Como montar uma casa de festas

Por:

Como montar uma casa de festasPara quem tem habilidade e gosta de gerenciar eventos e lidar com festas, montar uma casa de festas pode ser muito atrativo. Existem duas maneiras de montar uma casa de festas, há a opção de apenas alugar o espaço para a realização das festas ou prestar o serviço de organização do evento  juntamente com o aluguel do local.

Uma das vantagens que os consumidores vêem na locação de uma casa de festas é a localização, geralmente é afastada de locais onde a paz alheia possa ser perturbada com o volume de som e barulho.

Dedicação e motivação para montar uma casa de festas

Ter um negócio próprio é algo que necessita dedicação. Lidar com os desafios do negócio fica mais fácil quando o empreendedor está realizando algo que tem prazer em resolver, situações estressantes desgastam se não houver motivação.

Ter conhecimento na área onde vai atuar é fundamental. Além de estar motivado para resolver problemas do cotidiano de sua empresa, necessita também ter toda a informação e a competência para enfrentar o dia-a-dia e os obstáculos do negócio. Entender como pensa o consumidor e ter a habilidade para suprir suas necessidades. Lidar com os projetos e saber tirar de cada funcionário o seu melhor também é uma das qualidades que ajudam a levar o negócio para frente. O empreendedor deve analisar se está em algo que goste e se dedicaria horas do seu dia.

Não deixe a motivação sumir enquanto estiver lidando com o seu negócio. A motivação deixa o empreendedor mais atento a oportunidades e idéias. Transmitir esse espírito é fundamental para a equipe, não se deixe aborrecer por coisas que talvez não valham a pena.

Perfil do cliente da casa de festas

Definir a faixa etária na qual a sua casa de festa irá trabalhar é necessário. A sua casa de festa deve estar adequada a cada público, seja infantil, adolescente ou adulto, ou ainda todas as faixas etárias.

Portanto, caso decida trabalhar apenas com um destes segmentos acima é preciso certificar se de que há demanda suficiente na sua região. Caso a procura por este tipo de serviço seja pequena ou a concorrência muito acirrada provavelmente será melhor montar uma casa de festas para atender todos os públicos.

Em festas infantis é necessário ter uma estrutura que atenda aos pais e diversas crianças que irão circular pela sua casa de festa. Ter segurança é fundamental e montar um ambiente onde os pais se sintam a vontade e sem preocupações com os seus filhos contam pontos para a sua casa de festas.

Como cada tipo de público tem necessidades específicas é fundamental recolher informações antes de iniciar o evento para lidar com futuras situações, como locais e brinquedos para crianças, cadeiras e objetos devem ser planejados de modo a evitar acidentes e imprevistos.

Do mesmo modo que as festas infantis as direcionadas aos adolescentes também requerem alguns cuidados. Geralmente em festas adolescente a “farra” é maior e isso pode gerar algumas situações que necessitem mais atenção. Conhecer o tipo de festa e como ela será realizada ajuda bastante a lidar com problemas comuns que geralmente ocorrem em uma festa adolescente, oferecer segurança e estrutura é importante para que os convidados da festa se sintam confortáveis.

Para as festas destinadas ao publico adulto é necessário dar todo o suporte para que ocorra da melhor maneira possível, conhecendo detalhes da festa e assegurando que não haja imprevistos em questões como, por exemplo, segurança dos convidados.

Decoração da casa de festas

A decoração da festa geralmente fica por conta de quem está para alugar a sua casa de festa. Se for montar uma casa de festas que promove as festas é necessário saber decorar o ambiente. Cada tipo de festa exige um tipo de decoração, em uma festa infantil imagens e objetos são voltados para temas infantis assim como para festas de adolescentes e de adultos.

A festa promovida pode ser de eventos ou de realizações pessoais, como por exemplo, um casamento ou um aniversário, um noivado. Cada uma destas festa exige uma decoração diferente .

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

No caso de o empreendedor não ter uma noção de decoração é recomendável começar a entender do assunto, se para o empreendedor não é interessante fazer isso, ele poderá usar serviços de terceiros, tudo irá depender do seu planejamento e objetivo. Equipes de filmagens para gravação do evento ou de fotografia terceirizados poderão ser uma ótima escolha.

Ter contato com diversos profissionais de decoração e outros que agreguem valor a sua casa de festa pode ser muito útil na hora em que um cliente quiser alugar a sua casa para um evento e não tiver contato com profissionais para dar suporte a sua festa.

Marketing boca a boca de uma casa de festas

Toda festa e evento geram propagação boca a boca. Com os convidados do evento ficam uma lembrança do local e um conceito, por isso mesmo, nunca deixe de ter um bom atendimento e preparação da sua casa de festas, isso ficará na lembrança de quem estava no evento e será uma referência futura para novos eventos.

Em casamentos, por exemplo, as quantidades de convidados são consideráveis e de acordo com a produção de sua festa isso pode gerar uma ótima reputação e atrair novos clientes para sua casa de festas.

Busca de informações para montar uma casa de festas

Procure por empreendedores em regiões diferentes da que você vai montar a casa de festas e que possuam experiência no ramo. Busque exemplos, aprenda com o sucesso deles e procure conhecer os desafios da área, eles passaram por desafios que seu negócio poderá enfrentar.

Investimento inicial e retorno de uma casa de festas

Uma casa de festa, dependendo da capacidade e de como foi montada, pode faturar em torno de 5 mil podendo chegar a 50 mil reais, gerando uma margem de lucro em torno de 20%. O investimento usado para criar uma casa de festas varia em retorno de 1 ano e meio á 2 anos, um período considerando uma área útil com aproximadamente 500 metros quadrados.

Estes números são apenas uma noção, pois o ideal é fazer um planejamento da sua casa de festas especificamente, detalhes como tamanho do empreendimento, se o imóvel é alugado ou próprio, região escolhida, concorrência e perfil da clientela, poderão alterar estes números consideravelmente.

Caso você tenha dificuldade para realizar o planejamento da sua casa de festas, veja o Kit Como Abrir Um Negócio.

Acompanhe a implantação da casa de festas

A essa altura todo o plano estará formado e tudo que é necessário para montar a sua empresa deve estar preparado e pronto para assumir a respectiva função dentro de sua empresa.

O monitoramento das atividades necessárias para montar a casa de festas deve ser atento. Acompanhe todo o processo de implantação de sua empresa e tenha controle da situação. Atenha se aos fatores mais relevantes, perfeccionismo demasiado pode fazer com que certas etapas, que não deveriam ter um prazo prolongado, afetem outras etapas que tenham uma prioridade maior.

Não basta ter idéias é preciso colocá-las em prática

Idéias se multiplicam de maneira espantosa. Ao pensar em um aspecto de algo para realizar, surgirá com um pouco de tempo e reflexão muitas idéias relacionadas com a primeira que teve. Registre as idéias para que nenhuma seja esquecida e perdida no tempo.

Todos os dias todas as pessoas tem diversas idéias que se colocadas em prática poderiam melhorar suas vidas, porém não basta ter idéias, é preciso testar sua viabilidade e executá-las.

E você está pensando em montar uma casa de festas? Deixe um comentário!

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

54 comentários sobre “Como montar uma casa de festas
  1. Dj Mateus disse:

    Puts, muito bom o artigo! Parabéns a todos do site novonegocio.com.br ^^

    • patricia disse:

      adorei,era tudo o que eu precisava saber! eu pretendo em breve montar a minha casa de festa.o objetivo é alem de alugar para festas e eventos para todas as idades,também alugar cadeiras! é um sonho que em breve se realizará.

  2. fernanda alves gomes disse:

    Legal ameiiiiii os conselhos!!!! Agora basta eu achar um nome voceis podem me ajudar?????

  3. Cristiani Guimaraes disse:

    Gostei das dicas, mas gostaria de saber qual seria a melhor opcao, alugar um pequeno restaurante, bar ou pequeno espaço para mais ou menos 100 pessoas ?
    obrigada

  4. Raquel disse:

    Gostei muito das dicas. Agora eu gostaria de saber quais sao as providencias legais que eu teria que tomar para que eu abra uma casa de festas, e também qual é o profissional que eu poderia contatar para analisar os custos, viabilidades e lucros do empreendimento na minha cidade, Goiânia. Você pode me ajudar?
    Muito obrigada.

  5. Mônica Cristina disse:

    Meu sonho é ter montar uma casa de festas, gosto muito, estou montando a festa de quinze anos de anos da minha filha, e estou montando já pensando na minha casa de festas.

  6. Mary disse:

    Parabéns pela matéria. Também gostaria de saber quais os profissionais que eu poderia contatar para analisar os custos. Quero abrir o salão na cobertura da minha casa, que possui 120m², o q vcs me sugeriam?
    Obrigada

  7. Ligia Borges disse:

    Já apresentei o projeto ao BNB da minha cidade. Será uma obra muito boa e apresenta tanto a obra como o meu perfil dentro das recomendações feitas nessa matéria. Estou aguardando o parecer do banco e provavelmente entre janeiro e fevereiro iniciarei a obra se Deus quiser.

    Estou aproveitando todas as dicas desse site. Parabéns.

  8. Fellipe Lisboa disse:

    Com certeza, com essas dicas e recomendações, se Deus quiser, vou apresentar um bom projeto e realizar um grande sonho de ter meu próprio negócio. Parabéns por essa matéria super informativa e cheio de benefícios.

  9. Amanda King disse:

    Gostei muito da dica de vocês, ótimo site, parabéns, beijos.

  10. José Alves Júnior disse:

    Achei muito boa a reportagem e me estimulou a abrir uma casa de festas,pois ser dono do seu próximo negócio é tudo.Gostaria de saber como colocar esse sonho em prática e aceito sugestões por onde começar.

  11. Gracieli Suzin disse:

    Bom dia!
    Estou pretendendo iniciar um negócio de decoração, mas confesso que estou meio perdida de por onde começar, este artigo ajudou muito… Se possível, eu gostaria de receber por e-mail, um cronograma de como montar a decoração de uma festa, todos os detalhes que cabem à decoradora, painel, mesa central, mesa de doces, lembrancinhas, convites etc. Desses itens e outros, o que cabe à decoradora e o que fica por conta da cliente?
    Desde já, agradeço a resposta.
    Att.,
    Gracieli Suzin

  12. Maria Tereza disse:

    Estava um pouco confusa e as informações me deixaram bem mais tranquila.Quanto à montagem da cozinha da casa de festas (até 150 pessoas) , quais seriam os itens básicos necessários?
    Vocês tem alguns endereços ( para indicar) de lojas onde comprar itens como cadeiras, mesas etc.
    Grata.

  13. Dalvam de Faveri disse:

    Achei mt bom tudo que li, mas ainda não sei como fazer. Minha sala tem 216 m²,quero aproveitar este espaço para festas adulto e infantil e mais tarde se der tudo certo, tenho outra sala, que é de 90m², um espaço para as mães deixarem seus filhos, para algum trabalho fora e não têm onde deixar. Cobraria por hora ou por tarde, Isso é o meu projeto. Se puder me ajudar, agradeço.

  14. noemia disse:

    Já tenho a casa com o jardim muito bonito com piscina.

  15. Edinaldo Maciel disse:

    Muito bom, vcs são d+

  16. Vera disse:

    Bom dia ,tenho uma casa e gostaria de alugar para festas e eventos em geral. Gostei das dicas, obrigada.

  17. Carlos André disse:

    Gostaria de construir uma casa de eventos num terreno de 500 m², porém não sei por onde começar.
    O que devo fazer?

  18. edna disse:

    Quero orientação de como abrir casa de eventos, já trabalho com bufet movél infantil.

  19. cristiane disse:

    Tenho otimas ideas, mas nao sei como coloca-las em ação, quero seber apartir de que momento o sebrae ajuda na empresa?

  20. francielle batista disse:

    Bom dia, eu gosto muito de mexer com decoração e buffet, uma area que me deixa alegre e mexe com minha auto estima, adoraria que me desse algumas dicas de como entrar nesse ramo pois sou inesperiente e quero fazer curso, mas também quero receber dicas de pessoas experientes, é muito importante pra mim, eu ja mexo com salgados e etc.

  21. marisa disse:

    Estou querrendo montar uma casa de festa e gostaria de saber onde comprar os brinquedos para crianças, mesas e cadeiras. Obrigada.

  22. elis regina disse:

    Amei as dicas e com certeza estou providenciando minha casa de festa, me ajudou bastante. Obrigada, parabens.

  23. Andrey disse:

    Muito Bom o artigo estou fazendo um curso no senac e tenho que abrir um negocio e será uma casa de festas :D

  24. Alessandra disse:

    Boa noite, estou querendo montar um negócio não sei ainda se uma casa de festas ou um espaço para festas. Gostaria de uma ajuda por onde começar pra montar a casa de festas se for o caso ou o salão. Desde já agradeço a ajuda

  25. Esther disse:

    Eu preciso saber mais sobre isto porque eu vou fazer uma feira de ciencia sobre isso rs :)

  26. WALACE disse:

    ola , muito bom sua postagem … gostaria de saber se eu so alugar o espaço vou prescisar de cnpj? ou posso alugar normal como pessoa fisica ?

    obrigado

  27. Valéria Azevedo disse:

    Gostaria de saber qual a relação de nº de convidados e a área/m2 do salão de festa.
    Ou seja uma área de 200m2, daria um Salão de festas para quantas pessoas?

  28. gerson disse:

    gostaria de saber se 200m2 de salao e um bom tamanho para salao festa e quantas pessoas caberia com folga. Obrigado

  29. Lucas disse:

    vera, voce é de sp?

  30. alexandre disse:

    Muito interessante,porém preciso me aprofundar mais,quero entrar no ramo e gostaria de saber como devo proceder.Não tenho o imóvel,vou precisar alugar,como devo fazer com o contrato,pois o imóvel que tenho em vista não é uma casa de festas é apenas uma casa com um bom espaço.Gostaria de contar com todas as informações pertinentes,podem me ajudar?

  31. alexandre disse:

    como registrar o negócio,para não ter problemas futuros? O SEBRAE pode ajudar? como conseguir este apoio?

  32. Patricia disse:

    Estou querendo construir um salão de festa nos altos da minha casa, será q é um bom negócio?

  33. sandra machado disse:

    amei suas dicas de como abrir uma casa de festas.

  34. zumfestas disse:

    boa tarde tenho um espaço 20 por 20 m2 quantas pessoas cabem no salao

  35. Josely sales disse:

    Estou pensando seriamente em abrir uma casa de festa infantil, gostaria de sugestões, mim ajude se puder.

  36. Marcella disse:

    estou querendo monta uma casa de festa infantil , porém iríamos alugar um lugar para monta vc acha viável?

  37. meire disse:

    boa tarde, li suas orientações, e me vejo com dificuldade em montar um questionário para pesquisa de mercado, (locação de espaço para festas) por enquanto não tenho como atender uma festa por completo, somente o local. se pode cooperar comigo ficarei desde já agradecida. um abraço.

  38. Felipe Lence disse:

    Cara show os conselhos eu sim procuro fazer uma casa de eventos mais não sei bem como começar. Se alguém poder me aconselhar ficarei grato!

  39. Kelly disse:

    Olá…
    Quero montar um salão de festas em minha cidade, algo que seja diferente.
    Mas antes de qualquer coisa quero ter um lugar que; acima de tudo ofereça segurança.
    Gostaria de receber recomendações de curso que posso fazer on-line.
    Desde já agradeço a atenção.

  40. DANUSA CHAVES disse:

    OLÁ,ADOREI ESSE SITE É A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO O SITE MAIS DE CARA AMEI.ESTOU PENSANDO EM MONTAR UMA CASA DE FESTA,GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM COMO DEVO PROCEDER,QUERO UMA LUZ PARA INICIAR MEU PRÓPRIO NEGÓCIO.AGUARDO A SUGESTÃO OBRIGADA.

  41. maurizete disse:

    Boa tarde,
    Tenho uma área de 2850m2, plano numa área verde. A reagião possui casas com terrenos grandes. Acredito que dá para fazer um negocio deste tipo.
    Gostaria de saber a opiniao de voces e como utilizaria este espaço.
    Fico no aguardo.
    obrigada,

  42. paulo rosa disse:

    OLÁ,ADOREI ESSE SITE É A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO O SITE MAIS DE CARA AMEI.ESTOU PENSANDO EM MONTAR UMA CASA DE FESTA,GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM COMO DEVO PROCEDER,QUERO UMA LUZ PARA INICIAR MEU PRÓPRIO NEGÓCIO.AGUARDO A SUGESTÃO OBRIGADA

  43. Eduardo disse:

    Já tenho um espaço, mas gostaria de saber sobre a legalização, documentação necessária.

    Obrigado,

    Eduardo

  44. steves disse:

    muinto legal

  45. steves disse:

    gostei destas dicas preciso de ideias novas para abrir esta casa de festas

  46. jackson backer disse:

    OLÁ,ADOREI ESSE SITE É A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO O SITE MAIS DE CARA AMEI.ESTOU PENSANDO EM MONTAR UMA CASA DE FESTA,GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM COMO DEVO PROCEDER,QUERO UMA LUZ PARA INICIAR MEU PRÓPRIO NEGÓCIO.AGUARDO A SUGESTÃO OBRIGADA.

  47. Anne Karolline disse:

    Adorei as dicas. Com certeza vou usa-las. Esta e u sonho que vou realizar e tenha certeza que este site me esclareceu muitas coisas. obrigado

  48. Murilo disse:

    Nossa, adorei o artigo. Estou concluindo o curso de Adm. com Ênfase em Empreendedorismo, e meu TCC será um plano de negócios de um Espaço para Eventos e Festas na minha cidade. Quem puder me ajudar, peço que mandem para meu email: murilomascena@hotmail.com ou no twitter @MuriloMascena.

  49. Teresa Nascimento disse:

    Olá.
    Parabéns pela contribuição. Isso me incentiva a contribuir também…
    Pegunta: Iniciar salões de festas ( claro,um de cada vêz) em cidades vizinhas? Se sim, qual tempo, para evolução do projeto.

  50. vanessa moreira disse:

    adorei as dicas, pretendo montar uma casa de festa …

  51. AILTON GABRIEL DE SOUZA disse:

    ACHEI MUITO INTERESSANTE AS INFORMAÇÕES E DICAS DO NOVO NEGÓCIO, GOSTEI MUITO PARABÉNS.

  52. sheils disse:

    adorei esse site é a primeira vez que visito o site mais de cara amei.estou pensando em montar uma casa de festa,gostaria que me ajudassem como devo proceder,quero uma luz e planeja bem ela por dentro para iniciar meu próprio negócio.aguardo a sugestão obrigada.

  53. Rosana Gomes disse:

    Olá
    gostei muito da matéria,tenho um salão de 70 metros e uma área externa de 70 metros, mais um espaço com piscina, sera que posso montar um salão de festas infantil? Aguardo contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Serviços de organização doméstica e pessoal - Ótima ideia de negócio
Serviços de organização doméstica e pessoal - Ótima ide...
Os serviços de organização doméstica e pessoal se ...
Produtos para revender e ganhar dinheiro
Produtos para revender e ganhar dinheiro...
Revender produtos para ganhar dinheiro é umas da...
Como ser um fotógrafo empresarial
Como ser um fotógrafo empresarial...
A fotografia é uma linda carreira e com grandes op...
Como montar um disk limpa fossa
Como montar um disk limpa fossa...
Os tanques sépticos, mais conhecidos como fossa sé...
Empresa de organização de casamentos -  Negócio rentável
Empresa de organização de casamentos - Negócio rentáve...
Organizar um casamento não é fácil e muitos casais...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores