Como Montar Uma Fábrica de Licores

Como montar uma fábrica de licores
Montar uma fábrica de licores pode ser um excelente negócio, tanto para venda de licores dentro do país quanto para exportação.

A fábrica de licores pode ter uma produção artesanal e industrial de acordo com a estrutura, a demanda e o volume de produção. Os licores são bebidas saborosas e que podem ser consumidas por pessoas diversas idades e biótipos devido ao baixo teor alcoólico da bebida, além de ser uma bebida de mesa que é utilizada com acompanhamento em refeições e por isso a demanda é crescente.

Mercado da fábrica de licores

No Brasil e nos EUA, o licor é consumido como um drinque e outros países como digestivo, por ser composto de frutas, ervas, açúcar, xarope e outros.

Os licores podem ser produzidos para ter baixo ou nenhum teor alcoólico e por isso a sua importância comercial é crescente, pois permite o consumo de diversos nichos de mercado.

Talvez seja uma das bebidas artesanais com maior aceitação entre os consumidores, por isso a produção artesanal pode constituir uma ótima oportunidade de alavancar a renda familiar, principalmente para famílias que já são servidas com pomares de frutas.

Produção artesanal em uma fábrica de licores

A produção artesanal na fábrica de licores não é muito complicada. Para produzir artesanalmente os empresários precisarão aplicar técnicas para combinar de forma eficiente sabores, essências, álcool, açúcar, cores e aromas.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

É sabido que as técnicas utilizadas pelos fabricantes de licores se assemelham com as técnicas utilizadas por boticários, por isso é necessário um trabalho de transformação químicas de essências e mistura de substâncias.

Por exemplo, a essência de canela deverá sofrer um processo de cocção e mistura com água para que seja extraída substâncias e logo depois ser acrescentada a água.

Para um licor de laranja serão necessários :18% de álcool e 545 g açúcar/L, sendo que o volume de substâncias variará com o sabor do licor e fruta escolhida.

Matérias-primas da  fábrica de licores

O álcool interfere e muito na qualidade final do produto e não são todos os álcoois que podem ser utilizados na produção. O mais recomendado para a produção de licor é o álcool de cereais. Ele é mais refinado e também sem odor.

A água para fabricação deve ser potável e o açúcar deve ser refinado .

Outro produto utilizado como matéria-prima na fábrica de licores é o xarope, que deve ter uma concentração de açúcar de até 70% para que seja conservado por muito mais tempo.

A matéria-prima utilizada na fabricação deve ter como origem pomares que dão frutos sadios e transportadas sem danificações.

Instalações necessárias para uma  fábrica de licores

Para produzir o licor faz-se necessário uma estrutura com espaço de no mínimo 120 m². Outras recomendações expedidas por órgãos de segurança e saúde é que o licor seja produzido onde as instalações admitem uma estrutura com paredes azulejadas ou outros materiais que admitem lavagens.

Estrutura da  fábrica de licores

A estrutura da fábrica de licores deve contar com espaço para recepção de matéria-prima, sala de produção e engarrafamento, local para armazenamento, sala para atendimento comercial, banheiros e copa que deve ser distante do local de produção.

A montagem da estrutura deve estar de acordo com as normas da Anvisa, que dispõe regras para adequação de pisos que deve ser impermeável e antiderrapante, paredes, portas, pé direito, abastecimento de água, iluminação e outras normas .

Processo produtivo na  fábrica de licores

Na produção de licores devem ser tomados os cuidados de lavar constantemente piso, azulejos, mesas, prateleiras, armários, bancadas, liquidificadores e outros utensílios da fábrica de licores.

O fluxograma para a produção de licor obedece as seguintes etapas:

Recebimento e pesagem de frutas↔seleção de matéria-prima↔lavagem de frutas e utensílios↔preparação de frutas↔preparação de infusões↔preparação de calda de ↔envelhecimento de calda ↔filtração↔embalagem ↔rotulação.

Os subprocessos de produção:descascamento, desintegração, formulações, infusão, preparação do xarope ou calda simples e outros.

Embalagem na  fábrica de licores

Os licores devem sempre ser acondicionados em recipientes de vidros em todas as etapas de embalagem e rotulação para que o líquido não perca suas propriedades . Os vidros devem atender a apenas um lote de produção, não sendo reutilizados.

Antes de armazenar os licores, é preciso apenas lavar com sabão neutro, não sendo necessário processo de fervedura. Agora as rolhas devem receber tratamento de higienização com sabão neutro, água quente e processo de secagem.

As garrafas de licores podem ser decoradas de acordo com a criatividade do empresário, mas os rótulos devem especificar o valor nutricional e a quantidade de álcool e de outros ingredientes.

Cursos para uma fábrica de licores

Realizar cursos para a fabricação de licores é um ótima oportunidade para aprender técnicas e assim possibilitar a abertura do empreendimento.

Alguns cursos de licores são oferecidos por Universidades Federais ou Estaduais quando abre as portas para a comunidade.

Nos cursos para uma fábrica de licores, as aulas são práticas e teóricas e são aprendidas lições como: origem dos licores, práticas de fabricação, técnicas de seleção, higienização, reciclagem de garrafas, elaboração de fichas técnicas e outros.

Os cursos ensinam como produzir licores fazendo com que a matéria-prima tenha valor agregado a partir da utilização em licores e assim produtores de frutos poderão destinar a produção para uma estratégia de diversificação.

Equipamentos utilizados em uma  fábrica de licores

Para fabricação de licor serão necessários os equipamentos : fogão industrial, balanças, luva térmica, escumadeira, faca inox, colher de pau, garrafões de vidro, dosador, beck e sifão, peneiras, funis, vasilhames de plástico, panos de cozinha, engarrafadora manual, rolhas , tampas, rótulos e outros.

Estratégias de distribuição de uma  fábrica de licores

A distribuição de produtos é considerada a etapa mais complexa do negócio e requer cuidados que na verdade são estratégias para a solidificação da fábrica de licores e participação no mercado.

Avalie também se os canais de distribuição escolhidos que podem ser: atacadistas, varejistas, intermediários, transportadoras e outros.

Clientes de uma  fábrica de licores

A fábrica de licores poderá e deverá conhecer os licores mais aceitos.

Tenha a opinião de vários clientes sobre os sabores dos licores e avalie quais sabores têm um maior índice de aceitação se o licor de laranja,se o licor de morango e outros sabores.

Considere como aceitável um índice de aprovação acima de 70% e elabore um gráfico. Saber a opinião do cliente é importante para organizar a produção, organizar melhorias da qualidade e também a gestão de estoques da fábrica de licores.

1.00 avg. rating (49% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, gostaria de saber se vcs têm ideias, o que preciso para montar uma loja de guloseimas e açaí. Me explique, por favor.
    Muito obrigado.

  2. Estou iniciando a venda de cachaça em sítio (tipo alambique), entre duas cidades (Vinhedo/Louveira). Já estou vendendo alguma coisa, o ponto é privilegiado, de fácil acesso, podem me dar dicas de que tipo de empresa devo abrir para trabalhar na legalidade, obter financiamentos e pagar menos impostos possíveis?

DEIXE UMA RESPOSTA