Como montar uma loja de alimentos congelados

Por:

Como montar uma loja de alimentos congeladosMontar uma loja de alimentos congelados e sair da informalidade do ramo de comidas congeladas é um desafio que vale a pena. O motivo alegado por alguns para continuar na informalidade são os custos com a abertura da empresa e outros processos de legalização.Uma opção para formalizar o negócio é se tornar um empreendedor individual, ideia válida para aqueles empreendedores que já iniciaram vendas no ramo de congelados de forma artesanal e o fazem com qualidade, higiene e a admiração dos clientes.

Legalização do Negócio-Microempreendedor individual

Essa nova personalidade jurídica é composta por categorias de profissionais que sempre exerceram suas atividades de forma precária e agora contam com políticas específicas como a gestão de vários assuntos de interesse do microempreendedor no site Portal do Empreendedor como:

  • Alvará provisório, grátis e rápido que é recebido gratuitamente no ato do cadastro no portal;

E benefícios fiscais e previdenciários como:

  • Menos taxas e impostos do que uma empresa convencional e a legislação não exige contador para uma loja de congelados.

A outra vantagem é que para o empreendedor individual, o custo com contratação de um funcionário é menor, pois é devida apenas a contribuição de 8% para o FGTS e 3% para a Previdência.

Formalizar o negócio junto à Previdência dá direitos como o recebimento de auxílio doença, acidente, aposentadoria ou morte.

Organização do Processo Produtivo e Normas Técnicas

A atividade pode oferecer diversos tipos de produtos alimentícios congelados em geral, tais como: massas, carnes, molhos, tortas, salgados e etc.

Para oferecer os melhores produtos de forma responsável e com qualidade, são necessárias algumas providências legais e que fazem com que as operações, funcionamento e vendas deem ao empreendedor um melhor retorno.

Para entrar em funcionamento de forma legal e responsável, a Vigilância Sanitária determinou algumas normas técnicas que maior segurança alimentar para produtos alimentícios de um estabelecimento que oferece produtos congelados.

Uma das normas estabelece que todo comércio de congelados deverá contar com um responsável  pelas atividades de manipulação. Esse responsável deverá realizar cursos com os seguintes temas: Contaminação Alimentar, Doenças transmitidas por Alimentos, Higiene de Alimentação.

Outra norma baixada pela Vigilância Sanitária estabelece orientações quanto às instalações com o objetivo de proporcionar maior higiene e segurança alimentar e resolve que os lavatórios devem ser exclusivos para o local de fabricação dos alimentos. Os sanitários devem ser divididos um para o público e outro para os funcionários em locais alternados e as instalações tanto para fabricação quanto para comércio devem ser revestidas por material liso, impermeável, de cores claras e de fácil higienização. E ainda o ambiente deve ser bem iluminado, ventilado e os funcionários uniformizados.

Para os funcionários as normas de Saúde Sanitária estabelecem que deverá haver no local, um Controle integrado de vetores e pragas urbanas e a água consumida deverá ser potável. Além disso, hábitos de higiene como lavagem das mãos devem ser incentivados pelos empregadores.

Equipe de uma loja de alimentos congelados

A equipe deve ser motivada, incentivada e treinada para atuar com responsabilidade, comprometimento e hábitos de higiene.

É necessário, portanto, que os empreendedores realizam junto com a equipe um trabalho de conscientização quanto às medidas cabíveis para o alcance dos objetivos. Esse processo é educacional, integrador e ao mesmo tempo um processo de valorização dos profissionais, cabendo ao empresário acreditar nos seus funcionários e proporcionar crescimento profissional e clima propício à qualidade dos produtos oferecidos.

Qualidade total em alimentos congelados

No ramo de alimentos congelados existem práticas que se não realizadas custarão a manutenção e sustentabilidade do negócio.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Para a qualidade total dos produtos, o empresário poderá adotar medidas simples e mesmo que o empreendimento não conte com um Engenheiro de Alimentos, a diretoria poderá estabelecer programas de Qualidade e disseminar entre os funcionários.

O tema qualidade nunca foi tão discutido, talvez pelos avanços das iniciativas de saúde, de metrologia e até pelo avanço dos direitos do consumidor, mas pode-se ter a certeza de que em um negócio como Alimentos Congelados a qualidade é essencial não só pelo sabor, mas também por motivos de higiene.

As práticas de qualidade são chamadas de Boas Práticas, pois são iniciativas implantadas depois de estudos e testes, se tornando padrões.

As boas práticas podem ser enumeradas começando pelo recebimento dos alimentos até as atividades de fabricação. As iniciativas seguras e higiênicas no recebimento de matérias-primas podem ser:

  • Primeiro o descarte de embalagens de papelão e madeira do fornecedor para utilização de caixas plásticas limpas, evitando que venham junto com elas insetos.
  • Substitua também sacos plásticos vindos dos distribuidores por potes próprios limpos.

Outras iniciativas deverão garantir que balanças e utensílios utilizados estejam sempre limpos e a temperatura do transporte deverá ser mantida para que os alimentos não estraguem com a mudança de temperatura.

Cada alimento deverá ter um cuidado específico de higiene e conservação, para maiores informações, acesse a apostila completa sobre manipulação de alimentos:

Exigências legais específicas

Para montar uma loja de Alimentos Congelados, os empresários devem obedecer alguns procedimentos legais como o licenciamento pela autoridade sanitária do Estado, do Distrito Federal ou do Município: a autoridade responsável deverá expedir o Alvará Sanitário ou Licença de Funcionamento.

A empresa deverá também elaborar um manual de boas práticas de fabricação que estará sujeito à análise das autoridades da Vigilância Sanitária.

Além das licenças e do manual, os empreendedores deverão também rotular todos os produtos com informações técnicas sobre: lista de ingredientes, conteúdo líquido, validade e outros.

Para maiores informações de como proceder para a elaboração das embalagens, obtenção de licenças e elaboração do manual de boas práticas acesse o site da ANVISA: http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/anvisa/home

Localização de uma loja de alimentos congelados

Antes de escolher uma instalação definitiva, pesquise imóveis que além de estar próximo aos clientes, atenda também as condições de Delivery e entregas de produtos aos restaurantes, bares e outros, dependendo do regime comercial da loja de Alimentos Congelados.

Quanto à localização, lembre-se de que o estabelecimento poderá necessitar de adaptações para adequação do negócio e instalações exigidas pelas autoridades de Saúde Sanitária. Portanto, calcule todos os custos necessários para o devido controle do orçamento.

Para montar uma loja de Alimentos, se faz necessário a observação de todas as normas técnicas e legais e, além disso, a análise e planejamento sobre o Regime de Enquadramento para garantir o sucesso do empreendimento. Nesse processo, a empresa deverá pesar os custos e benefícios, vantagens e incentivos.

Os Regimes de Contribuição possíveis são: o Simples Federal, o recolhimento pelo Lucro Arbitrado, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Que tal aproveitar os dotes culinários e montar uma loja de alimentos congelados?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

5 comentários sobre “Como montar uma loja de alimentos congelados
  1. ivan rosa nascimento disse:

    muito bom, estou pesquisando para abrir uma empresa de massa

  2. marilene lopes disse:

    gostaria de saber mais informaçoes sobre como montar uma fabrica ou uma confecção so de panos de prato bordados a maquina.

  3. noeli ss pinho disse:

    Como montar uma loja de lasanha, o que preciso e qto preciso pra iniciar??

  4. jonas disse:

    quero montar uma pequena distribuidora de cestas basicas…..

    tenho 40% de ideias,mais nao sei como começar…

    tem alguem ou algum site com algum profissional q possa compartilhar tabela com preços de venda e revenda.

    bjs

  5. Tania Madalena F.Fassini disse:

    O que seria necessário para trabalhar em casa fazendo comida caseira congelada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como investir em cemitérios e crematórios de animais

Como investir em cemitérios e crematórios de animais

Cada vez mais os moradores de cidades grandes possuem animais em ...
Como abrir uma empresa de segurança e vigilância

Como abrir uma empresa de segurança e vigilância

Segurança é essencial tanto em residências quanto nas empresas, p...
Como abrir uma empresa de coletores de energia solar

Como abrir uma empresa de coletores de energia solar

A fabricação de coletores de energia solar possui ótimas expectat...

Curta O Novo Negócio!

Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...
Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Neste artigo, veja como conseguir financiamento para o seu negóci...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...
20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)