Como abrir empresa de fabricação e venda de piscinas

Por:

Como abrir empresa de fabricação e venda de piscinasO aumento do poder de compra do consumidor final e também aumento de novos empreendimentos no setor de lazer oportunizaram os negócios de fabricação e venda de piscinas com material PVC e vinil, ainda empreendimentos que realizam projetos para construção de piscinas e tem como diversificação dos serviços a limpeza e manutenção de piscinas e venda de acessórios para piscinas.

Mercado de venda de piscinas

O negócio de fabricação e venda de piscinas é bem abrangente, para empresas que preferem fabricar para o consumidor final que tem como objetivo uma piscina no jardim de casa para lazer e têm um nicho de mercado bem amplo, sendo que os fabricantes de piscinas de vinil e outros materiais maleáveis vendem suas piscinas para os varejistas que revendem para o consumidor final.

O mercado de venda de piscinas têm uma demanda aquecida com crescimento de 10% ao ano, principalmente nas grandes cidades. Ainda, o mercado de piscinas tem uma relação direta com o mercado imobiliário, sendo que as casas com piscinas são mais valorizadas e o valor final de vendas dessas casas ou apartamentos com piscinas representam uma receita maior para imobiliárias, investidores e outros interessados na compra e venda de imóveis.

Talvez você se interesse por montar uma construtora.

Diante desses dados, a fabricação de piscinas é um mercado promissor tendo como desafios a tecnologia, estrutura e custos de fabricação inerentes a qualquer setor produtivo.

Concorrência para fabricação de piscinas

Diante do mercado aquecido e diversidade de nichos de mercado para fabricação, instalação, vendas de piscinas e produtos ou serviços que este ramo possibilita a concorrência é com certeza acirrada.

Para melhorar suas chances, é importante você ter um plano de negócios, bem como, saber exatamente o que é um plano de negócios e como fazê-lo.

Por isso, para entrar no ramo é necessário conhecimento do setor no que tange processos produtivos, tecnologia existente e tendências de mercado para atender aos clientes de forma mais eficaz e com maior qualidade.

Outra recomendação é entrar no ramo acompanhado de pesquisas de mercado, o que poderá resultar na descoberta de oportunidades e planos estratégicos que determinarão quais produtos oferecer, qual tecnologia de produção será utilizada, como também qual estrutura ideal, podendo, claro, vislumbrar um futuro para a empresa no setor, lembrando que de início a empresa deve trabalhar com suas possibilidades e descobertas de oportunidades do mercado, mas sempre vislumbrando um futuro melhor.

Então, a dica é realizar uma análise Swot que estude no início da jornada, o que significará para a empresa um ponto fraco, um ponto forte, quais serão as ameaças e oportunidades do setor.

Análise Swot

A análise Swot é uma ferramenta estratégica para qualquer ramo e principalmente o ramo industrial.

Nesta análise a empresa deve estudar suas possibilidades e descobrir onde estão os pontos fortes e fracos com critérios de:

  • Sistemas de produção;
  • Layout de produção;
  • Arranjos físicos;
  • Orçamento;
  • Custos;
  • Processos produtivos;
  • Aprendizado de tecnologia e processos;
  • Mão de obra;
  • Estrutura;
  • Plano de marketing;
  • Logística de venda.

As oportunidades e ameaças são fatores em que a empresa deve utilizar todo o poder de observação do mercado e para isso deve se pautar em pesquisas sobre nichos de mercado, concorrência, comportamento consumidor e outras variantes que constituirão para a empresa uma oportunidade ou ameaça, para isso verifique na lista abaixo o que representa uma ameaça ou oportunidade para a realidade individual da empresa:

  • Nichos de mercado;
  • Concorrência;
  • Know how;
  • Localização;
  • Investimento inicial;
  • Diversificação de produtos ou serviços;
  • Formas de comercialização;
  • Fornecedores e logística de compras;
  • Canais de vendas.

Canais de venda de piscinas

Como falamos acima, os canais de vendas representam uma ameaça ou oportunidade para a empresa, e de acordo com o desempenho dos canais de venda é possível encontrar os pontos fortes e fracos dos canais de venda.

Para as vendas de piscinas os canais de vendas que podem representar uma oportunidade a mais para a representação dos produtos, além das vendas através dos representantes comerciais, canais de comunicação como telemarketing ativo, malas diretas e formas de divulgação.

Para auxiliar, listamos 3 artigos que tratam de divulgação e marketing que podem lhe ajudar:

Os canais de vendas interativos poderão ser complementares e eficientes para a estrutura de vendas que a empresa já pratica.

Essas novas ideias em canais de vendas poderão aumentar o desempenho das vendas, driblar a concorrência aumentando a possibilidade de se comunicar com os clientes e fechar negócios.

Você também pode maximizar o seu público através de vendas pela internet.

Piscinas a venda são sempre mais procuradas no verão, embora, aconselha-se a sua instalação no inverno.

Produtos oferecidos na fabricação de piscinas

A fabricação de piscinas fixas com tempo agregou valor e mudou desde a matéria–prima para fabricação até a tecnologia de processos produtivos.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Até algum tempo, as piscinas eram fabricadas com material como a cerâmica ou azulejo, porém ultimamente as piscinas são fabricadas com vinil, fibra de vidro e outros materiais que oferecem maior flexibilidade e beleza e melhores resultados finais.

