Como abrir uma loja de artigos para cozinha

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Como abrir uma loja de artigos para cozinhaSe você quer entrar no ramo do empreendedorismo e abrir o seu próprio negócio voltado para o comércio, uma boa opção é abrir uma loja de artigos de cozinha. Tais lojas são bem práticas de atuar, vendem bastante e possuem um público cada vez amplo. Dependendo dos artigos os quais você colocar a venda, sua clientela pode ser bem maior do que você imagina. 

Casais, mulheres, cozinheiros, donos de restaurantes ou homens donos de casa sempre procuram lojas específicas quando se trata de comprar artigos para cozinha. O motivo? É mais simples comprar tudo em um mesmo espaço. Como você se sente tendo que comprar um faqueiro em uma loja e um conjunto de panelas em outro? Por isso é importante ter endereços certos para comprar seus produtos, é mais simples e bem mais prático para o cliente. Veja a seguir informações que você deve saber e dicas de como montar uma loja de artigos de cozinha.

Público alvo de uma loja de artigos para cozinha

Você não poderia ter escolhido um ramo de comércio tão direcionado e ao mesmo tempo tão amplo. Quando nos referimos a direcionado, queremos dizer que os clientes de tais lojas são bem diretos: eles querem mesmo comprar. Ninguém entra em uma loja de produtos de cozinha que seja apenas para admirar se não tiver o mínimo interesse de comprar. E público alvo amplo, porque todo mundo de fato precisa de artigos para cozinha, sejam donas de casa, proprietários de restaurante, chefes de cozinha e público em geral.

Localização ideal e concorrência de uma loja de artigos de cozinha

Escolher o ponto comercial certo é uma das tarefas mais complicadas para quem vai abrir um novo negócio. Você precisa estar bem visível para o público, ser de fácil acesso e ao mesmo tempo, estar longe da concorrência do porta a porta, mas perto o suficiente para que as pessoas associem o endereço a um bom local para comprar produtos de uso em cozinha. Se todas essas características estão unidas no ponto comercial o qual você está avaliando, você está no local certo.

Bairros comerciais tendem a ser melhor, principalmente pela segurança de estar próximo a outros estabelecimentos comerciais. Também são mais movimentados e por isso, são uma boa opção para quem quer abrir um empreendimento e uma nova marca no mercado. Não é simples começar do zero, pois sua loja ainda não é conhecida e é preciso conquistar o público, mas com investimento em um bom ponto comercial e bem visível com transeuntes na rua, já é um bom começo.

Este não é um segmento pouco explorado e a concorrência em alguns bairros pode ser bem significante. Entretanto, dá para encontrar nichos no mercado em locais com baixa oferta, com estudo e avaliação cuidadosa. Despenda um maior tempo de seu plano de negócios se for preciso em busca do ponto comercial ideal, pois esta é uma etapa importante. Não adianta ter um capital inicial alto para investimento se sua loja ficar localizada em uma rua praticamente “morta”, onde passam menos de cinco pessoas por dia que não sejam moradores da área.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Em algumas cidades, o ramo ainda pode ser inexplorado, mas deve-se tomar cuidado. Talvez seja por lojas já terem suprido esta necessidade com outros empreendimentos como supermercados vendendo produtos de cozinha, lojas de presente e demais estabelecimentos. É importante avaliar o motivo de não haver lojas do mesmo segmento no mercado com uma observação geral do ambiente, pois pode não ser seguro nem promissor.

Produtos a serem vendidos em uma loja de artigos de cozinha

Neste tipo de empreendimento a variedade é importante. Venda tudo o que for possível relacionado à culinária como talheres, colheres, espátulas e tudo o mais com o mesmo propósito: usar na cozinha. Panelas, louça, conjuntos completos e eletrônicos de uso em culinária também são importante, como panelas de arroz, batedeiras, mini-processadores e outros mimos do gênero. Quanto mais, melhor!

Uma dica é especificar qual o seu publico alvo ou simplesmente vender produtos de todos os preços. Entretanto, invista nos que tem mais saída. Se sua loja de artigos para cozinha está localizada em um bairro classe baixa, melhor vender produtos cujos clientes em potencial possam pagar. Não adianta fazer a compra de cem faqueiros custando R$ 200 cada um, se não terá saída. A dica? Avalie a concorrência. Veja as lojas próximas à sua, o que elas estão vendendo e qual a faixa de preço de produtos. Se as lojas ao lado da sua estão vendendo produtos a R$ 10 em sua maioria, não vai adiantar vender produtos muito mais caros que isso.

Empregados e contratações

Quantos empregados são necessários para montar uma loja de artigos de cozinha? A resposta é: depende. Tudo depende do porte da sua loja. Se ela tiver mais de 50 metros quadrados, melhor ter ajuda. Mas menor que isso, em uma loja de bairro, por exemplo, pode ser possível tomar conta sozinho e não precisar fazer contratações e despender verba. Mas o ideal é ter pelo menos um atendente.

Em uma loja de médio porte são precisos ao menos três vendedores, um caixa e um administrativo, que pode ser o próprio proprietário. Se sua loja for maior, vá aumentando a quantidade de funcionários de acordo com a necessidade. Talvez seja preciso fazer uma contratação temporária em caso de épocas de grande procura como feriados festivos onde os produtos podem ser presentes.

Investimento inicial da montagem de uma loja de artigos de cozinha

O investimento inicial de uma loja de produtos de cozinha gira em torno de R$ 70 mil se for de pequeno porte, podendo ser bem maior o valor, à medida que o porte for aumentando. Quanto maior a loja, logicamente, maior o investimento. O maior gasto, entretanto, deve ser voltado para a compra de produtos para venda e estoque. A estrutura básica com prateleiras, balcão e aparelhos administrativos, contratação de funcionário e os documentos necessários para a abertura do negócio devem girar em torno de R$ 10 mil em gastos.

Ficou interessado em abrir uma loja de artigos para cozinha? Conte para a gente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



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8 comentários sobre “Como abrir uma loja de artigos para cozinha
  1. Antonio Gomes de Almeida disse:

    estou no ramo de transporte alternativo, mas estou buscando um novo segmento de negocio, tenho duvida o que poderia me sair melhor, se uma loja de cosmeticos, ou uma loja de artigos para cozinha. Alquem pode me ajudar?

  2. carmen lucia gonçalves disse:

    Gostaria de investir em algo que tenho certeza que o retorno vem logo!

  3. delba nicacio da silva disse:

    Tenho meu ponto e quero tentar ser uma empresaria de artigos de presentes. delba.

  4. delba nicacio da silva disse:

    Quero saber como faço para abrir uma loja de confecções e de presentes ao mesmo tempo tenho um ponto muito bom e bem centralizado.

  5. marcio disse:

    boa tarde!

    É viável abrir uma loja de materiais de cozinha em uma cidade com 6mil habitantes, mas que todo final de semana mais de 20 mil pessoas passam pela cidade ( cidade turística ). Onde se compra este material? obrigado. marcio

  6. silvania maria da silvai disse:

    estou pensando em montar uma loja de artigos para cozinha gostei muito dessas dicas vou pensar melhor agora tchal

  7. Roseli disse:

    gostaria de saber como faço para comprar direto do fabricante.queria que vcs indicar-se um.

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