Como montar uma padaria

Por:

Como montar uma padaria

Montar qualquer tipo de negócio é um desafio que exige dedicação e várias horas de trabalho. O setor de panificação está muito concorrido atualmente, portanto montar uma padaria hoje exige planejamento e cautela.

E para entrar nesse mercado, a primeira coisa a se pensar é: É melhor começar do zero, comprar uma franquia, ou continuar com o negócio independente de uma padaria já estabelecida? Entenda abaixo alguns detalhes de cada tipo de negócio.

Montando uma padaria do zero

Ao começar do zero, o empreendedor deve observar alguns detalhes. Primeiramente estudar locais estratégicos para montar uma padaria, pesquisando comunidades onde haja necessidade e público para estes produtos como, por exemplo, um bairro residencial em que não haja um estabelecimento como esse.

O perfil do consumidor também é um fator importante, portanto pense em oferecer produtos que estão em alta no mercado e outros mais refinados procurando sempre manter serviços diferenciados e de qualidade superior ao da concorrência.

Cafés da manhã para empresas e Kit festas são exemplos de estratégias de mercado que vem dando bons resultados e que podem ser um bom diferencial para seu negócio.

Comprando uma franquia

Montar uma padaria através da compra de uma franquia pode ser um bom negócio, no entanto é preciso avaliar caso a caso de acordo com os detalhes da franquia oferecida, o mercado e o prazo médio para o retorno do investimento.

Alguns exemplos de franquias são as empresas Pão e Cia, Café Donuts, Café do Feirante e Vanilla Caffé. Para consultar outros tipos de franquias você pode acessar o Portal do Franchising e fazer uma busca por preço ou segmento.

Comprando uma padaria já estabelecida

Considerada a maneira mais rápida de entrar neste mercado, também é a que exige maior cautela do interessado em montar uma padaria. Na maioria das vezes o atual proprietário esconderá o real motivo da venda do negócio, pois pode ser algo irrelevante como uma mudança pessoal na vida do empresário, mas também podem ser muitas dívidas ou até mesmo a falta de clientes.

 Por isso, antes de fechar negócio verifique detalhadamente dados como o faturamento da empresa nos últimos seis meses, balanços de vendas, custos e outros resultados que possam indicar o andamento financeiro da empresa. Pode ser interessante também conversar com clientes que frequentavam o estabelecimento anteriormente para entender melhor o cenário que a empresa está inserida na região.

Atente-se as eventuais dívidas tributárias, trabalhistas ou comerciais da padaria. Saiba que mesmo que você opte por registrar uma nova empresa, ficando apenas com o fundo de comércio, a legislação brasileira pode responsabilizá-lo pelas eventuais dívidas tributárias da empresa anterior.

Outras atividades necessárias

Ainda na fase de pré-abertura de sua padaria são necessárias algumas regularizações burocráticas, como a obtenção de licenças, autorizações e seguros, além de abrir uma conta bancária, contratar fornecedores, configurar utilitários, adquirir de equipamentos, e contratar e treinar funcionários.

Deve-se listar os equipamentos necessários para a fabricação dos produtos, como uma cozinha completa equipada com forno, fogão, geladeira, batedeira, misturador de massa, etc. Além disso, o empresário poderá investir em geladeiras de bebidas para os clientes, máquina de assar frango, entre outros itens.

A contratação de mão de obra especializada é fundamental para algumas dessas tarefas.

Divulgação / Pré-lançamento

Desperte a curiosidade e interesse antes de montar a padaria. Coloque uma faixa ou placa o quanto antes para promover a data de inauguração. Faça cartões antecipadamente e tenha-os em mãos sempre para que não perca nenhuma oportunidade de divulgar seu novo negócio. Faça uma festa ou evento de pré-abertura para a família e amigos, distribua panfletos em toda a região de atuação e promova, se possível, um mês de preços especiais ou promoções para atrair e habituar os clientes a comprar na nova padaria.

Tanto para comprar uma franquia, começar uma padaria do zero ou comprar uma empresa existente é necessário fazer um bom plano de negócios para verificar a viabilidade e retorno do seu investimento.

Caso você não tenha experiência ou tenha dificuldade pode contar com o kit Como Abrir Um Negócio, que é um guia completo para montar uma empresa, inclusive com cálculos de viabilidade financeira automatizados.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



10 comentários sobre “Como montar uma padaria
  1. luciano marcelo da silva disse:

    Gostaria de receber por e-mail como abrir uma padaria ou mercado.

  2. Joaquim disse:

    Bom dia, eu já tive umas duas padarias, mas não duraram uns dois anos, acabei fechando por falta de planejamento e falta de decisão, entre outros. Estive lendo sobre esse KIT COMO ABRIR UM NEGÓCIO e com certeza é muito útil. Quanto mais você estiver por dentro do assunto é melhor para que não dê um passo a frente e depois dois passos pra trás, recomendo esse kit Como Abrir um Negócio, obrigado.

  3. luciano disse:

    Sou comerciante há bastante tempo, iniciei na panificação, ramo muito lucrativo, porém muito trabalho e muita dedicação. Tive muita decepção por não ter experiência, pretendo breve voltar, agora maduro.

  4. Michele disse:

    Estou planejando abrir uma padaria…mas queria ajuda…quero montar um lugar aconchegante para um café! Me ajuda!!!

  5. Eduardo Laginha disse:

    Gostaria de saber quais as máquinas necessárias para montar uma padaria para um local de 60.000 habitantes para vender a cerca de 15000 habitantes. Qual o investimento necessário

  6. Wilson Gomes disse:

    Estou com ideia de abrir uma padaria mas, não tenho experiencia no ramo. Mande pra mim ideias de como devo começar já que tenho estabelecimento pequeno proprio em minha comunidade na zona sul do Rio de Janeiro. Principalmente maquinario. Desde já obrigado.

  7. cleopatra disse:

    Ja trabalhei em padaria e foi uma experiencia muito boa sei que é muito tb mas eu gostei e gostaria a gora de montar a minha propria padaria em tenho fé em Deus.

  8. JIHAD disse:

    gostaria de receber por e-mail como abrir uma padaria

  9. Railson disse:

    Gostaria de receber por e-mail, o que é necessário para abrir uma mini padaria num bairro de classe média alta.

    Obr.

  10. Rita de Cássia dos Santos Souza disse:

    Quero montar uma pequena padaria na minha cidade, se possível no meu bairro.Gostaria de algumas idéias de vocês como faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)