Como montar um escritório de arquitetura

Como montar um escritório de arquiteturaUm escritório de arquitetura é um empreendimento que possui concorrência enorme dentro do mercado e que necessita de pessoas altamente capazes e criativas para liderarem seus projetos.

Antes de tudo, o empreendedor deve ter um autoconhecimento que lhe permita se dar conta de seus limites e construir um negócio dentro de suas condições. Geralmente, o arquiteto tem “um milhão” de ideias e deseja pô-las em prática ao mesmo tempo, até mesmo por sua formação acadêmica. Porém, deve-se prestar a atenção no retorno do dinheiro investido, que muitas vezes não vem de forma satisfatória para dar prosseguimento ao escritório de arquitetura.

Escritório de Arquitetura – Contador

O contador é um dos profissionais que menos podem faltar num escritório de arquitetura. A necessidade de sua contratação se dá antes mesmo do negócio ser criado. A simples escolha de trabalhar em empresa ou de forma autônoma já requer um profissional que tenha a sabedoria de lidar com as obrigações fiscais.

Ele deve ser um profissional experiente e que domine um negócio deste tipo, ajudando no escritório de arquitetura em muitos outros aspectos. A legislação tributária no Brasil é muito complexa, e o profissional de contabilidade no escritório de arquitetura irá auxiliar no plano de negócios, fazendo a coleta de informações, participante dos trâmites de abertura de empresa e até mesmo influenciar nas soluções de marketing adotadas.

Escritório de Arquitetura – Empreendedor autônomo

Para abrir um escritório de arquitetura e trabalhar como autônomo, o empreendedor deve fazer uma inscrição e tirar seu número de registro de autônomo. Para isso, deve levar alguns documentos até o CCM, Cadastro de Contribuinte Mobiliário, que fica na Prefeitura de cada cidade. O registro geralmente demora até 15 dias para ser obtido e os documentos para obtê-lo são CPF, RG, comprovante de residência e cópia do IPTU e documento de registro profissional.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Caso algum documento esteja faltando, a dica é procurar o mais rápido possível a expedição das segundas vias, pois sem os documentos necessários é impossível que haja a concessão do registro. O contador pode ajudar nesta parte mais burocrática.

Escritório de Arquitetura – Impostos

Muitos impostos são pagos por todos os profissionais legalizados, em qualquer área que estejam. No escritório de arquitetura não é diferente e o empreendedor deve passar a ser contribuinte do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e do INSS.

Uma tabela é sempre gerada para que a pessoa física saiba a tributação do imposto de renda, que pode ir até 27,5% sem a computação do INSS e ISS. Muitos empreendedores no começo de seus negócios acabam esquecendo-se de prazos e acumulam dívidas que posteriormente serão cobradas com juros.

O ideal é fazer tudo certinho no começo para não prejudicar o escritório de arquitetura e assegurar a credibilidade do negócio mediante os clientes.

Escritório de Arquitetura – Abertura da Empresa

Pode ser mais confortável para o empreendedor trabalhar como empresa do que propriamente como autônomo. Isto geralmente acontece quando o volume de faturamento excede o valor aproximado de cinco mil reais, acontecendo um abate nos impostos. Torná-los mais barato é realmente o que o empreendedor mais deseja, principalmente no começo de um novo negócio.

Há algumas outras vantagens na abertura de uma empresa em vez de um escritório de arquitetura autônomo, como a maior segurança jurídica dos contratos, diminuição da contratação de serviços prestados, e outros.

Apenas com os encargos sociais, o trabalhador autônomo gasta cerca de 20% adicionais pagando a Previdência Social.

Escritório de Arquitetura – Contratação de Advogado

O advogado é uma figura importante no escritório de arquitetura, principalmente quando se trata de uma empresa. Isto porque o profissional poderá atuar em diversas etapas do processo de criação do escritório de arquitetura, desde a formação do contrato social até as relações trabalhistas que chegam posteriormente a serem resolvidas, passando pelos contratos de honorários.

Algumas características serão fundamentais na contratação deste profissional, como boas referências e disponibilidade para atuação em tempo necessário ao que o empreendedor necessita.

Estar tão próximo de uma empresa é tarefa para profissionais de confiança, e isso podemos estimar a partir das referências dos candidatos a ocuparem o cargo de advogado no escritório de arquitetura. Uma seleção deverá ser feita, levando em consideração os trabalhos anteriores destes profissionais, assim como seu currículo acadêmico, pois é muito importante para o escritório de arquitetura.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Muito interessante!

    Sou Técnico em edificações, graduado em Ciências Contábeis e estudante de engenharia civil. Hoje abrindo uma empresa de construção civil, vejo o tema aboradado como fonte de conhecimento para o desenvolvimento da empresa.

    Grato,
    Jackson Macedo

DEIXE UMA RESPOSTA