Como abrir uma peixaria

Por:

Como abrir uma peixariaNo Brasil, a pesca é uma atividade praticada como lazer e como uma maneira de ganhar dinheiro, essa última de forma artesanal ou industrial e portanto, abrir uma peixaria pode ser um bom investimento.

O país tem muitos rios e um extenso litoral que garantem pesca o ano todo, sendo um setor importante para a economia. Para ilustrar o poder dessa indústria, basta ter um olhar mais atento à composição dos governos. No nível municipal, temos a Secretaria de Pesca e no federal, temos o Ministério da Pesca e Aquicultura, por exemplo. Dessa maneira, veja como é possível abrir uma peixaria.

Mercado de peixaria

A tendência do mercado brasileiro é aumentar cada vez mais, pois o consumo de peixes tem crescido bastante. Novos pontos de venda são inaugurados a cada dia e muitos empresários têm visto nesse setor uma grande oportunidade de negócio, seja com a pesca em si, com transporte do pescado ou com a sua comercialização.

Além disso, o consumidor está bem consciente das vantagens de consumir o pescado, já que é um alimento muito nutritivo e com baixo teor de gordura, sendo condizente com a realidade atual de busca da vida saudável.

Localização

A peixaria precisa estar em bairros residenciais, com grande densidade populacional, de fácil acesso de carro e transporte público, isso tudo para ficar mais perto dos seus clientes.

A definição do lugar para o funcionamento do seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso dele. Por isso, tenha em mãos dados essenciais dos seus clientes para poder estar perto deles e também dos fornecedores, evitando gastos desnecessários com a logística.

As atividades econômicas da maior parte das cidades são regulamentadas de acordo com a legislação da cidade. Isso aponta para o tipo de atividade que pode funcionar no bairro determinado por você. Assim, consulte a prefeitura para instalar sua peixaria no local mais adequado.

Não tenha dúvidas de que o local escolhido oferece toda infraestrutura adequada à sua instalação e ao seu crescimento. Veja se a rua tem a possibilidade de alagar em dias de chuva, se existe segurança e se há fornecimento adequado de água, luz e telefone.

Clientes de uma peixaria

O mercado consumidor de peixaria é bem diversificado. Esse tipo de estabelecimento atende basicamente as residências, mas aumentar esse fornecimento levando pescado a bares e restaurantes pode ser um caminho também.

Sem dúvida, diversificar é um caminho para conquistar mais clientes e isso deve ser feito baseado na qualidade e variedade do pescado e do atendimento. Por isso, é essencial pesquisar os hábitos da clientela, seus comportamentos de consumo, gostos e tendências.

De olho na concorrência

Os concorrentes da sua peixaria são todas as outras lojas que oferecem o mesmo produto que você ou que vendem algo que em um determinado tempo podem servir como substitutos do seu pescado, ou seja, são possíveis concorrentes. Dessa maneira, é essencial analisar o que está sendo trabalhado atualmente e assim fazer um planejamento de como será feita a sua atuação.

Olhar de perto o que a concorrência está realizando é essencial, pois assim também é possível conferir os pontos positivos e negativos que estão acontecendo nesse mercado e o seu empreendimento entrará exatamente nos espaços vazios para poder tentar oferecer algo inovador. Como se trata de uma mercadoria que em si não tem como ser diferenciada de maneira muito marcante (venda de peixes, camarão, lula e outros frutos do mar), os esforços estarão concentrados nos serviços oferecidos, nos valores que poderão ser agregados em tudo o que será pago pelo cliente e que ele não leve apenas pescado para casa.

Veja onde a sua pescaria estará localizada e a partir disso, veja quais são as outras que já estão presentes, como elas atuam, quais pescados comercializam, preços, qual o público-alvo delas, se o atendimento é de qualidade, se oferecem algo a mais aos clientes, quais as formas de pagamento e muito mais.

Procure também informações a respeito dos meios que essas peixarias usam para tornarem-se conhecidas. Isso serve para você também identificar os meios importantes para você investir em publicidade.

Reunindo todas essas informações, será possível ter um perfil daqueles que já estão no mercado e você terá de saber caminhar nos espaços existentes. Se eles não existem, é o momento de usar toda criatividade para funcionar e tentar ter um diferencial.

Estrutura: equipamentos e quadro de pessoal

Para a peixaria funcionar em plenas condições, é imprescindível cumprir as determinações da Vigilância Sanitária.

Para uma loja de porte médio, uma área de 80 m² é o ideal para iniciar. Além da área onde ocorrerão as vendas, também é preciso ter espaço para estocagem (câmara frigorífica), banheiro e ainda uma área externa para jogar lixo. É essencial que haja ventilação, instalação frigorífica adequada e vitrines iluminadas.

A distribuição dos equipamentos, como balcões de atendimento, estoque, entre outros, é fundamental para que os serviços estejam integrados e sejam feitos de forma eficiente, proporcionando os resultados almejados. Dessa maneira, é preciso ter em seu planejamento de negócio, a montagem do layout interno e externo que forneçam uma boa impressão aos clientes.

Os equipamentos básicos são balcões frigoríficos; freezers verticais e horizontais, balanças eletrônicas com etiquetadora, balcão-caixa e móveis de escritório.

Dicas de negócio

Todas as pessoas que trabalham na sua peixaria precisam ter algumas características básicas e uma delas é saber atender bem, saber conversar com as pessoas e esclarecer dúvidas. Além disso, é importante ter esses aspectos e ainda outros, como paciência para ouvir, ter boa vontade, persistência, naturalidade na orientação dos clientes, poder de negociação, equilíbrio emocional, capacidade de identificar as necessidades e o perfil dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento – características que você como empreendedor precisa mostrar aos seus funcionários que são importantes.

Essas características podem ser aprimoradas apor meio de treinamentos e ações de motivação da equipe de trabalho.

Ficou interessado em abrir uma peixaria? Deixe seu comentário:

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



11 comments on “Como abrir uma peixaria
  1. robson disse:

    Boa noite !

    Com essa material consigo montar uma empresa do zero, todas as informações encontram-se nele, desde impostos, capital inicial, cursos específicos na área? Por exemplo, quero montar uma marmoraria, porém não tenho ideia do negócio, nem como atingir o meu público, como esse kit poderá me ajudar?
    Desde já, ficam meus agradecimentos.
    Robson

  2. FRANVISCO PAULINO disse:

    PARABÉNS PELAS RECOMENDAÇÕES, É MEU SONHO ABRIR UMA PEIXARIA, ABRAÇOS.

  3. joao disse:

    gostaria de saber mais por ex. onde comprar, quanto fica abrir uma coisas do tipo?

  4. andre disse:

    estou afim de montar uma pexaria,e recomendaçãoes como esta me deixa ainda mais animado por saber q este é um mercado cm tendencia a crecer pela procura de alimentação saudavel….

  5. Carlos Henrique disse:

    Queria algumas dicas importantes pois meu sonho é abrir uma peixaria !

  6. wagner disse:

    estou pensando em abrir uma peixaria, mas a loja onde pretendo abrir só tem 18 m² incluindo um banheiro.
    Pergunto:É viável montá-la nesse espaço?
    Grato!

  7. Cesar Martins disse:

    Estou bastante interessado em montar um peixaria mais tenho algumas duvidas e um pouco de receio mais quem puder me dar umas dicas fica ai me agradecimento.
    Att, CESAR MARTINS

  8. antonio disse:

    estou interessado em montar uma peixaria de médio porte, a minha duvida é quanto gastar mais ou menos o brigado

  9. Armando disse:

    Sou angolano e gostei imenso da orientação,quanto mas ou menos eu tinha que gastar para ter o equipamento completo????

  10. Adeilson Barbosa disse:

    Tenho bastante experiencia com pescados, tenho fornecedores direto nas praias e tenho alguns mercados de vendas, minha maior dificuldade ta no ponto comercial, o predio para estabelecimento e os recursos financeiro que nao tenho!

  11. lucimar viana disse:

    muito legal fiquei muito interessado em abrir uma peixaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)