Como Montar Uma Gráfica Rápida

Como montar uma gráfica rápida
Como montar uma gráfica rápida.

Se você tem habilidade com design e quer ter o próprio negócio, o que acha de montar uma gráfica rápida e ter lucro com ela? A promoção de produtos e serviços é necessária para qualquer empreendimento e produzir o material de divulgação para esses estabelecimentos pode ser uma boa ideia.

Mas, criar impressos de variados formatos exige do profissional que lida com gráfica rápida bastante criatividade. A confecção de cartões de visitas e impressos em geral requer criatividade para desenvolver um layout que atenda às necessidades dos clientes.

Uma boa dica é aprender como fazer um panfleto para aumentar seus clientes.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1º Viagem!

Veja quais são as 3 PERGUNTAS que todo empreendedor esperto deveria saber responder antes de iniciar o negócio.  Saiba mais.

PS: Estas respostas podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Confira!

Para lidar com clientes e suas campanhas, o empreendedor necessita oferecer certa gama de produtos e serviços. Pelo fato de criar impressos que, na maioria das vezes são usados para divulgar um produto ou serviço, é fundamental conhecer técnicas de publicidade e propaganda. Ter um curso ou treinamento nessa área fará toda a diferença ao desenvolver as peças de promoção do produto ou serviço do cliente.

Junto com sua gráfica você pode fornecer alguns alimentos outros serviços como assistência técnica, serviço de copiadora, dentre tantos outros.

Se você está pensando em abrir seu próprio negócio de gráfica rápida, procurar por grafica rápida São Paulo, Grafica Rápida DF ou até mesmo em outros estados pode ser uma boa opção para saber aproximadamente os lucros e despesas do negócio.

O contato com o cliente é direto. Por isso, ter flexibilidade e oferecer um ótimo atendimento contam pontos para conquistar mais clientes. Além disso, uma ótima localização da gráfica rápida influencia diretamente no volume de serviços adquiridos e no faturamento da gráfica.

Conhecendo mais sobre montar uma gráfica rápida e os clientes

Muitas vezes antes de ser um empreendedor é necessário ser o cliente. Visite algumas gráficas rápidas e veja como funcionam e o que é necessário para começar. Se tiver contatos que estejam na área e que possam passar informações vitais será melhor ainda. Não se iniba em perguntar como será o seu negócio, não tenha vergonha de aprender.

Todo negócio possui suas bases e pilares idênticos, por isso, aprenda mais de como abrir um negócio.

Outra opção é contratar uma consultoria na área. O valor poderá variar mas terá atendimento e informações vinda de especialistas na área com todo o suporte necessário para conhecer e preparar o planejamento de sua gráfica rápida.

Veja um pouco mais sobre planejamento empresarial aqui!

Outro ponto importante é conhecer as necessidades dos clientes. Como o mercado é uma relação de oferta e procura, fique atento às tendências do mercado e ofereça os serviços e produtos básicos com qualidade. Além disso, em muitos casos, o cliente procura por produtos e serviços que não estão disponíveis. Ser o primeiro a identificar essas necessidades e oferecê-las em seu negócio, irá incrementar bastante o seu faturamento.

Se possível, encomende uma pesquisa de mercado antes de iniciar o seu negócio. Com a pesquisa certos aspectos e pormenores ficarão bem nítidos para planejar e também para entender como pensa o cliente, criando oportunidades, produtos e serviços que sejam os mais procurados pelo mercado. Por ser uma área com certa concorrência, ter diferenciais que ajudem na disputa pelo mercado tornará a sua empresa mais visível durante a decisão de compra do consumidor.

Viabilidade de montar uma gráfica rápida

Agora é necessário checar a viabilidade do negócio. Depois de obter todas as informações necessárias para montar a gráfica rápida como, por exemplo, a documentação requerida, quais produtos e serviços serão oferecidos e a maneira como irá trabalhar para atender, agora é hora de analisar se será possível realmente iniciar a construção do seu negócio.

Se você quer montar uma gráfica rápida, não se esqueça de criar uma marca adequada. A é, não podemos nos esquecer de como registrar uma marca!

Anote e some tudo que tiver relação com dinheiro. Gastos com móveis, equipamentos e material de impressão devem estar em mãos para fazer uma análise geral de tudo o que foi levantado. Só assim é possível saber quanto será necessário para investir no negócio e saber se é viável montá-lo agora ou depois.

Quer um plano de negócios pronto?

Montar uma gráfica rápida

Passado o planejamento, agora é hora de partir para a ação. Nessa etapa será necessária atenção tanto quanto as etapas anteriores. Qualquer descuido poderá gerar problemas futuros em sua empresa e gerar situações que atrapalhem os mecanismos de sua empresa, gerando até despesas extras.

Acompanhe todo o processo e tenha em mente a importância dessa etapa. Confira se a documentação está em ordem para começar a gráfica. Além disso, é o momento para organizar o maquinário da gráfica e contratar os funcionários, de acordo com o tamanho da sua empresa. Ajuste tudo para que o projeto do seu negócio seja o mais compatível possível com o seu planejamento.

Equipamentos e conhecimentos necessários para montar uma gráfica rápida

Para montar uma gráfica rápida, o ideal é que o empreendedor tenha habilidade para mexer com softwares que são necessários para criar os impressos. Caso não tenha tal conhecimento, você pode contratar um designer gráfico e se dedicar exclusivamente à administração e à prospecção de clientes.

Quer saber se você tem as características do empreendedor, confira!

Os softwares para desenvolver produtos gráficos podem ser os mais diversos, mas o mais comum é utilizar o Corel Draw ou o Adobe Illustrator. Existem muitos outros e a escolha dos softwares deve ser considerada como item do planejamento de sua empresa, já que os softwares profissionais são pagos, necessitando de uma licença de uso.

Os equipamentos devem ser escolhidos de acordo com a sua necessidade e do tamanho da sua gráfica. Dê atenção para as configurações dos computadores na hora de comprar e tenha certeza de que essas irão suportar a carga de serviço da sua gráfica rápida.

Lembre-se de ter alguns cuidados ao comprar um ponto comercial, caso esta seja sua opção.

Desenvolvimento de produtos e mercados ao montar uma gráfica rápida

A variedade de produtos gerados por uma gráfica é enorme. O produto desenvolvido pode atingir nichos de mercados dos mais variados, então cabe ao empreendedor decidir se vai trabalhar somente com alguns públicos específicos ou abrir o leque de opções e aumentar as chances de gerar popularidade para o seu negócio.

Os produtos de uma gráfica rápida têm ligação com campanhas de publicidade e divulgação. Saber vender o seu peixe nesses nichos rendem ótimos resultados e parcerias. Ter a habilidade de promover e divulgar um evento, um produto ou um serviço de forma atraente e também com argumentos atrativos faz uma gráfica rápida ter reputação entre os clientes.

Trabalhar com a fabricação de convites é um bom negócio. Como todo dia existe alguém em algum lugar que faz aniversário, que casa, que se gradua ou planeja outro evento social, a necessidade de impressão de convites gera ótimos rendimentos. Faça um planejamento para atingir esse mercado e de maneira empreendedora, faça com que seus serviços sejam conhecidos e tenham ótima reputação.

A fabricação de cartões de visita é algo bem visado pelos consumidores. Com a diversidade de empreendimentos e serviços, ter um cartão de visita que passe a imagem de profissionalismo é item fundamental para empreendedores e sua gráfica será a responsável por criar ou manter essa imagem. Entenda como os cartões de visita são utilizados, conheça como os consumidores o usam e desenvolva cartões específicos para cada cliente, de acordo com seus objetivos.

A criação de panfletos, cartazes, folders e newsletters também é um serviço bem requisitado e rentável para uma gráfica rápida. Geralmente, esses produtos são aplicados para a divulgação de produtos e serviços usando um design que atraia a atenção do consumidor de modo a inspirar o desejo de compra. O conteúdo do material pode ser produzido pela sua gráfica ou pelo cliente.

Esses são alguns dos produtos que uma gráfica rápida pode oferecer para o consumidor final. Cada produto tem o seu objetivo; desenvolva cada um deles e aprimore os seus serviços no dia-a-dia e conquiste cada dia mais clientes.

Marketing de serviços

Os clientes que procuram uma gráfica rápida geralmente estão inspirados e já vêm com ideias para seus projetos. É justamente nessa hora que o empreendedor precisa ser simpático e saber argumentar para ganhar o cliente. Se a ideia do cliente não parece funcionar bem, use alternativas para que ele tenha um produto mais atraente. Mostrando conhecimento do mercado e oferecendo serviços que atendam as necessidades do consumidor, as chances de fechar negócio são maiores.  Assim, sua gráfica rápida crescerá rapidamente e os lucros virão em um piscar de olhos.

Se quiser saber sobre o que é email marketing (muito importante) ou sobre como divulgar serviços, basta clicar nos links.

Pense em maneiras de melhorar os produtos e serviços oferecidos, treine seus funcionários para atender bem e mantenha a qualidade sempre.

Siga as nossas dicas e comece agora mesmo a lucrar ao montar uma gráfica rápida.

3.00 avg. rating (65% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

64 COMENTÁRIOS

  1. Gráfica? Talvez essa conversa funcionasse em 1980 amigo!!! Hj já era, mesmo porque vcs não devem ter a menor idéia de quanto custa uma boa off-set, hehe em torno de R$ 150.000,00 à 500.000,00 bagatela não? Ou se estiver falando de HP e Epson me desculpe…acorda!!!!!!!!!!!

      • Somos uma empresa especializada na comercialização de contadoras de cédulas e contadoras de moedas.

        Trabalhamos também com equipamentos para escritórios, gráficas e outros departamentos.

        lojajelcompras.com.br

    • Rapaz , creio que você não saiba o que é uma gráfica rápida, trabalho com isso há 15 anos, meu pai tem uma gráfica há 30, eu sei quanto custa uma off-set e sei quando custa uma laser boa, tenho certeza que grafica rápida é viavel porem, há muitas sem profissionalismo, bom , resumindo quem está out of time é você amigo.

    • Se for abrir uma gráfica de grande porte é fato que precisará de um investimento alto. Gráfica Rápida é uma ótima alternativa para quem quer empreender com poucos recurso.

  2. Parabéns pela qualidade do site. Gostaria de saber qual o maquinário necessário para iniciar uma gráfica rápida, focada na produção de convites de casamentos e festas similares. Aguardo retorno.

  3. Que belo serviço prestado! Um apoio consistente a quem tem ideias na cabeça, mas não sabe por onde começar a colocá-las em prática. Parabéns pela iniciativa.

  4. Boa noite, gostaria de saber qual tipo de maquinário é utilizado para iniciar uma gráfica rápida, seu custo e outras informaçõe. Obrigada, aguardo resposta.
    Parabéns muito útil o site, adorei!

  5. boa tade . obrigado pelas informaçoes prestadas .gostaria de saber mais sobre o maquinario que devo usar para impressar convite de casamnto aniversario .gostaria de entrar nesse ramo sera que voceis podem me dar uma opiniao quanto devo gastar .por favor me ajudem.

  6. Obrigado pelas informações, pois foram extremamente uteis. Para complementar gostaria de indicações dos possíveis fornecedores de maquinas e relativos para gráfica rápida.

  7. Adorei a matéria. E gostaria de saber quais os equipamentos necessários para iniciar uma gráfica rápida focada na produção de convites e papelaria para festas.

    Desde já agradeço.

  8. ESTOU INTERESSADO EM MONTAR UMA PEQUENA GRÁFICA RÁPIDA QUAIS MAQUINHAS DEVO COMPRAR PRA INICIAR MEU NEGÓCIO. QUERO TRABALHAR COM CONVITES DE CASAMENTO, ANIVERSÁRIO, CARTÃO DE VISITA E OUTROS TIPOS DE IMPRESSÃO.

  9. Oi, tambem gostaria de saber qual o maquinário necessário para começar uma gráfica rápida. Que tipo de impressora é melhor comprar….popde ser uma impressora comum que imprime A3??
    aguardo

  10. Ola gostaria de saber qual o modelo da IMPRESSORA, para trabalhar com adesivos decorativos tridimensional para parede de casa, barnners, entre outros e quanto custa este modelo de medio porte aguardo um retorno obrigado.

    • Hoje o mundo ideal pra quem quer se aventurar nesse negócio e juntar as tecnologias, pq o limite entre o mercado po demanda (digital) e o por tiragem esta cada dia mais tenuo, ou seja, se vc dispõe de aproximadamente 500 mil vc está pronto para abocanhar um nicho bem interessante do mercado. Com esse valor investiria ao proximo em 300 em uma offset 1/4 de folha de 4 cores ( gto ou Ryobi) e os outros 200 na area digital. Fica a dica….!!!!

  11. Para quem quer mais ou menos uma ideia de máquinas e valores para uma gráfica-rápida: A minha empresa comecei com 2 mesas e 4 cadeiras (em torno de R$ 500,00) depois comprei um computador completo de qualidade boa (R$ 1200,00) uma impressora de preferência com Bulkink que imprima até o tamanho A3 com tinta boa (R$ 1200,00) insumos: papéis, estiletes, cortadores, lâminas, réguas, etc (R$ 800,00)
    somando tudo fica em torno de R$ 3.700,00 lembrando que isso é apenas para começar, existem muito mais outras máquinas e coisas que vão agregar mais valor e mais serviços para fazer e ganhar mais dinheiro. mas nunca esqueça: sempre haverá pessoas para te desanimar, mas acredite no seu potencial e na sua capacidade. boa sorte.

  12. OLÁ PESSOAL,

    Gostaria de saber qual o maquinário necessário para iniciar uma gráfica rápida, focada na produção de convites de casamentos e festas similares,
    Aguardo retorno.

  13. Amigos, a realidade hoje é que para se ganhar dinheiro basta abrir uma pequena portinha, ser um bureau e ter excelentes contatos com gráficas grandes… Dá pra se ganhar muito dinheiro apenas administrando, sendo uma ponte entre a gráfica e o cliente final… Pelo menos, esse é o meu planejamento.

  14. Oi, gostaria de montar uma grafica para produzir convites de casamento, aniversario e eventos sociais e se possivel baner como faço e quanto mais ou menos eu gastaria. Me ajudem.

    Obrigada.

  15. Gostei.Mas muito ficou por esclarecer,por exemplo que tipo de maquinario e necessario esta e a principal preocupaçao das pessoas.

    Eduardo Nunes Nginamau.

  16. Gráfica expressa não utiliza impressora offset, se trabalha com máquina xerox brother, e afins, e não precisa comprar, hj existe empresas que aluga impressoras digitais e até plotter se informa primeiro antes de falar asneiras

  17. Não precisa de material nenhum, só um computador com corel draw e uma mente brilhante, igual eu faço na minha, pego o serviço com meus clientes faço a arte eles aprovam e eu terceirizo em uma gráfica maior, compensa muito mais do que comprar uma off-set ai e ainda ter prejuízo com materiais, manutenção e tal…

  18. estou interessado em montar uma gráfica rápida e gostaria de saber quais maquinha comprar pra iniciar meu negocio.E qual a maquina que tenho que comprar para fazer adesivos de maquina de jatear

  19. Olá,
    faço a mesma pergunta da Andrea eu quero saber como faço para trabalhar com fabricação de convites, qual a maquina mais indicada para iniciante.
    Obrigada

  20. Fala galera, sou web designer com experiencia em fire works mx, um programa exelente para edição de imagens. Se precisarm de alguma ART. Só me procurar.

  21. Caros amigos, estou muito feliz por ter vos encontrado e acredito que são a solução dos meus problemas. Há muito que que quero abrir o meu proprio negocio. quero abrir uma grafica, empresa que pertence a classe de médis e pequenas empresas. Mas para que esse sonho se torne real preciso da vossa ajuda. gostava de faber que maquinas devo ter numa primeira faze de modo que a emprese comece a funcionar e ganhar espaço no Mercado. Obrigado

  22. Gostaria de saber quais os maquinarios, papeis, valores. Impressora Konica Minolta C300 pode ser utilizada para iniciar grafica rapida? Quero inicar uma grafica focada em panfletagem, convites em geral. Alguem poderia me fornecer algumas dicas de como iniciar?

  23. Ola!! Já vendi muitas máquinas Gráficas, tinta, papel, produtos químicos, etc., Gostaria de saber qual a diferença de custos em montar uma gráfica com uma máquina off-set Ofício ou Duplo Ofício, ou uma máquina Digital, para especialmente produzir, cartões de visitas, convites de aniversários, convites de casamentos, panfletos, e apostilhas, etc.,estou fora do mercado à mais de 7 anos.

    Muito agradecido.

  24. Amigos, quero montar tbm minha gráfica rápida minha maior dúvida é quanto a lucratividade e pontos para abrir a gráfica expressa…quero atender com variados serviços desde impressos..encadernação..cartões de visitas…convite..etc..aguardo resposta.

  25. Amei todas as dicas e aconselhamento aqui passado, estou para abrir uma gráfica rápida em minha própria residência(que tem estrutura pra isso). E Graças a Deus tudo isso que vocês passaram já estou fazendo, mas nada demais nós procurarmos estar a cada dia mais e mais ativos em pesquisar.

  26. eu tanbem comecei de baixo so um computador mas não vou desistir existe muito impresso0 pra ser feitos todos os dias e saber fica bem colocado sempre garante muito serviços para ser feitos

    • Olá.
      Posso indicar alguns modelos de negócios (gráficas expressas) específicos para convites (casamento, aniversário, formatura, bodas, etc), certificados, diplomas, cardápios, apostilas e scrapfestas. Tudo com qualidade profissional e uma diversidade absurda.
      O investimento é bem reduzido e pode-se ir crescendo gradativamente, na mesma proporção em que se desenvolva o seu negócio.
      O projeto envolve informações e indicações de equipamentos, área física, fornecedores de suprimentos, pessoal e modelo de gestão.
      Abs

  27. Estou vendendo gráfica rápida completa.
    Quem se interessar entre em contato.
    É só começar, desde balcão até impressoras de confecção de cartões de vistas a convites.
    Anunciado no mercado livre para parcelamento de cartão.

  28. Esse tipo de equipamento só usa quem tem muito trabalho. As gráficas hoje diversificam bastante seus trabalhos para garantir lucro. As gráficas de revenda são uma solução para quem pretende entrar no mercado e não tem dinheiro para investimentos altos, e também não quer ter prejuízo. Máquina gráfica é sempre cara, exige manutenção permanente e compromisso com o cliente. Como já disse as gráficas de revenda são a solução, pois são grandes gráficas com equipamento e pessoal para isso e você só tem que vender o produto, encomendar e entrega ao cliente.
    Outra coisa importante. Máquinas sofisticadas, principalmente as digitais, têm uma vida útil de cinco anos, não importa o preço delas. Por exemplo: uma Indgo HP é excelente, mas começa em U$350,000.00, depois desse tempo, é só manutenção, troca de peças e haja dinheiro, por isso eles colocam a venda esses equipamentos, mais baratos e funcionando muito bem. Se você estiver duro e quiser se aventurar, vá aos poucos, vá se entrosando. Com o tempo, a necessidade vai dizer do que você precisa.
    No mercado tem muita gente ganhando dinheiro com um birô de impressão. Não invista pesado em gráfica, se você não entende bem do assunto, não entende de máquina, não conhece o mercado e não tem clientes para atender.
    Espero ter ajudado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here