Pizzas pré assadas – Preço – Produto – Ponto – Promoção

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pizzas pre assadasNeste artigo vamos falar um pouco sobre o negócio de pizzas pré assadas e analisar um estudo de caso de uma empresa neste segmento que fechou após um ano de funcionamento.

Uma das primeiras coisas a analisar antes de montar uma pizzaria de pré assadas é o mercado. Se não houver clientes suficientes para comprar um produto ou serviço não adianta, o negócio não vai dar certo!

Ainda tão importante quanto a demanda suficiente é a motivação do empreendedor em montar e gerenciar um negócio de pizzas pré assadas. Neste negócio além das vendas no próprio estabelecimento também são efetuadas vendas pelo telefone, o chamado disk pizza ou tele pizza.

Análise de mercado do negócio de pizzas pré assadas

Para fazer uma análise prévia do negócio de pizzas pré assadas responda as seguintes perguntas:

  • Qual o tamanho do mercado consumidor de pizzas? Veja neste artigo que escrevi no site Empresas & Dinheiro como mensurar o tamanho do mercado consumidor.
  • Qual a tendência para este tipo de negócio para o futuro? As pessoas tendem a pedir mais pizzas ou a sair para comer fora? Preferem comprar a pizza já pronta ou a pre assada?
  • Como anda a concorrência na região que você pretende atuar? Se a concorrência vai bem já é um bom sinal de que o mercado pode comportar mais uma empresa disputando os mesmos clientes.
  • Quem são seus concorrentes? Quais são os concorrentes de produtos substitutos? Ex: Disque sanduíches?
  •  Que preços praticam seus concorrentes?
  • Qual a qualidade e variedade de pizzas deles?
  • Quais são as formas de promoção que utilizam?

Após responder todas estas perguntas é preciso avaliar se você será capaz de competir neste mercado e se sair bem, oferecer mais por menos, não somente em preço, oferecer mais valor ao cliente, fazer o cliente perceber que seu produto é melhor e talvez até pagar mais por isso. Isto vai depender da análise de mercado e de como você vai posicionar a pizzaria.

Em resumo você consegue fazer tudo melhor mantendo os custos baixos?

Em caso positivo é hora de continuar no planejamento financeiro e operacional. Valor do investimento inicial, custos mensais, previsão de vendas, custo unitário das pizzas, custo das entregas, fluxo de trabalho, necessidade de funcionários, normas e procedimentos, etc.

O que percebo é que neste tipo de negócio dois aspectos são importantes para o cliente: a qualidade da pizza e o preço. Além destes, outros aspectos são importantes para a abertura e sobrevivência da pizzaria: O ponto e a promoção do negócio.

No caso do negócio de pizza pre assada, oferecida exclusivamente pelo serviço de tele entrega, à medida que é feita uma boa promoção, o ponto perde importância, uma vez que os pedidos acontecerão por telefone. Por outro lado um bom ponto pode ajudar a estabelecer o nome do tele pizzas na cabeça do consumidor e quem sabe até o telefone. E já que o ponto é bom, porque não atender também na própria pizzaria.

 Algumas Idéias para pizzarias

  •  Avaliar a possibilidade de além de aceitar os pedidos por telefone aceitar pedidos pela internet, em um site da pizzaria.
  • Junto com este serviço  de pedidos pela internet fazer uma campanha local no Facebook e Twitter. Claro, além das campanhas normais de distribuição de panfletos, imãs de geladeira, chaveiros, etc.
  • Transmitir ao vivo, através de webcam a preparação da pizza do cliente, com o nome do mesmo em um painel, como aquele com números dos “fastfoods”.

Claro, é preciso primeiro verificar o perfil do cliente que você pretende atingir, preço de venda, custo desta operação e sua viabilidade dado o impacto desta ação nas vendas / valor percebido pelo cliente.

Estudo de caso pizzas pré assadas

Costumo comprar pizzas com freqüência. Ha algum tempo notei uma empresa de pizzas pre assadas com muito movimento e que parecia ser um bom negócio. Sempre que vejo um negócio que parece atrativo tenho o hábito de observar e avaliar.

Análise da pizzaria que trabalha com pre assadas

Quanto ao PREÇO das pizzas pré assadas

O preço de venda da pizza pré assada era de R$ 10,90. A pizzaria com menor preço vendia pizzas (pizza assada com serviço de entrega) por R$ 27,00.

Como consumidor e sem conhecer a estrutura de custos da empresa, acredito que o preço da pizza por R$ 10,90 ou por 14,90 venderia praticamente a mesma quantidade. Veja que de 10,90 para 14,90 seria de 36% com impacto direto no lucro.

Talvez este aumento de R$ 10,90 para R$ 14,90 fizesse cair um pouco as vendas, o que com um pouco de propaganda possivelmente seria corrigido. Outra opção seria vender um pouco menos e mesmo assim a pizzaria lucrar mais. Às vezes menos é mais! Note que esta análise da concorrência e do preço de venda poderia ser a diferença entre manter o negocio aberto ou fechar.

A QUALIDADE das pizzas pré assadas

As pizzas eram de boa qualidade, comparadas as vendidas assadas por R$ 27,00

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

O PONTO da pizzaria

Situado na avenida principal de uma cidade de 200 mil habitantes era um ponto pequeno, mas que atendia as necessidades do negócio de pizzas pré assadas, com boa visibilidade e excelente fluxo de pedestres e veículos. A pizzas eram vendidas no próprio estabelecimento e também por tele pizza.

PROMOÇÃO das pizzas pré assadas

Eram feitas com panfletos distribuídos nas caixas de correios das casas do raio de atuação. Trabalho que foi feito aparentemente apenas na abertura da pizzaria e não foi continuado.

Outro fator: Presença do proprietário na pizzaria de pre assadas.

Eram dois sócios que moravam em outro estado e o negócio funcionava com funcionários e câmeras. O velho ditado que diz que o “Olho do dono que engorda a boiada” vale também para pequenas empresas.

O simples fato do dono não acompanhar a pizzaria de perto pode diminuir a lucratividade, não apenas pelo salário do funcionário a mais na folha de pagamentos, mas pelo fato de deixar de tomar pequenas decisões no dia a dia da pizzaria que podem diminuir custos ou aumentar as vendas.

Antes de abrir um negócio é preciso definir o que você espera dele

Quanto à expectativa dos proprietários

Outro aspecto muito importante para avaliar antes de abrir um negócio é o que será esperado do futuro negócio. Quanto eu preciso para bancar minhas despesas pessoais? O negócio suportará tais retiradas e ainda sobrará para a empresa crescer?

O ideal de um negócio é que ele suporte uma retirada mensal para cobrir os gastos pessoais do dono e ainda sobre para a empresa. Claro, isto depois que o negócio estiver estabelecido, pois nos primeiros meses empatar já será ótimo.

No caso desta pizzaria eu acredito que possa ter havido excesso de expectativa de lucratividade. Veja que uma pequena pizzaria talvez não pudesse produzir o lucro desejado para dois sócios e que ainda não trabalhavam presentes no negócio, o que aumenta a despesa com funcionários

Impacto do preço em outro negócio de pizzas pre assadas

Coincidentemente depois do fechamento da pizzaria descobri que existe outra pizzaria que também trabalha com pizzas pré assadas.

Neste caso o preço da pizza é de 14,00. Esta pizzaria já existia antes da outra que abriu e fechou. Esta nova pizzaria a meu ver não tem um bom ponto e talvez não faça a divulgação adequada, pois eu como cliente potencial nunca soube de sua existência. No entanto ela deve ter acertado mais do que a primeira, pois descobri que ele está no mercado a mais de 4 anos.

Já a qualidade das pizzas desta última pizzaria é inferior ao da outra de R$ 10,90 e que fechou.

Agora imagine esta última pizzaria com o preço de venda mais perto do “ideal” (14,90), melhor localização, melhor qualidade das pizzas, distribuição de panfletos (é preciso avaliar o retorno da campanha – ROI) e boa administração do dono!

Estes números não são fundados financeira da pizzaria, apenas observação do mercado. Servem para mostrar a importância de um bom planejamento. Estes números também não são absolutos e não quer dizer que se voce abrir uma pizzaria de pré assadas e vender por R$14,90 você será bem sucedido. Cada caso é um caso e necessita de análise detalhada.

Estas são algumas considerações que acredito serem importantes para uma pizzaria. Voltando à teoria, falamos basicamente de “Análise de mercado” e os “4 P’s do Marketing” – Preço, Produto, Ponto e Promoção.

E você o que deseja da sua pizzaria? Como pretende usar os “4 P’s do Marketing” para montar uma pizzaria de sucesso?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



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14 comentários sobre “Pizzas pré assadas – Preço – Produto – Ponto – Promoção
  1. Alessandra disse:

    Ola estou conhecendo esse site e estou gostando. Sou artesã e quero abrir uma loja com artigos artesanais e lembranças para festas e todas ocasiões. Gostaria de mais informações nessa área. Grata Alessandra

  2. REINILTON disse:

    Gostei das dicas sobre pizzaria,como é importante analisar bem o mercado.

  3. Rogério disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de obter informações sobre técnicas de produção de pizzas pré-assadas(recheios,forma de conservação,embalagens etc.
    Muito obrigado pela ajuda.

  4. ana disse:

    Tenho uma indústria de pizzas congeladas que funciona de dia e à noite. Montei uma tele-entrega de pizzas à la carte. Segui exatemente os passos comentados acima e está dando certo.

  5. Maria Josina da Silva Gay disse:

    Estou pensando em montar uma lanchonete, estou achando essas informações de suma importância.
    Grata!
    Maria Josina

  6. Polly Testi disse:

    Muito útil a sua matéria. Eu também gostaria de obter informações e dicas sobre técnicas de produção de pizzas pré-assadas(recheios,forma de conservação,embalagens etc.

    Obrigada!

  7. Ivan Muniz de Melo disse:

    Eu gostei muito da pizza pre assada quero montar minha pizzaria. Como vcs podem me ajudar? Sou de Manaus Amazonas.

  8. Claudinei Teles Clemente disse:

    Estou interessado em abrir uma pizzaria com pizza pré-assada, mas não conheço o processo.
    Gostaria de alguem me informasse como posso obter esta informação.

  9. LATOIA disse:

    OI MEU NOME E LATOIA TENHO VONTADE DE TER UMA PIZZARIA E QUERI SABER POR ONDE COMESA PODEM ME DAR UMA DICA OBRIGADA

  10. Brenno T. disse:

    Sou produtor de tomates secos e champignons, e tenho bons contatos para qualquer produto alimentício, penso em abrir uma pizzaria para meu filho, gostaria de saber como faço para analizar se uma região é boa para receber tal empreendimento. Grato.

  11. marcos disse:

    Bem que você poderia me ajudar com:
    Projeto arquitetônico
    Projeto de operação
    Projeto organizacional
    Escolha do equipamento

  12. Sabrina disse:

    boa tarde.
    gostaria de obter informações sobre técnicas de produção de pizzas pré-assadas(recheios. massa,forma de conservação,embalagens etc.
    muito obrigado pela ajuda.

  13. vania disse:

    gostei das dica,mas gostaria de saber mais sobre armazenamento,materiais,utensilios,embalagenso que preciso pra começar…
    obrigada

  14. Rose disse:

    Primeiramente quero parabeniza-lo pela matéria, gostaria de trabalhar com pizzas,já encontrei a maquina, mas estou com dificuldade em encontrar mini pizzas pre assadas e de boa qualidade,será que podem me ajudar, tbm gostaria de orientação, como divulgar para que eu possa trabalhar em aniversários, eventos, buffet, etc..
    Obrigada

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