Como montar uma escola de informática

Por:

Como montar uma escola de informáticaConfira neste artigo algumas das etapas básicas de como montar uma escola de informática e ser bem sucedido em seu empreendimento. Hoje em dia, montar escolas e cursos é um excelente empreendimento e o segmento de ensino de informática tem se tornado um dos mais lucrativos do mercado. Há alguns anos estimava-se que houvesse uma queda e não um aumento de alunos em tais escolas baseando-se no fato de que a maioria das pessoas está comprando o seu próprio computador. Isso não aconteceu e tais escolas apenas tendem a crescer em número de alunos e unidades, bem como em estrutura.

Apesar do aumento do número de escolas de informática, este segmento ainda tem muito a oferecer e pode ser bem lucrativo, pois ainda existem muitas pessoas interessadas. A necessidade do conhecimento de informática para conseguir emprego ou para lazer também é mais um motivo para tais cursos avançarem, podendo ser um bom investimento para o proprietário, com uma excelente capacidade de retorno, mesmo com um alto investimento em jogo.

Concorrência de uma escola de informática

A sua concorrência não é das menores, partindo tanto de pequenas, como médias e grandes escolas. Hoje em dia existem em atuação neste mercado grandes franquias nacionais concorrendo diretamente com pequenas escolas de bairro e cursos regionais, mas em sua maioria não incomodam o público cada vez mais crescente.

Alguns estudiosos do mercado acreditam que são também seus concorrentes a própria Internet com cursos online para o setor, mas não é algo que realmente preocupe um ensino em curso de informática. A maioria das pessoas prefere o ensino em formato tradicional, em sala de aula, uma forma também de otimizar os resultados e garantir que todas as dúvidas sejam sanadas. É também uma forma de obter certificação confiável, o que a maioria dos sites não oferece.

A boa notícia é que seu público-alvo é bem amplo e isso faz com que a concorrência se dissolva um pouco, pois em teoria há mercado para todos. São seu público adolescentes, adultos, profissionais já formados e também não formados em busca de conhecimentos de informática ou um conteúdo exclusivo para acrescentar ao currículo, o que pode englobar jovens de 15 até adultos de 70 anos ou mais. Como ter conhecimento em informática é básico para o currículo, a gama de alunos que procura tais escolas a cada novo semestre sempre tende a aumentar.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Estrutura para montar uma escola de informática

Um empreendimento deste segmento nada mais é que uma escola e por isso, basta visualizar uma para ter em mente o que será preciso providenciar. Aqui são dispensadas cadeiras com mesa inclusiva ao estilo carteira de escola, basta apenas a mesa com cadeiras separadas, para acoplar o computador. São mesas de escritório usadas para sala de aula, compradas prontas ou enviadas por encomenda, o que pode sair mais em conta se forem feitas grandes banquetas para três ou quatro computadores lado a lado.

Salas com computador precisam de climatização com uma temperatura mais amena e por isso, é recomendado o uso de ar condicionado em todas as salas. É uma forma de manter o ar limpo, frio e não danificar os computadores, que quando submetidos ao calor podem ter seus componentes apresentando defeitos.

Se pensar em ter turmas variadas, melhor ter ao menos três salas prontas. Uma boa quantidade é ter 15 alunos por turma, ou seja, quinze computadores para alunos e um para professor, mas as turmas podem ser menores, dependendo do tipo de curso oferecido. Será preciso também um projetor para que os alunos vejam exatamente o que está sendo feito em tela, um projetor para cada sala e também uma lousa para uso com caneta piloto para as explicações mais detalhadas. O básico ainda está em itens como recepção para atendimento dos alunos, sala para administração, banheiros e bebedouros.

O ideal é escolher uma casa ou um edifício que já tenha sido uma escola para montagem de uma escola de informática. Partir do zero vai requerer um pouco mais de trabalho e custo para montar todos os itens básicos, o que vai subir bastante o custo do capital inicial investido. Uma boa dica é partir em busca de uma casa ampla, que pode oferecer um bom terreno, bem como aproveitamento máximo do espaço para montar a sua escola de informática em pequenos detalhes como banheiro, energia e estacionamento. A localização pouco influi na estrutura, desde que seja um ponto de grande fluxo de pessoas para ser um ambiente seguro para as pessoas irem e virem nos três turnos.

Capital inicial para montar uma escola de informática

Estima-se que o valor inicial a ser usado é de em média R$ 150 mil com a compra de computadores novos, reforma do imóvel e também contratação de professores. Estima-se que o valor investido deva retornar em menos de dois anos, um tempo bem hábil para o mundo dos negócios.

Cursos para oferecer em uma escola de informática

Há alguns anos tais escolas se restringiam a apenas dois tipos de cursos: montagem e manutenção de micro e informática básica. Hoje em dia estes estabelecimentos possuem tantos cursos que mais se assemelham a uma universidade do que apenas um simples cursinho de informática. Os mais procurados ainda são os citados anteriormente, mas  existem outros bem queridos pelo público que não podem faltar como edição de imagem, programas de design gráfico, criação de sites, desenvolvimento de softwares entre outros do mesmo segmento. Esses cursos agregam valor ao currículo e permitem trabalhar em casa. O de manutenção de micro continua sendo o mais procurado e encarado como uma profissão e por isso, não deve faltar.

Não se esqueça de planejar antes montar sua escola de informática!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

2 comentários sobre “Como montar uma escola de informática
  1. Alezy disse:

    Muito bom, nota 10!

  2. Laerte Moreira disse:

    Boa dica, obrigado. Eu tenho uma Lan House e quero montar uma escola de Informatica levando em conta que a cidade aonde eu moro e uma cidade universitária e tem só duas escolas de informatica eu acharia uma ótima entrar nesse seguimento!! Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como abrir uma empresa de terceirização de mão de obra para eventos
Como abrir uma empresa de terceirização de mão de obra ...
O ramo de festas é um ramo bastante promissor e co...
Como abrir uma empresa de imãs promocionais
Como abrir uma empresa de imãs promocionais...
Os imãs promocionais são objetos decorativos, mas ...
Como Abrir Uma Oficina de Lanternagem e Pintura
Como Abrir Uma Oficina de Lanternagem e Pintura...
A oficina de lanternagem e pintura é uma oportunid...
Como montar uma empresa de locação de equipamentos para construção civil
Como montar uma empresa de locação de equipamentos para...
O bom momento vivido pelo setor de construção civi...
Como abrir uma empresa de telemensagem
Como abrir uma empresa de telemensagem...
Receber um recado amoroso ou de felicitações pelo ...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores