Como Montar um Albergue

Como montar um albergue
Como montar um albergue.

Com o turismo aquecido, montar um albergue é uma boa opção de investimento e pode render bons lucros para um empreendedor jovem ou um empresário já experiente, que pode investir ainda mais no segmento de hotéis e pousadas que é um dos mais rentáveis do Brasil. É um setor bem explorado, mas os números mostram que ainda há espaço para mais hotéis, pousadas e também albergues.

Para quem não conhece, os albergues ou hostels (em inglês) são modelos de hospedagem diferentes dos hotéis porque prezam pela coletividade. No Brasil, ainda é um modelo não muito explorado e nem tão comum, já que em algumas cidades é completamente inexistente. Mas já na Europa, é a forma de hospedagem mais querida, principalmente por mochileiros e jovens casais. Os quartos são coletivos sempre com quatro camas ou mais e os hóspedes contam com armários individuais com chaves. Há ainda banheiro (masculino e feminino) para uso coletivo e quartos separados entre meninos e meninas, com sala de jogos e outros espaços coletivos. Além disso, alguns albergues também oferecem quartos para jovens casais com banheiro privativo ou coletivo, sendo uma opção mais barata que ficar em hotel.

Por ser de uso coletivo, é uma hospedagem barata e nem por isso, desconfortável e tem se tornado uma ótima alternativa para os viajantes brasileiros, mostrando aí uma boa oportunidade de negócio. Montar um albergue não é algo tão difícil assim, ao contrário, exige apenas um espaço certo, um atendimento bem pessoal e um capital inicial de investimento em reais estudado para que tudo dê certo.

Para quem quer investir neste segmento de mercado, saiba primeiramente que está fazendo uma ótima escolha. É um ramo que ainda tem muito a oferecer e pode gerar bons lucros, bem como oferecer oportunidades de expansão para uma rede de albergues com a sua marca. Em determinadas épocas do ano, como no verão, seu lucro pode triplicar e os preços naturalmente irão subir. Veja a seguir etapas a serem pensadas quando planejar montar um albergue.

Documentação para montar um albergue

O ideal é que se comece paralelamente à montagem de estrutura, cuidar da documentação necessária. Abra a empresa, registre no setor de hotéis, prefeitura e junta comercial e depois é preciso se credenciar, por meio do envio de uma carta-consulta, na Federação Brasileira de Albergues da Juventude (ABAJ) e também junto à Associação de Albergues da Juventude local.

Essas instituições é que serão capazes de dar uma resposta afirmativa ou negativa sobre a abertura do empreendimento, tendo em vista a estrutura física de onde poderá haver um hostel. No documento enviado de volta ao futuro empresário, alguns detalhes são conferidos como sugestões de como a estrutura física pode ser usada da melhor forma possível e qual a documentação que será exigida para funcionamento, reservas e publicidade.

O interessado em montar um albergue deverá pedir que haja uma análise do local por um técnico, assim, se o local for aprovado, ele receberá uma placa que deverá ser disposta com os seguintes dizeres “Hostelling International”, a ser colocada na entrada do lugar. Esta etapa deve ser iniciada junto com a estrutura, para poder ganhar tempo, já que pode demorar entre um a seis meses até o aval final ser concedido.

Estrutura necessária para montar um albergue

A maioria dos albergues parece uma casa. Ele lembra bastante uma, porque não precisa ter mais que um andar, já que são quartos coletivos. O ideal é que seja um espaço com 30 vagas que podem ser distribuídas em quartos de cinco camas. Ou seja, seriam seis quartos ou apenas três quartos de 10 camas ou 5 beliches, ou como você preferir e a estrutura permitir. O ideal é que se tenha menos camas por quarto, para maior conforto dos hóspedes, que devem contar ainda no mesmo espaço com armários particulares para suas roupas.

A estrutura é mais simples que um hotel de luxo, mas pode ser bem equipada. Como empresário, você pode investir em espaços coletivos como sala de leitura com biblioteca, sala de jogos, serviço de Internet em toda a casa, uma piscina em área externa se o imóvel permitir, mais banheiros para aumentar o conforto e uma ampla cozinha. Alguns possuem cozinheira, mas outros deixam uma cozinha livre também para que os hóspedes preparem seus pratos como acharem necessário. Ao menos o café da manhã, porém, deve ser servido como cortesia da casa.

Alguns serviços são obrigatórios, como o café da manhã, que deve ser oferecido aos hóspedes, mas lembre-se que não existe a necessidade de haver garçons, por exemplo, já que se trata de hostel e, portanto, cada um lava a sua louça no final da refeição. Outros aspectos que devem ser obrigatórios são a ficha de registro da hospedagem, cofres, guarda de bagagens, lavanderia, cozinha aberta para todos e um mural com bastantes instruções sobre o estabelecimento, tais como horários e regras.

Capital inicial a ser investido

Estima-se que o capital inicial a ser gasto com a montagem de um albergue gire em torno de R$ 150 mil ou um pouco mais, caso queira implementar com artigos de luxo na decoração e móveis de nível superior ao básico de hospedagem barata. A estimativa de retorno deste valor é de entre 12 e 24 meses.

A boa notícia para quem está pensando em montar um albergue é que os custos de operação deste modelo de hospedagem são baixos. Há quartos onde cabem dez camas sem problemas em beliche e os jovens adoram, porque a economia no bolso é bem significativa. Estima-se um faturamento mensal de R$ 70 mil para um estabelecimento com capacidade para 30 hóspedes, um pouco mais em altas temporadas ou épocas de eventos na cidade. Mas isso varia de acordo com a cidade onde está localizado o albergue.

Funcionários

Os funcionários são bem semelhantes aos de um hotel, como camareira, gerente, administrador, recepcionista, lavadeira, cozinheira. Não é preciso garçom, as mesas são postas no café da manhã ao estilo self-service. O sistema de trabalho deve ser o de 24 horas, então é preciso ter um número dobrado de funcionários atuando em seu empreendimento. Não se esqueça de seguranças, seja na porta ou com serviço de vigilância com cobertura 24 horas.

Localização ideal

Lembre-se sempre: seu negócio é de prestação de serviços e seu público alvo é de turistas, então esteja onde eles estiverem e não onde apenas os moradores locais frequentam. O imóvel deve estar em um lugar muito visitado por turistas, seja próximo à praia ou pontos de acesso a eles. De nada adianta montar uma estrutura para não receber ninguém. Também é preciso que ele esteja perto de pontos por onde passam transportes coletivos.

Esteja em bairros seguros e com acesso a bares e eventos da cidade, pontos importantes a serem visitados pelos jovens, os maiores frequentadores de um albergue. Uma dica é ter parceria com taxistas, para garantir a segurança dos seus hóspedes. Mesmo que não ganhe nada com a tal parceria, garanta um atendimento VIP a seus clientes e ofereça este mimo para eles, que não conhecem a cidade, se sintam seguros em estar em seu estabelecimento e se sintam bem tratados, indicando o local a amigos e parentes.

Antes de abrir seu negócio, obtenha informações mais concretas junto ao serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). É uma instituição que ajuda bastante na elaboração do projeto do negócio, desde a sua ideia básica até a implementação total dele. A maior parte das orientações é gratuita e há muitos cursos envolvendo negócios para que os futuros empresários possam acertar na escolha de tocar o empreendimento tão sonhado.

O que achou do nosso passo a passo para montar um albergue? Comente:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

95 COMENTÁRIOS

  1. Achei a idéia do albergue bem interessante, gostaria de saber mais sobre o assunto, sou de Sta Fé do Sul e aqui é uma cidade turística e não tem nada como esta proposta, ja tinha ouvido falar mas nunca fui atraz pra saber, tenho um rancho na margem do rio paraná e o espaço é bem grande acho que caberia sim, ja alugo para finais de semana mas acredito que com esta proposta seria bem mais rentável… Me ajudem, estarei esperando mais informações anciosamente… Agradeço antecipadamente.

    • Olá Marcos, sou formada em Turismo e já formulei, junto a outros profissionais alguns planos de viabilidade. Também tenho como objetivo ter meu próprio albergue, porém, atualmente meu capital não é tão alto quanto o necessário. Entre em contato através do meu email e podemos trocar informações.

