disso, o solo também é utilizado para armazenagem.

O molde deve ser específico, devendo estar com o formato da peça desejada, e a injeção deve ser feita a vácuo ou por ar comprimido. A peça terminada é a parte final do processo, quando há a formação do formato final da peça com o vapor agindo fundindo as pérolas. As aplicações são na construção civil, em embalagens, artigos de consumo e até mesmo na agricultura. Diversas funções podem necessitar de uma fábrica de isopor, como a aeração do solo, drenagem e produção de mudas.

Estrutura e equipamentos de uma fábrica de isopor

É necessária uma área de mais ou menos 100 m² para comportar um estabelecimento de uma fábrica de isopor. Os equipamentos necessários são máquinas pré expansores, moldadoras metálicas, formas para produção de blocos, equipamento de corte, máquinas chamadas de queimadores, moinho para flocagem e máquinas para cortes especiais.

As máquinas pré expansores podem ser computadorizadas e fazem um controle perfeito do vapor, produzindo resultados cada vez melhores. O empreendedor deve, então, avaliar que tipo de investimento está a seu alcance neste sentido. Quanto às máquinas para cortes especiais, estamos falando de tipo calhas, meia colunas, ângulos, molduras, cones, cilindros e outros. O moinho para flocagem pode ser encontrado com o nome de flocador.

Investimento de fábrica de isopor

De acordo com dados fornecidos por especialistas no assunto, é necessário, em média, o custo para 100 m² de material e a aquisição do maquinário básico, que está saindo por R$4.000,00, no mínimo. Os valores podem apresentar-se de formas diferentes, dependendo da localização do empreendimento, do estabelecimento que vende os produtos e outros fatores. Vale a pena procurar o melhor preço e até mesmo comprar alguns equipamentos de segunda mão, levando em consideração a economia de custos.

O investimento em pessoal pode ser feito a partir do tamanho do negócio. Tratando-se de uma fábrica de isopor pequena, no mínimo duas pessoas devem trabalhar, sendo o próprio empreendedor uma delas, acompanhado de um funcionário.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

4 comentários sobre “Como abrir uma fábrica de isopor
  1. Danielle disse:

    eu gostaria de saber aonde eu encontro essas maquinarias para montar uma fabrica de isopor

  2. gilson machado da silva disse:

    Oi estou montado uma empresa de embalagem,para alimento, ex; mamitex, bandeja para bata frita. todos em isopor, gostaria de saber se voceis tem este equipameto

  3. paulo madruga disse:

    prezados senhores: Ótimas dicas muito bom essas informações p´ra quem está a procurara de um novo negócio. Valeu…

  4. Cristiano disse:

    gostei da materia
    Estou pesquisando entre maquinas e materias primas para fabricação de um produto
    só não tenho contatos de fornecedores de materias primas de EPS
    Vcs pode ajudar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como abrir empresa de rochas ornamentais
Como abrir empresa de rochas ornamentais...
Presente nos edifícios, residências, casas de fest...
Como abrir um quiosque de bordado
Como abrir um quiosque de bordado...
Uma ótima oportunidade para quem deseja aliar um e...
Como montar um açougue
Como montar um açougue...
O açougue é um estabelecimento comercial com ênfas...
Como abrir uma empresa de manutenção residencial
Como abrir uma empresa de manutenção residencial...
Quem é dono ou dona de casa sabe que as residência...
Como montar uma empresa de reciclagem de plástico
Como montar uma empresa de reciclagem de plástico...
Saber como montar uma empresa de reciclagem de plá...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores