Como Abrir Uma Empresa de Aluguel de Máquinas Para Obras

Como Abrir Uma Empresa de Aluguel de Máquinas Para Obras
Como Abrir Uma Empresa de Aluguel de Máquinas Para Obras

A construção civil engloba a produção de casas, edifícios, barragens, pontes, estradas e outros tipos de infraestruturas, que é feita por uma grande gama de profissionais de diversas especialidades, com tecnologias e equipamentos associados. Antigamente, víamos uma grande quantidade de trabalhadores desempenhando papéis que hoje em dia são feitos pelas máquinas, que auxiliam muito no decorrer das construções gerando rapidez e resultados satisfatórios. A empresa de aluguel de máquinas para obras surgiu a partir destas necessidades que as grandes construções possuem de dar prosseguimento eficaz e rápido a obra, movimentando uma grande quantidade de capital no Brasil.

As construtoras vêm alugando ou comprando muitos equipamentos, e isto acaba aumentando o mercado de empresa de aluguel de máquinas para obras, já que a compra de equipamentos, muitas vezes, torna-se inviável a partir dos altos custos da produção. As locadoras vêm se especializando e atendendo melhor as demandas dos clientes. Equipamentos de pequeno, médio e grande porte podem ser locados a partir de valores diferentes com a concessão de descontos e outras vantagens para atração do consumidor, constituindo uma excelente maneira de aumentar os negócios.

Mercado de empresa de aluguel de máquinas para obras

Levando em consideração algumas das maiores Empresas de aluguel de máquinas para obras podemos observar que estão em atividade há muito tempo, em sua grande maioria. A partir de observações descobrimos que é viável que o empreendedor iniciante comece a trabalhar num negócio como este, com grandes chances de prosperar no mercado. Os produtos são incorporados no dia-a-dia da construção civil que a cada dia está crescendo aceleradamente, principalmente em algumas regiões do país em específico que dispõem de bairros e locais estratégicos cheios de obras e em expansão radical. O principal cliente de empresa de aluguel de máquinas para obras está na construção civil e a partir das novas ideias relacionadas a sustentabilidade é necessário que toda a produção seja devidamente regrada para não emitir gases estufa na atmosfera.

Uma forte tendência no setor de empresa de aluguel de máquinas para obras é que as novidades de locação de equipamentos vêm atraindo a atenção de várias nacionalidades estrangeiras. De um tempo para cá, grandes redes de locadoras vieram se aproximando do Brasil e começam a fazer negócios, principalmente na compra de equipamentos e máquinas entre 50 ton e 70 ton. As empresas nacionais estão geralmente mais especializadas em atender o varejo do setor, enquanto as estrangeiras têm maior afinidade com a compra por atacado.

A concorrência é uma questão muito complexa envolvendo o mercado e antes de tudo deve estar associada a uma grande pesquisa de localização e outros aspectos que vão determinar as prioridades do empreendedor, as estatísticas que apontam as melhores condições de desenvolvimento do trabalho e os riscos que podem acontecer dentro disso.

Localização de empresa de aluguel de máquinas para obras

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O desenvolvimento de uma empresa necessita de condições adequadas e uma infraestrutura viável. Independente da localização deve-se ter noção da quantidade de equipamentos, os espaços que terão de serem reservados para sua entrada e saída, a facilidade no acesso e as dimensões de tudo isso.

O Plano Diretor Urbano (PDU) do município é uma lei que determina se a atividade pode acontecer em determinado endereço, ou seja, se o empreendedor pode começar a montar seu negócio de empresa de aluguel de máquinas para obras naquele determinado espaço. Este é o passo número 1 do início do empreendimento, e o empreendedor deve ir até a Prefeitura da cidade escolhida como sede para verificar esta possibilidade.

Estrutura de empresa de aluguel de máquinas para obras

A estrutura básica para uma empresa de aluguel de máquinas para obras deve ter no mínimo 200 m² disponíveis para o armazenamento de produtos volumosos que precisam de bastante espaço para serem manipulados, limpos e guardados quando não estejam sendo utilizados nas obras. Podemos dizer que o ideal é que haja uma separação do terreno em áreas específicas que acomodem bem o empreendimento. O galpão deve estar fechado e coberto para organização do depósito em alguns setores. É essencial que a organização esteja em dia, pois as peças variam em determinados tamanhos e na hora de atender algum pedido dos clientes é muito mais fácil fazer o atendimento.

O empreendedor pode visitar e observar como é a organização e a estrutura de uma empresa de aluguel de máquinas para obras para reproduzir ideias semelhantes e constituir mais experiência.

Equipamentos para empresa de aluguel de máquinas para obras

Os painéis metálicos para andaimes são alguns dos equipamentos necessários para uma empresa de aluguel de máquinas para obras. Consistem em painéis metálicos, tubos de aço, escadas, guinchos, guarda-corpo, pisos metálicos, sapatas e outros. A concretagem e compactação fazem parte de um processo fundamental nas obras e estão bem representadas pelas alisadoras de pisos, betoneiras, compactadores, placas vibratórias e vibradores de imersão.

Os equipamentos para limpeza são os aspiradores de pó, compressores de pintura, enceradeira, lavadora e politrizes. Para a marcenaria, lixadeiras angulares, lixadeiras orbitais, plainas, serras tico-tico, serras-madeira. Os equipamentos de corte são cortadores de porcelanato, cortadores de piso, serras mármore e policortes. Motores e geradores de bombas embora muito perigosos também são muito negociados, como bombas submersas, bombas sapo, motobombas e outros. Para a demolição e furação, utilizamos equipamentos um pouco mais pesados como furadeiras, parafusadeiras, rompedores e marteletes.

Empresa de aluguel de máquinas para obras – Cuidados

É de incrível necessidade que haja um cuidado enorme com a manipulação dos equipamentos da empresa de aluguel de máquinas para obras, primeiramente no círculo dos funcionários, que devem ser treinados e especializados em lidarem com este tipo de perigo. É muito comum que objetos como estes causem ferimentos, e o empreendedor deve investir numa equipe de segurança de trabalho e em educação para os funcionários, visto que a área de trabalho deve ser respeitada e tratada com muita atenção para o bem estar do patrimônio, pessoal e coletivo.

Os clientes devem ser instruídos a partir da locação dos equipamentos sobre a melhor forma de utilizá-los. O estabelecimento tem uma grande responsabilidade ainda com a manipulação da informação que chega ao consumidor, que deve estar a par de informações e riscos.

Investimentos de empresa de aluguel de máquinas para obras

O investimento varia muito de acordo com o porte e as dimensões que o empreendimento tomará. O quantitativo disponível pelo empreendedor é certamente o parâmetro mais variável nesta questão. Levando em consideração uma empresa de aluguel de máquinas para obras de pequeno porte para atender pequenas obras de construção civil, seria necessário um investimento mínimo de 320 mil reais aproximadamente. Relacionamos o empreendimento a uma área de 200 m² e com a aquisição do veículo incluída nos valores exibidos. É claro que isto serve apenas como uma base para o empreendedor iniciante se organizar e perceber se realmente tem condições de arcar com os gastos que o empreendimento requer.

Pessoal – empresa de aluguel de máquinas para obras

A partir de duas pessoas para o processo de transporte de andaimes já se pode começar uma empresa de aluguel de máquinas para obras. Deve-se ter em vista que o pessoal seja treinado para a montagem e desmontagem de andaimes, uma pessoa para o atendimento e as vendas e especialistas em recursos humanos e alguém responsável pela parte administrativa.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Olá!tenho uma assistência técnica de motores bombas e ferramentas elétricas em Aracajú Sergipe e esporadicamente também alugo alguns equipamentos.Gostaria de saber se este tipo de segmento paga-se imposto?
    Atenciosamente Wanuza Rothmund

DEIXE UMA RESPOSTA