Fábrica de Copos Descartáveis

Fábrica de copos descartáveis
Fábrica de copos descartáveis

A vida corrida fez com que surgissem os materiais descartáveis, bem adequados à demanda da pressa e da praticidade, que são características bem essenciais do atual ritmo de vida e por isso, ter uma fábrica de copos descartáveis pode ser um bom negócio.

A base dos produtos descartáveis é o plástico. A palavra “plástico” tem origem no grego plastikós e significa adequado à moldagem. Sendo assim, como é um material bastante flexível, ele pode ser adaptado conforme o molde desejado e com grande variedade de usos.

Basta dar uma olhada ao redor que é possível verificar a quantidade de utensílios feitos com ele: garfos, facas, pratos e copos. São muitos os produtos fabricados com plástico, mas por que será?

O motivo não podia ser diferente: em meio a uma vida moderna na qual as pessoas só querem rapidez e praticidade, quem quer promover uma festa, um almoço ou um encontro com amigos e ficar na pia lavando louça? Quem é o vendedor ambulante que vende bebida nas ruas, praças e praias em copo de vidro? Para que? Para gastar muito e não conseguir o lucro desejado?

Por conta desses motivos expostos, uma orientação para quem está buscando abrir um negócio é montar uma fábrica de copos descartáveis.

Mercado de fabricação de copos descartáveis

O mercado de fabricação de copos descartáveis é bastante competitivo, pois já existem muitas empresas nesse setor que é basicamente dominado por grandes fornecedores, aparentemente, não tendo espaço para os pequenos empresários. Contudo, existem alguns aspectos que devem ser levados em consideração. Uma orientação dada por especialistas, é que o empreendedor deve identificar os segmentos de mercado para poder então atuar em áreas que não são atendidas pelas empresas que já estão no mercado.

Verificar o potencial do setor no qual a fábrica fará parte é essencial e para isso, é necessário analisar profundamente os concorrentes, o que eles oferecem e o que não oferecem. Esse mercado já está bem suprido e não é um setor com facilidade para entrar, então a única fórmula de sucesso é a básica de sempre: inovação.

Entender e saber todos os detalhes dos futuros clientes, os seus hábitos de consumo e todos os costumes e até mesmo os que não estejam diretamente ligados às compras é um caminho perfeito para quem pretende ter sucesso no negócio. A grande parte das empresas que estão no ramo sempre buscam modificações, visando à adaptação para os seus consumidores sentirem-se plenamente satisfeitos.

Dessa maneira, ter uma visão de fora para dentro do empreendimento pretendido e um estudo aprofundado do mercado no qual deseja fazer parte, é uma ferramenta estratégica para alcançar os objetivos traçados.

Como tornar a fábrica de copos descartáveis conhecida

É preciso se preocupar com a comunicação a respeito da fábrica de copos descartáveis. Para isso, é necessário atingir os clientes para poder garantir as vendas. Sendo assim, será preciso fazer um planejamento para conseguir verificar a atual situação dos custos dos serviços e otimizar os recursos para poder melhor posicionar a fábrica, motivar os clientes e estruturar as vendas para atingir o público-alvo com sucesso. Esse esforço precisa ser constante e sistemático.

Busque analisar os desejos e necessidades dos clientes para que possa então fazer a melhor propaganda possível.

Localização da fábrica e divisão dos espaços internos

A definição do espaço físico para instalação da fábrica deve ter uma infraestrutura suficiente, como espaço adequado, luz, água, gás, telefone, segurança pública, boa vizinhança, proximidade com os clientes e ainda reservar um espaço para possíveis ampliações.

É preciso também ter um espaço para carga e descarga serem realizadas, tanto para os clientes como para fornecedores. Dessa forma, tentar unir condições de um lugar que possa estar próximo dos clientes e  ainda dos fornecedores é fundamental. Mais um detalhe que não pode ser esquecido é a autorização do governo municipal de tal fábrica poder funcionar no lugar escolhido.

O espaço ideal para uma fábrica de copos descartáveis é de 300 m², distribuídos em área produtiva e administrativa. A primeira será onde as máquinas estarão instaladas e na segunda todo o material de escritório. É nessa que o dono do negócio deverá atender os seus clientes, fechar contratos com fornecedores e por conta disso, é interessante ter por perto as amostras do que a fábrica produz, para poder chamar bastante atenção.

Seja qual for o espaço, ambos devem estar organizados e arrumados para não dificultar as atividades realizadas.

Maquinário e equipamentos necessários

Os equipamentos básicos para a fábrica de copos descartáveis são balanças industriais, bancadas para contagem e embalagem das peças, compressores, ferramentas, máquinas de vacum form, moinhos, moldes e ainda mobiliário para escritório, como computadores, telefone, mesa, cadeira, fax, impressora, ar-condicionado etc.

Investimento para abrir uma fábrica de copos descartáveis

O investimento para começar o negócio é alto, podendo variar conforme o porte do empreendimento, sendo o mais simples de R$ 150 mil.

Tipos de plásticos

Há dois tipos básicos de plásticos: os termofixos e os termoplásticos. Os primeiros não se fundem com grande calor e não podem ser reciclados, já os segundos perdem a forma original quando são submetidos ao calor e esses são recicláveis.

No caso da produção de descartáveis, a matéria-prima é o poliestireno (PS) que vem do petróleo. Os fornecedores formam um oligopólio, porque as as empresas são de grande porte e são poucas. Por conta disso, existe então uma quantidade mínima para ser adquirida: 500 quilos, na maior parte das vezes.

Esse tipo de plástico tem como características a transparência, a alta rigidez, a razoável dificuldade para ser cortado e ainda a chance de ser queimado rapidamente.

Como acontece o processo produtivo

Primeiramente, a máteria-prima, que é uma lâmina de plástico, é colocada na máquina, submetida a um aquecimento e a partir daí ela é moldada no interior de uma forma oca, no formato do copo desejado.

O segundo momento é quando o molde é resfriado até ocorrer a sua solidificação.

A terceira etapa acontece quando as formas são todas abertas e as peças retiradas, desse jeito, os copos já estão prontos.

Por último, eles são contados e todos colocados dentro da embalagem, que são sacos plásticos e, em seguida, no interior de caixas de papelão.

Dicas de negócio

Quem não pode pagar por maquinário novo, tem ainda a opção de começar o negócio com equipamento já usado, pois seu custo é de aproximadamente 30% mais em conta do que os novos.

Com o novo negócio funcionando, é preciso ter uma visão competitiva e não se acomodar. Sua fábrica de copos descartáveis deve vender os copos com melhores preços para o seu público-alvo, com qualidade e ainda com a capacidade de reter toda a clientela.

Não deixe também de sempre estar por dentro das novidades do mercado, pois é uma maneira de conseguir saber sobre o surgimento de novas máquinas e conseguir produzir mais.

Gostou das nossas dicas para montar sua fábrica de copos descartáveis? Deixe seu comentário abaixo:

Fábrica de Copos Descartáveis
2 votos, nota média 2.00 ou 54% de avaliação

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

23 COMENTÁRIOS

  1. Para eu montar uma minifábrica de copos descartáveis e eu mesmo sair para vender em comércios pequenos, quanto eu gastaria? Onde eu arrumo matéria-prima?

  2. Boa tarde, achei mt boa a explicação, quero saber o site ou telefone de fornecedores de maquinas e materia prima, pois quero montar uma pequea fabrica de copos.

  3. quero montar uma fabrica de copos plasticos de alta resistencia, transparentes fabricados em policarbonato, preciso telefone ou site ou e-mail de fornecedores de maquinas e tambem de materia prima,

  4. Por favor preciso saber qual o custo da máquina se caso tem usada, se da treinamento e se na compra vem algum material para iniciar o negócio, desde já obrigado e por favor forneça um telefone para contato!

  5. para montar uma pequena fabrica de copos descartáveis vai muito mais de 150.000,00,
    por exemplo se vc for montar um com uma extrusora nova da ruli q custa 2.000,000,00 e reais mais 5 termos q custa em média 800.000,00 cada uma isso fora um moinho, compressor, refrigerador ah e sao um operador mais dois auxiliares por maquina o operador guanha em média 900,00 e os auxiliares 700,00 fora mecânico ah e tem que conhecer o processo se nao ta ralado.

  6. boa noite! caros senhores,

    gostaria de saber de vcs. alguns requisitos s/esta maquina.

    ela e a gás quis as suas funções eos objetos que a mesma fabrica? em quantas parcelas pode ser divididas? e qual o valor de frete para uf – pe ela tambem faz os processosos de embalagens sozinha?

DEIXE UMA RESPOSTA