Como montar uma empresa de cobrança

Por:

Como montar uma empresa de cobrançaPara montar uma empresa de cobrança, como em qualquer outra empresa, é necessário distinguir o mercado que a atividade irá atender.

Esse mercado é composto de empresas que precisam avaliar e analisar o seu sistema de crédito, portanto, a missão de uma empresa de cobrança é ajudar as empresas justamente na administração de crédito e manutenção da adimplência.

Mercado de uma empresa de cobrança

Toda empresa deve gerir sua situação financeira de forma que os prazos de recebimentos se coincidem com os prazos de pagamento das obrigações e assim gerir de forma eficiente o capital de giro. Isso sabendo que os empresários necessitam administrar seus recursos para que se preserve a liquidez da empresa, atendendo aos gastos rotineiros da atividade como pedir estoque, sem afetar a rentabilidade, ou seja, os gastos rotineiros não podem ser financiados pelo resultado final da empresa de forma a comprometer seu lucro.

E para ajudar a empresa a manter liquidez para compromissos de curto prazo e não comprometer rentabilidade ou a lucratividade é necessário uma razoável gestão de crédito e cobrança, pois, como já mencionamos, os recebimentos devem acompanhar os pagamentos e se possível receber o quanto antes e pagar com mais prazo.

Portanto, é inegável a importância das empresas de cobrança.

Concorrência de uma empresa de cobrança

As maiores empresas de proteção ao crédito são o SPC e a Serasa que possuem um leque de serviços oferecidos para seus clientes, além de um banco de dados extenso e bem administrado.

Porém, para os empresários que desejam entrar nesse ramo devem lembrar que considerando as barreiras de entradas e economias de escala é possível fazer parte desse setor, se contar com certa estrutura e trabalho duro para se manter no mercado.

Organização do processo produtivo de uma empresa de cobrança

As empresas de cobrança representam as empresas que a contrataram e estão na linha de frente do relacionamento com o cliente, portanto, não é interessante para a empresa contratar uma cobradora que se pronuncie de forma desonrosa, cobrando com grosseria e até coagindo o cliente, lembrando que existe no código do consumidor normas específicas quanto a cobrança.

Para organizar o processo produtivo, primeiramente é necessário treinar o pessoal da linha frente para um atendimento respeitável para com o cliente e depois organizar sua estrutura e sistema para proporcionar um serviço de qualidade.

As cobradoras devem contar com um software que contenha:

  • Um Cadastro de devedores;
  • Um Cadastro por ramo de atividade e acionador;
  • Um Cadastro de empresas clientes;
  • Um cadastro com títulos como cheques, borderôs e outros,

E, além disso, as empresas de cobrança devem investir no telemarketing ativo e sistema de marketing para divulgar seus serviços para os clientes.

Marketing de uma empresa de cobrança

As cobradoras podem divulgar seus serviços entre empresas comerciais, escolas particulares, lojas varejistas e outros.

Administre sua carteira de clientes divulgando aos clientes a importância de um serviço terceirizado de clientes, através de cartas personalizadas que chegarão pelo correio.

Tendo o cliente um interesse pelos serviços, marque uma reunião a fim de passar para o cliente todas as informações do serviço, condições de pagamento e outras condições.

Na reunião, use todo o poder de persuasão, de negociação e seja flexível: tenha como meta fechar contrato.

Dicas do negócio de uma empresa de cobrança

As empresas de cobrança devem estipular políticas de trabalho que limitem a atuação para melhor funcionamento e atendimento aos clientes, como:

  • Estabelecer um período de cobrança dos títulos e permanência dos mesmos nos bancos de dados,
  • Valores limites a serem cobrados e ramos que a empresa atenderá,
  • Percentual da comissão por cobrança realizada,
  • Períodos em que a empresa deseja receber dos devedores,
  • Multas entre empresas clientes e cobradoras por quebras de contrato ou outras situações.

Pessoal de uma empresa de cobrança

Como já dissemos acima, o pessoal deve ser treinado a não gerar litígios para empresa durante o atendimento de cobrança.

Portanto, tenha uma equipe qualificada com cursos de telemarketing, treinada quanto ao atendimento sem litígios e ainda motivada.

Para uma eficiente gestão de equipe, desenvolva as equipes de forma que atendentes, consultores de vendas e gerentes.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

A arte de desenvolver equipe exige do empresário dedicação e empenho para ser justo, saber ouvir, dar feedback e agir com isonomia.

