Trabalhar Como Correspondente Bancário

Trabalhar Como Correspondente Bancário
Trabalhar Como Correspondente Bancário

O surgimento de vários estabelecimentos que trabalham como correspondente bancário está relacionado à crescente demanda de clientes nos bancos, o que aumenta a fila das agências por serviços como pagamentos de boletos, abertura de contas e até contrato de empréstimos.

Com isso, os serviços e responsabilidades dos correspondentes bancários aumentaram. Mas, o surgimento de novos serviços no ambiente de correspondência bancária está submetido aos critérios da Legislação Bancária. Entretanto, trabalhar como correspondente bancário é uma ótima oportunidade de ganhos.

A maior dificuldade para se tornar um correspondente bancário são os critérios dos bancos que estão mais seletivos, com uma lista mais extensa de exigências burocráticas.

Quem pretende trabalhar como correspondente bancário deve se atentar às exigências dos bancos que são: a estrutura, a documentação necessária e até a região que se pretende abrir o correspondente.

Documentos exigidos

A documentação exigida pelos bancos continua a mesma, são eles: contrato social, CNPJ com cópia, Cópia CPF, comprovante de residência da empresa e dos sócios, comprovante de conta bancária e outros.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Nestes documentos será avaliado se há alguma restrição comercial, fiscal ou criminal.

Estrutura para trabalhar como correspondente bancário

Para trabalhar como correspondente bancário é necessário que a estrutura também esteja de acordo com as exigências do banco.

Essa estrutura é formada por sala, balcão, equipamentos, área de espera e outros. A sala deve possuir espaço para o atendimento direto ou de balcão, além de estar bem localizado e com um fácil acesso.

Equipamentos – os equipamentos necessários para o estabelecimento de correspondente bancário são: computadores, aparelho de fax, impressora, telefone e outros.

Segurança – a segurança é um fator crítico de sucesso em correspondentes bancários, pois a rotina do correspondente bancário consiste em receber uma intensa movimentação de dinheiro. Como também um alto volume de pessoas, sendo necessário ter um sistema de monitoramento e cofre.

Tecnologia – a maioria dos investimentos do correspondente bancário é direcionada á tecnologia, pois a tecnologia é imprescindível para a organização do volume de informações, dos sistemas de gerenciamento, segurança dos dados, investimentos em banda larga e outros.

Fluxo de caixa – o correspondente bancário se mantém com comissões dos bancos. Por isso, no início das operações talvez demore um pouco para se obter receita.

Planejamento 

Para planejar um negócio e trabalhar como correspondente bancário é necessário o estudo e avaliação da região, potencial consumidor e concorrência. Para isso, avalie o número de bancos existentes na região, o número de outros correspondentes bancários e a proximidade entre um correspondente e outro.

Uma pesquisa de mercado é uma dica para quem pretende montar uma agência de correspondência bancária, pois o levantamento de alguns dados são bastante úteis, dados como: população, número de funcionários, de aposentados, nível de endividamento e outros.

Outro estudo é o da localização do correspondente bancário, pois se na região já existem dois correspondentes bancários com uma boa movimentação, é indício que outro correspondente talvez não consiga essa mesma movimentação.

Todos os dados e informações obtidos na pesquisa de mercado são uteis para avaliar a adesão do estabelecimento por parte da população. Sendo que os dados também poderão dar uma ideia de se decidir ou não por montar um estabelecimento em determinada região.

Outras informações úteis para decisão quanto à abertura ou não de um correspondente bancário, são a possibilidade de trabalhar com serviços variados como empréstimos, financiamentos e outros. Além de informações como proximidade aos bancos e agências do correio, sendo essa característica fundamental.

E quanto à tecnologia é necessário verificar se o serviço local oferece banda larga de qualidade e serviço telefônico.

Parceria de bancos

Um estabelecimento pode ser correspondente bancário de mais de um banco ou atuar como agente financeiro de outras agências.

O importante é que na escolha de um correspondente bancário sejam avaliadas não só as propostas de comissão, mas também fatores como: o atendimento, a atenção e o comprometimento do banco com o correspondente bancário, igualdade de condições entre correspondentes bancários e produtos oferecidos.

A questão dos produtos oferecidos é importante, pois, devem estar alinhadas às necessidades do cliente que serão atendidos pelo correspondente bancário.

Vantagens e desvantagens dos bancos

Quando o correspondente bancário é um grande banco, a vantagem é que o banco sempre terá dinheiro para manter a operação, sem a necessidade de anulação do convênio.

Os bancos grandes, portanto, são estáveis e conseguem trabalhar até com pequenas margens, sendo que a estabilidade é garantida mesmo em face de crises econômicas.

As desvantagens oferecidas pelos bancos grandes são a lentidão de respostas e processamento, por possuírem um volume maior de correspondentes.

Já a vantagem de contratar bancos médios é que estes bancos possuem experiência em contratar produtos e oferecem diversas opções de produtos e até uma comissão mais competitiva.

Os pontos contra dos bancos médios são a vulnerabilidade diante das oscilações na economia, como também a possibilidade de serem comprados por bancos maiores. Outra desvantagem do banco de médio porte é que muitas vezes tem um nome comercial pouco conhecido pela população, o que pode gerar pouca adesão.

Contar com bancos pequenos proporciona rapidez de atendimento e de processamento. Porém, tem a desvantagem de dependência financeira de bancos grandes, operam em um ambiente instável e por vezes não mantêm seus produtos e serviços e ainda não possuem rede de agências.

Por fim, antes de trabalhar como correspondente bancário é necessário que haja pesquisa e análise quanto aos bancos, a clientela e a localização para garantir o sucesso do negócio.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. Tenho sido abastecido por informações, mas ainda não encontrei o negocio ideal. Tenho uma pequena propriedade rural e estou pensando em frutas exoticas, tipo: alexia. Penso também em plantio do Pau Rosa para industrias de cosmeticos. De qualquer forma, muito obrigado pela atenção de vocês.

  2. O negócio de correspondente bancário não admite amadores. Notei no período que estou na área, que muitas empresas duram pouco tempo por puro desconhecimento dos produtos que podem trabalhar. Não diversificam as operações e na mais leve oscilação no setor são obrigados a retirarem-se.
    Posso citar nosso exemplo, trabalhamos uma marca forte, não para o momentâneo, mas para podermos surpreender sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA