Como Ser um Empreendedor

Como ser um empreendedorVocê já pensou em ser um empreendedor? Dono do seu próprio negócio e concretizar suas ideias visionárias? Uma das dificuldades de conseguir atingir este objetivo é o simples fato de não saber como ser um empreendedor. Ora, por óbvio que para conseguir ser um empreendedor é preciso primeiro saber como, concorda? Por isso, resolvemos fazer este brilhante texto ensinando como ser empreendedor.

Poucos conhecem o real significado de O Que É Empreendedor. Alguns confundem com empresário e outros acreditam que é apenas investir seus recursos em um negócio, estas colocações estão absolutamente erradas, na verdade, não passam nem perto do que é ser empreendedor.

Ser empreendedor é uma pessoa que se destaca das demais em razão de um conjunto, observe bem esta palavra – conjunto – englobando ideias inovadoras, administração forma de por em prática, atitudes, reações, empatia e dezenas de outros atributos que, no final, tornam a pessoa um verdadeiro destaque da multidão.

Embora estejamos falando de empreendedorismo em negócios, não podemos deixar de chamar a atenção para o fato de que empreendedor é a pessoa que se destaca das demais em qualquer coisa, não exclusivamente em negócios e finanças.

Confira as 8 características básicas do empreendedor.

Ser empreendedor natural x empreendedor desenvolvido

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Frequentemente nos deparamos com um dilema. É possível me tornar um empreendedor ou é preciso “nascer com isso”?

Na verdade, nascer empreendedor é algo bastante relativo, já que uma pessoa não nasce empreendedora, mas sim com características do empreendedorismo, por isso, acreditamos que qualquer pessoa pode ser empreendedor de sucesso, desde que, é claro, desenvolva as características e habilidades certas.

Antes de tudo, devemos lembrar que todo bom empreendedor sabe exatamente como abrir um negócio, isso é fato! Assim, caso tenha dúvidas, estude bem nosso kit e artigos relacionados.

Características para ser um empreendedor

Está curioso para saber quais são as características que é preciso ter para ter chances de se tornar um empreendedor?

Tenha em mente que estas características que serão passadas são as preferíveis, mas não significa que se você não tiver todas elas não conseguirá ser um empreendedor de sucesso, o que se observa é que estas características costumam estar presente na maioria dos casos de sucesso, não sendo considerada, contudo, uma regra inabalável.

Ser um empreendedor exige uma capacidade imaginativa aflorada, conseguir elaborar um negócio em sua mente, traçar todos os pontos, encontrar riscos, possíveis lucros e a inovação onde os outros não encontraram, seja em um negócio “já batido” como uma livraria ou ideias inovadoras.

Para um empreendedor manter o foco e seguir seu “instinto” é preciso ter autoconfiança. Durante a trajetória existirá dezenas de pessoas que irão desincentivar, e é preciso saber lidar com a opinião alheia, seguindo os objetivos, foco e encontrando as melhores soluções. Por isso, sempre que for pensar em um projeto é importante ter um plano de negócio traçado.

Veja o que é um plano de negócios.

Nem sempre uma ideia inovadora dará certa por mais bem planejada que seja, claro, as chances são maiores, contudo, algumas vezes irá falhar. Ter persistência para continuar tentando e não perder a confiança é obrigatório para ser um empreendedor.

Estas são as características principais de como ser um empreendedor.

Como começar a ser um empreendedor

Para ser um empreendedor é preciso desenvolver de “dentro para fora” as características e atitudes, assim, irá externá-las e conseguir atingir o sucesso.

Simplificando, é necessário readaptar os hábitos e forma de visualizar as coisas.

Fazer cursos e exercícios de coaching, por exemplo, é uma excelente forma de melhorar a autoconfiança. Tomar as “rédeas” da situação e encontrar a solução você mesmo, sem o auxílio de terceiros ou opiniões alheias também é importante. Treine isso!

Com o objetivo de melhorar sua capacidade de observação, criação e concentração, você pode retirar 1 hora do seu dia para pensar em novos negócios ou até mesmo remodelar negócios já existentes, encontrando pontos que é possível inovar e fazer sucesso.

Embora possa parecer um pouco “bobo”, para aperfeiçoar a sua persistência a dica é começar a jogar alguns games, provavelmente irá perderá às vezes e terá que persistir até conseguir.

Confira como criar um site de jogos.

Como ter ideias inovadoras

As ideias inovadoras não surgem sempre do nada, pelo contrário, na grande maioria das vezes segue uma série de etapas até chegar a sua elaboração.

É importante destacar que ideias inovadoras não são apenas as que jamais foram criadas, mas sim tudo que sofre alguma modificação significativa. Por exemplo: táxi, é um negócio comum, agora, oferecer um serviço de táxi de carros antigos é uma inovação.

As pessoas que possuem uma boa capacidade criativa costumam dizer que o grande “macete” é ser observador. Analisar o dia a dia, perceber em tudo uma possibilidade de algo novo é a chave para ter ideias inovadoras.

Veja que as inovações mais rentáveis surgiram do dia a dia, como é o caso do velcro, que o engenheiro suíço ao observar as sementes de Arctium, percebeu que estas grudavam em sua roupa. Ou seja, ele analisou as possibilidades de criar algo inovador em simples sementes de Arctium, é ou não é um empreendedor?

Observe e analise à sua volta, sempre com um olhar critico e inovador, quase que um “cientista aloprado”, assim encontrará boas oportunidades.

Outra dica que pode ser interessante é observar as ideias de negócios já existentes e tentar inovar.

Como por em prática suas ideias e ser um empreendedor

Não basta ter boas ideias para ser empreendedor, é preciso colocá-las em prática e concretizá-las, não concorda? Por isso, vamos ensinar um pouco de como concretizar suas ideias, pelo menos para conseguir descobrir se ela tem ou não possibilidade de dar certo, tudo isso gastando pouco ou nada.

O primeiro passo é elaborar a ideia, ou seja, criá-la. Faça uma seleção de todas as ideias que tiver e enumere em um papel. Focalize quais as que acha que terá maior probabilidade de sucesso.

Depois disso chegou a hora de fazer uma pesquisa de mercado. Veja comigo que, até este momento, você não precisa, necessariamente, desembolsar valores, já que a pesquisa pode ser feita por você mesmo.

Com uma pesquisa de mercado consolidada e já com a noção se terá ou não público para consumir o seu produto/serviço é preciso montar um plano de negócio. Veja a importância de um plano de negócio.

Com todas as informações necessárias você já tem ideia se o seu negócio pode ou não dar certo, agora, concretizá-lo exigirá investir um pouco de dinheiro, não tem jeito. Porém, perceba que já minimizou os riscos e provavelmente o negócio é realmente bom.

A dica é montar um negócio pequeno, talvez até na sua casa, apenas para averiguar se realmente é uma boa ideia e, caso funcione, ai sim aumentar o investimento. Nesse momento você já aprendeu como ser um empreendedor, ou melhor, você já é um empreendedor!

Lembre-se que você pode ser um pequeno empreendedor ou um empreendedor individual, legalize-se, caso não saiba sobre os documentos, veja nosso texto sobre documentos para abrir uma empresa.

E você, entendeu bem como ser um empreendedor?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA