Horticultura – Como ganhar dinheiro

Por:

horticulturaA horticultura é um negócio que cresceu nos últimos anos devido aos hábitos alimentares mais saudáveis. Ela nada mais é do que a produção de hortaliças através de hortas, mas em grande escala e não somente aquela feita no fundo do quintal. Assim dá para ganhar dinheiro vendendo o que produz.

Para começar um negócio e ter sua própria cor de cultura é necessário conhecer as características individuais deste tipo de cultivo e fazer todo um estudo de mercado para poder lucrar posteriormente.

Pesquisa de mercado para uma horticultura

Mesmo que muitas pessoas estejam optando por uma alimentação mais saudável, ainda existem muitas que preferem não incluir as hortaliças em seu cardápio. Por isso é de extrema importância que seja realizada uma pesquisa de mercado antes de começar sua horticultura.

Entre os fatores que devem ser analisados estão à disponibilidade de um público-alvo que esteja disposto a comer bastante hortaliça. Além disso, é preciso estudar a concorrência e saber se existem muitas horticulturas na região para que a demanda possa ser aproveitada.

Estrutura da horticultura

Depois de realizar uma pesquisa de mercado e saber a quantidade de público-alvo, assim como a de concorrentes na região, você terá uma base de quanto precisará produzir para suprir toda a demanda do local.

É importante chegar a um consenso de um espaço ideal para a sua horticultura, uma vez que este tipo de alimento estraga facilmente e não pode ser armazenado. É preferível que escolha um terreno menor do que um maior para a sua produção, pelo menos quando estiver no início de seu novo negócio.

Com o tempo, poderá ver como aumentar o seu terreno ou até mesmo comprar outro para conseguir uma produção maior, mas antes é interessante ver se os dados coletados em sua pesquisa de mercado realmente condizem com a realidade.

Calcule a estrutura do terreno de acordo com a quantidade de público-alvo a ser atingido e da quantidade de horticulturas que já existem na região. Depois é só fazer o cálculo a de quantas pessoas ainda estão disponíveis para consumir o seu produto. Após isso, busque informações sobre a quantidade de hortaliças que consegue implantar a cada metro quadrado de um terreno, de acordo com o tipo de hortaliça que irá trabalhar.

Planejamento da produção de horticultura

Planejar a sua produção de horticultura é a melhor forma de evitar possíveis imprevistos e de prever com mais exatidão os seus lucros. Veja algumas formas que ajudam no planejamento do negócio.

1. Rotação de culturas

São realizadas com os seguintes alimentos:

  • Solanáceas: tomate, berinjela, jiló, batata e pimentão;
  • Cucurbitáceas: pepino, chuchu, melão, moranga, abóbora e melancia;
  • Crucíferas: nabo, rúcula, repolho, mostarda, couve-flor, brócolis, agrião e couve;
  • Liláceas: cebolinha, aspargo, alho-poró e cebola;
  • Umbelíferas: funcho, aipo e cenoura.

Neste tipo de horticultura, com o rodízio de plantas nos canteiros, o solo deve ser alternado entre frutos, raízes e folhas, sendo necessário até mesmo diferenciar a mesma família para aproveitar ao máximo os nutrientes do solo.

2. Plasticultura

O uso de plásticos durante o cultivo pode aumentar a produtividade em até antecipar a colheita, reduzindo a aplicação de agrotóxicos e adubação. Mesmo assim não pode deixar de existir a ventilação, pois ela é fundamental a para o crescimento das hortaliças.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

O método de irrigação em mais eficiente é o gotejamento

Fatores que influenciam a horticultura

Mesmo que fecha feito um bom plano de negócios e uma pesquisa de mercado completa, é preciso estar ciente que este tipo de negócio possui alguns fatores externos que influenciam a horticultura. Os principais são:

1. O clima da região

Assim como nas demais atividades que envolvem a agricultura, a horticultura é influenciada pelo clima da região, bem como das épocas de chuva ou seca. Por isso o que é preciso estar ciente da região que fará o cultivo das hortaliças e das possibilidades de alterações no clima durante o ano.

2. Sazonalidade

A sazonalidade do clima ou do tipo de alimento influencia bastante na produção, já que algumas hortaliças têm uma produção maior em determinadas estações do ano e em outras, não.

Estude sempre cada tipo de hortaliça que irá cultivar para não ser pego de surpresa com o fator de sazonalidade.

3. Tipo de solo

É importante conhecer todas as características do solo que irá utilizar para o cultivo da horticultura. Características como aspectos químicos, biológicos, físicos e topográficos são importantíssimos para uma boa colheita.

4. Ataque de pragas

As pragas podem estar presentes em diversas plantações e é preciso ficar atento a qualquer ataque. Cuidado para não exagerar na quantidade de agrotóxicos e contaminar o alimento, mas procure sempre tomar as devidas precauções para manter as pragas o mais longe possível de sua horticultura.

5. Falta de padronização do produto

Por mais que você utilize as mesmas sementes e os mesmos produtos na produção e das hortaliças, não há como ter um padrão definido, sendo que algumas folhas saem mais escuras e outras mais claras, algumas maiores e outras menores, e assim por diante.

Lógico que estes são apenas alguns dos fatores externos que influenciam a horticultura. Porém não é preciso desanimar, já que todo negócio está sujeito à influência de outros fatores que não estão ao alcance do empreendedor.

A melhor alternativa, neste caso, é realizar o melhor planejamento possível e cuidar para que o controle de sua horticultura seja detalhado e feito de forma correta e para que qualquer ameaça externa seja solucionada o mais rápido possível e garanta muito mais lucro ao seu negócio.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

2 comentários sobre “Horticultura – Como ganhar dinheiro
  1. Alberto Machado Pereira disse:

    Prezados Senhores:
    Moro em Salvador/Ba e pretendo abrir um negócio de alimentação natural (sem agrotóxicos) e gostaria de saber qual a maneira mais pratica de começar um negocio deste porte, principalmente no sistema de delivery – entrega.
    Grato,
    Alberto.

  2. marizete pereira disse:

    gostaria de receber orientação sobre como abrir empresa de limpesa pós obra,já atuo em uma prestadora de serviço para construção civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Aprenda Como Fabricar Cerveja

Aprenda Como Fabricar Cerveja

Já pensou em fabricar cerveja e ganhar dinheiro com isso? Veja a...
Fábrica de bolsas de couro

Fábrica de bolsas de couro

O couro é muito usado em diversos artigos, como roupas e acessóri...
Como abrir uma fábrica de isopor

Como abrir uma fábrica de isopor

Quais os produtos que a fábrica de isopor produz? O isopor tem di...

Curta O Novo Negócio!

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
20 fachadas de lojas para você se inspirar

20 fachadas de lojas para você se inspirar

Para que uma loja seja bem sucedida é necessário que ela atenda ...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...
14 fábricas para montar com até 10 mil

14 fábricas para montar com até 10 mil

Iniciar a fabricação de um produto é a possibilidade de montar um...
20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)