De forma geral, as empresas de projetos para instalação de piscinas trabalham com os seguintes modelos:

-Piscinas de concreto: as piscinas de concreto têm a vantagem de poder haver uma variação no material de revestimento que poderá ser as pastilhas de vidro, pastilhas de porcelana, azulejos e outros materiais cerâmicos.

Para fabricação desta piscina o processo produtivo é o seguinte: primeiro forma-se a estrutura da piscina com concreto e com uma cobertura dupla de ferro que forma o bloco conjunto de paredes e bordas para depois vir a cobertura que será com materiais cerâmicos.

-Piscinas de vinil: outro produto muito vendido no mercado são as piscinas de vinil. A opção de se instalar piscinas em vinil é que o vinil é um material resistente é ações de microrganismos como fungos e bactérias e ainda resistente ás ações dos raios ultravioletas.

A piscina com vinil tem como resultado um produto final com uma estética sofisticada, por isso esse material é utilizado na montagem de piscinas de clubes, pousadas, hotéis e residências. O vinil proporciona também uma limpeza mais eficaz.

-Piscinas em fibra: é outra variação moderna e têm como vantagem o fácil ajuste ao tamanho da área em que será instalada a piscina, além disso, as fibras proporcionam praticidade na limpeza e na manutenção.

Quer melhorar suas vendas e não sabe como? Temos um texto sobre como vender mais e melhor, veja!

Como vimos os materiais de fabricação para piscinas tiveram inovação com o uso de possibilidades que dão um melhor resultado final e que exigem maior uso da tecnologia e até redução de custos para empresas que instalam piscinas, a consequência disso é que a eficiência produtiva e de vendas é adquirida de acordo com a demanda que há para as vendas de piscinas que usam novos materiais.

Diversificação de produtos

Além da instalação de piscinas, as empresas do ramo podem também abrir o leque de produtos oferecidos instalando também decks de piscinas, deck para varanda, fachada em e outros produtos acessórios para o uso de piscinas.

Você poderá fazer uma “parceria” com loja de moveis que lhe forneça produtos para você revender no seu negócio.

Os fabricantes de piscinas podem também optar por materiais sustentáveis para a instalação de decks, materiais como a madeira plástica, a madeira plástica é um artigo sustentável, pois na fabricação de cerca de 700 kg de madeira plástica são usados apenas resíduos plásticos reaproveitáveis, o que significa que pelo menos uma árvore adulta será preservada.

Tocando no assunto madeira, já pensou em abrir uma marcenaria?

A madeira plástica além de ser ecologicamente correta também é um material que dá ao acabamento uma estética elegante, além do material ter a resistência dos compostos plásticos que possuem durabilidade em sua aparência apesar das ações do clima e da temperatura.

Investimentos para abrir uma empresa de fabricação de piscinas

Uma fábrica de médio porte para fabricação de piscinas e acessórios podem ter um investimento inicial de cerca de no mínimo 450 mil reais para montagem da estrutura completa para produção e vendas.

Jamais extrapole o seu orçamento, bem como, tenha sempre um planejamento empresarial que lhe traga todas as informações necessárias.

Essa estrutura possibilita a venda de no mínimo 30 piscinas por mês, podendo ser dobrada a produção de acordo com as possibilidades de melhoria de processos e uso de tecnologia, e aumento de vendas que surgirá de acordo com a capacidade da empresa em manter e aumentar o bom desempenho da produção e vendas.

Estrutura para venda de piscinas

O ideal é que a empresa tenha a possibilidade de montar um espaço de até 1,5 mil metros quadrados para a produção e vendas que incluirá escritório, departamento de vendas e processos operacionais, criação, divulgação e assuntos administrativos.

Uma pequena empresa de fabricação de piscinas necessitará de pelo menos 19 colaboradores para o exercício de diversas atividades que envolvem produção, vendas, compras, marketing e gestão estratégica.

Sendo que essa estrutura de espaço e mão de obra poderá dobrar de acordo com o faturamento líquido e desempenho das vendas.

Capacidade estratégica

Além da qualidade de fabricação dos produtos oferecidos, a empresa de fabricação e vendas de piscinas deve contar com todo o seu poder estratégico que garantirá espaço no mercado e capacidade empreendedora para conseguir enxergar as oportunidades e possibilidades do mercado e assim aumentar seu leque de produtos ou serviços oferecidos como também inovação através dos materiais de produção, processos produtivos e planos de vendas que podem inovar a forma de vender os seus produtos diversificando canais de vendas e outras iniciativas empreendedoras que dão continuidade e crescimento para as empresas no ambiente competitivo em que estão.

É muito importante você saber exatamente como abrir o seu negócio, por isso, vou deixar a sugestão de 3 textos que ensinam você exatamente a abrir o seu negócio.

E você, interessado em abrir uma empresa de fabricação de piscinas e venda de piscinas?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como montar uma fábrica de licores
Como montar uma fábrica de licores...
A fábrica de licores pode ter uma produção artesan...
Assessoria de Imprensa: uma ótima ferramenta de marketing empresarial
Assessoria de Imprensa: uma ótima ferramenta de marketi...
Estar no mundo corporativo hoje em dia é obrigator...
Como abrir uma fábrica de sacolas plásticas
Como abrir uma fábrica de sacolas plásticas...
Apesar das discussões ecológicas, as sacolas plást...
Como montar uma empresa de máquinas de autosserviço
Como montar uma empresa de máquinas de autosserviço...
As máquinas de autosserviço possuem um mercado amp...
Como abrir viveiros de plantas
Como abrir viveiros de plantas...
O que são viveiros de plantas? Viveiros florestais...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores