Produção de Banana Desidratada

Produção de Banana DesidratadaFruta bastante comum no Brasil, são diversos os produtos que podem ser feitos a partir da banana, mas atualmente existe um em particular que pode ser uma nova possibilidade de ganhar dinheiro: a banana desidratada.

Mas por que consumir a fruta dessa forma e o que isso interfere na escolha de abertura de um empreendimento?

As frutas desidratadas são consumidas, porque podem ser conservadas por muito mais tempo e isso pode ser um diferencial para determinados grupos de consumidores, que porventura ainda não estejam sendo satisfeitos por tudo aquilo que já existe por aí.

Portanto, pode ser um caminho para quem está procurando ideias que ainda não são muito exploradas.

Mercado para a produção de banana desidratada

Um ponto positivo nesse setor de atividade é que o nosso país é um dos maiores produtores de banana do mundo, sendo assim, a chance de explorar os benefícios dessa comercialização são muito grandes.

Além disso, em terras tupiniquins existem muitas academias de ginástica, bastante preocupação com o corpo e a banana desidratada é excelente para ser consumida antes, durante e depois dos exercícios para auxiliar na construção de massa muscular.

Unindo então essas duas perspectivas, o que pode ser levado em conta é que há uma chance de atuação bem grande.

Porém, embora haja esses dois lados positivos, há um terceiro que pode ser encarado como uma ameaça a uma ideia de negócio, dependendo do ângulo de visão que cada empreendedor tem.

No caso de banana desidratada, embora haja grande potencial para sua expansão, o mercado interno encontra-se estagnado e as exportações são quase nulas.

No Brasil, a produção de frutas desidratadas ainda é feita basicamente de maneira artesanal e o seu consumo é restrito às grandes cidades e classes sociais mais elevadas.

Portanto, dentro desse panorama de situação do mercado, é possível verificar algumas lacunas que ainda podem ser preenchidas: empresas ou pessoas que estejam dispostas a consumir a banana desidratada no setor fitness ou em outras áreas, grande produção frutífera brasileira que ajuda na obtenção de bons preços, possibilidade de criação de produtos para exportação e exploração de necessidades e desejos dos consumidores. Além de novas ideias que surgirem conforme as pesquisas forem mostrando novos dados.

Conhecer a fundo e ainda caracterizar quem serão os futuros clientes, o que eles esperam dos produtos a serem oferecidos e quais motivos fazem com que comprem, são razões que o dono do negócio deve colocar no papel quando fizer seu planejamento para saber quanto investir.

Localização

O imóvel de uma fábrica de banana desidratada deve estar bem perto da sua clientela, para não perder dinheiro com muito investimento feito em transporte e armazenagem, por exemplo.

Vai dar lucro?

A definição de onde funcionará toda a produção deverá seguir diretrizes impostas pelo plano diretor urbano, que existe em quase todas as cidades brasileiras. É esse plano que vai definir que atividades poderão ser exercidas ou não em determinadas localidades.

É necessário ainda verificar se o imóvel possui toda infraestrutura necessária, como água, luz, telefone, rede de esgoto, segurança pública e ruas urbanizadas.

Isso porque se a localidade sofre com inundações ou formação de muita lama, ela não é indicada para abrigar o empreendimento, pois esses pontos são desfavoráveis à logística de entrega de produtos, de chegada dos clientes, fornecedores etc.

Estrutura para a produção de banana desidratada

A estrutura básica de uma produção de banana desidratada consiste em ter um galpão que será dividido em quatro ambientes: um para escritório, outro para armazenagem da matéria-prima, outro para a produção e expedição.

É vital ter na fábrica o secador, mais conhecido como desidratador. Caso não tenha, uma estufa pode ser usada também.

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Também é preciso ter bandejas, utensílios, carrinhos, sistemas de ventilação, de aquecimento, câmara de sulfuração e formatador de moldes.

Corpo de funcionários necessários

Para compor o corpo de funcionários é preciso reunir um técnico de alimentos, auxiliares de produção um coordenador de vendas, um responsável por receber as pessoas e ainda um a cuidar da expedição.

Vai dar lucro?

Determinadas características desses funcionários são essenciais para garantir o sucesso do negócio: bom atendimento, espontaneidade na orientação dos clientes, presteza, determinação, paciência, articulação, equilíbrio emocional, pró-atividade, iniciativa e agilidade. Tudo isso pode ser obtido por meio de treinamentos, caso nem todos tenham essas qualidades na sua totalidade.

Processo produtivo

O processo produtivo acontece em algumas etapas. A primeira é a colheita, que deve ser feita um dia antes do processo de desidratação. As frutas aqui devem estar bem maduras e não podem estar podres e as mais indicadas são a nanica e a d’água.

Posteriormente, os cachos são separados manualmente. Na fase de preparação, as bananas são lavadas três vezes, sendo a primeira em água corrente, a segunda em imersão em água clorada e a terceira em água corrente novamente.

A etapa seguinte é o descascamento, que após isso são lavadas em um recipiente onde ficam imersas para que aquela película branca (mesocarpo) possa sair. A sulfonação é o processo pelo qual as ações enzimáticas da fruta são neutralizadas.

Depois de tudo isso é que ocorre a desidratação em estufas ou secadores. Ela acontece quando a temperatura do produto é muito aumentada e isso faz com que ocorra a evaporação da água. Ao mesmo tempo, a circulação forçada do ar tira do local a umidade que foi evaporada.

Essa retirada do líquido da banana é simples, rápida e muito limpa, porque no decorrer do procedimento a fruta não fica exposta à poeira, insetos ou qualquer outra maneira de contaminação, desse jeito, não há a possibilidade de microorganismos desenvolverem-se e que fariam o alimento apodrecer.

Já desidratadas, elas são embaladas em papel celofane transparente, para que o consumidor possa verificar a qualidade do produto.

O prazo de validade é de cerca de quatro meses.

Dicas de negócio

Boas orientações para conquistar os objetivos empresariais são as seguintes: ter uma visão crítica a respeito do presente e do futuro da empresa e do mercado, ver o produto pelo olhar do consumidor e a partir disso identificar o que pode ser melhorado, encontrar áreas que não são beneficiadas por ações dos concorrentes podendo torná-las em segmentos e ainda vivenciar o dia a dia de todo o ciclo da atividade.

Por exemplo, no caso da comercialização da banana desidratada, é essencial que o dono do negócio conheça quem é seu fornecedor, como ele trabalha, quem é seu cliente e tudo aquilo que envolve o seu setor de atuação.

Outra dica para quem vai abrir uma produção como essa é usar a estufa no lugar do secador se a produtividade objetivada for pequena.

Em um mercado como esse, que está estável, é importante escolher o preço adequado. Conciliar o desejo do consumidor e a expectativa de lucro do empreendedor é um desafio.

Assim, uma sugestão para poder ter ideias de como conciliar ambos os interesses é fazer cursos que deem todas essas orientações. Ir a eventos, feiras e congressos que estejam ligados a esse ramo de atividade também é muito importante.

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Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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