Como montar uma loja de veículos usados

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loja de veículos usadosPor ser um transporte bastante econômico hoje em dia e existirem bastantes facilidades de pagamento, carros tornam-se bem populares a cada ano que se passa. Contudo, nem todo mundo consegue comprar o zero, então recorre às lojas de veículos usados. Por conta dessa realidade, muitos empreendedores percebem então aí uma ideia de negócio.

Mercado de veículos usados

O trabalho de um empreendedor começa muito antes da abertura das portas da loja ao grande público. É preciso ter bastante motivação para poder investir no negócio próprio. Algumas questões são muito importantes para o sucesso e uma delas é conhecer profundamente o ramo de atividade em que atuará. Por isso, fazer uma pesquisa de mercado é o primeiro e talvez um dos mais importantes passos a serem dados. Mas como fazer isso?

É preciso conhecer a fundo o mercado de lojas de veículos usados. A pesquisa vai apontar quem pode ser o futuro cliente, a localização adequada, o tipo de carro a ser vendido, tendo em vista que existem modelos que atendem a todas as classes sociais, os rendimentos da população que estará em torno da loja, a faixa etária que consumirá esse produto, o nível de conhecimento que esse público tem a respeito do produto e muito mais.

Aspectos econômicos também devem ser considerados na abertura de uma loja de veículos usados, tais como a conjuntura atual do país. Por exemplo, se está havendo bastante crédito no momento para quem deseja comprar esse tipo de produto, seja a loja com o fabricante ou o consumidor com o empreendimento. Não adianta tentar abrir um negócio em um momento de crise financeira ou de altos juros bancários junto àqueles que gostariam de contrair um empréstimo.

Outro detalhe como ambiente tecnológico também deve ser considerado antes de abrir uma loja de veículos usados. Pensando em cima de quem será o possível cliente, é possível traçar qual o tipo de produto poderá ser oferecido a ele, já que hoje em dia a tecnologia está muito avançada e permite uma variação imensa de adição de detalhes nos carros. Por exemplo, se a clientela prevista é de baixa renda, de nada adiantaria investir em carros caros e modernos se esses clientes não poderiam pagar por isso.

O contexto político/legal também deve ser conferido. Veja se as leis são favoráveis à abertura de um negócio próprio. Repare se há estímulo governamental para tal, como isenção de determinados impostos, por exemplo.

E ainda mais uma forma de ser vista na pesquisa é a questão social/cultural. Andar de carro faz parte da cultura do lugar? O que representa ter um para aqueles potenciais clientes? Sinal de status? De boa qualidade de vida? Esses aspectos também devem ser reparados.

Não deixe de verificar os possíveis fornecedores de uma loja de veículos usados, se são fáceis de serem contatados, se estão dispostos a trabalhar com quem está entrando no mercado. Analise principalmente os concorrentes, aquelas lojas já existentes, os preços praticados por elas e especialmente quem é que eles atendem. Saiba que pode existir uma loja imensa de veículos usados perto de onde pretende abrir a sua, mas se ela só vende carros caros, então atende pessoas de classe alta, portanto, há uma lacuna de mercado aí: automóveis para pessoas de baixa renda, por exemplo, ou de classe média.

Com todos os dados em mãos, é hora de passar tudo para o papel de forma bem minuciosa. Não adianta tentar entrar em um mercado sem o conhecimento dele, por isso, abuse da pesquisa e se tiver necessidade de fazer mais perguntas, de buscar mais informações sobre o ramo de atividade pretendido, vá adiante.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Legalize a sua empresa de veículos usados

Jamais pense em abrir um negócio na informalidade, ela é um verdadeiro empecilho para o negócio. Embora muita gente reclame que são cobrados muitos impostos, mas são eles que abrem as portas para obterem crédito nos bancos, conseguir negociar com fornecedores. Pois imagine se uma marca já estabelecida no mercado vai trabalhar com lojas ilegais? Claro que não. A nota fiscal é exigida e sem ela muitas negociações podem deixar de serem feitas.

Para legalizar o negócio de veículos usados, procure um contador que possa fazer esse tipo de trabalho. São tantos documentos exigidos, tanta burocracia, que quem não sabe muito sobre o assunto chega a ficar desanimado. Dessa forma, contratar um profissional torna-se mais do que necessário.

Localização da loja de veículos usados

Escolha exatamente em um ponto que fique perto do público que pretende atender e que tenha um espaço de mais ou menos 150 m². Imagine um local de fácil acesso, com estacionamento disponível e fartura no transporte público. Pense sempre em ficar perto da clientela pretendida para sua loja de veículos usados, se ela estiver longe, talvez esteja fadado ao fracasso. Lembre-se que os negócios giram em torno dos clientes e não esses que devem se adaptar.

Como divulgar a sua loja de veículos usados

Pense primeiramente no cliente, nos hábitos dele, se ele está em locais públicos a todo o momento, que lugares são esses ou se é assíduo da internet. Sabendo desses detalhes, é possível traçar qual a mídia pode ser trabalhada com maior ênfase para sua loja de veículos usados.

Os gastos com propaganda geralmente são exorbitantes e isso exige muito dinheiro do empreendedor, que talvez nesse momento não tenha tanta verba assim. Por isso, comece aos poucos: monte um site, distribua panfletos e aos poucos vá percebendo o comportamento do público. Jornais locais são ótimas oportunidades de anunciar e geralmente saem bem mais em conta do que os grandes veículos.

De acordo com o papa do marketing, Phillip Kotler, em seu livro Marketing para o Século XIX, enfatiza que a empresa inteira também faz parte da sua própria comunicação. Por isso, todos que estão trabalhando nela devem entender e muito do ramo de atividade e transmitirem sempre a mensagem de visão e missão da organização, seja ela explícita ou não. Por exemplo, se a loja de veículos usados pretende passar uma imagem de que é organizada e clara com a clientela, todos os funcionários devem sempre enfatizar o valor da informação àqueles que batem à sua porta, desde o segurança dando informações que eventualmente são pedidas a ele, passando pelo recepcionista até chegar ao vendedor.

Funcionários bem treinados fazem a diferença e uma loja de veículos usados

O corpo de funcionários da loja de veículos usados deve ser bastante treinado para atender à clientela. É frequente os consumidores chegarem ao local querendo um produto, mas não sabem falar exatamente os detalhes e é aqui que o ótimo vendedor terá de atuar. Ele precisará então identificar as vontades do cliente e mostrar a ele quais os veículos usados estão disponíveis e quais os seus benefícios e diferenciais. Para tal, é preciso treinar o corpo funcional, dar todas as explicações possíveis sobre fabricantes e mostrar tudo claramente.

Por falar em corpo de empregados, é preciso ter, inicialmente, dois vendedores, além de um recepcionista, um auxiliar administrativo e um segurança. Com o passar do tempo, o empreendedor verá as reais necessidades de aumentar ou não esse quadro.

Veja fabricantes mais vendidos em uma loja de veículos usados

Conforme o perfil do público-alvo, escolha os fornecedores mais adequados a ele. Pense também que é preciso ter um estoque disponível sempre para que os clientes possam comprar à vontade.

As marcas são também tão presente já na vida dos consumidores que a exposição delas por si só já são certa forma de se comunicar com os possíveis clientes. Por isso, escolha com base em ranking de vendas as mais populares para ficarem na vitrine da loja de veículos usados.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!


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3 comments on “Como montar uma loja de veículos usados
  1. robson disse:

    Quais os funcionários necessários para uma loja de carros?

  2. Top disse:

    Como conseguir o estoque de carros?

  3. ANTONIO disse:

    QUAL É O CAPITAL INICIAL QUE PRECISO?VALORES?

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