Como Montar Uma Empresa de Venda e Instalação de Carpetes

Como montar uma empresa de venda e instalação de carpetes
Como montar uma empresa de venda e instalação de carpetes

Os tapetes sempre foram artigos usados ao longo da história, seja para decoração, para aquecimento ou isolamento acústico e nunca saem de moda. Com isso, montar uma empresa de venda e instalação de carpetes pode ser um bom negócio.

A utilidade e importância do uso de carpetes é notável, já que esses itens são utilizados como decoração, isolamento acústico e térmico. Os carpetes tornam a casa mais bonita e confortável, mas o seu uso exige certos cuidados como limpeza, conservação e manutenção.

Mercado para a venda de carpetes

A venda e instalação de carpetes é um mercado promissor, principalmente para comerciantes que conseguem trabalhar em parceria com empresas de decoração, arquitetura e artigos para casa.

O sucesso do empreendimento, porém, dependerá da estratégia certa de vendas e inserção no mercado consumidor, pois as empresas de instalação de carpetes são fortemente influenciadas pelas tendências de estilos e moda para casa. Mesmo assim, os carpetes têm forte adesão em ambientes corporativos, pois muitas empresas que funcionam como escritórios, preferem os pisos com carpete.

Outro nicho de mercado para a venda de carpetes é em regiões mais frias do país, pois os carpetes têm a característica de ser um produto que ajuda no isolamento térmico.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para não limitar o oferecimento de produtos e serviços, os empresários podem também oferecer tapetes e combinar os serviços com decoração de ambiente, assim o nicho de mercado será ampliado.

A instalação de carpetes possui uma ampla demanda de clientes que  empresas, clínicas, cinemas, escolas, cursos, hotéis e outros.

Concorrência de uma empresa de venda e instalação de carpetes

Os concorrentes diretos com os carpetes são os pisos porcelanatos, pisos laminados e outras categorias que têm como característica o acabamento final e o embelezamento do ambiente. Por isso, é tão difícil a concorrência para os carpetes, mas não  impossível, pois os carpetes podem ser vendidos com qualidade e diferenciação para se destacar e garantir vendas. Para isso, é importante a comercialização de marcas de qualidade, com diversos tipos, estilos e cores.

Além de oferecer uma diversidade de produtos, os empresários podem oferecer também serviços agregados às vendas, como pronta-entregas, vendas personalizadas com produtos planejados, orçamento à domícilio, instalações de carpetes, limpeza e outros serviços.

Pesquisa de mercado

Segundo a Associação Brasileira de Carpetes, o parque fabril possui cerca de 120 empresas produtoras no país.

Além do número de produtores, também é importante a pesquisa sobre a concorrência em sua região, lembrando que a concorrência no mercado atual é global e envolve vários países importadores e exportadores de carpetes. É importante pesquisar quais são os seus concorrentes e como é o desenvolvimento das atividades, qual a fatia de mercado para a empresa concorrente e para as novas empresas que entrarem no ramo.

Para uma pesquisa completa do setor se afilie em associações do segmento, participe de seminários, palestras, cursos e outros. Para mais informações acesse o site da Associação Brasileira de Carpetes.

Tipos de carpetes

No Brasil, a melhor marca de carpetes é a Tabacow, pois oferece variedade e qualidade de fibras. Para reconhecer diversos tipos de carpetes e tapetes e a qualidade dos produtos, é necessário que os empresários tenham conhecimento ou procurem saber sobre os produtos.

Os carpetes podem ser em nylon, extranylon e ter variadas texturas com diversos comprimentos, isso é o que diferencia um carpete do outro. Já os tapetes também se difereciam pela textura e pela arte final que pode ser decorado ou não.

Os principais tipos de carpetes comercializados no mercado são os: duraflor, eucaflor, poliface e durawal.

Fornecedores para a venda de carpetes

Para avaliar a qualidade dos carpetes vendidos pelos produtores, é necessário conhecimentos básicos dos tipos e tecnologias usadas na fabricação. Verifique se os fios são fabricados com fibras que possuem resistência a manchas e que tenham mais resistência à degradação causada pela temperatura como calor excessivo, umidade e outros.

Para o planejamento de escolha dos fornecedores, prefira aqueles que têm capacidade de oferecer variedade com qualidade e tecnologia em fios sintéticos, que possuem resistência à ação do clima e ação de fungos e bactérias.

Dicas do negócio

A venda e instalação de carpetes com baixo teor de substâncias alérgicas é uma boa pedida para incrementar os lucros. Para isso, se faz necessário uma produção com tecnologias avançadas para a redução de resíduos que ficam nas fibras dos carpetes, causando a criação de microorganismos prejudiciais à saúde como os ácaros e outras substâncias maléficas.

Há um nicho de mercado para a venda de carpetes com baixo teor alérgico, pois são numerosas as famílias com pessoas que têm problemas de alergia respiratória.

Canal de vendas

As empresas de venda e instalação de carpetes podem diversificar seu canal de vendas, oferecendo seus produtos não só nas lojas, como também pela internet, o que é uma oportunidade para manter a visibilidade de seus produtos.

Na internet há uma oportunidade para vendas e exposição de produtos de forma que a empresa possa fazer simulações de orçamento, divulgar produtos e outras facilidades que a plataforma online oferece.

Estrutura de uma empresa de venda e instalação de carpetes

A empresa deverá ter uma estrutura que abrigue produtos para exposição com layout propício para visualização dos carpetes, balcão de atendimento, caixa e área para depósito. Assim, a estrutura deverá contar com um espaço de 120m²a 200m² para que tenha lugar para abrigar todos os produtos e artigos a serem vendidos.

Se possivel contrate um arquiteto com experiência em layouts de lojas para que o estoque seja vendido da melhor forma possível.

Conte com um mostruário com peças de carpetes para que os clientes saibam as cores, texturas e qualidade dos produtos.

Pessoal

Tenha na equipe de venda de carpetes, pessoas que tenham bom conhecimento dos tipos de carpetes, informações completas sobre os produtos, políticas da empresa, condições de pagamento e outros itens. Os vendedores devem representar bem a empresa e serem capazes de realizar bons negócios, fidelizando os clientes e ampliando a carteira de clientes e os nichos de mercado.

Os representantes comerciais e os vendedores devem atuar diante dos consumidores residenciais e corporativos com a mesma disposição e capacidade para fechar bons negócios. Manter um bom relacionamento com o cliente e ainda entender as necessidades de mercado, a demanda atual e poder de negociação e conciliação de interesses que deve gerar todas as vendas.

Os instaladores de carpetes devem ter todo o treinamento técnico necessário, trabalhar de forma organizada, ser disciplinados, respeitosos nas visitas e acompanhados constantemente pelos supervisores.

A gestão de pessoas para as empresas de vendas e instalação de carpetes devem realizar constante monitoramento do desempenho e competências dos colaboradores.

Gestão de estoques

Para uma eficiente gestão de estoques, os empresários devem trabalhar com estoques, de acordo com o orçamento que já foi confirmado pelos clientes e assim, os empresários só irão pedir produtos que já foram vendidos. Isso proporciona economia com custos de compras e ainda eficiência operacional.

Investimentos para montar uma empresa de venda e instalação de carpetes

As empresas de venda e instalação de carpetes terão investimentos com estrutura do imóvel, compra de veículos para entrega, lembrando que o sistema de logística pode ser próprio ou terceirizado, dependendo da equação custo-benefício enfrentado pelas empresas.

Os equipamentos necessários para montagem da empresa são prateleiras, balcões para loja, mesas, telefones, computadores, impressoras e outros artigos para o escritório. Também é preciso fazer investimento gerais para tornar a loja um local limpo, agradável, decorado, com layout ideal e com capacidade de vendas.

Além disso, são necessários investimentos com materiais utilizados nas instalações de carpetes. Com tantos detalhes, é interessante que o empresário faça um plano de negócios.

O que achou das nossas dicas de como montar uma empresa de venda e instalação de carpetes? Comente:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA