Como Montar Uma Olaria

Como montar uma olaria
Como montar uma olaria.

Montar uma olaria ou fábrica para produção de tijolos é um negócio bem rentável, pois promove a produção e venda de um artigo essencial na rotina das famílias que empreitam uma obra ou mesmo para grandes empreendimentos. Dessa forma, é inegável a demanda por este produto.

Montar uma Olaria é investir em um negócio com potencial de mercado cada vez mais crescente, pois todos os dias projetos novos de construção civil são lançados. Vale também considerar as políticas públicas habitacionais e garantir até um contrato com a Administração Pública.

Antes de iniciar o empreendimento, verifique se a demanda em sua cidade é suficiente para montar uma olaria, de acordo, com a área de atuação que se objetiva alcançar, lembrando que o ideal é que o produto esteja o mais próximo possível do mercado.

Aspectos a serem considerados quando se monta uma olaria

Como em qualquer outro negócio, é necessário uma pesquisa de mercado que indique a demanda, os métodos de fabricação, os requisitos de qualidade e preços praticados.

Outro aspecto a ser considerado é que a cerâmica deverá estar localizada em terreno preferencialmente plano e o próximo da jazida de argila, assim o processo produtivo é mais eficiente e ainda há uma diminuição nos custos dos transportes.

Estrutura para montar uma olaria

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A olaria tem como matéria-prima a argila. A extração de argila depende do direito concedido  pelo Ministério de Minas e Energia para exploração de jazidas de terceiros.

É indispensável a olaria ter máquinas que serão usadas na extração da argila que será transportada até a linha de produção. O espaço industrial deverá conter fornos para cozedoras dos tijolos e espaço para estocagem dos tijolos prontos.

Outros equipamentos imprescindíveis são: o misturador (mistura os tipos de argila), laminador, maromba, caldeira + exaustor (para secagem artificial), esteira automática, fornos, móveis e materiais de expediente. Também é necessário uma retroescavadeira + caminhão basculante (esses equipamentos são mais caros e poderão ser terceirizados).

Olaria e assuntos administrativos

A administração pode ser próxima à linha de produção e deverá conter armários para guardar contratos, e uma estrutura simples que atenda às demandas administrativas e financeiras. Se preferir, no mesmo local pode ser montada uma loja para atender os clientes interessados nos modelos e tipos de tijolos oferecidos.

É necessário também uma sala onde o pessoal do atendimento e vendas poderá realizar o telemarketing referente às vendas de tijolos.

Uma olaria deve possuir uma estrutura de mão-de-obra que contenha de 9 a 19 funcionários. Com isso, a empresa será legalmente caracterizada como microempresa.

Quando a produção é realizado de maneira mais artesanal os funcionários terão os seguintes cargos:

  • Batedor – é aquele que retira os blocos de argila cozido da esteira e transporta a argila para fazer sua moldagem e corte.
  • Lanceador – que fará o transporte da argila.
  • Forneiro – transporta os blocos de argila, moldados, cortados e secos. Ele é responsável também pelo fechamento do forno, tapando o forno com uma parede feita de argila.
  • E ainda deverão ter queimadores e carregadores.

Por medidas de segurança, estes processos de produção já estão sendo abandonados e costuma-se produzir com profissionais que exercerão atividades de auxiliares de produção e encarregados de produção. Esses profissionais misturarão argila, cortarão blocos secarão os tijolos manuseando máquinas como misturador, caixa de alimentação, material laminado, maromba – que é a própria máquina de fabricar tijolos, parafuso-sem-fim que impele a argila e ainda manuseando os blocos de argila cortados e secos.

O pessoal administrativo pode ser alocado em número de três ou quatro para rotinas administrativas, atendimento, vendas e divulgação, de acordo com o andamento e expansão do negócio.

Para montar uma olaria são necessários também alguns requisitos legais como o Registro na Junta Comercial, Registro na Prefeitura do Município, Registro na Secretária da Receita Federal, Registro no Sindicato Patronal e alvarás de funcionamento.

Além disso, deverá pesquisar sobre as normas de fabricação dos tijolos segundo a ABNT. A normalização para a olaria é a NBR 5711 e outras normas. Mais informação consulte a ABNT: http://www.abnt.org.br/

Ficou interessado em investir e montar uma olaria? Conte para a gente?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA