Como ser um promotor de eventos

Por:

Como ser promotor de eventos

Com certeza você já ouviu falar de promotor de eventos, uma das profissões autônomas que mais cresce do mercado. O sucesso relacionado com esta área de atuação está muito voltada ao fato de que as festas, recepções e baladas acontecem de maneira sempre mais constante exigindo, para isso, de profissionais específicos para fazer este tipo de organização.

Para isso, não é preciso ser uma empresa com uma mega estrutura, mas é possível começar este negócio apenas com uma pessoa que seja um profissional capacitado no ramo que consiga organizar de maneira adequada os mais variados tipos de eventos tanto particulares como a nível empresarial, pois desta maneira com certeza haverá mercado sobrando para ele.

Devido à crescente relevância desta área vamos mostrar a seguir neste artigo algumas dicas de como ser um promotor de eventos e a forma detalhada para conseguir atuar neste ramo específico de empreendimento.

O que é um promotor de eventos?

De maneira geral, o promotor de eventos consiste naquele tipo de profissional que cuida de todos os aspectos do evento a ser feito desde a produção dos convites e organização do espaço da festa até a contratação dos manobristas do estacionamento e dos garçons do buffet.

Por esse nível tão elevado de serviços e responsabilidade ele é o profissional que de forma prática faz qualquer evento acontecer, pois trata das atrações musicais, brindes, cenografia, performances teatrais e tudo o que o cliente desejar e da forma que ele quiser.

Além disso, é preciso estar ciente de que o promotor de eventos deve possuir a capacidade  e os contatos necessários para organizar um evento sozinho principalmente no início do seu negócio quando não terá condições de possuir um empregado e tudo deverá ser feito exclusivamente por ele.

A melhor forma de conseguir esta verdadeira façanha é por meio dos contatos de sua agenda que devem conter todos os tipos de fornecedores e profissionais necessários para que um evento aconteça de forma perfeita.

Este conhecimento é exigido porque a ideia principal para contratar um profissional que atua nesta área é de que a empresa, família ou grupo de pessoas que entrega uma festa para um promotor de eventos não possui tempo para se preocupar com todos os detalhes necessários e coloca esta carga de trabalho neste profissional específico.

De certa forma este é o profissional pago para resolver problemas. Por isso, a partir do momento em que o contrato do promotor de eventos com o dono da festa estiver acertado é preciso detalhar de forma bem específica todos os pontos que devem ser cuidados para que tudo esteja correto e funcionando no momento em que o evento estiver acontecendo.

Por isso, este profissional tem ganhado mais espaço no mercado e mesmo assim a concorrência é grande nesta área de atuação que exige para que alguém se destaque muito trabalho, profissionalismo e um diferencial na prática para que seja escolhido e referenciado.

Que tipo de festa precisa de um promotor de eventos?

O mercado de atuação para quem deseja ser um promotor de eventos é de maneira geral todas as modalidades de festas que surjam mas de maneira mais prática se referem apenas às festas de maior porte.

Esta questão se justifica porque as festividades e eventos que possuem um menor porte ou ainda quantidade reduzida de convidados geralmente é organizada pelos próprios donos que muitas vezes contam com orçamento reduzido para contratar um profissional específico.

Já no que se refere aos temas, um promotor de eventos pode organizar os mais variados estilos como casamento, 15 anos, aniversários em geral de adultos e crianças, confraternização da empresa, lançamentos de produto, dentre outros; sendo que neste caso quanto maior for o porte do evento a ser realizado mais necessária se faz a presença de alguém específico da área de promoção de eventos.

Apesar desta grande diversidade, a maior quantidade de clientes para quem deseja atuar como promotor de eventos vai surgir realmente no meio empresarial especialmente ao considerar os eventos grandiosos que as empresas costumam fazer com suas filiais.

Mesmo neste aspecto é preciso que a festa ou evento sempre possua um tema a ser desenvolvido o qual será o foco para a criação de um bom evento permitindo bons resultados que terão como principal consequência o aumento da sua carta de clientes.

Ao considerar a atuação em geral de um profissional desta área é preciso estar ciente de que o promotor de eventos é a pessoa que mais trabalha antes, durante e depois que certa festa acontece porque ele precisa estar no local até o último instante certificando que todos os detalhes serão atendidos bem como corrigindo os problemas que possam surgir como  atrasos no buffet, problemas elétricos com a banda de música, estragos nos banheiros, dentre outros.

Deste modo, é de grande importância possuir uma quantidade elevada de contatos e parceiros para substituir rapidamente algum imprevisto ou falta que ocorra de última hora no momento do evento estando, assim, preparado e prevenido para as eventualidades que possam ocorrer.

Formas de se capacitar para ser promotor de eventos

Para aqueles que se interessam pelo ramo de negócios de promotor de eventos é preciso como primeira atividade buscar a capacitação e conhecimentos técnicos necessários para uma atuação mais efetiva e com qualidade no mercado profissional.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Com relação a esta questão, existem na atualidade uma série de cursos e capacitações diferenciadas nesta área de atuação como cursos técnicos, de graduação e até mesmo de especialização para quem pretende atuar neste ramo com toda a pertinência necessária garantindo, assim, a qualidade nos serviços oferecidos. 

Como trabalhar como promotor de eventos

Com a obtenção dos conhecimentos e saberes mais específicos voltados para este mercado é preciso analisar a melhor maneira para conseguir trabalhar como promotor de eventos sendo que com relação a esta questão é possível trabalhar tanto sozinho como inserido em uma agência voltada para a organização de eventos.

As duas formas para atuar neste mercado podem ser bem lucrativas dependendo para isso apenas de trabalhos feitos com eficiência e ainda da criação de um bom nome que seja a sua principal forma de propaganda.

No começo, será preciso somente um telefone, um computador e uma boa rede de fornecedores que são seus contatos. Além disso, é primordial possuir sempre em mãos várias opções de parceiros e fornecedores de atividades como equipamento de som, buffet, bebidas,  mesas e cadeiras para aluguel e outros espaços semelhantes.

Apesar da necessidade de possui uma rede de contatos relativamente extensa, a boa notícia relacionada com este tipo de negócio consiste no fato de que há a exigência de um pequeno nível de experiência para começar e quase nenhum montante de recursos financeiros para o investimento inicial.

Para começar é preciso somente de um bom cartão de visitas a ser apresentado com o maior esforço consistindo em buscar trabalhos a serem feitos com qualidade para garantir com isso que o seu nome se torne conhecido no mercado como promotor de eventos.

Neste caso, comece devagar por meio da realização de conversas com seus amigos, colegas e parentes sobre o ramo de negócios em que está iniciando as atividades e depois dos primeiros eventos feitos comece a investir em uma estrutura maior mas para iniciar a propaganda boca a boca é a melhor alternativa.

No início da atividade neste mercado é preciso estar ciente de que não vai conseguir nos primeiros trabalhos vender seus serviços para grandes eventos ou operadoras devendo concentrar as energias em serviços a serem prestados a pessoas físicas e pequenos estabelecimentos especialmente se você decidir atuar de maneira isolada.

Por isso, a grande dica para conseguir sucesso progressivo e sempre maior como promotor de eventos é preciso muito mais do que conhecimentos e ânimo para trabalhar de possuir um elevado nível de organização buscando para isso ter o contrato sempre em mãos para verificar os detalhes e ainda ter uma agenda para conseguir marcar e resolver a contento todos os compromissos assumidos e necessários.

Quanto custa contratar um promotor de eventos?

Após a definição da maneira em que irá trabalhar no mercado de organização de eventos é preciso delimitar de forma prévia quanto irá custar o seu trabalho e mã-de-obra enquanto promotor de eventos.

O valor determinado vai depender de forma importante do tipo de evento a ser feito e ainda da complexidade e porte do trabalho a ser desenvolvido.

Por isso, em um casamento – por exemplo – a organização de sua festa que pode ainda incluir o cerimonial para o evento religioso custa, em média, R$ 800 a serem pagos ao promotor de eventos que deve deixar tudo arrumado, organizado, em ordem e com um elevado nível de perfeição.

Este valor apresentado vai aumentar na proporção em que o evento a ser promovido aumentar o seu tempo de duração e a complexidade sendo que tudo deve ser acordado de forma bem detalhada em um contrato assinado pelas partes envolvidas na prestação de serviços para evitar, com isso, problemas e dissabores futuros.

Como divulgar seu serviço de promotor de eventos

O próximo passo para quem pretende abrir um negócio como promotor de eventos se refere à definição da melhor maneira de fazer a divulgação de seus serviços sendo que neste caso a primeira dica consiste em fazer esta propaganda através de um simples cartão de visitas e usando os seus contatos de familiares e amigos.

Depois de obter os seus primeiros clientes com os trabalhos já realizados é interessante criar um blog do tipo gratuito apenas oferecendo o serviço e informando neste espaço virtual uma conta de e-mail para ser contatado além de dados relevantes como foto de festas já feitas.

Á medida que o seu negócio como promotor de eventos evolui é possível criar um site profissional em um domínio pago com o formato de um endereço eletrônico mais voltado para o ramo comercial.

Além disso, existem inúmeras alternativas para divulgação de seu novo empreendimento como anúncios online grátis os quais são simples, fáceis de serem feitos, gratuitos e ainda consegue abranger uma quantidade maior de possíveis clientes por meio da grande capilaridade que a Internet representa.

Estes anúncios devem conter uma estrutura composta pela cidade na qual você presta serviços e o telefone que deve estar sempre ligado para eventuais ligações que surjam sendo que este aparelho eletrônico será o principal meio de negociação e da obtenção de novos clientes.

Gestão do negócio como promotor de eventos

Após a determinação de todos os aspectos teóricos relacionados com a criação do seu empreendimento como promotor de eventos chega o momento de começar a sua atuação de maneira prática sendo que neste caso é de grande relevância fazer uma boa gestão do seu negócio.

Para isso, é preciso garantir a qualidade dos serviços prestados assumindo o compromisso somente com a quantidade e o porte de eventos que o seu momento de crescimento permite evitando fracassos e problemas garantindo com isso o surgimento do seu bom nome e prestígio.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

29 comentários sobre “Como ser um promotor de eventos
  1. Adriano Dimer disse:

    Eu sempre gostei muito de baladas, festas em geral e sempre quis entrar nesse ramo. Tem algum curso que vc indica?

  2. Ziviane disse:

    Gostei muito das dicas no artigo… mais pensei que fosse necessários alguns cursos, ou até mesmo graduação em comunicação, marketing ou mais alguns requisitos. Obrigado pelas dicas, acho muito legal essa área de promover eventos.

  3. VALDEMAR SOUTO disse:

    GOSTEI MUITO DESSE SITE, POIS ME CLAREOU MUITO SOBRE O ASSUNTO DE COMO MONTAR UM NEGÓCIO.
    MUITO OBRIGADO.

  4. SIMONE disse:

    BOA TARDE!
    GOSTARIA DE ME TORNAR UMA PROMOTORA DE EVENTOS, MAS NÃO TENHO EXPERIÊNCIA. QUAL O PRIMEIRO PASSO DEVEREI TOMAR?

    DESDE JÁ, OBRIGADA.
    SIMONE

  5. nalda ribeiro disse:

    Já trabalho com eventos, mas não sou conhecida no mercado e me faltam contatos, adorei a dica de vocês.

  6. jessica regina disse:

    Amei as dicas de vcs, queria muito ser uma promotora de eventos pra ser reconhecida, deixar minha marca …

  7. Euclides Matola disse:

    É justamente o que eu procurava, além de esclacer como funciona, vocês me deram uma luz, pois ja tentei promover festas antes, sem sucesso algum, mas agora vejo que não é tao dificil como parecia, basta tempo, e simpatia.

  8. adenilton nunes disse:

    Para ser um promotor de eventos precisa ter um curso tecnico na area? Ou é só começar a organizar eventos?

  9. Leonardo Vieira disse:

    É preciso ter alguma autorização, um documento ou algo do tipo para se tornar um produtor de eventos?

  10. Marques Willian disse:

    Gostei muito…Me ajudou e vai me ajudar mt daqui pra frente…Obrigado…

  11. Fagner Moreira disse:

    GOSTARIA DE ME TORNAR UM PROMOTOR DE EVENTOS, MAS NÃO TENHO EXPERIÊNCIA. QUAL O PRIMEIRO PASSO DEVEREI TOMAR?

    • Edson Santos (sorriso) disse:

      gostei das dicas de vcs, promoovo eventos na empresa só por diversão, será que posso até ganhar dinheiro promovendo eventos fora da empresa?

  12. Erivelton disse:

    Opa gostei de +, então tem algum curso, que leva para esse ramo? Eu gostaria de faze-lo!

  13. Daniella cristina disse:

    Achei bem interessantes as dicas de vcs, que Jesus abençoe vcs por ajudarem pessoas a entenderem um pouco mais sobre essa profissão maravilhosa.

  14. adriana da silva tomaz disse:

    BOA tarde gostaria de saber em como ter meu proprio negocio trabalhando com eventos.

  15. rosilanea gomes da conceição disse:

    Abri um buffet de crepes&drinkes,ja fiz algumas festas,mas ñ estou sabendo divulgar,vcs poderia mim ajudar… grata

  16. fellipe roberto disse:

    Eu comecei uma agencia de promoção de eventos seguindo essa explicação pois não tinha muito dinheiro para investimento e esta tudo dando certo graças a Deus.. claro que com muita paciencia mas quando aparece o primeiro evento vai aparecendo vários em seguida pois o melhor divulgador deste tipo de serviço é o próprio convidado do evento.
    Muito obrigado pelas dicas.

  17. valeria disse:

    gostaria de trabalhar como promoter, mas nao tenho nenhuma experiencia nessa area, como posso começar neste ramo,e tenho medo que der errado .

  18. Nivaldo Martins disse:

    Gostaria de me tornar um promotor de eventos,vc me indica algum curso?

  19. Jennifer disse:

    E amo promover eventos. Sempre fico responsavel pela organização de festade aniversario de familiares e amigo.
    Gostaria de exercer com uma profissional

  20. josenita j,da conceiçao disse:

    gostaria, de ser uma promotora de eventos mas nao tenho esperecia, men curso e nao tenho como pagar mas e sonho gosto deste tipo de trabalho ja trabalhei em muitos eventos nao como promotora gotaria que me ajudace ,nao sei por onde começar, obriga!!!!!

  21. Gabrielle Pontes disse:

    Vou começar o curso de turismo agora,e a área de promoter de eventos me enteresa bastante.

  22. Simone Salles disse:

    Olá queria ingressar no mercado de shows e eventos
    gostaria de saber que rumo devo tomar para iniciar que curso devo fazer ????
    Já pesquisei alguns cursos no SENAC como :

    Produção de Eventos Artísticos e Culturais , mas vi que para dar inicio a esse curso primeiro preciso fazer o básico que seria , Organização de Evento , gostaria de saber o que devo fazer ?????

  23. ivone klassmann disse:

    bom eu gostei de dicas que eu pude ver aqui e como eu gostaria de mudar de ramo eu estava penssando em ser promotora de eventos,pois gosto de festas e eu acho que me daria bem nesse ramo e gostei das dicas obrigada.

  24. jany De Barros disse:

    preciso ter certificado? tem que ter curso na area?

  25. Italo Zanetti disse:

    gostaria muito de tornar um promotor de festas shows e casamentos

  26. cristina disse:

    estou muto interessada em entrar nesse ramo pois sou ,muito nova [20]
    e nem sei por onde começa poderia me orientar melhor atenciosa cristina

  27. Andreza Oliveira disse:

    sempre gostei de organizar festas em familia agora to querendo ir mais além e arriscar fazendo eventos para outras pessoas, e tenho que confesar que essas dicas me animaram muito e vou seguir em frente e arriscar quem sabe não da certo né

  28. luciana otsuki disse:

    essa área me interessa muito. sou formada em turismo mais não atuo, mais sempre me interessei por promover eventos tanto que as festas comemorativas de casa sou eu quem organizo. mais agora estou querendo me aperfeiçoar melhor, também faço cerimonial nos eventos de trabalho. Vcs podem me ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como montar uma empresa organizadora de rodeio
Como montar uma empresa organizadora de rodeio...
Quem nunca ouviu falar no famoso Festival de Barre...
Como montar uma fábrica de temperos
Como montar uma fábrica de temperos...
A fábrica de temperos tem a possibilidade de traba...
Como montar uma empresa de limpeza de piscinas
Como montar uma empresa de limpeza de piscinas...
Pouca gente sabe, mas o Brasil é o segundo colocad...
Como ser paisagista
Como ser paisagista...
Mais complexo que a jardinagem, o paisagismo está ...
Como abrir uma empresa de produção de cenários
Como abrir uma empresa de produção de cenários...
A produção de cenários é uma atividade essencial n...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores