Como Montar um Canil

Como montar um canil
Como montar um canil

Para quem curte animais e procura por uma oportunidade para iniciar um negóciomontar um canil pode ser uma boa opção. Afinal, o cão ainda é o animal doméstico mais prestigiado nas casas brasileiras e preferido entre crianças e adultos. Se você tem espaço e deseja trabalhar com cães como um negócio, está indo por um caminho bem lucrativo e com certeza de mercado crescente. Veja agora mais detalhes de como montar um canil.

O primeiro passo para que seu canil tenha sucesso é analisar o espaço. Se você já tem uma casa com uma grande área, pode usá-la com adaptações e ainda tem a vantagem de residir no ambiente, cuidar de perto do bem estar dos animais, sem contar que o custo se torna muito mais baixo! Caso tenha que encontrar um espaço, dê preferência a um local longe de bairros residenciais. O ideal são casas amplas como sitio, chácaras ou fazendas, pois os animais podem fazer barulho e correr a vontade, sem incomodar os vizinhos.

Embora seja uma triste realidade, existem pessoas que não suportam “incômodos”, podendo fazer algo horrível com os animais, como envenená-los, roubá-los ou até mesmo agredir. Por isso, dê preferência por montar um canil longe da vizinhança.

 

Escolhendo os cães ao montar o canil – Cão ideal para venda

Todos os animais encontram um dono, mas é importante saber com que raças trabalhar após montar o canil é mais rentável. Seu espaço pode influenciar muito nisso.

Os cães menores tem melhor aceitação no mercado, e o custo de manutenção é menor. Pondere todos os fatores (mercado consumidor, instalações e custos de operação) e decida pela melhor raça ao montar um canil.

Por exemplo: montar um canil com cães de grande porte em regiões metropolitanas onde o público alvo reside em apartamentos, aparentemente não é uma boa opção, não acha?

Pesquise em revistas de criadores e pergunte a veterinários quais as raças estão em alta, tem mais saída e frequentemente são especuladas pelos clientes. O mercado de cães para venda também obedece à lei da oferta e demanda, assim, existe sempre as raças mais procuradas, logo, valem mais e tem o retorno garantido, pelo menos, dificilmente ficará com cães por longos meses sem conseguir vender.

Consulte características da raça para ver se vale a pena cuidar deles por um bom período até que encontrem um dono, sempre releve a possibilidade de não encontrar e ficar com mais um animal, o que representará custos e transtornos.

O local para montar o canil

Após escolhidas as raças para montar o canil, é preciso partir para a estrutura física antes de receber os animais. Dependendo do porte do cão, o local onde eles vão dormir vai ser menor ou maior. O ideal é criar casas individuais para que eles tenham cada um sua vasilha com água e comida, evitando disputas. O adestrador irá tratar do hábito deles dormirem no mesmo local, comerem sempre em suas rações destinadas, entre outros comportamentos que irá ajudar ao dono.

Pode parecer bobagem em um primeiro momento, mas por favor, não ignore! TENHA UM ADESTRADOR ao montar um canil, não cometa este erro burro. Um adestrador não apenas tornará seu trabalho mais fácil, mas também lhe dará as dicas que você precisa para alavancar seus ganhos.

Obs: Vocês sabem que eu dificilmente negrito e sublinho algo, então, se fiz, é porque é importante mesmo!

É importante deixar uma grande área a céu aberto para que os animais possam se exercitar ao ar livre, com espaço com sombra para descanso, lembrando sempre de colocar vasilhas com água. Precisa ainda ter um local especifico para tosa e banho, bem como para que o veterinário possa ir examinar os animais individualmente, sem que os outros cachorros atrapalhem.

Em casas de criação, é comum que o veterinário vá visitar para fazer os exames de rotina ou partos em caso de complicações na gravidez. Como é mais de um cachorro, é mais cômodo para o criador convidar o profissional a se deslocar até o canil. É preciso ter um veterinário vinculado ao canil para acompanhamento, isso é exigido e cobrado em lei.

Ei, atenção aqui! Os crimes ambientais estão cada vez sendo mais punidos, cuidado para não configurar nenhum MAL TRATO aos cães, você poderá ter sérios problemas.

O investimento inicial para montar um canil pode chegar a R$ 5 mil reais,  dependendo do conforto, que será bem valorizado e observado pelos compradores na hora da visita para a escolha dos filhotes. O retorno virá em breve, não se preocupe. O custo dos animais varia conforme a raça, podendo superar 10 mil reais reais um casal de pedigree puro por gerações.

Fluxo de caixa e sazonalidade ao montar um canil

Como não é sempre que você terá cães para venda, sendo que alguns especialistas recomendam apenas uma cria por ano, você precisará fazer um planejamento financeiro e operacional do canil. Tente operar o canil de maneira que você sempre tenha cães para venda, bem como um capital de giro de sobra.

Faça seu planejamento financeiro de maneira a responder algumas questões como: Qual a capacidade de produção do canil ao mês, dado a capacidade de gestação anual e o número médio de filhotes gerados pela raça escolhida. Qual o valor médio de venda de cada cão? Faça estes cálculos e você terá uma valor médio de receita mensal.

Outra opção para diminuir este efeito da sazonalidade ou da baixa produção em alguns períodos é aliar ao canil outros tipos de produtos e serviços como:

  • Venda de matrizes e reprodutores;
  • Serviço de hospedagem de cães;
  • Serviço de banho e tosa;
  • Adestramento de cães;
  • Revender cães de outros canis.
  • Venda de produtos para cães, etc.

Com estas medidas você terá uma parte do negócio com uma receita frequente para bancar os custos fixos do canil.

Licenças e documentação para montar um canil

Para ter um canil em funcionamento é preciso ter uma licença no Centro de Controle de Zoonoses da cidade, que irá fazer uma inspeção pessoalmente e saber se os animais têm condições de sobreviver. Será observada higiene, local de alojamento para os cães, alimentação, estado de saúde dos animais e se há um veterinário responsável.

Ele não precisa trabalhar diariamente no canil, mas precisa fazer visitas periódicas no espaço e ser responsável pela saúde dos cães.

Planejamento de marketing do canil

Não basta montar um canil, é preciso vender os cães para gerar receita para o negócio. Principalmente se a região escolhida para montar o canil for mais afastada, provavelmente, você terá maior dificuldade para comercializar os cães, ainda mais no começo, quando sua empresa ainda não for conhecida. Nesta etapa, quanto mais você conhecer do seu produto e do perfil de cliente que o comprará mais fácil será atingi-lo.

Pense comigo! Por que não criar um site? É fácil, existe como montar um site grátis, online, assim, seu negócio poderá focar não apenas na sua região física, mas sim aos limites do Brasil inteiro! Veja mais em como montar uma loja virtual.

De modo geral você poderia divulgar seu canil em:

  • Jornais locais e revistas;
  • Panfletos para distribuição em locais com grande fluxo de pessoas e veículos;
  • Folhetos e cartões de visitas;
  • Parcerias com pet shops e casas de produtos agropecuários;

Montar um canil, como qualquer outro tipo de negócio, necessita planejamento e avaliação dos aspectos de mercado, financeiros e operacionais do negócio. Caso você não tenha experiência ou tenha dificuldade consulte o Kit Como Abrir Um Negocio.

E você está pensando em montar um canil? Comente abaixo!

4.12 avg. rating (81% score) - 8 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

85 COMENTÁRIOS

    • Olá ,Sol não existe uma regra fixa para determinar o que está dando dinheiro.Para isso é preciso avaliar a viabilidade do negócio que você pretende montar.Eu mesmo comecei a criar galinhas para poder vender ovos férteis pela internet.Então vai muito de uma pesquisa de mercado e conhecer a necessidade do seu futuro cliente.Boa sorte.

  1. Ola eu adorei essa dica, gostei da foto do canil, fiz igual, menor e os cachorros adoraram, em casa tenho espaço suficiente para cuidar de cachorros, qualquer tipo menos cachorros maus como pitbull, rottweiler e pastor. Se alguém morar em Maceió e se quiser que nos cuidamos do seu cachorro, escreva a nos, seu cachorro receberá bom tratamento e passeios.

    • moramos em maceio e adotamos 1 cachorrinha linda,estavamos procurando 1 lugar para deixa-la quando viajarmos.por favor entre em contato para uma possivel estadia.

      atenciosamente,

      Ronaldo

    • PREZADO AMIGO, É COM TRISTEZA QUE OBSERVEI SEU COMENTÁRIO. O SENHOR NÃO PODE AFIRMAR QUE O PASTOR E NEM OUTRO CACHORRO SÃO “MAUS”. ISSO É DE UMA COVARDIA ATROZ . O CÃO NUNCA É MAU , E SIM O DONO QUE O CRIA COM MÁS INTENÇÕES . INCLUSIVE QUERO LHE DIZER QUE O PASTOR ALEMÃO ESTÁ ENTRE AS 3 RAÇAS MAIS INTELIGENTES DO MUNDO . SEM BRIGAS E NEM DISCUSSÕES, MAS GOSTARIA QUE O SENHOR SE RETRATASSE . POIS ESTOU ME PREPARANDO PARA ABRIR UM CANIL EXCLUSIVO DE CÃES PASTORES , E NENHUM DELES SERÁ CRIADO COMO UM ASSASSINO . MUITO OBRIGADO , QUE DEUS TE ABENÇOE.

    • Deve esta ocorrendo algum, engano em relação a vc dizer que pastor alemão e mau, esta e uma das raças mais tranquilas, poderia dar uma verificada em relação ao que voce postou.

    • Amigo, se tu estas criando cães e considera pitbulls, rottweilers e pastores cães “maus”, eu tenho uma má notícia: tu não conheces nada de cães.

    • Vc não sabe cuidar de cão nenhum, só em falar mau de pitibul, rottweiler e pastor já dar pra ver que entregar um cão em sua responsabilidade não é confiável.

    • Por favor não fale besteira, pitbull, rottweiler e muito menos pastores são “cães maus” mau é o ser humano, que se mete onde não deve.
      Se não tens experiência para poder cuidar de cães, não se meta.

    • Pitbull e esses outros não são cachorros maus ,que cria e que faz besteiras eu mesmo tô montando um canil só com Pit Bull aqui em recife e te garanto são os melhores cachorros que já tive

    • Nossa, nunca li tanta besteira num comentário só. Se seu intuito é trabalhar com cães, começou errado! Cães maus? Isso não existe! Estude um pouco sobre cães e português também, pois sempre é bem-vindo!

    • Amigo , eu tenho uma pitbull e posso te garantir que ela não é má. e jamais deixaria minha cachorra na mão de uma pessoa que pelo pouco que li já deu pra perceber que não conhece nada de cães.

    • João Cunha pit bull, não é um cachorro mau eles tbm são carinhosos e protegem seus donos, todo e qualquer raça precisa de cuidados e carinho um animal só é mau se ele for criado para ser mau se seu dono maltrata-lo ele vai atacar para se defender como nós seres humanos, que tbm nos defendemos qdo somos ofendidos ou envolvido em alguma briga discussões, outra coisa esses pits que vc se refere são pits carcara que não são da mesma linhagem ou melhor dizendo são cruzados com outras raças , meu marido é criador da raça e nossos pits são mansos e super carinhosos chegam até serem chatos de tanto carinho que gostam de receber então não julgue aquilo que vc não conhece e lembre que até um vira lata pode ser mau ,bravo se ele for criado com violência.

  2. Valiosas informações, tenho uma curiosidade; como é feita a transação de venda de um cão ? tem que emitir nota fiscal ou apenas um recibo ?

  3. Bom dia adorei este site, está de parabéns. consegui tirar minhas duvidas, pois quero investir nesta área e mais ainda sou leigo no assunto…meus parabens.

  4. Eu gostaria de saber se poderiam me ajudar, pois eu gostaria de montar um canil para cachorro de pequeno porte, preciso de modelo de canil e se possível, dos procedimentos que devo ter em relação à documentação.
    Obrigada, Sônia

  5. Não esqueça de verificar as leis de sua cidade antes de abrir um canil. Aqui em Curitiba, por exemplo, a Lei 13.914 proíbe a criação ou abertura de canis na cidade. Caso tenha algum canil aberto, ele será fechado pela prefeitura.

    • NOSSA , QUE CURIOSO !!! FIQUEI ATÉ ESPANTADO AGORA. E AONDE AS PESSOAS COMPRAM SEUS CÃES? OU É PROIBIDO CRIAR CÃES EM CASA? TEM LIMITE DE QUANTIDADE? POR FAVOR , NÃO É SARCASMO, MAS CHEGA A SER UM CONTRA SENSO, AINDA MAIS EM UMA CIDADE COMO CURITIBA. UM GRANDE ABRAÇO.

  6. Eu gostaria de saber se pode ter canil em São Jjose dos Pinhais e o q preciso fazer para ter a documentação em dia? Tem q emitir nota dos filhotes? Obrigada.

  7. Boa Tarde!

    Estou querendo montar um canil de caes pastoreiros, exemplo: Border Collie, pastor Alemão, Labrador, ec. Gostaria de saber como que é o mercado de trabalho para essas raças, vale apena montar?

  8. Boa tarde.

    Gostaria de saber se eu tenho a certificação de Auxiliar Tecnico de veterinário, se mesmo assim necessariamente eu preciso de um Veterinário para abrir um canil e ter a licença do Zoonoses?

  9. Quero muito montar um pets shop adoro lidar com animais, estou pesquisando franquia tirs as minhas duvidas ,realmente ,só preciso saber como começar para ter uma franquia obrigada!!!11

  10. bom dia ..eu tenho planos de montar um canil ja tenho o local é no interior de st catarina e gostaria de saber mais sobre isto pois entendo pouco ? e queria começar com 3 raças se é posivel no mesmo canil att obrigado

  11. gostei muito do site. Quero montar um canil e esse foi o 1. esclarecimento a esse respeito. mesmo tendo que buscar muita informação ainda, esse contato me situou bem.

  12. Olá! Gostei muito das dicas, pretendo montar um canil,para comercio da raça Akíta. só que nos fundos da minha casa, mas é área urbana. não tenho experiência. Apena que sou apaixonada pela raça.Tenho uma edícula grande que quero transformar em canil, é possível? meu quintal também é grande. me aconselhe por favor. Um abraço.

  13. olá, gostaria de saber de essa parada da mesmo grana. amo animais e to pensando em investir no ramo. porem, a meu problema é apenas na hora da venda, principelmente no inicio. tenso flws

  14. eu estou querendo montar um canil em uma chácara com mais que uma raça duas inicial quero saber se arrumo o local com tudo certo primeiro ou se arrumo as raças com os filhotes primeiro e se sou obrigada a ter Pedigrie de todos os animais ou se monto tudo e a justiça me da um tempo para legalizar tudo?

    • Bom dia, olha, você pode se cadastrar como canil até mesmo com um cão.
      E tipo, como você tem casal seria legal, pois quando tivessem filhotes você pode tirar o pedigree deles.
      SOu filiada na SOBRACI, gostei muito.
      abs

  15. Olá, gostaria de saber se pode ter canil em Aquidauana-MS, cães de pequeno porte. Quero montar um em minha casa, pois tenho um espaço legal, gostaria de saber qual a estrutura exigida e documentação necessária? Obrigada

    • Entra no site da SOBRACI (Sociedade Brasileira de Cinofilia) e da CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) lá está tudo explicadinho. É importante adquirir cães de canis de qualidade e com pedigree para produzir bons filhotes e pesquisar muito sobre cães e especificamente sobre a raça que deseja criar antes de começar. Boa sorte. Abraços

  16. Ótimas dicas, esclarecedoras tenho a intensão de montar um canil somente de pator alemão, na região em que moro esta difícil encontrar a raca, além de ser um região agropecuária que tem muitas fazendas e muitas casas onde supostamente necessitam de um bom cao de guarda. seria uma boa idea

    • oiii,vc ja ouviu falar de pastor da mantiqueira? saooo lindos otimos para fazendas autamente adestraves, raca quase em extincao por falta de conhecimento ,qqr coisa te mando fotos se interesse pela raca eh uma otima opcao, pro lugar onde vc pretende trabalhar.

  17. Gostei muito das informações, tambem irei estender o canil em hospedagens, passeios, pet shops e uma pequena loja com venda de serviços, petiscos , rações e adestramentos, pois meu espaço chega a um total de 1500 M².

  18. ola amigos, efetuei uma compra do kit, estou aguardando entrega via correio, minha duvida eh se eu informei tipo de atividade. confirmo agora neste e-mail: eh para trabalhar na venda de cães de raça de pequeno porte ( canil). obrigado pela atenção.

  19. Eu tenho uma Rottweiler ,gosto muito da raça e conheço ,quero virar um criador da raça , e oferecer filhotes de porte e puros para meus futuros clientes . Queria uma opinião de vocês sobre isso .

  20. Quero montar um canil no interior de MG e pretendo comercializar em Brasília – DF 220 Km, bem como comercializar em site de compra na internet! Gostaria de saber se o investimento ainda fica em R$ 5.000,00 e também quais as raças de pequeno porte que posso comercializar junto? Poderia comercializar: Yorkshire Terrier, Shitzu e Chiuaua? Aguardo resposta

  21. Gostei muito do site,tenho interesse no assunto,e tenho tbm uma dúvida,como proceder em uma transação de cruzamentos de cães;tenho uma Spitz e desejo cruza-la,já tenho o macho em vista,que tbm tem pedigree,como devo negociar isso?
    Obrigada
    Denise

  22. Aprendam uma coisa: Se vocês querem abrir um canil sério, pode esquecer o lucro!
    Criar cães é um hobby, não um negócio lucrativo. O dinheiro que a pessoa vende por cada cachorro vai para o investimento deles mesmos; vacinas, vermifugos, radiografias, pedigrees, exames, reforma do canil e etc. O verdadeiro criador não depende de dinheiro dos cães ele tem um trabalho. E cria os cães por amor a raça. É como um amigo criador meu fala; é um hobby, e um hobby caro.

  23. Olá… sou de cacoal rondonia e estou querendo montar um canil.. muito boa esta pagina de vc’s… mesmo ainda nao sabendo como fazer,desde já estou grato pela dica!

  24. Boas eu li tudo de inicio ao fim , ajuda muito quem queira abrir um negoçio rentavel.
    A cerca de 2 meses comprei um casal raça pequena shih tzu puros e em cada ninhada consigo fazer mais ou menos 1000 euros aí no brasil deve ser cerca de 2500reais.
    Vale a pena se a raça realmente for procurada , se nao for , e melhor nao fazer pk depois para vender demora mais e e complicado.
    Obrigado pelo vosso site

  25. tenho um sitio proximo a fortaleza e penso em montar um canil inicialmente com as raça pug e bulldog frances.qual o preço de custo p petshops?é legal a venda direta p o consumidor final?como adquiro os pedigris dos filhote?

  26. Olá! Sou de fortaleza e desejo montar um canil , com 10 mil é possível para raça bull dog francês preciso de dicas com propriedade … por me ajude. Abraço

  27. Estou querendo abrir um canil, minha irmã tem um pet-shop me auxiliaria com produtos e banhos, gostei muito dessas suas dicas, vou sim pesquizar mais sobre o assunto como você indicou, valeu !!

  28. Pretendo montar o meu canil, as dicas do seu site foram muito completas, úteis e inspiradoras pra mim, muito obrigado.

    Um abraço de Angola!

  29. Ola! Gostei muito do artigo. Estou estudando para fazer um em minha propriedade mesmo. Tenho um Buldogue Francês, adoro a raça, são cãezinhos muito doceis e inteligentes. E como sempre me perguntam qdo vou ter pra Algum filhote, então decidi montar um canil. Você pode me dar mais alguma sugestão? Obrigada

  30. Olá Vendo um hotel p cães completo em Colombo-Pr , região metropolitana de Curitiba.com alvará , licença sanitária etc
    ver link:

    jmarquescorretor.com.br/156703/detalhe/4466583/chacara-itajacuru-colombo-pr
    grato J Marques 041 9937-8412

  31. Senhores.
    Sou aposentado, tenho 67 anos, estabilizado financeiramente, e tenho um grande SONHO NA VIDA, qual seja, o de me dedicar ao conforto e bem estar dos meus amigos cães abandonados. Moro na cidade de Teresópolis – RJ e não quero ser remunerado em nada, só quero ajudar estes cães tão mal tratados. Tenho pessoalmente 2 cães achados nas ruas, mas muito amados e cuidados. Meu sonho é bastante ambicioso, pois seria um canil para abrigar em torno de 1.000 cães, todo informatizado, inclusive com controle de implante de CHIP para o controle de vacinas, tosa, banho etc.
    Se algum dia ganhar na mega senha, com certeza este sonho será realizado, do contrário tenho que pensar em alguma outra forma de ajuda. Quem tiver alguma ideia, por favor me envie.
    Vamos ajudar estes animais, que também sentem, alegria/tristeza fome frio/calor etc etc, não sabem pedir e dependem de nós.
    Um grande abraço a todos.
    Kasper

  32. Gostaria de saber sobre a documentação necessária e onde tirar ela já tenho o espaço os cães e a veterinária , mas não tenho informações sobre os documentos.

  33. Adorei as dicas ! Sou Veterinário ( atuava na área de Vigilância, portanto não tenho experiência com reprodução e gerenciamento de um suposto canil ) e estou desempregado no momento, gostaria de avaliar esse tipo de oportunidade, já que sempre bom juntar o útil ao agradável ( amo cães ) e com família não podemos nos dar ao luxo de abandonar as receitas tmb !
    Gostaria de opiniões a respeito de com com quantos animais devemos idealizar no início, calculando por baixo ? Qual a proporção de macho pra fêmeas ? Modelo de canil para cão de porte médio ? E outras dicas que vcs com mais experiência puderem me passar ? Detalhe, já temos como membro de nossa família um belo exemplar de bulldog francês ou qual seria sem dúvidas a raça de interesse.
    Desde já muito obrigado ! Saúde e paz a todos

  34. BOA NOITE TENHO UMA YORKSHIRE E ESTOU PENSANDO EM MONTAR UM CANIL, MORO EM SALVADOR E TENHO UM ÓTIMO ESPAÇO EM MINHA CASA E PERCEBO QUE NA MINHA REGIAO VEJO QUE A PREFERENCIA E PARA CACHORRO DE PORTE PEQUENO, AGURADO SUA RESPOSTA

  35. Boa noite, eu sou adestrador.
    Quero muito ter meu próprio canil.
    Se vcs poderem me ajudar em achar um nome para o meu canil eu agradeço a sua sugestão.
    MAYA. ..?
    obrigado pela atenção de Vcs!

  36. Gostaria de algumas informações sobre: tenho 3 fêmeas e 1 macho de pastor branco suíço, elas têm 27meses, 22 meses, 8 meses e o macho com 24 meses. Sei que as fêmeas só podem cruzar até os 8 anos e que eles vivem até uns 13 anos. O que faço para mantê-los durante estes 5 anos. O que geralmente um canil faz? Vc vai me dizer, faz uma poupança, renove o plantel, sim farei, mais tenho esse curiosidade. Meus cães todos tem pedigree, mais eu vendo muito mais em conta do que os canis que tenho visto. Já ia esquecendo, meu canil é em casa , eu ainda não registrei, e tenho problemas de espaço e de vizinhos. Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here