Como Montar um Sebo de Livros

Como montar um sebo de livros
Como montar um sebo de livros

Para montar um sebo de livros deve-se lembrar que atualmente os eles têm um novo conceito: um conceito mais amplo, o que significa que é um ambiente com lazer e cultura e um lugar para as artes.

O mercado para sebo de livros é bem concorrido, por isso o local deve ser bem escolhido, como também o público-alvo e uma pesquisa no nicho de mercado deve ser realizada, até porque os empreendedores devem saber exatamente o que proporcionar em vendas.

Os sebos de livros modernos estão no centro da cidade ou em shoppings e já promovem um atendimento moderno e, por isso, devem se alinhar e ao mesmo tempo criar diferencial para concorrer.

Produtos oferecidos em um sebo de livros

Os sebo de livros costumam oferecer também produtos como discos antigos e documentários, além de artigos de papelaria e ainda alguns produtos de informática. E para obter um diferencial, alguns sebos oferecem também serviços de café com acesso a Internet. Já se foi o tempo em que os sebo de livros ofereciam somente livros.

Alguns sebos optam também por oferecer a lista de livros didáticos de algumas escolas e faculdades. Assim os alunos já sabem exatamente onde comprar e trocar livros.

Localização de um sebo de livros

Os sebos de livros têm a opção de se instalarem em bairros, ruas comerciais, shoppings e até oferecer produtos pela internet.

Para montar um sebo de livros em bairros, verifique se o mesmo tem um potencial consumidor que seja atrativo. Faça uma pesquisa da renda per capita, considerando que talvez, mesmo com condições financeiras, os moradores prefiram comprar fora do bairro, o que é cultural e pode representar uma forte barreira para as vendas em um sebo de livros.

Em avenidas, pesquise a concorrência  e o número de livrarias, além de outras opções próximas como  lanchonetes, bibliotecas, lojas de discos,etc., pois são bons vizinhos de um sebo de livros, pois um consumo chama o outro.

O shopping é uma boa opção para um sebo de livros, principalmente porque tem muito movimento e as chances de vendas são maiores, recebendo clientes de todos os lugares, de todas as classes sociais e idades. Prefira estar próximo às lanchonetes, cafés, antiquários e afins, pois os clientes já compraram roupas e outros artigos e agora vão ver livros e fazerem um lanche.

Lembrando que para vender bem é necessário conhecer hábitos, gostos e a mente do consumidor.

Invista na decoração de um sebo de livros

A exemplo do que se vê em sebos mais frequentados e que têm uma decoração bem interessante lembra muito um antiquário: deve ter charme desde a fachada e um estilo único que chame atenção pelo requinte e pela criatividade, em outras palavras, deve ser elegante e atrair o cliente.

A maioria dos sebos de livros têm uma estrutura com corredores apertados, muita poeira e desorganização. Então invista em um ambiente limpo, organizado, arejado, livre de insetos,onde os clientes se sintam bem e retornem.

Clientes em um sebo de livros

Não tem como errar: para fidelizar clientes é necessário ter variedade em produtos, preços competitivos, descontos, promoções e bom atendimento.

Não incomode o cliente; se o mesmo desejar, deixe-o a vontade para ler até um livro inteiro dentro do sebo de livros.

Deve-se conhecer  o mercado consumidor identificando os hábitos, gostos e como preferem ser atendidos, o que irá mudar de local para local. Outros requisitos a serem pesquisados sobre os clientes é a frequência de compras, gosto por lançamentos ,adaptação a inovações no local e outros.

Sabendo que os clientes mudam, escolha locais como centros urbanos e pontos comerciais próximos a escolas e faculdades.

Pesquise sutilmente a opinião do cliente sobre os serviços, atendimento, seus hábitos e seu potencial por preferir lançamentos. Distribua brindes como incentivo à realização de pesquisas e elebore um questionário curto.

Concorrência em um sebo de livros

Pesquise a concorrência local do sebo de livros: se são estabelecimentos com marca conhecida e popular, tradição e quais os pontos fortes e fracos. Qual o nível de inovação e diferenciação dos concorrentes e qual a frequência de clientes no estabelecimento concorrente?

Aprenda com a concorrência e ao mesmo tempo tenha ideias criativas sobre o que oferecer aos clientes.

Acervo para um sebo de livros

Os sebos de livros são frequentados por  estudantes, intelectuais, amantes da literatura, etc. O que oferecer no sebo de livros muitas vezes é uma dúvida, pois as opções são muitas e o emprsário deve decidir o que realmente terá uma saída. , é bom ter planejamento para comprar e vender bem.

O acervo do sebo de livros é bem eclético. Oferece-se livros, discos, gibis clássicos, materiais para artes (como molduras e pincéis) e outros artigos de qualidade e que muitas vezes não são mais fabricados.

Tenha no acervo livros de várias áreas de profissionalização, como Finanças, Direito, Psicologia, Administração, entre outros.

O Sebo poderá trabalhar com Ex-Libris que é uma situação em que os livros já pertenceram a pessoas e instituições. Os ex-libris podem ser didáticos ou literários, o importante é que estejam em bom estado e tenham importância comercial.

Para não errar em seu sebo de livros, aposte em livros contemporâneos e clássicos que sempre têm saída, livros que são lidos por vestibulandos, livros de poesia, livros de literatura nacional de autores conhecidos, livros da literatura inglesa e americana, que são mais populares.

Livros de cabeceira como os shaksperianos não podem faltar no sebo de livros e quando o assunto é discos prefira os clássicos: antes de trocar, confira a qualidade do som, capa e outros.

Investimentos em um sebo de livros

Para montar um sebo de livros é necessário investir em estrutura para  adequação do imóvel, prateleiras de madeira, cestas para escolha de livros, acervos de discos , livros, apostilas, artigos de áudio e som para arquivos. Tenha produtos variados como pesos de papel, alguns produtos de papelaria e até informática.

Diferencie oferecendo vários produtos, mas não perca o foco ao montar seu sebo de livros.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado! pelas informações de como montar um sebo. Eu só queria mais materiais informativos para informações sobre este negocio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here