Como Abrir Uma Empresa de Planos de Saúde

Empresa de Planos de Saúde
Empresa de Planos de Saúde

Até recentemente, os planos de saúde eram oferecidos apenas por grandes e poucas empresas, mas essa característica mudou e o mercado atual abriu a possibilidade de funcionamento de diversos planos de saúde com naturezas distintas, dando espaço para a abertura de empresas de planos de saúde.

Mercado da empresa de planos de saúde

Os planos de saúde estão cada vez mais concorridos, pois os consumidores procuram planos com maior cobertura de especialidades e sem carência.

Nesse ambiente tão competitivo, as empresas de planos de saúde individuais acabam preferindo a parceria com empresas através de contratos realizados para assistência médica dos funcionários, o que diminui a incerteza do plano de saúde quanto a demanda de contratos individuais e sustentabilidade dos custos sem prejuízos.

Uma solução encontrada por diversos planos de saúde tem sido a de oferecer planos para população de baixa renda, que são flexíveis e abrangem apenas determinadas clínicas e hospitais.

Organização do processo produtivo na empresa de planos de saúde

Decidir se o plano prestará cobertura para clientes individuais ou empresas ou as duas situações, que é o que mais acontece no mercado por proporcionar maior possibilidade de demanda, é uma das primeiras coisas antes de abrir sua empresa de planos de saúde.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os planos de saúde trabalham de forma cooperativa quanto à receita demandada pelos clientes. Isso significa que, quanto maior o número de participantes no plano de saúde, melhor, pois o plano poderá pagar por mais especialidades e hospitais e assim atender um maior número de pessoas.

Por isso os planos de saúde devem atender empresas de pequeno e médio porte com mais de 19 funcionários, para manter a margem de capitalização necessária para as coberturas e desenvolvimento das atividades gerais do plano, sendo que existem empresas de planos de saúde que preferem atender, em sua maioria, empresas de médio e pequeno porte por já terem estabelecido seu nicho de mercado.

Concorrência da empresa de planos de saúde

A concorrência é acirrada para o setor de planos de saúde, pois abrange todos os nichos de mercado. Um exemplo disso são bancos privados como o Bradesco, que têm planos de saúde que atendem grandes empresas, pequenas empresas, pessoas individuais, famílias, etc. Neste aspecto, as empresas recentes concorrem diretamente com grandes grupos de seguros.

O grande desafio para os planos de saúde pequenos e recentes é a participação de mercado. Para isso é necessário o uso de estratégias para estabelecimento no mercado.

Estratégia de comercialização na empresa de planos de saúde

Para vender os planos de saúde, primeiro estude o público-alvo, quais as empresas que necessitam de plano e não ainda não realizaram contratos, empresas que estão insatisfeitas com o plano atual e já pensam em mudar de operadora de saúde, etc.

Para as vendas e captação de clientes, conte com uma equipe eficiente de telemarketing, que poderá ser terceirizada, e representantes comerciais de primeira, com capacidade de vendas que captará os melhores clientes.

Análise Swot para a empresa de planos de saúde

A análise swot na gestão estratégica estuda as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos para as empresas de uma forma geral. Para as de planos de saúde isso não é diferente. O setor possui oportunidades, ameaças e pontos fortes e fracos.

Ameaças do setor – uma ameaça do setor de planos de saúde é que, segundo as normas de saúde, os clientes não podem definir se querem coberturas para partos, AIDS e transplantes. Dessa forma, os planos não conseguem baratear seus serviços e os preços acabam se tornando empecilho.

As oportunidades – as oportunidades para os planos de saúde surgem diante do aumento crescente da população nacional, seus hábitos, renda crescente, expectativa de vida maior, preocupação com a saúde e crescimento de empresas que oferecem planos de saúde.

As empresas de planos de saúde poderão diferenciar seus serviços por categorias como: plano de saúde para crianças, para idosos, para maternidade e a novidade do mercado, que são os planos de saúde para animais.

Pontos fortes – os pontos fortes para os planos de saúde são quando os planos possuem estrutura para maior cobertura em especialidades médicas, pessoas e empresas de várias regiões com economia de escala.

Pontos fracos – os pontos fracos são justamente a falta de estrutura, possibilidades de cobertura limitadas, custos altos, que não são rateados pelas receitas, e as barreiras de entrada institucionalizadas pelos órgãos de Regularização no setor de saúde.

ANS na empresa de planos de saúde

A agência nacional de saúde está cada vez mais exigente quanto à possibilidade de entrada de novos planos de saúde no mercado para que sejam evitadas tantas reclamações nos órgãos reguladores de seguros para saúde.

De acordo com as normas exigidas pela ANS, ficam no mercado de saúde apenas os planos que realmente se responsabilizam pelo atendimento médico de qualidade e ainda que mantêm transparência quanto aos custos e receitas, número de clientes e outros registros exigidos pela ANS, Receita Federal e órgãos competentes.

Uma das mudanças mais polêmicas decididas pela ANS é que obriga que os planos de saúde tenham um seguro-saúde por cada cliente contratado.

O mais problemático nessa norma é que o valor do seguro-saúde é maior do que as mensalidades pagas pelos consumidores e diante da inviabilidade do aumento de preços nas mensalidades, esse problema acaba se tornando uma barreira de entradas para novos planos de saúde.

Código do Consumidor na empresa de planos de saúde

As operadoras de planos de saúde representam o setor de mercado com maior número de reclamações nos órgãos de proteção ao direito do consumidor e recebem constantes notificações por motivos de informação deficiente e prejudicial, problemas com carência, preços das mensalidades e especialidades médicas cobertas.

Para ter sucesso no setor, consulte todos os deveres das Operadoras de Plano de Saúde no que tange os Direitos dos Consumidores.

Uma conquista bem recente quanto á consumidores e planos de saúde é o assunto quanto a Portabilidade dos Planos de Saúde, em que os planos têm o dever de receber carências de planos de saúde anteriores.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

9 COMENTÁRIOS

  1. quero momtar uma chinica médica e uma empresa de planos de saúde para que eu possa trabalhar para a Amil e unimed eu estou fazendo investimentos para ter as minhas empresas e negócios sou médico,administrador de empresas e empresario

  2. Presto serviço para uma corretora, e gostaria de
    abrir uma consultoria em meu nome , para negociar
    e emitir nf. contra as operadoras.

    Qual o procedimento, a quem procurar , qual profissional gabaritado para me ajudar ?????

  3. Qual o capital mínimo necessário para abrir uma Operadora de Planos de Saúde? De que forma o Patrimônio Líquido pode ser constituído?

  4. Olá, sou proprietário da convenios medicos sp que é uma Corretora de Planos de Saúde e estou a disposição para ajudar com informações que queira abrir uma Corretora de Planos de Saúde, não uma Operadora, boa sorte.

  5. Eu quero abrir uma corretora de plano de saúde, queria saber por onde começar? Quero começar do zero, na região a onde eu moro só tem um plano de saúde, sei que eu posso abrir uma corretora de plano de saúde. Nesta região da pra competir e ter um bom negocio.

DEIXE UMA RESPOSTA