Pizzas Pré Assadas – Preço – Produto – Ponto – Promoção

Pizzas Pré Assadas
Pizzas Pré Assadas – Preço – Produto – Ponto – Promoção

Neste artigo vamos falar um pouco sobre o negócio de pizzas pré assadas e analisar um estudo de caso de uma empresa neste segmento que fechou após um ano de funcionamento.

Uma das primeiras coisas a analisar antes de montar uma pizzaria de pré assadas é o mercado. Se não houver clientes suficientes para comprar um produto ou serviço não adianta, o negócio não vai dar certo!

Ainda tão importante quanto a demanda suficiente é a motivação do empreendedor em montar e gerenciar um negócio de pizzas pré assadas. Neste negócio além das vendas no próprio estabelecimento também são efetuadas vendas pelo telefone, o chamado disk pizza ou tele pizza. Veja como ser um empreendedor.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1º Viagem!

Veja quais são as 3 PERGUNTAS que todo empreendedor esperto deveria saber responder antes de iniciar o negócio.  Saiba mais.

PS: Estas respostas podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Confira!

Análise de Mercado do Negócio de Pizzas Pré Assadas

Para fazer uma análise prévia do negócio de pizzas pré assadas responda as seguintes perguntas:

  • Qual o tamanho do mercado consumidor de pizzas? Veja neste artigo que escrevi no site Empresas & Dinheiro como mensurar o tamanho do mercado consumidor.
  • Qual a tendência para este tipo de negócio para o futuro? As pessoas tendem a pedir mais pizzas ou a sair para comer fora? Preferem comprar a pizza já pronta ou a pré assada?
  • Como anda a concorrência na região que você pretende atuar? Se a concorrência vai bem já é um bom sinal de que o mercado pode comportar mais uma empresa disputando os mesmos clientes.
  • Quem são seus concorrentes? Quais são os concorrentes de produtos substitutos? Ex: Disque sanduíches?
  •  Que preços praticam seus concorrentes?
  • Qual a qualidade e variedade de pizzas deles?
  • Quais são as formas de promoção que utilizam?

Após responder todas estas perguntas é preciso avaliar se você será capaz de competir neste mercado e se sair bem, oferecer mais por menos, não somente em preço, oferecer mais valor ao cliente, fazer o cliente perceber que seu produto é melhor e talvez até pagar mais por isso. Isto vai depender da análise de mercado e de como você vai posicionar a pizzaria.

Aprenda como fazer um plano de negócio.

Em Resumo Você Consegue Fazer Tudo Melhor Mantendo os Custos Baixos?

Em caso positivo é hora de continuar no planejamento financeiro e operacional. Valor do investimento inicial, custos mensais, previsão de vendas, custo unitário das pizzas, custo das entregas, fluxo de trabalho, necessidade de funcionários, normas e procedimentos, etc.

O que percebo é que neste tipo de negócio dois aspectos são importantes para o cliente: a qualidade da pizza e o preço. Além destes, outros aspectos são importantes para a abertura e sobrevivência da pizzaria: O ponto e a promoção do negócio.

No caso do negócio de pizza pré assada, oferecida exclusivamente pelo serviço de tele entrega, à medida que é feita uma boa promoção, o ponto perde importância, uma vez que os pedidos acontecerão por telefone. Por outro lado um bom ponto pode ajudar a estabelecer o nome do tele pizzas na cabeça do consumidor e quem sabe até o telefone. E já que o ponto é bom, porque não atender também na própria pizzaria.

 Algumas Ideias Para Pizzarias

  •  Avaliar a possibilidade de além de aceitar os pedidos por telefone aceitar pedidos pela internet, em um site da pizzaria.
  • Junto com este serviço  de pedidos pela internet fazer uma campanha local no Facebook e Twitter. Claro, além das campanhas normais de distribuição de panfletos, imãs de geladeira, chaveiros, etc. Veja mais.
  • Transmitir ao vivo, através de webcam a preparação da pizza do cliente, com o nome do mesmo em um painel, como aquele com números dos “fastfoods”.

Claro, é preciso primeiro verificar o perfil do cliente que você pretende atingir, preço de venda, custo desta operação e sua viabilidade dado o impacto desta ação nas vendas / valor percebido pelo cliente.

Estudo de Caso Pizzas Pré Assadas

Costumo comprar pizzas com frequência. Há algum tempo notei uma empresa de pizzas pré assadas com muito movimento e que parecia ser um bom negócio. Sempre que vejo um negócio que parece atrativo tenho o hábito de observar e avaliar.

Leia nosso artigo sobre negócios lucrativos e comece hoje mesmo o seu empreendimento!

Análise da Pizzaria Que Trabalha Com Pre Assadas

Quanto ao PREÇO Das Pizzas Pré Assadas

O preço de venda da pizza pré assada era de R$ 10,90. A pizzaria com menor preço vendia pizzas (pizza assada com serviço de entrega) por R$ 27,00.

Como consumidor e sem conhecer a estrutura de custos da empresa, acredito que o preço da pizza por R$ 10,90 ou por 14,90 venderia praticamente a mesma quantidade. Veja que de 10,90 para 14,90 seria de 36% com impacto direto no lucro. Veja mais.

Talvez este aumento de R$ 10,90 para R$ 14,90 fizesse cair um pouco as vendas, o que com um pouco de propaganda possivelmente seria corrigido. Outra opção seria vender um pouco menos e mesmo assim a pizzaria lucrar mais. Às vezes menos é mais! Note que esta análise da concorrência e do preço de venda poderia ser a diferença entre manter o negocio aberto ou fechar.

A QUALIDADE Das Pizzas Pré Assadas

As pizzas eram de boa qualidade, comparadas as vendidas assadas por R$ 27,00

O PONTO da Pizzaria

Situado na avenida principal de uma cidade de 200 mil habitantes era um ponto pequeno, mas que atendia as necessidades do negócio de pizzas pré assadas, com boa visibilidade e excelente fluxo de pedestres e veículos. A pizzas eram vendidas no próprio estabelecimento e também por tele pizza. Leia mais sobre como escolher o ponto comercial.

PROMOÇÃO Das Pizzas Pré Assadas

Eram feitas com panfletos distribuídos nas caixas de correios das casas do raio de atuação. Trabalho que foi feito aparentemente apenas na abertura da pizzaria e não foi continuado.

Outro Fator: Presença do Proprietário na Pizzaria de Pré Assadas.

Eram dois em sociedade empresarial que moravam em outro estado e o negócio funcionava com funcionários e câmeras. O velho ditado que diz que o “Olho do dono que engorda a boiada” vale também para pequenas empresas. Leia também sobre o pequeno empreendedor.

O simples fato do dono não acompanhar a pizzaria de perto pode diminuir a lucratividade, não apenas pelo salário do funcionário a mais na folha de pagamentos, mas pelo fato de deixar de tomar pequenas decisões no dia a dia da pizzaria que podem diminuir custos ou aumentar as vendas.

Antes de Abrir um Negócio é Preciso Definir o Que Você Espera Dele

Quanto à Expectativa Dos Proprietários

Outro aspecto muito importante para avaliar antes de abrir um negócio é o que será esperado do futuro negócio. Quanto eu preciso para bancar minhas despesas pessoais? O negócio suportará tais retiradas e ainda sobrará para a empresa crescer?

O ideal de um negócio é que ele suporte uma retirada mensal para cobrir os gastos pessoais do dono e ainda sobre para a empresa. Claro, isto depois que o negócio estiver estabelecido, pois nos primeiros meses empatar já será ótimo.

No caso desta pizzaria eu acredito que possa ter havido excesso de expectativa de lucratividade. Veja que uma pequena pizzaria talvez não pudesse produzir o lucro desejado para dois sócios e que ainda não trabalhavam presentes no negócio, o que aumenta a despesa com funcionários

Impacto do Preço em Outro Negócio de Pizzas Pré Assadas

Coincidentemente depois do fechamento da pizzaria descobri que existe outra pizzaria que também trabalha com pizzas pré assadas.

Neste caso o preço da pizza é de 14,00. Esta pizzaria já existia antes da outra que abriu e fechou. Esta nova pizzaria a meu ver não tem um bom ponto e talvez não faça a divulgação adequada, pois eu como cliente potencial nunca soube de sua existência. No entanto ela deve ter acertado mais do que a primeira, pois descobri que ele está no mercado a mais de 4 anos.

Já a qualidade das pizzas desta última pizzaria é inferior ao da outra de R$ 10,90 e que fechou.

Agora imagine esta última pizzaria com o preço de venda mais perto do “ideal” (14,90), melhor localização, melhor qualidade das pizzas, distribuição de panfletos (é preciso avaliar o retorno da campanha – ROI) e boa administração do dono!

Estes números não são fundados financeira da pizzaria, apenas observação do mercado. Servem para mostrar a importância de um bom planejamento. Estes números também não são absolutos e não quer dizer que se você abrir uma pizzaria de pré assadas e vender por R$14,90 você será bem sucedido. Cada caso é um caso e necessita de análise detalhada. Veja mais.

Estas são algumas considerações que acredito serem importantes para uma pizzaria. Voltando à teoria, falamos basicamente de “Análise de mercado” e os “4 P’s do Marketing” – Preço, Produto, Ponto e Promoção.

Leia também o passo a passo para abrir uma empresa de sucesso.

E Você o Que Deseja da Sua Pizzaria? Como Pretende Usar os “4 P’s do Marketing” Para Montar Uma Pizzaria de Sucesso?

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

28 COMENTÁRIOS

  1. Ola estou conhecendo esse site e estou gostando. Sou artesã e quero abrir uma loja com artigos artesanais e lembranças para festas e todas ocasiões. Gostaria de mais informações nessa área. Grata Alessandra

  2. Boa tarde.
    Gostaria de obter informações sobre técnicas de produção de pizzas pré-assadas(recheios,forma de conservação,embalagens etc.
    Muito obrigado pela ajuda.

  3. Tenho uma indústria de pizzas congeladas que funciona de dia e à noite. Montei uma tele-entrega de pizzas à la carte. Segui exatemente os passos comentados acima e está dando certo.

  4. Muito útil a sua matéria. Eu também gostaria de obter informações e dicas sobre técnicas de produção de pizzas pré-assadas(recheios,forma de conservação,embalagens etc.

    Obrigada!

  5. Estou interessado em abrir uma pizzaria com pizza pré-assada, mas não conheço o processo.
    Gostaria de alguem me informasse como posso obter esta informação.

  6. Sou produtor de tomates secos e champignons, e tenho bons contatos para qualquer produto alimentício, penso em abrir uma pizzaria para meu filho, gostaria de saber como faço para analizar se uma região é boa para receber tal empreendimento. Grato.

  7. boa tarde.
    gostaria de obter informações sobre técnicas de produção de pizzas pré-assadas(recheios. massa,forma de conservação,embalagens etc.
    muito obrigado pela ajuda.

  8. Poxa eu ja tenho mesa d motagem e forno eletrico e um fatiador altomatico sem contar o ponto mas estou com dificuldade em comprar os produtos e a instalacao eletrica da loja e sou pizzaiolo ha 15 anos mas agora na etapa final ta dificil d termina preciso e d um emprestimo alguem me ajuda ae

  9. Ja trabalho com o disco de pizza pre assado que distribuia para duas pizzarias que as recheava e vendia, mas eles fecharam e fique a ver navios. Agora estou a abrir minha propria pizzaria e as dicas deste site me abriram os olhos. Acredit o que os 4P’s sao de fundamental importancia. Preco, produto, ponto e promocao.
    O produto e de suma importacia porque ele e que vai fazer o negocio continuar. Uma pizza de qualidade e com o bom preco faz com que o ponto e a promocao venha a vender muito bem obrigado pelas dicas.

  10. Quero parabenizar vocês pela bela iniciativa, Pretento abrir em breve um peq. empresa de docês e salgados, Mas no momento, eu ja possuo uma pequena fábri de caixas de papelão ondulado.

  11. Trabalho atualmente no ramo da beleza.
    confesso que gostaria muito de mudar de ramo.
    É um ramo bom, é! mas estou em busca de algo pra futuramente trabalhar em familia ja que somos em 6 pessoas em minha casa.

    estou gostanto bastante das dicas desse site. bjs a todos.

  12. gostaria de saber mais informações sobre pizza semi pronta para trabalhar om eventos, igrejas , e outros e conservação pois estou querendo mondar uma loja para o cliente so pegar e levar a pizza semi pronta. obrigado

  13. Primeiramente quero parabeniza-lo pela matéria, gostaria de trabalhar com pizzas,já encontrei a maquina, mas estou com dificuldade em encontrar mini pizzas pre assadas e de boa qualidade,será que podem me ajudar, tbm gostaria de orientação, como divulgar para que eu possa trabalhar em aniversários, eventos, buffet, etc..
    Obrigada

  14. Olá! Gostei muito do site e sou fabricante de embalagens para pizzas, salgados, esfirras, bolos enfim, represento a Porto Feliz SA que é fabricante de papelão ondulado e assim como todos sabem, quem produz pode oferecer sempre melhores preços! Aguardo seu contato, tenho certeza que a minha empresa vai ser um bom negócio para a sua! Obrigada!
    Contato: Claudia
    (15)996448915 whatsapp

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