Como Abrir Uma Empresa de Aulas de Equitação

Como Abrir Uma Empresa de Aulas de Equitação
Como Abrir Uma Empresa de Aulas de Equitação

Andar a cavalo é uma paixão de muitos brasileiros e, além do nosso país, muitos outros têm o costume de ter aulas de equitação para ensinar técnicas aos alunos sobre o esporte e bom relacionamento com os animais.

As aulas de equitação dependem de muitos aspectos para funcionarem e, caso algum empreendedor queira mergulhar neste ramo, é bom que tenha uma base de gastos e do funcionamento do negócio.

O serviço está dentro do setor terciário da economia e oferece como produto as aulas de equitação numa escola que deve formar cavaleiros e amazonas que estejam aptos a desempenharem o esporte dentro de seus obstáculos e modalidades como salto, adestramento, enduro, recreação e complementação esportiva. Para isso, é necessário ter um espaço físico bastante amplo e dispor de alguns cavalos treinados para obter bons resultados e conseguir formar turmas dentro das normas da equitação.

Considerada uma atividade que reúne pais e filhos em sincronia, as aulas de equitação tem bastante pessoas que tem como foco aprender andar a cavalo, saírem do estresse do dia a dia e aproveitar um pouco mais as maravilhas que a natureza oferece. Muitas pessoas usam as aulas de equitação como forma terapêutica no combate às preocupações da vida urbana.

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No espaço das aulas de equitação devem haver aulas teóricas e práticas (que correspondem ao espaço físico na pista e obstáculos). Além disso, a escola de equitação pode locar equipamentos individuais de montaria como botas, capacetes, culotes e etc.  Fazem parte da equipe os profissionais habilitados com reputação no mercado que vão transferir seu conhecimento para os menos treinados formando assim jovens cavaleiros.

Ter uma loja de roupas é pode ser uma ótima opção, porque existem muitos compradores nesta área.

Mercado

O mercado de trabalho está restringido as porções mais ricas das cidades, pois realmente é o que se vê nas pesquisas dos esportes preferidos por esta classe social. Por isso, o segmento é mais direcionado a locais específicos que facilitem o acesso deste tipo de população, mas é obviamente uma grande ideia implantar as aulas de equitação em locais mais humildes.

O desafio pode dar entrada ao pioneirismo e aumento dos lucros, mas quem prefere não se arriscar ainda continua na imposição das estatísticas para chegar a um comércio rentável e mais seguro.

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Olhando do ponto de vista do consumidor, é possível lançar estratégias de marketing e melhorias para a capacitação do novo negócio. Os empreendedores precisam pensar como se fossem consumidores para descobrir o que o público espera deles. O mercado atingido só será conhecido a partir de muito estudo e pesquisas, que pode ser feita em conjunto pela própria equipe das aulas de equitação, liderada pelo empreendedor que deve conhecer a fundo cada detalhe dos negócios relacionados a aulas de equitação.

Você sabe as características do empreendedor? Compare se você tem alguma.

A partir daí, será descoberto a quantidade de pessoas da região que realmente se interessam pelo esporte, sua classe social, idade, renda e os futuros consumidores que estarão por vir.

Divulgação de aulas de equitação

Como em qualquer outro negócio, a divulgação torna-se muito importante e pode se trabalhada de diversas maneiras nas aulas de equitação. Cada um tem o seu ponto de vista e público-alvo específicos, por isso as diferentes formas de entrar em contato com estas pessoas para que, sensibilizadas, consumam o produto, que no caso são aulas de equitação.

A internet é um forte recurso para anunciar este tipo de produto que tem a ver com entretenimento. Além dela, o empreendedor pode ficar a vontade para organizar a estratégia de marketing que mais tem a ver com a necessidade do seu negócio. O não aconselhável é que haja esquecimento dessa parte tão importante do crescimento da empresa, pois pode impedir que as aulas de equitação ganhem mais adeptos, diminuindo os lucros e o sucesso do empreendimento.

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As páginas de esportes nos jornais são uma grande saída para a publicidade do seu negócio. Junto à propaganda de rodeios, moda country e outros temas relacionados, também podem ganhar maior visibilidade.  Caso o empreendedor esteja perdido nesta parte, pode contratar um bacharel em Marketing para dar uma ajuda nesta parte criativa.

Muitas vezes, o marketing pode sair mais caro do que o previsto, por isso é bom não se acanhar e ficar por dentro de valores pensando sempre na relação custo e benefício que move os passos de um bom negócio.

Lembre-se de fazer um bom planejamento de marketing e não abra mão de utilizar email marketing!

Localização do negócio

O local disponível para as aulas de equitação talvez seja o maior imprevisto para conseguir montar o negócio, já que deve ser bem amplo e com capacidade para abrigar os animais.

Se você está pensando em alugar ou comprar um local para as instalações, leve em consideração o fato de que não precisa estar “bem localizado”, afinal, você precisará de muito espaço. Particularmente, aconselho a procurar uma boa imobiliária para encontrar o local certo.

Será necessário também cocheiras, selarias, lugares para guardar rações, farmácia para primeiros socorros, ambulatórios para o tratamento de animais, equipamentos para manutenção dos obstáculos, área de pasto, areial, um escritório para a administração das aulas de equitação e outros locais.

Investimentos de uma empresa de aulas de equitação

Relacionado proporcionalmente  à  quantidade e qualidade dos equipamentos das aulas de equitação, o investimento é variado e depende muito do empreendedor e suas expectativas em relação ao seu negócio.

As aulas precisam de certos equipamentos e estes deverão ser testados por instrutores que também colocam o valor de seus serviços no pacote.  Este tipo de investimento em materiais para as aulas de equitação, incluindo o valor do serviço dos instrutores, está avaliado em mais ou menos R$150.000,00 reais, sem levar em conta o preço do terreno.

Todo o investimento ao abrir empresa de aulas de equitação deve ser precedido de um planejamento financeiro e planejamento empresarial, caso contrário poderá gastar mais do que o necessário.

A área deve ser de no mínimo 100 m² incluindo toda a expansão das aulas de equitação e o preço para conseguir um terreno como este (alugado ou comprado) vai depender e muito de sua localização.

Em termos precisos, podemos dizer que uma escola de equitação fica pronta com R$1.650.000,00 reais. Quanto a hora da aula, isto pode variar devendo sair pela média máxima de R$70,00 reais. Isto porque os inúmeros gastos com profissionais e toda a manutenção desta estrutura geram grandes gastos.

É realmente necessário para o caso de muitos empreendedores que não dispõem de todo este capital inicial que firmem parcerias com outras empresas, semelhantes ou não com a atividade esportiva para impulsionar os ganhos e conseguir firmar um lugar em meio a concorrência.

Além das aulas de montaria, o mesmo espaço pode ser usado para uma série de outras atividades nos horários vagos, e aí vai do empreendedor manipular bem o espaço e estabelecer metas para aumentar a lucratividade.

Você pode utilizar o seu espaço até mesmo para oferecer serviços de alimentação, os quais requerem baixos investimentos e fornecem bons lucros, alguns exemplos:

Vários clubes hoje em dia firmam parcerias com escolas de equitação mandando seus sócios para pagarem mais barato no que diz respeito as horas aulas, o que não deixa de ser uma estratégia de marketing positiva para quem está começando um empreendimento.

Funcionários

É necessário que haja um instrutor de equitação, um monitor de equitação, um zootecnista, um médico veterinário, um zelador, três peões, vigilantes e uma secretária para as aulas de equitação.

Cada profissional terá sua parcela de contribuição para o sucesso do empreendimento já que estão relacionados a segurança tanto dos alunos como dos animais, preservação e bem estar.

Os funcionários que cuidarão dos cavalos devem ter experiência no meio e conseguir tratar a todos os animais da maneira correta. É bom lembrar que os animais não devem ser torturados ou maltratados e que sua integridade está fortemente vinculada ao dono do empreendimento.

Você pode ter juntamente como o seu negócio, uma clínica veterinária.

A fiscalização, tanto local quanto dos órgãos públicos que controlam este tipo de negócio, avaliam as irregularidades e promovem soluções.

Alunos das aulas de equitação

Os clientes das aulas de equitação são geralmente estão compostos por crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O aperfeiçoamento das condições das aulas de equitação para todas as idades é muito importante para assegurar que algum grupo de pessoas que se interesse pelo esporte tenha dificuldades de conseguir realizá-lo.

A maioria dos clientes encara as aulas de equitação como um hobbie, mas há também quem queira treinar como um esporte para viver disso por isso é também viável que haja todas as condições para que os diversos tipos de expectativas dos clientes possam ser supridas.

Começar o negócio 

Para começar o negócio de aulas de equitação, o empreendedor deve conquistar um público de confiança, e para isso o investimento na educação dos instrutores e funcionários é essencial pois transmitem bem estar aos clientes.

Uma boa dica para melhorar a procura é focar em promoções. Você sabe como fazer promoção?

A organização da estrutura física também faz parte do início de um bom negócio e a publicidade citada anteriormente pode ser acrescentada ao empreendimento logo no início, para garantir uma remessa de pessoas curiosas com o esporte as primeiras aulas. O que se deve fazer é mostrar a estas pessoas que a atividade pode ser bem mais divertida do que imaginam, e nesta hora o grau de profissionalismo dos instrutores deixa claro a seriedade e o respeito com o qual tratam o esporte.

Saber passar estas características para a população depende muito de um bom planejamento, de pensar e repensar o projeto junto a toda a equipe, e no final o sucesso compensa cada detalhe calculado que veio a fazer toda a diferença nas aulas de equitação.

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DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

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