      • Olá Mariana

        Também tenho interesse em abrir um hostel.
        Vc fez estudos de viabilidade para abrir hostel em quais lugares?
        Poderíamos trocar algumas informações…

      • Mariana, gostaria de conversar mais sobre abertura de albergue. Anota meu email (bernardoautran@hotmail.com) e entraremos em contato para melhor entendimento.
        Att.,
        Bernardo Autran

      • Estou querendo montar um albergue no litoral sul de Pernambuco, na cidade de Tamandaré.
        Existe uma praia muito famosa, Praia dos Carneiros, muito frequentada por turistas que passam por Porto de Galinhas.

        Ainda estou me organizando. se possível, entre em contato comigo. Obrigado.

      • Olá Mariana, sou de Belém do Pará e tenho planos de montar um albergue na minha cidade, aqui existe apenas 2. Vi seu comentário, e gostaria se possível de informações suas que voce acha primordial, tudo bem?

  2. Eu acho interessante essa idéia, no entanto, eu não consegui entender como eu conseguiria faturar próximo desse valor de 70m il reais por mês.

    Para isso acontecer, eu teria que ter TODOS os leitos ocupados TODOS os dias do mês e ainda por cima eu teria que cobrar um valor médio de 77 reais a diária, o que eu acho caro para um hostel.

    Por favor, gostaria de ajuda para entender qual cálculo foi feito e o que foi levado em consideração para chegar-se nesse número.

    Ótimo artigo!! Parabéns!!

    • André este cálculo está errado, se conseguir 100% de ocupação (é muito difícil conseguir este índice) irá faturar mais ou menos 27, com mais serviços você poderia chegar nuns 35, portanto o valor está errado mesmo.

      Agora pense bem, se você tem uma casa grande, não fatura nada com ela, se conseguir montar um hostel, e sobrar no final do mês 4 mil reais livre, já não é um bom negócio?

      PS: Estou montando um em Jundiaí SP e tenho interesse em comprar albergues ou pensões prontas. Lembrando que pensão para estudante segue outra linha de raciocínio mais na prática é bem parecido.

      Meu skype: comercial.bonuscash

      Abraços!

  3. acho que o artigo é otimista demais, sonhador demais … eu sou proprietário de um albergue no Rio de Janeiro e garanto que a realidade tá beeeeem longe do que o artigo apresenta … R$ 70 mil de faturamento com um albergue para 30 pessoas ?? Parei de ler ali mesmo (e detalhe: o Rio tem uma das médias de diárias mais altas de todo o Brasil) … mesmo se a diária fosse de R$ 40 (que não é) e TODAS as 30 vagas estivessem ocupadas (impossível, em média eu diria 60 % de ocupação) isso dá R$ 36 mil …

    E isso tô falando da cidade mais significativa em termos de albergues do Brasil, o autor do artigo definitivamente não sabe do que está falando …

    • BOAS NOITES !
      EU VI O SEU EMAIL EN UM SITE QUE FALABA DE ABERTURA DE HOSTELS,. QUISIERA SABER SI VC SABE QUE DOCUMENTAÇAO SE PRECISA PAR ABRIR UM.
      TENHO INTENÇOES DE ABIRIR UM HOSTEL NO RIO,
      MUITO OBRIGADO

    • Alberguistam gostei de seu parecer pois a um tempo atrás andei olhando imóveis para alugar com a finalidade de abrir um albergue, inclusive fiz um estudo de mercado, mas pelo mesmo problema da colega, eu não tinha o valor ser empresária naquele negócio e lendo o que você escreveu, pensei, tenho conhecimentos no exterior, o que é bem importante, sendo assim, gostaria de saber se vc conhece alguém que tem intenção de abrir sociedade, ter uma sócia investidora como eu para ampliar o negócio? Aguardo resposta. Muito Obrigada (vslufe@hotmail.com)

    • Oi Alberguista, você ainda tem o hostel?
      Tenho interesse em abrir um em São Paulo, e to pesquisando o retorno que o hostel dá, se de fato vale a pena.
      Obrigada,
      Alexandra

  4. A explicação do site é bem simples e objetiva.
    Como sou leigo no assunto , mas tenho um sonho de ter um hotel, por isso estou me informando mais na área de turismo e com alguns curso extras como de idiomas e capacitação na área, porque moro numa cidade ótima para este segmento (Rio de Janeiro). Agradeço desde já por esta dica deste ótimo site.

  5. Olá, muito útil esta explicação, bem o que eu estava procurando. Estou pensando em montar um albergue aque em Manaus, pois será umas das 12 sedes da Copa 2014. Ainda não tenho esse dinheiro para investir, mas penso em buscar algum tipo de financiamento. Não conheço muito bem o sertor hoteleiro, mas estou me informando e vou procurar o SEBRAE. Meu objetivo é ter meu proprio negócio. Obrigada pela informação

  6. Olá, Mariana, gostaria de ter informações relacionados a albergue e viabilidade. Como aplicar pesquisa de mercado? Grato e gostaria de saber seu email.

  7. Boa noite, sou de Salvador, na Bahia , e estou estudando a possibilidade de construir um albergue, na verdade o meu pensamento era construir uma pousada, mas como o investimento para a mesma é muito alto procurei outra oportunidade e descobri o albergue como uma melhor forma de começar um negócio.

    A família de minha namorada é proprietária de terras na região de Recôncavo Baiano onde está sendo implementado um enorme pólo industrial e a região não disponibiliza de hotéis, pousadas e albergues. Tendo em vista a necessidade das empresas em conseguir local para hospedar seus funcionários que até o final da obra será em torno de 3 mil, vejo como um bom negócio a implementação do albergue. Gostaria de manter contato com algum de vocês para que eu possa ter alguma consultoria a respeito de empreendimento. Muito obrigado!

    • Olá.
      Posso lhe prestar informações diversas de como proceder para montar um Hostal. Fiz o Caminho de Santiago de Compostela, morei nos Estados Unidos por 10 anos e somos formados em Educação Física (eu e esposa)(portanto conheço o perfil do seu público alvo). Tenho a suficiente experiência nesse assunto. Se houver interesse, faça contato. Grato, José Augusto!

    • Emanoel, estou seguindo a mesma linha sua, focando nas empresas e seus funcionários (empreiteiros, etc…) Estou até montando um site. Já tenho espaço aqui em Jundiaí e estou montando um para 22 pessoas confortávelmente (dificil conseguir espaço para 40 pessoas aqui em Jundiaí). Vamos manter contato, quem sabe podemos trocar experiências e nos ajudar!

      Skype: comercial.bonuscash

  8. Oi meu nome é Ruy e estou interessado em informações uteis para se abrir um hotel em uma comunidade da zona sul,tenho o imóvel que é bom para o negocio e preciso saber como começar.

    • BOAS NOITES !
      EU VI O SEU EMAIL EN UM SITE QUE FALABA DE ABERTURA DE HOSTELS,. QUISIERA SABER SI VC JA ABRIO UM O SI AINDA TEN A CASA DISPONIBLE PARA ALUGAR,
      MUITO OBRIGADO

  9. Ola pessoal, sou estudante do curso de Administração aqui no Rio de Janeiro e estou fazendo meu plano de negócio que seria um Albergue ….

    Não consigo encontrar nada na internet, nenhum plano para ter como base de referencia … alguem poderia me ajudar ?

    Se alguem puder me mandar informações ou algum plano, agradeço desde já !

    OBS : Ótimo artigo !

  10. Estou pesquisando e mesmo sendo totalmente leigo, tb me surpreendi com os números e confio nos dados do”Alberguista,5.3.12″.
    E qual a margem de lucro?
    Obg

  11. Como o “alberguista” disse, a conta não fecha e está muito, muito otimista. Nem mesmo hostels em cidades turísticas de grande demanda fora do Brasil conseguem 100% de taxa de ocupação. 50% seria um número mais factível.

    Aos demais, vários aqui que se encantaram com a idéia, sugiro que se hospedem em 2, 3, 4 hostels diferentes no país e, se possível, fora do Brasil. Conhecer a atmosfera de um hostel é importante pois eles são muito diferentes de um hotel ou de uma pousada.

  12. Ola, somos um casal mochileiros e apos viajar o mundo estamos com planos de abrir um hostel. Como somos um de Sao Paulo e o outro do Rio de Janeiro, estamos em duvida sobre qual cidade escolher, o que voces nos recomendariam? Gostariamos tambem de começar nossas pesquisas quanto a camas, planejamentos da casa, como se cadastrar em sites de hostels internacionais, qualquer dica a esse respeito sera bem-vida.
    Muito obrigado
    Rodrigo e Priscila

    • Rodrigo e Priscila, creio que visualizei este artigo (e comentários) tarde de mais, talvez vocês já tenham inclusive aberto o hostel de vocês (e se o fizeram, espero que seus negócios estejam indo bem!).
      A respeito de como se cadastrar em sites de hostels internacionais, existe um grupo chamado Hostelling International, sei que existem diversos hostels pelo mundo que são associados a eles. Não sei exatamente como funciona a rede, mas aqui está o site: hihostels.com/about-hi/join-hi. Creio que o caso de vocês seja o “affiliate partner”.

  13. Gostei muito do passo a passo da montagem do hostel. Quanto a valores tem-se que fazer o que tmb é aconselhado pela materia…contratar uma consultoria.

  14. Tenho interesse em abrir o hotel. Moro no Rio de Janeiro e acredito que ainda haja espaço para esse tipo de empreendimento por aqui. Podem compartilhar mais informações (Plano de Negócios, Oportunidades interessantes e ideias) por email.

    Muito obrigado!

  15. Tenho interesse em investir em Bertioga. Caso tenha mais algum interessado, podemos conversar. Aqui não tem hostel e é um local bem localizado. abs

  16. Ja tenho praticamente toda estrutura para montar um hostel, Casa com 6 quartos,escrit.,recepção, piscina de 4x8mts,garagem p/3 carros, patio amplo,
    cozinha e área de serviço confortavel,salão para visitas etc.próximo ao aereoporto internacional,a 50 mts do shoping center, Bancos e supermercados,postos de saúde etc.gostaria de outros detalhes. Por favor precisamos conversar.

  17. moro na comunidade do cantagalo. Proximo das principais atividades turísticas do Rio. Gostaria de saber o que acha de um albergue dentro da Comunidade a qual já está pacificada e uma boa média de visitação. O espaço eu já possuo e é relativamente grande.

    • Sabrina, se vc precisar de sócio, inclusive investidora, estou muito interessada, polis meu filho já trabalha no ramo, tem conhecimentos. Eu passei minha vida trabalhando em turismo e aviação.

  18. Acho que a autora do artigo se confundiu em afirmar que o rendimento seria de 70 mil por mês. Agora entendam, se o valor para montar um albergue é de 150 mil e o tempo de retorno é de 24 meses entende-se que o valor de 70 mil é por ano. Quem ficou criticando a autora deveria melhor lê o artigo. Obrigado.

  19. Estou querendo investir neste ramo de albergue mas não sei por onde começar. gostaria de receber ajuda do passo a passo, estudos de viabilidade, levantamentos necessários, documentações, pesquisa de clientela, etc. sou da Bahia e estou próximo a praias. Se alguém puder me ajudar nesta nova empreitada agradeço.

  20. Acho que o artigo fugiu da realidade em varios aspectos.. Hostel com camareira, lavadeira, café da manha??? Ja frequentei alguns albergues pela america do norte e nao vi nenhum que possuisse isso tudo. Café da manhã nunca vi, eles oferecem a cozinha e vc se vira.

  21. estou alugando uma casa em Olinda na Cidade Alta, e estou com a intenção de alugar 2 quartos, sendo um suíte e outro não…para fazer tipo albergue ou mesmo alugar para diária… colocaria 2 beliches em cada quarto, teria café da manhã, internet, tudo que tenho a oferecer incluído no valor do pagamento… como começaria agir?

  22. Oi Gente,

    meu nome e Jorge e eu sou Belga e quereria abrir um hostel no Rio de Janeiro. Por isso estou procurando um o dois parceiros. Alguém quem poderia ser interessado. Também estou procurando informações pra elaborar um plano de negocio.

    • Olá Jorge, boa noite

      Entao, tambem estou a procura de parceiros para esta empreitada, estou com plano de negócio na fase final, porem, nada definitivo, sou brasileiro, conheço os principais pontos turisticos, estudo turismo e arte, e se quiser me contactar mesmo que seja para trocarmos idéias, dicas etc…fico a disposição. Um forte abraço.

    • Jorge, sou de Belo Horizonte, estou firmemente pensando em abrir um hostel tb. Já trabalhei em hostel em Buenos Aires, além de ter sido cliente de vários em África, Europa e Américas. Sou jornalista mas louco para mudar de ramo e venho estudando, pensando nessa possibilidade há tempos. Me mande um email para conversarmos depois a respeito disso.

    • Jorge,meu filho tem a mesma intenção, inclusive já trabalha no ramo hoteleiro, com albergues, festas para turistas e ele procura um sócio para investir junto com ele, inclusive tem amigos Belgas também porque já atende a um público de turismo exportativo… entre em contato, podemos conversar.

  23. Boa noite pessoal, sou do Rio e conheço bem Aracaju-SE , onde sonho em montar um alberg. lugar de praia e festas durante todo ano(natal,ano novo, pré caju,carnaval,são joão e são pedro), épocas de cidade cheia. tem como montar um alberg em casa alugada? se alguem poder me ajudar agradeço.

  24. muito bom esta informação sobre albergue, estou formada em bacharel em turismo, eu meu marido estamos com esta ideia estou precisando de mais informações obrigada no aguardo

  25. Como todos aqui também tenho planos de um hostel, já tenho local, só nescecitando de algumas adaptações, e já que tenho o local para isso, gostaria de investir em uma franquia, já procurei pela internet, mas não consegui encontrar franquias disponíveis, levando em consideração que onde moro, já existe hostels do che lagarto, hostel internacional, e el mist, por acaso alguém conhece um franqueador de nome, ou site que possa me ajudar…. obrigado….

  26. Ola leo, moro na ilha grande, e pretendo montar um hostel de preferência de uma rede franquia da, para que ajude no sucesso do negocio, e a ideia seria estender para o rio de janeiro…poderíamos estar conversando sobre derrepente uma possível parceria..aguardando contacto…

  27. bom dia, tenho interesse em possiveis parcerias tbm, conto com uma casa na LAPA, no RJ de aproximadamente 380 m² de area contruida e uns 500m² de area total, tenho pesquisado bastante mas me falta capital, busco parceiros!

  28. Hola

    Eu moro no uruguai e tenho una propiedad en laguna sc apta 100 % para poner a funcionar

    No tenho posibilidades de atendimiento a distancia

    Quem fique interazo contacte- se por favor

    Abrazo a todos

  29. SOU DE FLORIANOPOLIS E TENHO UMA CASA BEM GRANDE PERTO DA PRAIA ,GOSTARIA DE ABRIR UM ALBERGUE,MAS TENHO DUVIDAS.GOSTARIA DE CONECTARME COM ALGUM ALBERGUISTA PARA TROCAR IDEA.@

  30. Boa noite! Vou abrir um hostel em São Paulo, já estou reformando o local e gostaria de saber se vocês têm dicas, sugestões ou até mesmo ajuda, tudo é muito bem vindo.

  31. Ola!
    Estou procurando um socio capitalista, no caso o imovel e proprio e ja tenho CNPJ e o Alvara da Prefeitura da cidade,sou do Estado do Rio de Janeiro, nao teriamos que pagar aluguel por dois anos no contrato da sociedade estara preescrito algumas regras e regalias.
    Oportunidade unica!!!valor abaixo do Mercado,vista panoramica clima de montanha ha 40km de Niteroi e 60km do Centro do RJ.
    Aguardo proposta via email.
    Grata
    Carla

  32. Gostaria de saber qual procedimento em termos de registro, abertura de empresa, etc o que e necessario para abrir um hostel? Sao paulo
    Precisa de embratur? Tenho que me cadastrar em algum lugar? Como fazer para abrir o Hostel na legalidade? Grata

  33. Temos uma casa e queremos transforma-la em Hostel. Perto nao tem atraçoes turisticas. E perto do aeroporto de Confins e perto da Cidade Administrativa, Vespasiano.Teria futuro ja que nao tem nenhuma atraçao turistica perto?
    Obrigada

  34. Temos uma casa boa mas nao tem atraçoes turisticas uma vez que é em periferia. Localiza-se perto do aeroporto de Confins e da Cidade Administrativa.Poderia dar certo?

  35. Boa tarde á todos!

    Otimista ou não, infelizmente não se ve as respostas para tantas dúvidas..Enfim, também não sou o maior conhecedor do negócio em operação tenho muitas dúvidas, mas me hospedo em albergues desde 2008, minha primeira viagem e vejo inúmeras vantagens em muitos deles, quero somar esta experiência a um negócio na cidade de Florianópolis, minhas dúvidas ficam em torno dos 6 dormitórios, é um investimento muito alto no sentido imobiliário, tendo em vista se locarmos um imóvel para tais condições em um ano de alta demanda em função da copa, dificilmente conseguiria um contrato seguro de locação, o proprietário ao ver o negócio indo bem poderia pedir o imóvel tranquilamente, portanto teria que ser imóvel próprio acredito eu, em resposta a um dos questionamentos…Quanto a camas para as acomodações, vi em um dos posts sendo solicitado lugares para a compra de beliches reforçados, (isto mesmo), albergues em todo mundo com alta demanda nçao pe qualquer tipo de cama, colchão,beliche que você vai poder instalar, se tiverem sites ou indicações por favor me indiquem, pois já estou elaborando um plano de negócios, outro detalhe a localização, muito cuidado, não adianta ter imóvel próprio(reduzir despesas de um lado) e estar mal localizado, longe de comércio, ponto turístico, acesso a transporte(vai perder na demanda, certeza) trabalho com expansão de redes e meu foco é busca de pontos comerciais, isto é um dos grandes pilares do negócio, enfim, não posso ajudar muito mas aconselho se hospedarem aos finais de semana em albergues para quem não tiver oportunidade em viajar e não conhece o sistema, para terem uma noção maior, otimista ou não, tudo depende do seu trabalho e divulgação também, me hospedei em albergues simples, com ótimo serviço e sempre cheio, como me hospedei em monumentais instalações vazias, entrem nos sites hosteworld.com e booking.com para dar uma olhada nas fotos de alguns pelo mundo….simulem uma busca ..ajuda a ter noção maior…

  36. Prezados, estou abrindo um “alojamento” em Jundiaí mas o foco é empresas e seus funcionários (peões de obra, empreiteiros, etc…) a linha é a mesma do hostel porém para atender especialmente este público, vou oferecer café da manhã e janta incluso na mensalidade.

    Caso queiram mais informações e quem sabe montarmos algo em parceria (sociedade) me contatem.
    Skype: comercial.bonuscash

    Abraços!

  37. Boa noite!
    Em minhas férias de janeiro fiquei num hostel em Ubatuba SP e achei a ideia e o negocio interessante, estou pensando em abrir uma sociedade com uma amiga que tem uma casa gde no centro de uma cidade do interior paulista, é necessário que a cidade seja turística? ou tenha alguma área entorno com atrativos?

    No aguardo
    Amarildo

  38. Olá estou interessada em montar um hostel em São Paulo, quem quiser me contatar para trocarmos idéias estou a disposição. Abraços e sorte a todos!

  39. Eu tenho uma casa bem localizada com aproximadamente 250m2 a qual tenho interesse em transformar em algo parecido porém para um publico alvo com necessidades diferentes. Hoje no Rio de Janeiro existe muita dificuldade para se encontrar quartos ou apartamentos para alugar. Os valores são altos além de se ter fiador e outras despesas. Dai a idéia. Existe procura de pessoas que vem a trabalho,cursos,mestrado e outros e que precisam ficar por períodos diferentes e o custo mesmo que em conta se torna alto para o período. Consigo oferecer dentro do espaço 05 suites/saleta e com banheiros individuais ou mesmo com um vestiário,além de três cozinhas, refeitório e recepção. Mais vejo que para ser atraente para mim o ideal seria trabalhar e prospectar cada um para grupos fechados por unidades com 03 ou 04 camas por acomodações. Podendo manter separado algum para casal. Só que não sei como denominar o espaço/idéia e estabelecer valores. Muitos já me procuraram com tal interesse, mais não sei como formatar e caso alguém possa me dar dicas eu agradeço. Aguardo retorno, José Luiz

  40. Ola pessoal, moro numa cidade vizinha a campinas-sp, estou pensando em montar um albergue na região, alguem tem alguma mdica/interesse?? obrigado e boa sorte a todos..

  41. Abrir um Hostel apenas com fluxo de nacionais não um bom negócio, nosso turismo é sazonal, enquanto que recebendo estrangeiro a fluxo financeiro é maior e em moeda valorizada, o litoral, cidades históricas é um bom caminho, o Brasil se abriu para o mundo e hospedar com preços justos é o caminho para consolidar o fato.

  42. Olá.
    Gostaria de saber qual órgão da prefeitura devo procurar para saber sobre zoneamento e permissão de uso para instalação de um hostel em São Paulo.
    Além disso, quais outros órgão podem/devem ser consultados para garantir a implantação do hostel no imóvel escolhido.
    Obrigada

  43. Caros, morro em SP, mais exatamente em Mairiporã, cidadizinha perto de SP, aqui o turismo e pouco explorado, minha casa e grande em media 270 mts, tenho quatro quartos, salas, churrasqueira, forno de pizza, piscina pequena e pomar de frutas. Sonho em adapta-la para um albergue porque vejo uma otima opção de negocio.
    Estou à 8 quilometros do centro de Mairiporã e normalmente observo o movimento de ciclistas fazendo trilhas, mesmo anoite, talvez fosse um atrativo para que os mesmos virassem clientes.
    Também na internet a espaço amplo para o negocio girar, este projeto esta em minha mente a 1 ano, e quero concretiza-lo futuramente para poder esta mais perto de meu filhos. Poderiam me auxiliar ou dar alguma ideia para implantar o ideia proposta.
    Obrigado,
    Feliz Ano Novo 2016…

  44. Prezados,

    O artigo esta muito bem fundamentado porém senti falta de um dado muito importante que seria dos impostos totais pagos pelo Albergue. Alguem saberia informar quanto de imposto paga um albergue? ou se ele pode ser classificado com empresa Simples Nacional?

  45. Sou da Bahia, trabalho c/ pousada há 20 anos,agora quero montar um Albergue de estudantes em São Paulo, porque aqui tem tudo que eles precisam, lê sua matéria e achei interessante.
    Pretendo comprar um imóvel em São Paulo e montar um Albergue, gostaria de saber opinião sua.
    Desde já agradeço a atenção!

  46. Possuo um prédio tombado no centro histórico do rio de Janeiro com 15 quartos e ampla área com 450m2. Busco sócio com capital de 250 mil para abertura de Hostel. Estamos à 8 min a pé do sambódromo, aos pés da escadaria de sta Teresa e a 15 min da lapa. Trabalhei mais de 10 anos em operação de turismo e busco oferecer um serviço diferenciado no setor.

  47. Moro em Florianipolis, ja tinha em mente algo parecido, mas lendo esse artigo, e putros tbem, cheguei a conclusão que realmente é um bom negocio, aqui tem varios lugares para se montar, poser na capital, seria mais caro em função terreno, mas tbem nas praias, mais afastadas , como guarda do embau, garopaba, se tiver alguem com o mesmo interesse entre em contato.

  48. ANA AMELIA, boa noite estou estudando pra montar um hostel, na verdade já construí uma estrutura para 80 leitos, sendo 10 para casais, tive pesquisando e viajando por varias cidades inclusive fora do pais e realmente muito interessante, como contruí o meu visando não só o turista, mas também estudantes universitários e representantes comerciais, acredito ser um bom negocio, ainda estou em fase finalização, seja o que Deus quiser, gostaria de trocar ideias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here