Como Abrir Uma Fábrica de Isopor

Como abrir uma fábrica de isopor
Como abrir uma fábrica de isopor

Quais os produtos que a fábrica de isopor produz? O isopor tem diversas funções, dentre elas estão: isolamento térmico, decoração e matéria-prima para trabalhos artísticos. O isopor pode ser produzido para ser um material puro que consiste no poliestireno expandido e admite também variações como: lã de rocha, lã de vidro e outros produtos.

Produtos da fábrica de isopor

Os produtos que as fábricas de isopor podem produzir a partir do poliestireno expandido que é o isopor puro são:

-Produtos para bazar: esses produtos para bazar são: bolas de isopor, base para bolos e outros artigos com formatos prontos para receber tinturas.

-Artigos para uso de isolamento térmico: porta mamadeira, porta-quentinhas, porta lata, porta sementeiras, caixas para pescados e outros.

-Artigos para embalagens: esses produtos são bem utilizados em empresas logísticas, pois servem para embalar diversos artigos, evitando danos e entre esses produtos para embalagens estão: os packs, cubos de isopor e calços para embalagens diversas.

Tendências do mercado para a fábrica de isopor

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Um produto que está sendo muito utilizado no mercado de construção civil é o tijolo de isopor, também chamado de lajotas, a vantagem do produto é que o peso da laje será reduzido tornando a obra mais higiênica e enxuta, não gerando resíduos, reduzindo também a mão de obra e entre outras vantagens.

Outros produtos utilizados na construção civil são os seguintes: placas para juntas de dilatação, isolamento acústico entre andares, isoforros e outros produtos.

Mercado da fábrica de isopor

Algumas características fazem do isopor um produto bem popular e utilizado. Características como:

As fábricas de isopor podem produzir diversos produtos a partir do isopor, produtos como o isolamento térmico que mantém a temperatura original de diversas substâncias como quente ou frio, além de ser leve e fácil de trabalhar, econômico, reciclável e fabricação com baixos danos ao meio ambiente.

O fato do isopor não agredir o meio ambiente com sua produção, faz com que os empresários não encontrem barreiras para entrar neste mercado o que aumenta as chances de se estabilizar como empresa.

Tipos de estratégia para a fábrica de isopor

Para desenvolver a empresa em um terreno sólido de competitividade e crescimento, será necessário desenvolver clientes, o negócio em si e os colaboradores.

Para desenvolver o negócio é necessário manter a lucratividade capaz de sustentar investimentos em novas tecnologias, investimentos em melhoria da qualidade e ampliação de negócios com diversos nichos de mercado.

Como estratégia para sobreviver e crescer no mercado, a empresa pode optar também por investir em estratégias de:

-Baixo custo: as estratégias de baixo custo podem nortear a produção no que tange processos, matéria-prima, maneiras de conseguir receitas extras ou até a redução de custos com mão de obra. Sabendo que a liderança de custo só se conquista quando a empresa atinge eficiência operacional, experiência na gestão da produção, gestão de fornecimento e outros.

-Diferenciação e diversificação: essa estratégia requer investimentos com a melhoria da qualidade, dos serviços oferecidos e com o aumento de possibilidades oferecidas para o produto isopor.

Processos de produção na fábrica de isopor

O processo de produção de isopor na fábrica de isopor requer as seguintes etapas: tratamento e expansão das micro pérolas de poliestireno, injeção em moldes e por fim a peça. Sendo que o importante na gestão da produção é buscar soluções para gargalos, custos altos e implementar a produção de forma que a capacidade produtiva atenda ao volume e ás demandas de produção, profissionalizar a produção qualificando alta direção e a base operacional.

Gerindo de forma sustentável os recursos consumindo material de primeira qualidade através de uma gestão responsável de fornecedores.

Organizar a produção com processos de melhoria contínua, elaborando manuais e envolvendo toda a equipe nos projetos de qualidade.

Estrutura da fábrica de isopor

A fábrica de isopor poderá contar com uma estrutura com galpão, depósito, departamento de vendas, loja para atendimento, escritório, banheiros, copa, ou seja, uma estrutura completa que abrigue produção e local para desenvolvimento de negócios.

Logística reversa na fábrica de isopor

A logística reversa possibilita o impulsionamento da reciclagem, gerando empregos para pessoas do setor de reciclagem que é um dos setores com mais crescimento na economia, por se fundamentar em princípios sustentáveis da nova economia. Além de representar para as empresas mais uma possibilidade de realizar bons negócios e aumentar o lucro a partir de refugos, ou seja, isopor que seria rejeitado poderá ser reciclado e se tornar matéria-prima para produção de plásticos.

Clientes da fábrica de isopor

Os clientes das fábricas de isopor serão distribuidores, atacadistas e também varejistas, o importante é que a fábrica trabalhe com diversos níveis da cadeia de suprimentos, se o contrato for vantajoso para ambas as partes não importará muito o nível que o cliente possui na cadeia de suprimentos.

Por isso é necessário a gestão e o desenvolvimento de clientes oferecendo novos produtos e serviços, atingir novos nichos de mercados e se tornar um vendedor que ofereça mais do que produtos, mas soluções para os negócios desenvolvidos pelos clientes.

Investimentos em uma fábrica de isopor

A fábrica de isopor investirá em estrutura, informatização, layout de produção e ainda em equipamentos necessários para a produção como a matéria-prima e equipamentos como: moldadores, equipamentos ou máquinas para corte do isopor, silos e outros.

Para investir nos processos de negócios e dar início a um empreendimento de sucesso, o empresário poderá precisar de financiamento junto á bancos ou cooperativas de crédito.

E para conseguir financiamentos é necessário que as empresas considerem: linhas de financiamento que corresponderá ás necessidades da fábrica de isopor, podendo ser empréstimos, projetos de financiamento, capital de giro e outros.

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA