Como montar uma oficina de molduras

Como montar uma oficina de moldurasQue tal montar uma oficina de molduras? Diploma universitário, fotos antigas, lembranças. Tudo isso e muito mais o que é importante na vida de qualquer pessoa já é ouvido assim “coloca na moldura”. De fato, quando chega ao ponto de estar pendurado na parede é sinal de que aquilo ali tem um poder, uma força e um significado muito grande para o seu dono. Como existe essa cultura de valorizar os passos que foram dados e colocá-los envolvidos em uma peça daquele tipo, muitos empresários perceberam que é um mercado que se forma nesse contexto. Por isso, uma ideia de negócio é ter uma oficina de molduras.

Confira como é o mercado de uma oficina de molduras

O mercado para esse tipo de produto é amplo, visto que em quase todos os domicílios e endereços comerciais possuem peças que precisam de molduras. São quadros, espelhos e fotos os mais freqüentes. Por isso, como não existe um espaço limitado para atuação nessa área, porque quase todo mundo tem em casa ou no trabalho o que emoldurar, o melhor que tem que ser feito é entrar na área sem medo.

Mas não sem saber antes os mínimos detalhes. É vital que a oficina de molduras realize uma pesquisa de mercado para identificar as possíveis falhas, onde há ainda espaço para quem está entrando, o que precisa ser melhorado e explorado.

Quem são os clientes de uma oficina de molduras

É possível perceber que os grandes clientes de molduras são aqueles pertencentes às classes sociais mais altas, com grande nível econômico e cultural. Contudo, não significa dizer que o restante não consome e está excluído. Ao contrário, muita gente com poder aquisitivo mais baixo do que aqueles, compra também o produto e isso acontece em várias regiões do país. Com essas informações em mãos, o empreendedor deve então direcionar qual será o seu público-alvo, quem ele pretende atender.

Se forem pessoas de classes mais econômicas, as molduras obviamente não poderão ser produzidas a partir de matéria-prima porque isso afetaria diretamente o preço final da mercadoria e, portanto, esse público escolhido não compraria.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para definir exatamente quem o empreendedor quer atingir, deverá fazer uma pesquisa de mercado e conferir as atuais demandas de uma oficina de molduras.

Onde a oficina de molduras deve se fixar

A definição de onde a oficina de molduras estará pronta para atender a todos é um passo crucial rumo ao sucesso.

O primeiro ponto a ser pensado é: onde está o meu público? Quem é ele? Quais são os hábitos dele? Por exemplo, digamos que um empreendedor abrirá a sua oficina de molduras voltada para pessoas com poder aquisitivo alto e está buscando onde localizá-la. Ele deverá colocar no papel alguns detalhes que são específicos desse público: local amplo e confortável para estacionar os carros, já que eles possuem veículo e não andam de ônibus, em sua maior parte; bairros onde essa classe social mora, de nada adiantaria abrir uma oficina de molduras para atender gente rica se ela está longe dessas pessoas e sala em edifício comercial ou loja de rua distantes de um comércio que tenha mais ou menos ligação com esse tipo de atividade. Esses são somente alguns exemplos de parâmetros de como essa escolha do lugar deve ser feita.

Uma boa dica também já foi até citada mais vale explicar melhor: a oficina de molduras deve estar perto de lojas que tenham atividades semelhantes, tais como galerias, lojas de arte, decoração, móveis e tapeçaria.

Estrutura física adequada para o negócio dar certo em uma oficina de molduras

Para a atuação da oficina de molduras será necessário ter uma espaço bem grande, porque lá é que as molduras serão feitas. Chapas de vidro e peças de madeira fazem parte do aparato material de uma oficina como essa, então o tamanho do lugar vai fazer toda diferença.

Já a área de atendimento ao público, varia conforme o número de molduras que serão expostas. Será preciso um lugar para isso e geralmente são as paredes, mas não se esqueça de que mesa e cadeiras são necessárias para recepção dos clientes.

Material a ser usado e equipamentos necessários em uma oficina de molduras

O uso adequado de materiais aliado a um acabamento perfeito são fundamentais para o sucesso do negócio de uma oficina de molduras.

Mas para chegar a isso, fique atento aos diversos tipos de madeira. O estilo compensado, que é usado nos fundos, precisa de um revestimento com papel com PH neutro, pois se assim não for feito poderá danificar a tela.  Grampos, vidros e pregos devem ser colocados adequadamente e precisam ser bons, para não ter acidentes e, claro, insatisfação total dos clientes.

Onde acontecer a produção e a montagem, será preciso ter três máquinas – uma serra circular pneumática com corte em ângulo, uma pregadora e uma máquina de embalar. É claro que ainda outros pontos também são importantes, tais como mesas de corte e montagem, ferramentas, armários e cavaletes.

Quadro de pessoal básico para começar uma oficina de molduras

Empregados bem atualizados são necessários, tanto para que a qualidade do produto seja certa, como também para a oficina de molduras estar sempre por dentro das novidades em relação às novas técnicas.

Para a oficina funcionar, é preciso ter dois molduristas, dois auxiliares e um vendedor.

Dica do negócio para uma oficina de molduras

Como se trata de molduras e isso está muito ligado à imagem, ao abstrato, é importante que os funcionários sejam capazes de enxergar inúmeras possibilidades de molduras. Eles devem ser articulados, terem grande poder de abstração e ter bastante conhecimento sobre o material a ser comercializado.

Essas características são bem importantes para todos, mas especialmente aos vendedores que estão ali em contato direto com a clientela. Muitas vezes, por exemplo, um consumidor chega sem ideias e o vendedor acaba ajudando-o a encontrar exatamente o que desejava. Por isso que o profissional que vai atuar na linha de frente deve ter uma imaginação aguçada e possuir bastante contato com as artes.

Outra dica é estar com muitas revistas sobre o assunto disponíveis nas lojas e com inúmeras imagens de molduras no computador, para atender aqueles clientes que não sabem exatamente o que querem ou não conseguem se expressar. Esses dois aparatos ajudam e muito no momento da negociação em sua oficina de molduras.

4.00 avg. rating (79% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA