Como montar um albergue

Por:

Como montar um albergueCom o turismo aquecido, montar um albergue é uma boa opção de investimento e pode render bons lucros para um empreendedor jovem ou um empresário já experiente, que pode investir ainda mais no segmento de hotéis e pousadas que é um dos mais rentáveis do Brasil. É um setor bem explorado, mas os números mostram que ainda há espaço para mais hotéis, pousadas e também albergues.

Para quem não conhece, os albergues ou hostels (em inglês) são modelos de hospedagem diferentes dos hotéis porque prezam pela coletividade. No Brasil, ainda é um modelo não muito explorado e nem tão comum, já que em algumas cidades é completamente inexistente. Mas já na Europa, é a forma de hospedagem mais querida, principalmente por mochileiros e jovens casais. Os quartos são coletivos sempre com quatro camas ou mais e os hóspedes contam com armários individuais com chaves. Há ainda banheiro (masculino e feminino) para uso coletivo e quartos separados entre meninos e meninas, com sala de jogos e outros espaços coletivos. Além disso, alguns albergues também oferecem quartos para jovens casais com banheiro privativo ou coletivo, sendo uma opção mais barata que ficar em hotel.

Por ser de uso coletivo, é uma hospedagem barata e nem por isso, desconfortável e tem se tornado uma ótima alternativa para os viajantes brasileiros, mostrando aí uma boa oportunidade de negócio. Montar um albergue não é algo tão difícil assim, ao contrário, exige apenas um espaço certo, um atendimento bem pessoal e um capital inicial de investimento em reais estudado para que tudo dê certo.

Para quem quer investir neste segmento de mercado, saiba primeiramente que está fazendo uma ótima escolha. É um ramo que ainda tem muito a oferecer e pode gerar bons lucros, bem como oferecer oportunidades de expansão para uma rede de albergues com a sua marca. Em determinadas épocas do ano, como no verão, seu lucro pode triplicar e os preços naturalmente irão subir. Veja a seguir etapas a serem pensadas quando planejar montar um albergue.

Documentação para montar um albergue

O ideal é que se comece paralelamente à montagem de estrutura, cuidar da documentação necessária. Abra a empresa, registre no setor de hotéis, prefeitura e junta comercial e depois é preciso se credenciar, por meio do envio de uma carta-consulta, na Federação Brasileira de Albergues da Juventude (ABAJ) e também junto à Associação de Albergues da Juventude local.

Essas instituições é que serão capazes de dar uma resposta afirmativa ou negativa sobre a abertura do empreendimento, tendo em vista a estrutura física de onde poderá haver um hostel. No documento enviado de volta ao futuro empresário, alguns detalhes são conferidos como sugestões de como a estrutura física pode ser usada da melhor forma possível e qual a documentação que será exigida para funcionamento, reservas e publicidade.

O interessado em montar um albergue deverá pedir que haja uma análise do local por um técnico, assim, se o local for aprovado, ele receberá uma placa que deverá ser disposta com os seguintes dizeres “Hostelling International”, a ser colocada na entrada do lugar. Esta etapa deve ser iniciada junto com a estrutura, para poder ganhar tempo, já que pode demorar entre um a seis meses até o aval final ser concedido.

Estrutura necessária para montar um albergue

A maioria dos albergues parece uma casa. Ele lembra bastante uma, porque não precisa ter mais que um andar, já que são quartos coletivos. O ideal é que seja um espaço com 30 vagas que podem ser distribuídas em quartos de cinco camas. Ou seja, seriam seis quartos ou apenas três quartos de 10 camas ou 5 beliches, ou como você preferir e a estrutura permitir. O ideal é que se tenha menos camas por quarto, para maior conforto dos hóspedes, que devem contar ainda no mesmo espaço com armários particulares para suas roupas.

A estrutura é mais simples que um hotel de luxo, mas pode ser bem equipada. Como empresário, você pode investir em espaços coletivos como sala de leitura com biblioteca, sala de jogos, serviço de Internet em toda a casa, uma piscina em área externa se o imóvel permitir, mais banheiros para aumentar o conforto e uma ampla cozinha. Alguns possuem cozinheira, mas outros deixam uma cozinha livre também para que os hóspedes preparem seus pratos como acharem necessário. Ao menos o café da manhã, porém, deve ser servido como cortesia da casa.

Alguns serviços são obrigatórios, como o café da manhã, que deve ser oferecido aos hóspedes, mas lembre-se que não existe a necessidade de haver garçons, por exemplo, já que se trata de hostel e, portanto, cada um lava a sua louça no final da refeição. Outros aspectos que devem ser obrigatórios são a ficha de registro da hospedagem, cofres, guarda de bagagens, lavanderia, cozinha aberta para todos e um mural com bastantes instruções sobre o estabelecimento, tais como horários e regras.

Capital inicial a ser investido

Estima-se que o capital inicial a ser gasto com a montagem de um albergue gire em torno de R$ 150 mil ou um pouco mais, caso queira implementar com artigos de luxo na decoração e móveis de nível superior ao básico de hospedagem barata. A estimativa de retorno deste valor é de entre 12 e 24 meses.

A boa notícia para quem está pensando em montar um albergue é que os custos de operação deste modelo de hospedagem são baixos. Há quartos onde cabem dez camas sem problemas em beliche e os jovens adoram, porque a economia no bolso é bem significativa. Estima-se um faturamento mensal de R$ 70 mil para um estabelecimento com capacidade para 30 hóspedes, um pouco mais em altas temporadas ou épocas de eventos na cidade. Mas isso varia de acordo com a cidade onde está localizado o albergue.

Funcionários

Os funcionários são bem semelhantes aos de um hotel, como camareira, gerente, administrador, recepcionista, lavadeira, cozinheira. Não é preciso garçom, as mesas são postas no café da manhã ao estilo self-service. O sistema de trabalho deve ser o de 24 horas, então é preciso ter um número dobrado de funcionários atuando em seu empreendimento. Não se esqueça de seguranças, seja na porta ou com serviço de vigilância com cobertura 24 horas.

Localização ideal

Lembre-se sempre: seu negócio é de prestação de serviços e seu público alvo é de turistas, então esteja onde eles estiverem e não onde apenas os moradores locais frequentam. O imóvel deve estar em um lugar muito visitado por turistas, seja próximo à praia ou pontos de acesso a eles. De nada adianta montar uma estrutura para não receber ninguém. Também é preciso que ele esteja perto de pontos por onde passam transportes coletivos.

Esteja em bairros seguros e com acesso a bares e eventos da cidade, pontos importantes a serem visitados pelos jovens, os maiores frequentadores de um albergue. Uma dica é ter parceria com taxistas, para garantir a segurança dos seus hóspedes. Mesmo que não ganhe nada com a tal parceria, garanta um atendimento VIP a seus clientes e ofereça este mimo para eles, que não conhecem a cidade, se sintam seguros em estar em seu estabelecimento e se sintam bem tratados, indicando o local a amigos e parentes.

Antes de abrir seu negócio, obtenha informações mais concretas junto ao serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). É uma instituição que ajuda bastante na elaboração do projeto do negócio, desde a sua ideia básica até a implementação total dele. A maior parte das orientações é gratuita e há muitos cursos envolvendo negócios para que os futuros empresários possam acertar na escolha de tocar o empreendimento tão sonhado.

O que achou do nosso passo a passo para montar um albergue? Comente:

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



42 comentários sobre “Como montar um albergue
  1. marcos disse:

    Achei a idéia do albergue bem interessante, gostaria de saber mais sobre o assunto, sou de Sta Fé do Sul e aqui é uma cidade turística e não tem nada como esta proposta, ja tinha ouvido falar mas nunca fui atraz pra saber, tenho um rancho na margem do rio paraná e o espaço é bem grande acho que caberia sim, ja alugo para finais de semana mas acredito que com esta proposta seria bem mais rentável… Me ajudem, estarei esperando mais informações anciosamente… Agradeço antecipadamente.

    • Mariana disse:

      Olá Marcos, sou formada em Turismo e já formulei, junto a outros profissionais alguns planos de viabilidade. Também tenho como objetivo ter meu próprio albergue, porém, atualmente meu capital não é tão alto quanto o necessário. Entre em contato através do meu email e podemos trocar informações.

      • Mariana Aguiar disse:

        Mariana, minha xará, qual o seu e-mail para trocarmos informações sobre plano de negócios para montar um albergue.

      • Jaqueline disse:

        Olá Mariana

        Também tenho interesse em abrir um hostel.
        Vc fez estudos de viabilidade para abrir hostel em quais lugares?
        Poderíamos trocar algumas informações…

      • Bernardo disse:

        Mariana, gostaria de conversar mais sobre abertura de albergue. Anota meu email (bernardoautran@hotmail.com) e entraremos em contato para melhor entendimento.
        Att.,
        Bernardo Autran

      • diogo dias disse:

        Estou querendo montar um albergue no litoral sul de Pernambuco, na cidade de Tamandaré.
        Existe uma praia muito famosa, Praia dos Carneiros, muito frequentada por turistas que passam por Porto de Galinhas.

        Ainda estou me organizando. se possível, entre em contato comigo. Obrigado.

      • Diego disse:

        Mariana, qual seu e-mail?

      • Juliana disse:

        Mariana, podemos trocar algumas idéias sobre o seu plano de negócio?
        Poderia me passar seu email?
        Obrigada!

      • Camila disse:

        Olá Mariana, sou de Belém do Pará e tenho planos de montar um albergue na minha cidade, aqui existe apenas 2. Vi seu comentário, e gostaria se possível de informações suas que voce acha primordial, tudo bem?

  2. teka fogagnolo disse:

    Fiquei bem interessada em montar um hostel, gostaria de mais informações.

  3. André disse:

    Eu acho interessante essa idéia, no entanto, eu não consegui entender como eu conseguiria faturar próximo desse valor de 70m il reais por mês.

    Para isso acontecer, eu teria que ter TODOS os leitos ocupados TODOS os dias do mês e ainda por cima eu teria que cobrar um valor médio de 77 reais a diária, o que eu acho caro para um hostel.

    Por favor, gostaria de ajuda para entender qual cálculo foi feito e o que foi levado em consideração para chegar-se nesse número.

    Ótimo artigo!! Parabéns!!

  4. Alberguista disse:

    acho que o artigo é otimista demais, sonhador demais … eu sou proprietário de um albergue no Rio de Janeiro e garanto que a realidade tá beeeeem longe do que o artigo apresenta … R$ 70 mil de faturamento com um albergue para 30 pessoas ?? Parei de ler ali mesmo (e detalhe: o Rio tem uma das médias de diárias mais altas de todo o Brasil) … mesmo se a diária fosse de R$ 40 (que não é) e TODAS as 30 vagas estivessem ocupadas (impossível, em média eu diria 60 % de ocupação) isso dá R$ 36 mil …

    E isso tô falando da cidade mais significativa em termos de albergues do Brasil, o autor do artigo definitivamente não sabe do que está falando …

    • Selma disse:

      Ola vc poderia me responder ja que possui um albergue se ha alguma taxa mensal ,anual para se associar ao hsotel???

    • lucas disse:

      BOAS NOITES !
      EU VI O SEU EMAIL EN UM SITE QUE FALABA DE ABERTURA DE HOSTELS,. QUISIERA SABER SI VC SABE QUE DOCUMENTAÇAO SE PRECISA PAR ABRIR UM.
      TENHO INTENÇOES DE ABIRIR UM HOSTEL NO RIO,
      MUITO OBRIGADO

  5. Guaraci Faustino disse:

    A explicação do site é bem simples e objetiva.
    Como sou leigo no assunto , mas tenho um sonho de ter um hotel, por isso estou me informando mais na área de turismo e com alguns curso extras como de idiomas e capacitação na área, porque moro numa cidade ótima para este segmento (Rio de Janeiro). Agradeço desde já por esta dica deste ótimo site.

  6. Camila disse:

    Olá, muito útil esta explicação, bem o que eu estava procurando. Estou pensando em montar um albergue aque em Manaus, pois será umas das 12 sedes da Copa 2014. Ainda não tenho esse dinheiro para investir, mas penso em buscar algum tipo de financiamento. Não conheço muito bem o sertor hoteleiro, mas estou me informando e vou procurar o SEBRAE. Meu objetivo é ter meu proprio negócio. Obrigada pela informação

  7. Breno disse:

    Aqui em Goiânia não tem nenhum estabecimento tipo albergue. Compensa montar um aqui, mesmo Goiânia não sendo cidade turística?

  8. Gilvânio disse:

    Olá, Mariana, gostaria de ter informações relacionados a albergue e viabilidade. Como aplicar pesquisa de mercado? Grato e gostaria de saber seu email.

  9. Milaine disse:

    Olá pessoal, tb estou no mesmo barco. Pesquisando para abrir um hostel. Assim como o Marcos, também gostaria de saber mais sobre o assunto. milainec@hotmail.com

  10. Nelson disse:

    Bom dia, gostaria ter informações onde comprar beliches e triliche reforçador para Hostel.
    grato
    Sou de SP capital.
    n-d-mota@ig.com.br

  11. Emanoel disse:

    Boa noite, sou de Salvador, na Bahia , e estou estudando a possibilidade de construir um albergue, na verdade o meu pensamento era construir uma pousada, mas como o investimento para a mesma é muito alto procurei outra oportunidade e descobri o albergue como uma melhor forma de começar um negócio.

    A família de minha namorada é proprietária de terras na região de Recôncavo Baiano onde está sendo implementado um enorme pólo industrial e a região não disponibiliza de hotéis, pousadas e albergues. Tendo em vista a necessidade das empresas em conseguir local para hospedar seus funcionários que até o final da obra será em torno de 3 mil, vejo como um bom negócio a implementação do albergue. Gostaria de manter contato com algum de vocês para que eu possa ter alguma consultoria a respeito de empreendimento. Muito obrigado!

  12. Ruy barbosa disse:

    Oi meu nome é Ruy e estou interessado em informações uteis para se abrir um hotel em uma comunidade da zona sul,tenho o imóvel que é bom para o negocio e preciso saber como começar.

    • lucas disse:

      BOAS NOITES !
      EU VI O SEU EMAIL EN UM SITE QUE FALABA DE ABERTURA DE HOSTELS,. QUISIERA SABER SI VC JA ABRIO UM O SI AINDA TEN A CASA DISPONIBLE PARA ALUGAR,
      MUITO OBRIGADO

  13. Rafael disse:

    Ola pessoal, sou estudante do curso de Administração aqui no Rio de Janeiro e estou fazendo meu plano de negócio que seria um Albergue ….

    Não consigo encontrar nada na internet, nenhum plano para ter como base de referencia … alguem poderia me ajudar ?

    Meu email é rafaelpleite@hotmail.com

    Se alguem puder me mandar informações ou algum plano, agradeço desde já !

    OBS : Ótimo artigo !

  14. Luis Miranda disse:

    Estou pesquisando e mesmo sendo totalmente leigo, tb me surpreendi com os números e confio nos dados do”Alberguista,5.3.12″.
    E qual a margem de lucro?
    Obg

  15. Luis Miranda disse:

    Como poderia obter um contato com Alberguista?
    Obg

  16. Paulino Michelazzo disse:

    Como o “alberguista” disse, a conta não fecha e está muito, muito otimista. Nem mesmo hostels em cidades turísticas de grande demanda fora do Brasil conseguem 100% de taxa de ocupação. 50% seria um número mais factível.

    Aos demais, vários aqui que se encantaram com a idéia, sugiro que se hospedem em 2, 3, 4 hostels diferentes no país e, se possível, fora do Brasil. Conhecer a atmosfera de um hostel é importante pois eles são muito diferentes de um hotel ou de uma pousada.

  17. Rodrigo Machado disse:

    Ola, somos um casal mochileiros e apos viajar o mundo estamos com planos de abrir um hostel. Como somos um de Sao Paulo e o outro do Rio de Janeiro, estamos em duvida sobre qual cidade escolher, o que voces nos recomendariam? Gostariamos tambem de começar nossas pesquisas quanto a camas, planejamentos da casa, como se cadastrar em sites de hostels internacionais, qualquer dica a esse respeito sera bem-vida.
    Muito obrigado
    Rodrigo e Priscila
    pri-tengan@hotmail.com
    rodrigolourezini@hotmail.com

  18. marcio disse:

    Gostei muito do passo a passo da montagem do hostel. Quanto a valores tem-se que fazer o que tmb é aconselhado pela materia…contratar uma consultoria.

  19. Walber disse:

    Tenho interesse em abrir o hotel. Moro no Rio de Janeiro e acredito que ainda haja espaço para esse tipo de empreendimento por aqui. Podem compartilhar mais informações (Plano de Negócios, Oportunidades interessantes e ideias) por email: walber_neto@hotmail.com

    Muito obrigado!

  20. Jean Dellazari disse:

    Tenho interesse em investir em Bertioga. Caso tenha mais algum interessado, podemos conversar. Aqui não tem hostel e é um local bem localizado. abs

  21. Thatiane disse:

    Por favor poderia me dar outros detalhes em como abrir um hostel? Quero abrir um no Rio de Janeiro.

  22. mario luiz disse:

    moro na comunidade do cantagalo. Proximo das principais atividades turísticas do Rio. Gostaria de saber o que acha de um albergue dentro da Comunidade a qual já está pacificada e uma boa média de visitação. O espaço eu já possuo e é relativamente grande.

  23. sabrina disse:

    Olá Mariana me envia seu e-mail. Já estou montando um Hostel no Rio, acredito que sua ajuda me será de grande valia.

    Obrigada
    sabrinasampaio@oi.com.br

  24. Daniel Moreira disse:

    Estou querendo investir neste ramo de albergue mas não sei por onde começar. gostaria de receber ajuda do passo a passo, estudos de viabilidade, levantamentos necessários, documentações, pesquisa de clientela, etc. sou da Bahia e estou próximo a praias. Se alguém puder me ajudar nesta nova empreitada agradeço.

  25. ANDRÉA disse:

    estou alugando uma casa em Olinda na Cidade Alta, e estou com a intenção de alugar 2 quartos, sendo um suíte e outro não…para fazer tipo albergue ou mesmo alugar para diária… colocaria 2 beliches em cada quarto, teria café da manhã, internet, tudo que tenho a oferecer incluído no valor do pagamento… como começaria agir?

  26. JORGE disse:

    Oi Gente,

    meu nome e Jorge e eu sou Belga e quereria abrir um hostel no Rio de Janeiro. Por isso estou procurando um o dois parceiros. Alguém quem poderia ser interessado. Também estou procurando informações pra elaborar um plano de negocio.

    • leo carvalho disse:

      Olá Jorge, boa noite

      Entao, tambem estou a procura de parceiros para esta empreitada, estou com plano de negócio na fase final, porem, nada definitivo, sou brasileiro, conheço os principais pontos turisticos, estudo turismo e arte, e se quiser me contactar mesmo que seja para trocarmos idéias, dicas etc…fico a disposição. Um forte abraço.

  27. Alberto disse:

    Boa noite pessoal, sou do Rio e conheço bem Aracaju-SE , onde sonho em montar um alberg. lugar de praia e festas durante todo ano(natal,ano novo, pré caju,carnaval,são joão e são pedro), épocas de cidade cheia. tem como montar um alberg em casa alugada? se alguem poder me ajudar agradeço.

    • leo carvalho disse:

      Com certeza amigo, a maioria faz isto, porem terás que adaptá-la, e qnd for alugar, citar que é para fibns de aluguel, e procurar se regularizar, o que é um dos grandes problemas nesses país, a burrocracia que emperra os empreendedores….tbm estou com esse projeto, sonho antigo, qualquer coisa podemos trocar idéias…abraços e boa sorte

  28. marilda disse:

    muito bom esta informação sobre albergue, estou formada em bacharel em turismo, eu meu marido estamos com esta ideia estou precisando de mais informações obrigada no aguardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)