Como abrir uma empresa de aluguel de utensílios para festas e eventos

Por: Vinícius Gonçalves

Como abrir uma empresa de aluguel de utensílios para festas e eventosO mercado de eventos não para de crescer. O Serviço Nacional de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) informa que esse setor movimenta R$3,7 bilhões por ano. Sendo assim, é uma ótima oportunidade de negócio e os empreendedores que estão querendo entrar nessa área não têm tempo a perder. Uma boa dica para quem pretende ingressar nesse ramo é abrir uma empresa de aluguel de utensílios para festas e eventos. Mas como fazer isso? 

O mercado de aluguel de utensílios para festas e eventos

Como já foi citado, as cifras são enormes quando se trata de festas no Brasil. São tantas oportunidades que parece ter espaço para todo mundo. Hoje em dia, as empresas possuem parcerias e o mercado funciona como um grande quebra-cabeça: cada empreendimento oferece um tipo de serviço e no final os clientes têm a sua festa montada com bastante perfeição ou quase isso.

Contudo, não é tão simples assim: em cada peça desse grande mosaico há muitas empresas atuando, atendendo os mesmos tipos de clientes e por isso quem deseja entrar nessa área de atuação precisa colocar um diferencial para conquistar a clientela.

Como identificar o diferencial do aluguel de utensílios para festas e eventos através da análise da concorrência

A concorrência, portanto, é bem grande conforme já foi demonstrado, mas é preciso analisá-la antes de tudo, até mesmo para identificar o que pode ser diferenciado no aluguel de utensílios para festas e eventos.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso .

Para conhecer os concorrentes, é interessante saber se eles atuam na região onde se pretende trabalhar e como trabalham. Verificar as qualidades e defeitos é importante para poder criar ideias de como o novo empreendimento pode nascer já com sua marca única.

Seja na quantidade dos produtos, na qualidade deles, no atendimento ou em uma publicidade falha, é essencial que o dono do negócio repare esses pontos a fundo, um por um, para identificar o que poderia ser mais bem aproveitado.

E nos casos em que o serviço é perfeito, como deve proceder aquele que pretende abrir um novo negócio no ramo de aluguel de utensílios para festas e eventos? É preciso então verificar quais clientes não são atendidos por esses ou que poderiam ser com mais enfoque, criando então uma célula de mercado.

Quem são os clientes de aluguel de utensílios para festas e eventos

Aqueles que vão alugar utensílios para festas e eventos são os donos de buffets, de casas de festas, organizadores de eventos e também as pessoas físicas. Todos esses são basicamente os clientes desse tipo de empreendimento.

Para um trabalho mais eficiente, o empreendedor pode focar em quem será o público-alvo, por exemplo, no caso de buffets, a quantidade de produtos exigida por eles é bem maior do que as pessoas físicas. Portanto, sabendo quem é a clientela a fundo ficará mais fácil para planejar as compras e manutenção dos produtos a serem oferecidos no aluguel de utensílios para festas e eventos.

Quais são os produtos oferecidos em uma empresa de aluguel de utensílios para festas e eventos

Os produtos da empresa de aluguel de utensílios para festas e eventos variam bastante em quantidade e material. Podem ser bandejas, travessas, saladeiras, barcas, porta-torta, balde de champagne, base para fogareiro, cuba, rechaud, suportes em geral, porta-guardanapo, talheres, assadeiras, canecas, copos, taças, caldeiras, panelas, fruteiras, cestos, pratos, pires, porta couvert, bomboniere, centro de mesa, carrinho para transporte de pratos, estufas, forno elétrico, fogão, botijão de gás, escorredor de macarrão, frigideira, tacho, caldeirão, caçarolas,, assadeira, ralador, canecos, bule, conchas, espumadeiras, pegador de sorvete, socador de caipirinha, porta patê, porta sache, tábua para frios, mesas, cadeiras, puffs, sofás, miniaturas, biombo, gennoflexório, castiçal, banquetas, bar balcão, colunas de ferro, toalhas, capas cadeira, chalés, guardanapos de pano, caminhos de mesa, cobre manchas e muito mais.

Como fazer a publicidade do empreendimento de aluguel de utensílios para festas e eventos

Como o setor de eventos está bem consolidado, existe então uma mídia bem forte que trabalha somente para o público que procura serviços e produtos para festas. Sendo assim, fica bem mais fácil para o empreendedor atingir os seus clientes no aluguel de utensílios para festas e eventos.

Contudo, mesmo dentro de um universo que trata de trabalhar em torno de comemorações, o dono do negócio precisa saber quem são os seus clientes e onde eles estão para que a propaganda possa chegar a eles com bastante eficiência.

Outra orientação é construir um site, pois no mundo atual tudo está na internet. As informações devem estar da forma mais clara possível, com a arquitetura da página eletrônica tão fácil em que o cliente possa encontrar o que deseja com até três cliques. As fotos dos produtos precisam estar disponibilizadas para que a clientela possa ter maior proveito na visita e entrar em contato com a empresa de locação. Já se foi o tempo em que as informações eram dadas somente na loja. Hoje em dia, se o empreendedor desprezar a internet poderá perder para aquelas empresas que disponibilizam tudo on line.

Essa plataforma deve ser usada a favor daqueles que estão começando os seus negócios e as redes sociais, tais como Facebook, Orkut e Twitter também são ótimas para atingir a clientela.

Se antigamente a publicidade é uma só para um grande público, hoje ela está personalizada, em que os clientes podem interagir com o dono do empreendimento e isso ocorre exclusivamente na internet. Por meios das comunidades virtuais, os interessados podem tirar dúvidas, ter mais esclarecimentos, conversar com o dono do empreendimento de aluguel de utensílios para festas e eventos, algo impensável até a alguns anos. Por conta dessa configuração, atingir os clientes fica mais fácil, mas é preciso também ter muita atenção, pois eles também são bem exigentes.

Localização da empresa de aluguel de utensílios para festas e eventos

A empresa de aluguel de utensílios para festas e eventos deve estar próxima aos seus clientes e precisa estar bem localizada: próxima ao transporte público, em lugar com amplo estacionamento e espaço para carga e descarga (já que o trabalho envolve utensílios muitas vezes que ocupam bastante espaço), em rua iluminada, asfaltada adequadamente (muitas vezes os clientes alugam materiais de cristais e vidros e caso a rua esteja em péssimas condições, os produtos pode ter o risco de serem quebrados no transporte, no momento em que o veículo passar por buracos, por exemplo), com sérvios adequados de luz, gás, água e internet, além de muita segurança para os clientes sentirem-se bem.

Quanto aos aspectos legais, o empreendedor deve confirmar se tal atividade pode ser exercida onde pretende, se existe permissão da Prefeitura para tal, se pode haver colocação de letreiros e se os impostos do imóvel estão em dia.

Dicas de negócio de aluguel de utensílios para festas e eventos

Os interessados em abrir uma loja de aluguel de utensílios para festas e eventos devem gostar muito desse tipo de mercado porque aqueles que contratam o serviço são extremamente exigentes e se não tiver uma afinidade e entendimento por parte do empreendedor, simplesmente não suportará e desistirá.

Como se trata de festas e muitas vezes essas são o sonho do cliente, como casamento para a maior parte das mulheres, além da clientela ser exigente, ela também quer conversar, quer conhecer o produto a fundo e como o serviço é feito. Dessa maneira, o dono do negócio de aluguel de utensílios para festas e eventos precisa ter muita paciência e bastante atenção com os seus clientes.

Outra orientação àqueles que querem oferecer esse tipo de negócio é saber de tudo o que está acontecendo e uma forma de chegar a esse tipo de esclarecimento é frequentando as feiras, que acontecem em diversos estados brasileiros. Nelas, há as últimas novidades do mercado com muitos stands de gente que já está atuando há tempos. Depois que a empresa de aluguel de utensílios para festas e eventos estiver estabelecida, essas feiras poderão ainda servir como uma fonte de publicidade, de tornar o empreendimento conhecido por todos.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

Artigos Que Você Pode Gostar:
Filtrar
Post Page
Finanças Empreendedorismo Vendas
Sort by

FIQUE ATUALIZADO

Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!


4 comentários sobre “Como abrir uma empresa de aluguel de utensílios para festas e eventos
  1. JOILSON AMORIM disse:

    ESTOU ABRINDO UM BUFFET, GOSTARIA MAIS DE DETALHES. JOÍLSON AMORIM.

  2. lilian rossany gomes dos reis disse:

    gostaria de detalhes para abrir uma loja de alugueis de materiais de festas

  3. Edilzo Cirilo de Almeida disse:

    estou abrindo uma loja de frios,gostaria de mais detalhes. Edilzo cirilo

  4. Marli Demaso de Souza disse:

    Estou pensando em abrir um aluguel para buffet,porque já tenho o local.Gostaria de saber quanto vou gastar,e como funcina.Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Dúvidas? Conte Comigo!

Vai Abrir Um Negócio?

Como Formar Ideias de Negócios Vencedoras?

Como Formar Ideias de Negócios Vencedoras?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...
3 Maneiras Simples Para Aumentar Suas Vendas Rapidamente

3 Maneiras Simples Para Aumentar Suas Vendas Rapidamente

Se eu te falar que existem 3 indicadores indispensáveis para se o...
Sua Ideia De Negócio É boa? A Resposta Definitiva!

Sua Ideia De Negócio É boa? A Resposta Definitiva!

É difícil uma vez que converso com um aspirante a empreendedor se...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...

Conheça A História Do Claudenir…

Como montar uma empresa de reforma de estofados

Como montar uma empresa de reforma de estofados

Os sofás, continuamente, vão ficando velhos, perdendo seu confort...
Como iniciar um serviço de pintura residencial

Como iniciar um serviço de pintura residencial

Saiba o passo a passo para iniciar um serviço de pintura residenc...

Curta O Novo Negócio!

Você Quer AUMENTAR Em 50% As Chances de SUCESSO do Seu
Futuro NEGÓCIO ???

OU espere até que seja tarde demais...

Preencha Abaixo Para Começar Agora:

Verifique Seu Email Agora Para Baixar O Brinde.


Pesquisa Do IBGE Revela: Metade Das Empresas Sobrevive No Máximo 3 Anos.

Descubra Como Evitar Cometer Os Mesmos Erros Destes Empresários!

(Ou Espere Até Que Seja Tarde Demais)

Baixar Grátis Agora!

GRÁTIS: 11 Maiores Erros Que Você Deve Evitar Para Não Quebrar!