 Isonomia  significa que todo trabalho tem seu valor e todos os funcionários merecem atenção, seja nos benefícios recebidos , seja nos recursos necessáriospara se trabalhar melhor.

Desperte um profissional melhor naquele que ainda não é, mas como? Crie o desejo de fazer melhor, aprender mais, criar, etc.

Por fim, avalie sempre o desempenho da sua equipe, motive boas atitudes e tenha uma equipe comprometida com os resultados da empresa de cobranças.

Exigências legais específicas de uma empresa de cobrança

Como dissemos acima, as empresas de cobrança devem estar sempre atentas quanto às cobranças, para não se envolver em causas judicias.

Segundo a legislação do consumidor, o código de direitos do consumidor entende como Cobranças abusivas a cobrança realizada no local de trabalho do devedor, e ainda o artigo 42 do CDC (código de Defesa do Consumidor):

“Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

Todas essas atitudes se realizadas pela empresa de cobrança tem como resultado multas, indenizações e até prisões civis. Para se afastar de prejuízos judiciais tenha sempre na mente dos colaboradores as normas do CDC quanto a cobranças.

Investimentos de uma empresa de cobrança

Os investimentos que farão da cobradora um negócio atuante e vencedor serão feitos para atender um sistema de cobrança com banco de dados, softwares financeiros que calculam montantes e dívidas e parcelamentos.

Invista também em pesquisas através de um softwaree tenha na equipe pessoas qualificadas quanto a crédito, contadores com nível superior que tenham experiência em cobranças e analistas de controladoria, pelo menos um.

Recomendamos ter na equipe pelo menos um Analista de Crédito com curso superior e experiência para avaliar como devem ser realizadas as cobranças e outros serviços.

Produtos e serviços oferecidos em uma empresa de cobrança

As empresas de cobrança devem oferecer serviços, tais como pesquisas de crédito para clientes, análise de créditos e cobranças, análises de balanços, gráficos de desempenho de adimplência e outros.

Tenha em mente que toda empresa tem em seus arquivos documentos que geram um sistema de conhecimento que torna capaz para a empresa desenvolver para cada cliente análises, gráficos, pesquisas e outros produtos que podem ser complementares e terem um valor específico.

A empresa poderá também realizar cursos e palestras sobre adimplências e mecanismos de cobranças, riscos de crédito e outros assuntos.

Desenvolver outros produtos e serviços dependerá da situação em que a empresa está e seu nível de maturidade e criatividade que pode proporcionar estrutura suficiente para crescer e assim proporcionar outros produtos e serviços.

Diversificação de uma empresa de cobrança

Para montar uma empresa de cobrança diversificar significa, assim como para qualquer empresa, o momento de pesar pós e contras, como Custos de diversificação e foco.

Ou seja, diversificar e ampliar o oferecimento de produtos e serviços significa que deve ser uma medida a ser tomada dentro de um Modelo de Negócios já estabelecido pela empresa e que atenda um plano de ação voltado para estratégias de ganhar mercado e obter melhores resultados, assim os custos de diversificação e ampliação de serviços, produtos ou negócios se justificarão pelos resultados obtidos.

Lembrando que o foco principal da empresa é a cobrança, e todas as diversificações, ampliações e agregações de valor devem se originar da atividade principal e do bom andamento dela.

Depois disso, já pode montar sua empresa de cobrança. Não se esqueça do Plano de Negócios!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Um comentário sobre “Como montar uma empresa de cobrança
  1. terezinha disse:

    preciso de um kit , para montsr uma empresa de cobrança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como abrir uma fábrica de esquadrias de madeira

Como abrir uma fábrica de esquadrias de madeira

As esquadrias de madeira têm a vantagem de ser um produto com fun...
Como montar uma oficina de roupas

Como montar uma oficina de roupas

Montar uma oficina de roupas poderá ser uma opção rentável e de c...
Como montar um albergue

Como montar um albergue

Com o turismo aquecido, montar um albergue é uma boa opção de in...

Curta O Novo Negócio!

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...
14 fábricas para montar com até 10 mil

14 fábricas para montar com até 10 mil

Iniciar a fabricação de um produto é a possibilidade de montar um...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...
50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Acima de 500 Mil Habitantes

A cidade escolhida para investir suas ideias de negócio é um dos...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)