Como Abrir Uma Fábrica de Bijuterias

Como abrir uma fábrica de bijuterias
Abrir uma fábrica de bijuterias é um bom investimento para o mercado brasileiro. Veja como começar a fábrica de bijuterias.

Como faço para abrir uma fábrica de bijuterias? O ramo de bijuterias está cada vez mais sofisticado e competitivo, pois as bijuterias são produtos que conquistaram uma clientela fiel, o que parecia só uma moda se tornou um negócio promissor em longo prazo.

As fábricas de bijuterias revendem produtos para serem vendidos por preços bem acessíveis o que atinge diversos nichos de mercado, essa característica possibilita que a fábrica de bijuteria encontre diversas possibilidades de realizar negócios.

As bijuterias são produtos que devem ser produzidos com uso de matéria-prima que esteja na moda e que admita se trabalhar com vários modelos o que torna a produção versátil e os custos mais baixos.

Mercado da fábrica de bijuterias

A vantagem de se produzir bijuterias é que a produção admite diversas possibilidades, pode-se produzir como empreendedor individual de forma artesanal pode-se produzir com uso de técnicas e máquinas industriais ou a produção com processos semi-industriais.

Antes de abrir o negócio de bijuterias os empresários devem avaliar quais suas possibilidades de montagem de estrutura, investimento com máquinas, espaço, colaboradores e outros.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O mercado para bijuterias atinge um público-alvo formado por mulheres de todas as idades, classes sociais, um mercado formado também por homens, pois podem ser produzidas bijuterias masculinas.

É importante, porém que a fábrica ofereça uma diversidade de produtos que atenda mais de um nicho de mercado com bijuterias para consumidores de todas as idades variando o estilo e os modelos das peças.

Organização do processo produtivo na fábrica de bijuterias

Para cada tipo de estrutura o empresário terá um investimento específico, como também uma gestão de processos específica que variará de acordo com o maquinário, com as possibilidades de gastos, com volume de produção e de acordo com as técnicas utilizadas.

Quando a produção for realizada de forma artesanal, os investimentos serão mais baixos, o volume de produção será menor e por isso a estrutura será mais viável.

Lembrando que mesmo os empresários que produzem de forma artesanal têm também a possibilidade de expandir mercados e vender suas bijuterias até para o exterior.

Para trabalhar com bijuterias de forma artesanal é necessário que o empresário (a) tenha a sua disposição utensílios como: máquina de costura, mesa de montagem, balança, estante, armário com organização de itens para bijuterias.

A produção industrial de bijuterias exige uma maior estrutura e um maior número de pessoas, a produção é mais padronizada, o nível de personalização é baixo e o volume de produção maior.

Portanto, para trabalhar com a produção industrial os empresários do ramo de bijuterias devem trabalhar com os equipamentos:

  • Mesas para esmaltação;
  • Fornos para metais;
  • Máquinas automáticas para solda e dobragem;
  • Máquinas para retorcer fios e perfis;
  • E outros equipamentos úteis.

Ao todo são utilizados cerca de 20 equipamentos diferentes para a produção industrial.

Fornecedores da fábrica de bijuterias

Os fornecedores de equipamentos, acessórios e matéria-prima para montagem de bijuterias têm uma grande demanda, pois o mercado é bem aquecido por produtores de bijuterias.

Esses fornecedores destes artigos costumam serem os próprios fabricantes, a vantagem é que comprar diretamente de fabricantes o que diminui os preços.

Marketing na fábrica de bijuterias

Um ótimo canal de vendas e divulgação do produto com certeza é a internet, pois por este canal é possível possuir um acesso maior de clientes  e empresas interessadas em comprar bijuterias.

Então elabore um site com ótimas fotos das bijuterias, escolha as melhores peças do estoque e venda de acordo com a estratégia da empresa.

Se for estratégia da empresa vender para clientes então ofereça pelo preço normal de venda, se a intenção é vender para lojistas o preço deve ser reduzido e as condições de quantidade e valor das compras negociadas.

Tenha uma gestão de relacionamento com o cliente que torne o cliente fidelizado seja cliente final ou empresa varejista.

No dia a dia da empresa os empresários acabam descobrindo com experiências não muito satisfatórias como é importante o relacionamento com o cliente.

Por isso damos algumas dicas:

●       Faça do relacionamento com os clientes uma maneira de descobrir o comportamento de vários nichos de mercado;

●       Reforce os sistemas de comunicação utilizando diversos meios e ferramentas;

●       Mantenha o cliente sempre informado, para isso organize newsletter com todas as novidades;

●       Saiba identificar potencial consumidor e clientes estratégicos para a empresa;

●       Aproveite todas as informações para aperfeiçoar o produto.

Estoques da fábrica de bijuterias

Para uma eficiente gestão de estoques é necessário separar o estoque com o sistema ABC, por esse sistema é possível organizar a compra de estoques de maneira sistemática e com maior economia e sem perdas de estoque necessário para a produção.

No sistema ABC, os produtos A são aqueles mais caros, mais valorizados e difíceis de encontrar e são usados em menor quantidade, um exemplo são as pedras semi-preciosas e outros.

Os produtos B podem ser aqueles acessórios que têm um custo menor e que são utilizados para montagem de bijuterias mais sofisticadas.

Já os produtos C são aqueles baratos e que devem ser mantidos em grande quantidade no estoque, esses produtos podem ser os caninhos, fios metálicos, pinos, miçangas e outros artigos que são utilizados em maior escala.

Diferencial da fábrica de bijuterias

O diferencial para a produção de bijuterias é oferecer uma diversidade de produtos com vários elementos, cores e modelos  e ainda oferecer uma fabricação personalizada, com bijuterias encomendadas, e para personalizar a produção fique atento aos custos e ao tempo despedido, cobre mais pelas peças personalizadas.

Uma dica para não aumentar os custos em função da personalização de produtos é utilizar matéria-prima e artigos já existentes no estoque.

Capital de giro da fábrica de bijuterias

As atividades operacionais como vendas, compras e atividades administrativas que fazem parte da rotina da empresa, atividades desde a compra de lanches para colaboradores até a compra de embalagens que não se encontram disponíveis no estoque, essas atividades, portanto, requerem despesas e custos, e por isso é necessário que a empresa conte com um capital de giro.

Para que a empresa tenha saúde financeira o capital de giro é utilizado para obrigações de curtíssimo prazo o que não compromete o capital utilizado para obrigações de curto e longo prazo como novos investimentos e obrigações com os fiscais e trabalhistas.

Nesse aspecto tem-se que o fluxo de caixa deve manter o ciclo de caixa, ou seja, o prazo em que se produz, vende e recebe fazendo com que o fluxo de caixa cumpra obrigações do capital de giro e ainda reservas de capital.

Detalhadamente descrevendo a empresa precisa de capital de giro e ao mesmo tempo não pode comprometer suas economias.

Fábrica de bijuterias e feiras de bijuterias

Para empresários interessados em abrir uma fábrica de bijuterias a atualização sobre as tendências da moda e do mercado é primordial, por isso é necessário que os empresários visitem feiras e exposições constantemente.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA