Como Abrir um Serviço de Encanador

Como Abrir um Serviço de Encanador
Como Abrir um Serviço de Encanador

Com o acesso difundido às universidades por conta de programas governamentais e devido uma valorização cultural daqueles profissionais que possuem nível superior, o que se tem hoje no Brasil é uma população que sai das faculdades em busca de emprego. Tendo ou não vagas para esses, a verdade é que em detrimento dessas, algumas profissões ficaram relegadas a segundo plano, exatamente pelo fato da grande busca pela graduação. Muito se sabe que existem regiões no Brasil, o Nordeste, por exemplo, que precisa de gente que tenha conhecimento técnico para atuar nas construções civis que estão ocorrendo, especialmente as feitas para os grandes jogos que o pais abrigará.

Em meio a esse cenário, um profissional que está em falta no mercado é o encanador. Pode parecer que não, mas ele faz parte do grupo de ocupações que simplesmente começaram a sumir do mercado. Por conta dessa carência, uma possibilidade de negócio é uma empresa que ofereça serviço de encanador.

Como é o mercado de um encanador

Como em para todas as profissões, o grau de exigência de conhecimentos também existe para o encanador. Ele não é só aquele que cuidava de desentupir canos e tratar de calhas. A configuração do mercado de trabalho está bem além disso e o profissional também instala caixa d’água e tudo o que estiver ligado a encanamento.

Em vista das grandes obras na construção civil que estão ocorrendo no Brasil todo por conta dos jogos mundiais, há muita empresa buscando esse profissional. Por conta disso, um empreendimento que preste serviço de encanador pode ser uma boa opção para quem quer ganhar dinheiro.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O boom imobiliário em determinadas cidades, como no Rio de Janeiro, também busca essa mão de obra.

Clientes da empresa de serviço de encanador

Os possíveis contratantes podem ser pessoas físicas, aquelas que querem um conserto em casa, condomínios residenciais, comerciais, como também empresas que contratam pessoas para atuarem em construção civil. O poder público também pode estar incluído nisso.

Antes de colocar a empresa em prática, procure se informar e verificar onde a atuação é possível por conta de necessidade de profissionais.

Concorrentes do empreendimento no serviço de encanador

Os concorrentes devem ser vistos como uma grande fonte de informação benéfica para o planejamento do futuro negócio. Repare como os encanadores atuam, se as pessoas estão satisfeitas com eles, como eles se apresentam aos clientes, se os serviços são bem duradouros, se custam caro, entre outros aspectos. Essas informações são obtidas por meio de pesquisas de mercado e devem ser feitas para embasar melhor ainda o planejamento do negócio.

Localização da empresa de serviços de encanador

O empreendimento deve estar próximo da clientela. Se a microempresa ainda não tem um espaço físico, se é apenas o dono o próprio encanador, não tem motivo para gastar com aluguel e todos os trâmites necessários para ter um espaço só para tal. Mas para estar perto dos clientes será preciso mostrar isso através da publicidade, onde constará o telefone e com um simples telefonema estará rapidamente no local de execução do serviço.

No caso daqueles que objetivam ter uma sala comercial, o ideal realmente é que estejam ao redor dos consumidores. Por exemplo, se for uma empresa voltada ao atendimento doméstico, ela deve estar perto dos prédios e casas.

Em ambos os casos, é preciso identificar quem é que será sempre atendido para que possa então saber melhor onde se localizará.

Corpo de funcionários de uma empresa com serviços de encanador

A principal figura da empresa, o encanador, deve ser um profissional versátil e adequado à realidade brasileira. Hoje em dia, cursos técnicos de segurança do trabalho, por exemplo, são oferecidos em instituições de renome e quem quer trabalhar no setor deve ter esse tipo de conhecimento. Em meio a tantas obras públicas sendo realizadas, por exemplo, o profissional deve estar preparado para atuar nelas.

Além disso, existem diversos cursos rápidos e que ajudam a aumentar o conhecimento a respeito do trabalho.

Por conta desses aspectos, o empreendedor deve contratar profissionais que estejam abertos a saber mais, a estudar e, claro, trabalhar com o básico, mediano e avançado conhecimento sobre o assunto. Isso significa que o empreendedor deve atualizar e bancar cursos para aqueles que vão trabalhar com ele.

O número de funcionários varia bastante de acordo com o porte da empresa, mas é basicamente o dono e o encanador. Quanto mais áreas atendidas, mais encanadores o empreendimento deverá ter.

O que a empresa de serviços de encanador oferece

Diversos são os serviços que podem ser feitos por ela: serviços hidráulicos em geral, desentupimento de canos, ralos, pias, tanques e substituição de encanamento.

Esses são os básicos, mas é preciso que o empreendedor tenha um olhar mais amplo para identificar o que mais pode ser oferecido aos clientes, para que esses possam ficar satisfeitos e sempre entrar em contato com a empresa.

Como fazer a divulgação do negócio do encanador

Como todo e qualquer tipo de negócio, a publicidade é fundamental e precisa ser feita para angariar clientes e deixar a imagem do empreendimento na mente das pessoas. Como isso pode ser feito?

Primeiramente, é preciso saber quem é o público-alvo dessa empresa. Donas de casa? Empresários? Governos? Ao delimitar quem é o cliente, o dono deverá planejar uma forma de comunicar a essas pessoas que os seus serviços são bons e devem ser feitos com ele. Isso tudo por meio da publicidade e propaganda.

Por exemplo, se o objetivo da empresa que presta serviço de encanador for atender as donas de casa, aquelas que estão preocupadas porque os canos estão entupidos ou situações semelhantes, será então necessário ter um tipo de comunicação que chegue a elas. E onde estão elas estão? No mercado? No salão de beleza? Nas escolas levando os filhos? Pois bem, o empreendedor poderá fazer folders, ímãs de geladeira, panfletos ou quaisquer materiais impressos que estejam disponíveis nesses locais para que essas donas de casa peguem e levem para casa.

Outra proposta que não exclui essa primeira é também fazer um site que fale sobre o serviço, que mostre detalhes dos cuidados que devem ser tomados com o encanamento, por exemplo.

Portanto, a publicidade e a propaganda devem ser feitas conforme os hábitos do consumidor.

Dicas de negócio de um encanador

Já decidido a abrir uma empresa que ofereça serviço de encanador, o empreendedor deve buscar o diferencial para que tenha bons resultados. Por exemplo, uma empresa está situada em um bairro com muitos condomínios residenciais, resultando em um grande número de apartamentos. Sendo assim, a demanda pode ser alta, devido ao grande número de possíveis clientes. Contudo, existe o bairro ao lado que não é atendido pelo tal serviço. Como então resolver isso? Dispensar o trabalho? Mandar o funcionário sair de um lugar e ir para outro distante?

Uma boa opção é contratar encanadores no outro bairro, dessa forma, toda vez que surgir um serviço lá, basta ligar para esse profissional e ele fará o atendimento necessário. Esse pode ser terceirizado, se a demanda não for tão grande.

O ponto positivo dessa situação é que o encanador do outro bairro poderá não ter muitos gastos com transporte nem alimentação.

Essa realidade é adequada para quem tem o objetivo de alcançar diversos espaços e tem capacidade para tal. Não é aconselhável para aqueles que não possuem trabalhadores disponíveis para grandes deslocamentos ou para quem está começando e não domina ainda muito a administração do negócio de encanador.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA