Como Montar um Sebo de Livros

Como montar um sebo de livros
Como montar um sebo de livros

Para montar um sebo de livros deve-se lembrar que atualmente os eles têm um novo conceito: um conceito mais amplo, o que significa que é um ambiente com lazer e cultura e um lugar para as artes.

O mercado para sebo de livros é bem concorrido, por isso o local deve ser bem escolhido, como também o público-alvo e uma pesquisa no nicho de mercado deve ser realizada, até porque os empreendedores devem saber exatamente o que proporcionar em vendas.

Os sebos de livros modernos estão no centro da cidade ou em shoppings e já promovem um atendimento moderno e, por isso, devem se alinhar e ao mesmo tempo criar diferencial para concorrer.

Produtos oferecidos em um sebo de livros

Os sebo de livros costumam oferecer também produtos como discos antigos e documentários, além de artigos de papelaria e ainda alguns produtos de informática. E para obter um diferencial, alguns sebos oferecem também serviços de café com acesso a Internet. Já se foi o tempo em que os sebo de livros ofereciam somente livros.

Alguns sebos optam também por oferecer a lista de livros didáticos de algumas escolas e faculdades. Assim os alunos já sabem exatamente onde comprar e trocar livros.

Localização de um sebo de livros

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os sebos de livros têm a opção de se instalarem em bairros, ruas comerciais, shoppings e até oferecer produtos pela internet.

Para montar um sebo de livros em bairros, verifique se o mesmo tem um potencial consumidor que seja atrativo. Faça uma pesquisa da renda per capita, considerando que talvez, mesmo com condições financeiras, os moradores prefiram comprar fora do bairro, o que é cultural e pode representar uma forte barreira para as vendas em um sebo de livros.

Em avenidas, pesquise a concorrência  e o número de livrarias, além de outras opções próximas como  lanchonetes, bibliotecas, lojas de discos,etc., pois são bons vizinhos de um sebo de livros, pois um consumo chama o outro.

O shopping é uma boa opção para um sebo de livros, principalmente porque tem muito movimento e as chances de vendas são maiores, recebendo clientes de todos os lugares, de todas as classes sociais e idades. Prefira estar próximo às lanchonetes, cafés, antiquários e afins, pois os clientes já compraram roupas e outros artigos e agora vão ver livros e fazerem um lanche.

Lembrando que para vender bem é necessário conhecer hábitos, gostos e a mente do consumidor.

Invista na decoração de um sebo de livros

A exemplo do que se vê em sebos mais frequentados e que têm uma decoração bem interessante lembra muito um antiquário: deve ter charme desde a fachada e um estilo único que chame atenção pelo requinte e pela criatividade, em outras palavras, deve ser elegante e atrair o cliente.

A maioria dos sebos de livros têm uma estrutura com corredores apertados, muita poeira e desorganização. Então invista em um ambiente limpo, organizado, arejado, livre de insetos,onde os clientes se sintam bem e retornem.

Clientes em um sebo de livros

Não tem como errar: para fidelizar clientes é necessário ter variedade em produtos, preços competitivos, descontos, promoções e bom atendimento.

Não incomode o cliente; se o mesmo desejar, deixe-o a vontade para ler até um livro inteiro dentro do sebo de livros.

Deve-se conhecer  o mercado consumidor identificando os hábitos, gostos e como preferem ser atendidos, o que irá mudar de local para local. Outros requisitos a serem pesquisados sobre os clientes é a frequência de compras, gosto por lançamentos ,adaptação a inovações no local e outros.

Sabendo que os clientes mudam, escolha locais como centros urbanos e pontos comerciais próximos a escolas e faculdades.

Pesquise sutilmente a opinião do cliente sobre os serviços, atendimento, seus hábitos e seu potencial por preferir lançamentos. Distribua brindes como incentivo à realização de pesquisas e elebore um questionário curto.

Concorrência em um sebo de livros

Pesquise a concorrência local do sebo de livros: se são estabelecimentos com marca conhecida e popular, tradição e quais os pontos fortes e fracos. Qual o nível de inovação e diferenciação dos concorrentes e qual a frequência de clientes no estabelecimento concorrente?

Aprenda com a concorrência e ao mesmo tempo tenha ideias criativas sobre o que oferecer aos clientes.

Acervo para um sebo de livros

Os sebos de livros são frequentados por  estudantes, intelectuais, amantes da literatura, etc. O que oferecer no sebo de livros muitas vezes é uma dúvida, pois as opções são muitas e o emprsário deve decidir o que realmente terá uma saída. , é bom ter planejamento para comprar e vender bem.

O acervo do sebo de livros é bem eclético. Oferece-se livros, discos, gibis clássicos, materiais para artes (como molduras e pincéis) e outros artigos de qualidade e que muitas vezes não são mais fabricados.

Tenha no acervo livros de várias áreas de profissionalização, como Finanças, Direito, Psicologia, Administração, entre outros.

O Sebo poderá trabalhar com Ex-Libris que é uma situação em que os livros já pertenceram a pessoas e instituições. Os ex-libris podem ser didáticos ou literários, o importante é que estejam em bom estado e tenham importância comercial.

Para não errar em seu sebo de livros, aposte em livros contemporâneos e clássicos que sempre têm saída, livros que são lidos por vestibulandos, livros de poesia, livros de literatura nacional de autores conhecidos, livros da literatura inglesa e americana, que são mais populares.

Livros de cabeceira como os shaksperianos não podem faltar no sebo de livros e quando o assunto é discos prefira os clássicos: antes de trocar, confira a qualidade do som, capa e outros.

Investimentos em um sebo de livros

Para montar um sebo de livros é necessário investir em estrutura para  adequação do imóvel, prateleiras de madeira, cestas para escolha de livros, acervos de discos , livros, apostilas, artigos de áudio e som para arquivos. Tenha produtos variados como pesos de papel, alguns produtos de papelaria e até informática.

Diferencie oferecendo vários produtos, mas não perca o foco ao montar seu sebo de livros.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado! pelas informações de como montar um sebo. Eu só queria mais materiais informativos para informações sobre este negocio.

DEIXE UMA RESPOSTA