Como montar um sacolão

Como montar um sacolãoConfira abaixo em nosso artigo como fazer para montar um sacolão em sua cidade. Quem não gostaria de comprar todos os artigos da feira, como frutas e legumes, ao mesmo preço? Essa é a ideia do sacolão, ramo de empreendimento que existe em diversas cidades do Brasil, mas não é tão popular na região Nordeste, onde a feira livre ainda é mais comum para a compra de frutas e verduras. Este modelo de empreendimento é bem antigo no país, surgiu nos anos 70 em Minas Gerais e foi se expandido para o Sul e Sudeste, tendo como base a negociação de frutas e verduras, itens que são mais em conta para fazer este tipo de negócio gerar lucro. A ideia é o cliente pagar o mesmo valor por tudo (ou valores mais baixos que o praticado em supermercados) e encher a sacola com o que quiser, por isso o nome sacolão.

Montar um sacolão é uma boa opção se for feito de forma a oferecer um produto de qualidade e que valha a pena para o cliente. Como são vendidos frutas e verduras, é importante que seja reabastecido todos os dias e tenha bons preços para compensar a ida do cliente a um local menor que um supermercado e com pagamento à vista, em dinheiro ou cartão de débito, o que já é uma desvantagem para muitos clientes que preferem abastecer a dispensa da residência com cartão de crédito.

Em geral, a montagem de um sacolão pode ser uma excelente forma de negócio, se for bem planejada e se os produtos a serem comprados gerarem um lucro para o dono do empreendimento. O ideal é que se mantenha os preços baixos sem comprometer o lucro por alimento, para assim ganhar clientes e poder gerar a sua renda mensal para investir em mais produtos com um volumoso capital de giro.

Passo a passo para montar um sacolão

O primeiro passo é saber quem são seus concorrentes diretos, que são os mais fortes: supermercados e feiras livres. Só é possível concorrer com uma grande rede de supermercado se valer a pena para o cliente, por isso a importância de frutas e verduras frescos, pois caso contrário a preferência é fazer o pagamento apenas no fim do mês. Para a dona de casa e até lanchonetes e restaurantes, o que importa é uma fruta fresca e de qualidade todos os dias, sendo neste ponto que o sacolão irá ganhar o cliente.

As feiras livres também são seus concorrentes diretos, que tendem a vender frutas, verduras e legumes frescos, mas não ocorrem todos os dias da semana. Por isso, tente manter-se abaixo do preço das mesmas, sempre fazendo uma pesquisa de preço para compensar o cliente pela ida ao seu estabelecimento.

Melhor ponto para montar um sacolão

► DICA IMPORTANTE!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias em um chute!


Os sacolões geralmente são montados em bairros populares e mesmo nos de luxo, já que a classe média e alta também são adeptas em comprar em tais estabelecimentos. O sacolão deve ser próximo a uma região de moradias residenciais. Outra dica é optar por um local que tenha estacionamento ou uma rua que o permita estacionar próximo, para em caso de fazer grandes vendas ou de eventuais clientes se dirigindo para casa em veículos. Mesmo sendo um comércio bairrista, não se pode ignorar clientes que venham de carro.

A melhor maneira de se localizar é ficar no caminho entre a feira livre e a casa da maioria dos moradores do bairro. Opte por estar entre os dois para que se tenha que passar pelo seu ponto, uma forma de entrar em uma concorrência indireta e ao mesmo tempo fazer com que o cliente opte pelo seu estabelecimento sem perceber, por encurtar a distância das compras. Evite também a mesma rua de supermercados e pequenas quitandas.

O ideal é escolher pontos bem visíveis como ruas movimentadas, próximo a paradas de ônibus ou lojas do bairro como armarinhos e aviamentos, pequenas lojas de presentes, de forma que o local seja visitado também indiretamente por pessoas que já estão procurando o endereço para comprar algo.

Estrutura para montar um sacolão

Um sacolão se assemelha bastante a uma barraca de feira livre ou à área de venda de verduras de um supermercado. É preciso apenas balcões abertos, que podem ser em madeira, ou caixotes em plástico para acomodar os diferentes itens. Como a venda é feita geralmente por quilo, é preciso ter também uma balança de precisão de modelo especializado em pesagem de produtos. Há modelos que custam em média R$ 4 mil que fornecem ainda saída de etiqueta marcada com o valor para pagamento, mas este item é dispensável, uma simples já está de bom tamanho.

É preciso ter ainda sacolas para vendas das frutas e verduras. Uma dica é investir em sacolas reutilizáveis com o nome do seu estabelecimento para os clientes adeptos de produtos sustentáveis.

O investimento inicial de um sacolão

O valor a ser investido inicialmente vai depender do porte do empreendimento e da gama de produtos, ou seja, variedade de frutas e verduras que se vai comprar, além do tipo dos produtos, se comuns ou orgânicos. O ideal é que se tenha em mãos R$ 20 mil para aluguel do espaço, montagem do ambiente e investimento em produtos. Para um local que tenha mais de 50 metros quadrados, o capital inicial do sacolão pode dobrar de valor.

Produtos a serem vendidos no sacolão

Aqui se trabalha com o básico, que seriam frutas e verduras para consumo em geral. São itens básicos a serem vendidos em um sacolão: tomate, cebola, pepino, alho, alface, cenoura, beterraba, batata, pimentão, entre outros legumes e temperos. Em frutas, os mais vendidos são maçã, uva, banana, laranja, mamão, pêra, maracujá e manga. Estes são os básicos, mas nada impede que mais itens sejam vendidos, vai depender bastante do dono do empreendimento e do público.

Por isso, é bom para quem está neste ramo de negócios investir em atendimento ao público e ouvir os clientes para saber quais vegetais e frutas eles gostariam de ter como opção para compra. Além disso, dependendo do bairro onde esteja instalado o sacolão, o empreendedor pode investir em alimentos orgânicos e itens de culinária especiais ou importados, que são mais caros, mas geram um bom lucro.

O ideal é que se tenha fornecedores diários, para que os alimentos a serem vendidos estejam sempre frescos e com boa qualidade, mas caso não consiga desta forma, invista em fornecimento a cada dois dias com distribuidores diferentes para garantir sempre vegetais frescos, principalmente com as folhagens.

Ficou interessado em montar um sacolão? Deixe seu depoimento!

5.00 avg. rating (98% score) - 11 votes

 

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

58 COMENTÁRIOS

  1. _Ola,quero abri um sacolão,quero conhecer mais do assunto,saber qual melhor forma de armanezamento de cada produto a venda,tanto nas vascas como no deposito,qual a melhor forma de ventilação do ambiente sem prejudicar a mercadoria e etc…me ajuda ae por favor..
    atenciosamente obrigado Paulino.

  2. Caros amigos. Também gostaria de abrir um negócio assim. Gostaria de saber mais sobre o assunto. E para quem estiver interessados em uma sociedade e dividir lucros entre em contato.

  3. gostaria de saber quanto custaria pra montar um sacolão pequeno “sacolinho”. eu não disponho de muito capital. desejo montar em minha propria casa. o espaço será um quarto que vou desativar para este fim. 3mts por 2 mts.

  4. gostaria de ter ideias, pois estou querendo montar meu proprio sacolão. atualmente trabalho como auxiliar de admintrativo em uma empresa que monta camaras frigorificas.
    estou no aguardo de algumas sugestões.

    grata,

    • Comecei com 3.000 e coragem para trabalhar e pagar o aluguel no mês seguinte! A loja que aluguei já era um sacolas falido, meu marido já trabalhava no ceara de vendedor então paguei os três mil do ponto e comprei mil reais de frutas e legumes, minha prioridade era atender bem os novos clientes, sou muito comunicativa aí ganhei a clientela de primeira! Tenho 2 concorrentes perto e nao tem atendimento igual ao meu!estou 4 anos, jja conquistei alguns objetivos! Trabalhe se demais! Agora já me planejei e tiro folga de 15 em 15 dias para lazer! Tiro ferias 15 dias por ano!siga em frente nao tenha medo, faca a escolha do ponto certo! E uma dica ideal e comprar no ceara todos os dias mercadorias fresquinhas! Boa sorte!

  5. gostei muito das dicas! Estou fazendo varias pesquisas porque pretendo em breve montar o meu proprio estabelecimento, mas preciso adquirir mais conhecimento.
    As dicas me ajudaram muito, quero agradecer por tudo!

  6. estou com pensamento em montar um sacolão, de porte medio com um capital de 30 mil reais, sera que esse valor dara para mim começar? o ponto é em um bairro novo e sem concorrencia, aguardo seu retorno.

    • O ideal e você comprar todos os dias com o dia a dia vc vai controlando o que sai mais e menos! A couve quando sobra muito eu corto todinha coloco em saquinhos bem fechados na geladeira coberto com plástico preto! Sai rapidinho no dia seguinte,os clientes querem facilidade!o jiló e um grande vilão de perda, uma dica quando ençerrar o expediente cubra com folhas restante de repolho as vezes funciona mas no calor nada segura ele verrino!quiabo? Ensacou , endurecer, o ideal e nao ensacar fica duro rapidinho e os clientes no dia seguinte reclamam avessa!venda um pouquinho mais caro e as pessoas escolhem a vontade sai tudo!

      • BOA TARDE LUCIANA,
        Então eu quero abrir um comercio tipo sacolão, mais eu quero montar em uma cidade com 17 mil habitantes e o Ceasa mais próximo da 100 km, será que daria para mim abrir?

  7. Pretendo montar um pequeno sacolão em Maceió AL e gostaria de obter informações, já tenho uma noção pois já tive um sacolão no interior de SP. Porém no nordeste penso que a coisa é diferente.

  8. ola, quero abri um sacolão, quero conhecer mais do assunto, saber qual melhor forma de armazenamento de cada produto a venda, tanto nas vascas como no deposito, qual a melhor forma de ventilação do ambiente sem prejudicar a mercadoria e etc me ajuda ae por favor..
    atenciosamente obrigado bruno

  9. Boa tarde pessoal. Esta idéia de trabalhar com verduras e legumes também perpetua muito na minha cabeça. Como tenho um trabalho fixo, estou quase pondo em prática uma solução que achei para este ramo de atividade. Fazer um ” Horti Home “. Levar até o cliente em sua residência. Ainda não pus em prática por faltar um empurraozinho de incentivo, mas acho uma boa idéia e rentável. Trabalhar com produtos de qualidade é fundamental. Se alguém achar a idéia bacana, mande um e-mail para críticas. Abraços

  10. Estou pensando em abrir um pequeno sacolão em minha cidade, Uberlândia. Nunca abri nada para mim, será que é um bom negócio, uma vez que estou na área de vendas de batatas palhas há mais de um ano e sou autônomo?

    • Se vc tem disposição para trabalhar, vale a pena sim!trabalha se muito mas vale a pena!siga em frente e um ótimo negocio! Escolha o ponto certo , frutas e legumes fresquinhos e bom atendimento nao tem como dar errado!

  11. Quero montar um sacolão e gostaria de saber sobre distribuidores de frutas, verduras, legumes, se é viável colocar legumes cortados, prontos e embalados e custo-benefício.

  12. Bem, eu tenho interesse em abrir, não um sacolão, mas sim, uma quitanda aqui no meu bairro. Queria saber como manter as verduras e frutas sempre bonitas e como e onde conseguir um entregador.
    Me deem uma dica, por favor !!

  13. Estou querendo montar um sacolão, mas não tenho capital, será que tem algum banco que possa fazer empréstimo para quem quer montar um negócio?

  14. Boa noite!
    Estou pretendendo abrir um sacolão no bairro onde moro, e estou pesquisando bastante sobre o assunto. Gostaria de saber se tem como eu calcular (mais ou menos) quanto tempo irá demorar para que obtenha o retorno do investimento inicial. Obrigada

  15. Saudações!! Estou com projeto de abrir uma loja com base em produtos de hortfrut. Desejo saber a melhor forma de conservação destes produtos já que são produtos que estragam rápido.
    Desde já, agradeço!

  16. eu tenho o ponto so q e em uma rua sem saida para carros mas sim para pedestre ,essa rua e movimentada e tem muitos moradores.pretendo abrir um negorcio no seguimento de sacolao de pequeno porte.me da uma ideia ai.me faça um pequeno empreededor de sucesso,desde ja agradeço

  17. MONTAR UM SACOLÃO E MUITO BOM POR QUER ONDE EU ESTOU MORRANDO AS PESSOAS TEM QUE IR LÁ NA FEIRA PRA CONPRA FRUTAS E VERDURAS,E SE EU BOTA UM NEGÓCIO EU VOU ME DA DE BEM…….E QUE DEUS ME AJUDE….

  18. olá gente,eu tenho um salao de beleza na periferia de sp,nao quero mais continuar pois estou sentindo mtas dores nos braços,o pt é mto bom,a rua e mto movimentada,mta residencia,tm vaga p um carro e so tm um concorrente ao qual ouço mta reclamação por conta do atendimento,o q vcs me dzm,o q dvo fazer como começra?o prob. e q nao tenho carro onde encontrar fornecedor e será q vare a pena?abraço.

  19. ola!eu já tive um sacolão por 10 anos e vendia muito mas por causa de falta de administração e eu era muito novo acabei quebrando,mas estou querendo voltar pro ramo o que vcs me aconselham?

  20. Muito bom,eu preciso de ajuda pois tenho uma Padaria e abri agora 1 sacola no mesmo espaço mas em ambientes diferentes bem separado minha dificuldade e em administra preços já vi que tenho coloca em media 120% a 150 % o preço ki compro pois e muito desperdício!

  21. Boa noite, estou muito interessado em abrir um sacolão e quero fazer também um tipo de delivere, o cliente liga faz seu pedido e so passa para pegar seu pedido, ou ate mesmo fazer a entrega, o que vcs acham sobre a ideia, e gostaria de saber tb como armazenar as mercadorias?

  22. eu gostei muito das dicas e fiquei sabendo mais eu que ja tomei conta de setor de flv fiquei sabemdo mais pricipalmente nao dar chute errado muito obrigado pelas dica ate mais

  23. tenho um ponto de 30 mt em rua de bom movimento tenho kombi para logistica tenho esperiencia no ramo mas falta o capital procuro socio emprendedor o negocio e otimo topa? na cidade de campinas

  24. Gostaria de saber mais sobre este tipo de negócio, pois pretendo investir num comércio deste tipo. Qual melhor forma de armazenamento de cada produto, a venda, tanto nas gôndolas como no deposito, qual a melhor forma de ventilação do ambiente sem prejudicar a mercadoria. Gostaria de saber mais sobre o assunto. E para quem estiver interessados em uma sociedade na cidade de Cuiabá-MT, entrar em contato.

  25. NA VERDADE EU JA MONTEI EM SACOLAO SO ESTOU BUSCANDO MAS CONHECIMENTO NO NEGOCIO MEU IVESTIMENTO FOI DE 15 MIL REAIS . GOSTEI MUITO DAS DICAS POIS SAO TODAS VERDADEIRAS OBRIGADO

  26. queria montar um novo negocio na cidade onde moro e queria mais informações sobre este assunto e formas de armazenamento e formas de apresentar o produto ao cliente, mande todo o material que poderem que possa ajudar obrigado ajudar

  27. -Eu tenho uma feirinha de frutas e legumes em praça pública, e estou abringo sacolão de frutas e legumes em outras cidades. Preciso de NOME, para o comercio de frutas e legumes.È URGENTE.

  28. ola…boa tarde…
    estou montando um sacolao hortifruti e gostaria de saber a forma de conservacao destes produtos e quais os produtos indispensveis para esse comercio..aguardo contato.

  29. Gostaria de montar um sacolão mas, não tenho conhecimento de frutas, como comprar para entregar no local. Seria no bairro de ramos: como comprar essas frutas e que elas sejam entregues diáriamene.

  30. Gostaria de montar um sacolão, que fosse mais abrangente dos que conheço, do tipo: venda por telefone, site etc… sem que o cliente tivesse de sair de casa para comprar. Como fazer isso funcionar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.