Como Sobreviver a Uma Guerra de Preços

Como Sobreviver a Uma Guerra de PreçosEmpreendimento funcionando e depois de uma semana de inauguração, o vizinho, seu concorrente, baixa os preços dos produtos e anuncia uma grande promoção.

O que você faz para sobreviver a uma guerra de preços, quando seus concorrentes alteraram os preços dos produtos de forma drástica, talvez até para abalar o seu negócio? Quanto a esta situação, de fato você realmente tem apenas duas opções: responder ou ignorá-los.

A variação de preço da concorrência gera uma resposta quase automática do empresário.  Se o preço dos produtos do concorrente sobe e desce, parece intuitivo, como um instinto, que o empresário abaixe e aumente o seu preço também. É um reflexo para se igualar ao mercado, mas pode não ser a melhor opção.

Geralmente, a baixa de preços abala o empresário, mas não deveria ser assim. Em nosso artigo temos algumas dicas de como sobreviver a uma guerra de preços com sabedoria.

Simplesmente diminuir o preço do seu produto não é a saída. Algumas lojas quando fazem isso, possuem um motivo por trás e é preciso pensar nisso.

Você já pensou no fato do seu concorrente não estar conseguindo vender o produto e, preso no estoque, ele resolveu fazer uma queima?

Esta pode ser uma possibilidade com percentual mínimo de chance, mas ela existe e é uma atitude que não deve ser respondida. Veja mais em ideias inovadoras.

Segmentação de Clientes

Antes de partir para uma guerra de preços para vencer a concorrência, que tal tomar um caminho diferente? Uma boa dica é oferecer descontos para públicos diferentes.

Descontos para estudantes, para senhoras acima de 60 anos, oferecer promoções para quem comprar em alta quantidade, entre outras ações de marketing e de vendas que podem ser bem mais eficientes que simplesmente abaixar o preço do produto no mercado.

É possível fazer segmentação de preços ao invés de simplesmente dar desconto. Segmentação de preços é simplesmente cobrar preços diferentes para pessoas diferentes para o mesmo produto ou serviço prestado.

E você pode aproveitar e usar a ação em uma campanha de marketing com anúncios, panfletos e cartazes mostrando a ação e estimulando clientes novos a vir conhecer sua loja e aproveitar o desconto.

Desconto que não é desconto

Antes de baixar seu preço no mercado, que tal observar se há mesmo um desconto real na loja concorrente? Talvez você aprenda alguma coisa.

As companhias aéreas costumam anunciar passagens em promoção quando surge uma nova empresa no mercado, mas na verdade não existe uma promoção real e vantajosa.

Vai dar lucro?

São passagens aéreas baratas para um curto trajeto e apenas na ida, com a volta ainda mais cara. No final, somam-se os valores e o preço da passagem continua quase o mesmo que o anterior.

Ações como essa são bem inteligentes e uma boa ideia deve sim ser copiada. Sente-se com sua equipe de marketing ou contrate uma agência para bolar um plano semelhante de desconto de forma a você ganhar e os clientes também.

Mesmo que seja em curto período de tempo, incentive uma ação. Descubra tudo sobre plano de negócio.

Veja se há a Necessidade de Baixar o Preço

Os seus clientes sabem que o valor do item na concorrência é mais barato que na sua loja? Muitas vezes seus clientes não sabem os preços dos produtos do seu concorrente. Você precisa responder apenas se os seus clientes sabem ou caso contrário irá estimular uma guerra de preços desnecessária.

Investigue a ação de baixa de preço. Tente descobrir o porquê de seu concorrente fazer uma baixa de preço tão drástica e você pode se surpreender.

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A loja ou prestadora de serviços rival pode estar apenas tentando se livrar do excesso de estoque.  A mudança de preço pode ser temporária e não é necessário seguir o exemplo. Prefira planejar as vendas.

Agregue Valor a Seus Produtos

Se você quiser sair imune a uma guerra de preços com a concorrência, mantenha seu foco não em abaixar os preços, mas na diferenciação de seus produtos.

Vai dar lucro?

Em outras palavras, agregue valor a seus produtos e serviços e seus clientes nem irão notar as placas ao lado com itens mais baratos.

Esta estratégia funciona para qualquer empreendimento, mas principalmente, para prestadores de serviço. Um bom exemplo são os salões de beleza.

Você pode ver um salão de beleza com o serviço de corte 100% mais barato que o seu, mas se não for tão bom quanto o seu salão preferido dificilmente você vai, pois o serviço e qualidade de atendimento contam bastante.

Por isso, invista em atendimento ao clientes, em bons produtos de marca com qualidade, serviço de informação eficiente e vai passar imune a qualquer guerra de preços.

Produtos e serviços altamente diferenciados não precisam entrar em guerra de preços, nem os produtos que são direcionados para diferentes grupos de clientes.

Não Entre no Jogo da Guerra de Mercado

Existe uma causa da baixa de preços bem comum e esta tática existe há anos: quebrar a concorrência.

Talvez seu concorrente esteja querendo prejudicar o seu negócio e para isso, vai baixar os preços ao limite, esperando você baixar mais, lucrar menos e quando sua empresa fechar as portas, ele vai aumentar bastante.

Essa tática é comum com grandes fabricantes. Ao surgir uma marca nova no mercado, uma fabricante baixa ao limite seus preços e, com a marca já consolidada, conta com a preferência do público e espera a nova marca falir.

Com seu fechamento, ela simplesmente volta dobrando o valor, já que está sem concorrentes, para recuperar o tempo perdido. Não entre no jogo, observe e se mantenha firme na cadeira.

O negócio rival não vai poder segurar o preço baixo por tanto tempo e deve se igualar em breve ao seu ou até ficar superior para recuperar o tempo perdido.

Gostou das Nossas Dicas de Como Sobreviver a Uma Guerra de Preços.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Este artigo é muito interessante, mas fica aqui uma dúvida que gostaria de ver respondida e analisada. Como vencer essa guerra de preços que esta ocorrendo com a chegada dos sites de compra coletia, principalmente no segmento estetica?

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