Como Montar Uma Olaria

Como montar uma olaria
Como montar uma olaria.

Montar uma olaria ou fábrica para produção de tijolos é um negócio bem rentável, pois promove a produção e venda de um artigo essencial na rotina das famílias que empreitam uma obra ou mesmo para grandes empreendimentos. Dessa forma, é inegável a demanda por este produto.

Montar uma Olaria é investir em um negócio com potencial de mercado cada vez mais crescente, pois todos os dias projetos novos de construção civil são lançados. Vale também considerar as políticas públicas habitacionais e garantir até um contrato com a Administração Pública.

Antes de iniciar o empreendimento, verifique se a demanda em sua cidade é suficiente para montar uma olaria, de acordo, com a área de atuação que se objetiva alcançar, lembrando que o ideal é que o produto esteja o mais próximo possível do mercado.

Aspectos a serem considerados quando se monta uma olaria

Como em qualquer outro negócio, é necessário uma pesquisa de mercado que indique a demanda, os métodos de fabricação, os requisitos de qualidade e preços praticados.

Outro aspecto a ser considerado é que a cerâmica deverá estar localizada em terreno preferencialmente plano e o próximo da jazida de argila, assim o processo produtivo é mais eficiente e ainda há uma diminuição nos custos dos transportes.

Estrutura para montar uma olaria

A olaria tem como matéria-prima a argila. A extração de argila depende do direito concedido  pelo Ministério de Minas e Energia para exploração de jazidas de terceiros.

É indispensável a olaria ter máquinas que serão usadas na extração da argila que será transportada até a linha de produção. O espaço industrial deverá conter fornos para cozedoras dos tijolos e espaço para estocagem dos tijolos prontos.

Outros equipamentos imprescindíveis são: o misturador (mistura os tipos de argila), laminador, maromba, caldeira + exaustor (para secagem artificial), esteira automática, fornos, móveis e materiais de expediente. Também é necessário uma retroescavadeira + caminhão basculante (esses equipamentos são mais caros e poderão ser terceirizados).

Olaria e assuntos administrativos

A administração pode ser próxima à linha de produção e deverá conter armários para guardar contratos, e uma estrutura simples que atenda às demandas administrativas e financeiras. Se preferir, no mesmo local pode ser montada uma loja para atender os clientes interessados nos modelos e tipos de tijolos oferecidos.

É necessário também uma sala onde o pessoal do atendimento e vendas poderá realizar o telemarketing referente às vendas de tijolos.

Uma olaria deve possuir uma estrutura de mão-de-obra que contenha de 9 a 19 funcionários. Com isso, a empresa será legalmente caracterizada como microempresa.

Quando a produção é realizado de maneira mais artesanal os funcionários terão os seguintes cargos:

  • Batedor – é aquele que retira os blocos de argila cozido da esteira e transporta a argila para fazer sua moldagem e corte.
  • Lanceador – que fará o transporte da argila.
  • Forneiro – transporta os blocos de argila, moldados, cortados e secos. Ele é responsável também pelo fechamento do forno, tapando o forno com uma parede feita de argila.
  • E ainda deverão ter queimadores e carregadores.

Por medidas de segurança, estes processos de produção já estão sendo abandonados e costuma-se produzir com profissionais que exercerão atividades de auxiliares de produção e encarregados de produção. Esses profissionais misturarão argila, cortarão blocos secarão os tijolos manuseando máquinas como misturador, caixa de alimentação, material laminado, maromba – que é a própria máquina de fabricar tijolos, parafuso-sem-fim que impele a argila e ainda manuseando os blocos de argila cortados e secos.

O pessoal administrativo pode ser alocado em número de três ou quatro para rotinas administrativas, atendimento, vendas e divulgação, de acordo com o andamento e expansão do negócio.

Para montar uma olaria são necessários também alguns requisitos legais como o Registro na Junta Comercial, Registro na Prefeitura do Município, Registro na Secretária da Receita Federal, Registro no Sindicato Patronal e alvarás de funcionamento.

Além disso, deverá pesquisar sobre as normas de fabricação dos tijolos segundo a ABNT. A normalização para a olaria é a NBR 5711 e outras normas. Mais informação consulte a ABNT: http://www.abnt.org.br/

Ficou interessado em investir e montar uma olaria? Conte para a gente?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

11 COMENTÁRIOS

  1. tenho uma microempresa e trabalho na construção civil, mas tenho muita vontade de ingressar na montagem de uma olaria, quanto isto deve me custar inicialmente para começar? em pequena escala.

  2. Estou interessado em montar uma olaria, porém preciso saber em média quanto seria o investimento…………gostaria de produzir em torno de 300.000 tijolos mês.

  3. Olá, eu estou muito interessado em montar um olaria. O lugar aonde penso em montar possui matérias-prima bem próximo mas, tem muitos olarias nessa região.Fica no norte do paraná em Triolandia,a população de Triolândia é de apenas 2 mil habitantes e toda família tem ao menos uma pessoa que trabalha como oleiro. O distrito tem oito olarias, que geram cerca de 500 empregos diretos e indiretos e fabricam em torno de 2,5 milhões de tijolos por mês, o que dá uma média de 125 mil unidades por dia, considerando apenas os dias úteis do mês. A especialidade do local são os tijolos de 6 e 8 furos. Eu estou pensando em investir R$250,000.00 estou tentando comprar um já funcionando ou arrendar e posso montar um também tenho terreno nesse local e minha família mora lá e todos trabalham em olaria. Eu moro em Curitiba já à 18 anos tenho um bom emprego tenho três filhos sou casado minha esposa trabalha com vendas só que estamos querendo abrir um negocio para nós.

  4. EU QUERO MONTAR UMA OLARIA E TRABALHAR COM MINHA FAMILIA MAS PROXIMA,ACHO LEGAL MEU PAI TINHA E NOS MESMO QUE TRABALHAVA,,POR ISSO SEMPRE TIVE ESTA PAIXAO DE TRABALHAR COM ARGILA OU SEJA COM BARRO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.