Como montar uma laboratório de análises clínicas

Por:

Como montar um laboratório de análises clínicasUm dos setores de investimento que mais cresce no Brasil nos últimos anos é o mercado de saúde, sendo uma boa pedida investir em um laboratório de análises clínicas. O sistema público ainda não cresce tão proporcionalmente quanto à população nacional, tornando este setor um local propício para investimentos privados com o retorno garantido das verbas investidas. Não é à toa que surgem hospitais particulares eventualmente, pois o setor médico brasileiro é carente de investimento e boas instituições.

Como empresário, uma das formas de investir no setor de saúde é montar um laboratório de análises clínicas. Claro que este empreendimento requer bastante estudo e um bom plano de negócios, mas pode ser uma ótima dica para investir no mercado. Em números, os usuários de tal empreendimento apenas tendem a crescer. Para se ter uma ideia, hoje contamos com 40 milhões de pessoas com planos de saúde no Brasil, ou seja, potenciais clientes em todas as cidades do país.

Este modelo de empreendimento está em um segmento delicado de administrar, mas bem lucrativo. É preciso ter conhecimento e seguir diversas normas exigidas pela Vigilância Sanitária, Conselho Nacional de Medicina e ter equipamentos de ponta, sendo preciso estudar bastante antes de se decidir por tal empreendimento.

Caso você esteja pensando em investir neste ramo, temos dicas de como fazer. Confira a seguir etapas que devem ser seguidas para se ter sucesso neste ramo de novo negócio.

Estrutura para montar um laboratório de análises clínicas

Antes de se pensar em funcionários e os demais aspectos deste empreendimento, é preciso pensar na estrutura, a qual irá exigir a maior parte do capital investido. O primeiro ponto a se pensar é a necessidade de muito espaço e por isso, o ideal é investir em um espaço que tenha o tamanho de uma residência com, no mínimo, 80 metros quadrados e uma boa flexibilidade para ampliação em primeiro andar ou mais alguns, se for preciso.

Existem regras exigidas quanto a distribuição do espaço para montar um laboratório de análises clínicas, e elas incluem, segundo a Agência de Vigilância Sanitária, áreas mínimas os quais os ambientes devem ter. Os espaços que devem constar em sua planta de divisão do projeto de construção de um laboratório de análises são: sala para coleta de material com no mínimo três metros quadrados, uma área para classificação e distribuição de amostras com igual área e uma sala de preparo de reagente que deve ter a mesma área das anteriores.

É preciso reservar 14 metros quadrados para um laboratório de bacteriologia, imunologia, micologia, microbiologia, hematologia, parasitologia, urinálise, virologia, bioquímica ou biologia molecular. Deve haver em seu projeto uma sala de preparo de soluções com nove metros quadrados, uma sala de extração de ácidos nucleicos com, no mínimo, oito metros e meio quadrados de espaço, uma antecâmara de paramentação exclusiva com três metros quadrados de área, uma sala de PCR que deve contar uma para mínima de seis metros quadrados, uma sala de revelação de géis com quatro metros quadrados, um laboratório de suporte à UTI com oito metros quadrados e um laboratório de emergência com nada menos que dezesseis metros quadrados. Talvez, o ideal seja ter mais de um andar para distribuir bem essas áreas, todas isoladas termicamente uma das outras.

Existem espaços que são importantes na montagem da estrutura de um laboratório de análises clínicas eque não podem faltar também, pois são padrão em outros estabelecimentos deste mesmo segmento, como uma recepção para registro de pacientes e espera dos mesmos, depósito de material de limpeza, uma sala de esterilização de material, sanitários para clientes e acompanhantes e outros separados para funcionários, uma copa e uma sala administrativa.

Toda a estrutura deve contar com paredes pintadas apenas com tinta acrílica e com cores claras como branco gelo, branco neve, bege ou tonalidades semelhantes, que valorizam o espaço e transmitem a sensação de limpeza, muito importante para tais espaços relacionados com o tema saúde. Não é à toa que todo hospital ter paredes brancas: eles alimentam este mesmo conceito. As luzes devem ser claras, em tonalidade branca e não amarelada. Uma ajuda de profissionais qualificados para a decoração como arquitetos e decoradores será importante, pois é um espaço voltado para o público. Jamais se esqueça do esquema de ventilação, tanto para os clientes como para os laboratórios, de extrema importância.

Equipamentos necessários para montar um laboratório de análises clínicas

Os equipamentos também são de grande investimento, porque são em sua maioria, técnicos e essenciais para o negócio. Evite comprar usados, pois os novos possuem garantia e manutenção constante da marca, ideal para manter a qualidade dos diagnósticos.

Na montagem da estrutura técnica do laboratório de análises clínicas, é preciso fazer a compra dos itens colorímetro fotoelétrico, agitador orbital, estufa de esterilização, autoclave vertical, banho-maria sorológico, destilador de água em inox, microcentrífuga para hematócrito, centrífuga clínica e contador diferencial de células manual. Evite comprar marcas desconhecidas e economizar na compra retirando a garantia, um laboratório não pode falhar e o investimento em equipamento deve ser no melhor equipamento possível.

Para o setor administrativo, é preciso fazer a compra de computadores, estantes, armários, arquivos, prateleiras e gavetas, impressoras e móveis para a recepção.

Investimento para montar um laboratório de análises clínicas

Bom, o valor despendido em um empreendimento deste porte não é dos mais baratos do mercado. Entretanto, para animar o empresário, é bem menor que na montagem de um hospital. Será necessário um investimento de em média R$ 200 mil.

Estima-se que apenas 120 mil reais sejam gastos com o material básico para montar a estrutura de funcionamento, e os demais com custos de material, reforma e contratação de funcionários. Estima-se um retorno financeiro do valor integral dentro de 24 meses ou até menos, dependendo da localização e parcerias entre hospitais e outras instituições de saúde, bem com médicos e clínicas.

Funcionários necessários para um laboratório clínico

Os funcionários envolvidos no funcionamento de um laboratório de análises clínicas são bem específicos. Em sua maioria, são profissionais qualificados com curso técnico e superior, que tenham comprovação em uma instituição de renome no mercado e com diploma válido. Caso não se sinta apto de contratar, uma dica é terceirizar o serviço para uma empresa de Recursos Humanos ou contratar um consultor em RH para fazer as entrevistas e contratações.

O empresário dono de um laboratório não precisa ser um atuante no setor de saúde, mas são muitos os médicos que investem neste segmento por conhecer o assunto, mas nada que um curso ou leitura sobre o assunto não o ajudem a administrar melhor. Entretanto, é preciso saber que é necessário a presença de um profissional legalmente habilitado para assumir, perante a vigilância sanitária, a responsabilidade técnica pelo laboratório ou posto de coleta, podendo ser o próprio empresário ou não.

Quanto à contratação dos profissionais, não se esqueça da exigência dos comprovantes de conhecimento técnico e superior. A lei diz que um laboratório de análises clínica deve sempre ter em aberto para conferência, os registros de formação e qualificação de seus profissionais compatíveis com as funções desempenhadas para em caso de vistoria não ser multado. A contratação de tais empregados deve conter exames médicos de acordo com a Lei nº 6.514/77.

Seu corpo de funcionários também deve se atualizar constantemente, através de cursos e workshops de seu setor, bem como de acordo com as novas leis que foram sendo implantadas no decorrer da atividade do empreendimento.

Concorrência de um laboratório de análises clínicas

Não podemos dizer que é uma concorrência baixa, mas podemos notar que em muitas cidades há uma carência e por isso, os poucos laboratórios que existem são sempre lotados em quase todos os horários. Os números da concorrência são altos, pois segundo a Sociedade Brasileira de Análise Clínicas, o país já conta com 17 mil laboratórios que realizam por volta de 10 milhões de exames por mês.

Entretanto, é possível, como em todo ramo de negócios, driblar a concorrência por meio de parcerias, investimentos em marketing, publicidade e em tecnologia para melhor atender o público.

Ficou interessado em montar um laboratório de análises clínicas? Comente:

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

18 comentários sobre “Como montar uma laboratório de análises clínicas
  1. FABIO disse:

    NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM!
    POR QUALQUER MOTIVO OS CONVÊNIOS CANCELAM O SEU PAGAMENTO E TAMBÉM EXISTEM AQUELES QUE CREDENCIAM APENAS MÉDICOS.
    PENSEM NISSO!

  2. Luiz disse:

    Tenho 10 anos de experiência neste ramo e confirmo que ele é bem lucrativo sim, mas enfatizo que deve ser administrado por profissional capacitado, nada de dono que não entende de administração querer administrar, dessa forma as chances do negócio dar errado aumentam.

  3. Fabiane disse:

    Oi, estou me formando em biomedicina e pretendo montar um laboratorio de analises clinicas…

  4. Everton disse:

    E esse lance de sociedade pode da certo? e o que fazer para fazer convenios com outras instituições…

  5. francisco antonio do nascimento disse:

    tenho 30 anos de experiencia na area pretendo ainda abrir o meu com socio que tenha garra mesmo
    que seja no interior se alguem se interessar pode entra em contato

  6. Sandra Passos disse:

    Oi Luis, estou querendo montar um laboratório de análises clínicas, poderia me dar umas dicas?

    obrigada
    Sandra

  7. Erica Oliveira disse:

    Sou Recém formada em Farmácia e Bioquímica e pretendo montar meu proprio negócio , estou sondando o mercado e me interessei por esta área. Como mantenho contato?

  8. luciene andrade disse:

    gostaria de montar um laboratório de análise clínica de pequeno porte, e gostaria de saber o que preciso inicialmente, qual poderia ser o meu gasto inicial.

  9. Marcos disse:

    Olá.
    Sou Biomédico e vou montar o meu laboratório de análises de material biológico.
    É apenas uma questão de tempo.

  10. mattos disse:

    Gostei só gostaria de saber qual o tempo médio para retorno do investimento.

  11. brasil francisco de sa disse:

    eu ja tem uma empresa no ramo de saude,odontologia tem 30 anos no seguimento e o meu forte,medicina estou iniciando agora,sobre o laboratorio de analise clinica,ja foi libeado e aprovado pela vigilancia sanitaria,ja foi feito adequaçao dentro das normas da vigilancia sanitaria,so resta aquisiçao dos aparelhos,eu e o medico iriam montar juntos,eu entraria documentaçao e estrutura fisica e o medico com os aparelhos,so que o medico abandonou o barco,como e uma area que nao conheço detalhadamente estou pensando de montar sozinho,mas preciso de informaçoes sobre que preciso para montar o basico(exames de sanque,urina e fezes. para montar o que eu quero quero,quais e que tipo de aparelho que preciso.sem mais ara o momento somos mui atenciosamente.

  12. Alexandre disse:

    estou querendo abrir um laboratório…… sou bioquímico..

  13. julio disse:

    NAO E TAO SIMPLES ASSIM FABIANE,OS LABORATORIOS GRANDES ESTAO DEVORANDO OS MENORES

  14. Ana Clara disse:

    Estou interessada em montar um laboratório de Análises Clinica em Medicina Veterinária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como abrir uma empresa de escritório virtual
Como abrir uma empresa de escritório virtual...
Um escritório virtual representa uma solução viáve...
Dicas de Segurança no Trabalho
Dicas de Segurança no Trabalho...
Hoje em dia, muito se ouve falar sobre segurança n...
Como abrir uma fábrica de gelo
Como abrir uma fábrica de gelo...
Analisando as exigências e as necessidades do merc...
Loja de roupas para gestantes - Nicho de negócio lucrativo
Loja de roupas para gestantes - Nicho de negócio lucrat...
Com o corpo da mulher mudando no tempo de gestação...
Como abrir um abatedouro de suínos
Como abrir um abatedouro de suínos...
A carne de porco é a mais consumida no mundo. O Br...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores