Como abrir uma brinquedoteca

Por:

Como abrir uma brinquedotecaImagina educar os pequenos brincando? Passar diversos ensinamentos sem usar métodos tradicionais daqueles que são considerados bem chatos pelas crianças. Envolve-la de maneira que elas fiquem felizes? Ou levar a magia dos brinquedos aos lugares em que há muita tensão e preocupação, como hospitais infantis, por exemplo?

Isso tudo é basicamente a proposta ao abrir uma brinquedoteca, que pode ser um lugar ou o oferecimento de um serviço voltado ao estímulo da brincadeira com o objetivo de fazer trabalhos sérios e essenciais para as crianças. Tendo isso em vista, o empreendedor que quiser investir nesse ramo deve saber de alguns detalhes, já que se trata de um negócio que envolve menores de idade.

Como é o mercado de brinquedoteca e quem são os clientes

A clientela básica ao abrir uma brinquedoteca são as crianças, mas não somente elas, e sim também seus pais, escolas, Governos, professores, clubes, associações, serviços socais, shoppings, hospitais, enfim, todos que estão de certa forma ligados à educação e à saúde infantil e que querem usar brinquedos para fomentar esses dois aspectos da vida humana.

Mas como é que eles usam os serviços de uma brinquedoteca? A vida moderna é muito movimentada, os pais não têm muito tempo para cuidar de seus filhos (existem exceções) e acabam fazendo desses estabelecimentos uma maneira de auxílio na educação. As brinquedotecas podem ser espaços em que os pequenos permanecem por um tempo enquanto os seus responsáveis fazem outras tarefas. Essas brinquedotecas podem estar localizadas em shoppings, por exemplo.

Não existe nada melhor para entreter uma criança do que brinquedos, por isso, montar uma brinquedoteca pode ser a opção certa de investimento!

Um negócio desse tipo também pode ser uma loja em que exista aluguel de brinquedos, que podem ser usados em casa, eventos ou quaisquer outros lugares, conforme a necessidade dos clientes da brinquedoteca.

Em ambos os casos, há profissionais qualificados que sabem lidar com as demandas necessárias.

Onde a brinquedoteca deve estar localizada

A localização da brinquedoteca deve ser de tal maneira que satisfaça o transporte do seu principal objeto para os seus clientes: o brinquedo. Por conta disso, é importante que a empresa seja sediada em um imóvel amplo, com grandes espaços, de fácil acesso e que tenha estacionamento amplo, exatamente para dar todo o conforto aos que vão lá.

No caso de uma brinquedoteca em que no mesmo lugar funcionarão todas as suas atividades, tais como a permanência das crianças durante um determinado período de tempo, a orientação dada acima é a mesma, com o acréscimo de ter ainda cuidado com detalhes como piso que não pode ser escorregadio, objetos pontiagudos devem ser deixados de lado e deve haver também estrutura como banheiro para os pequenos.

Seja como for, é essencial que a brinquedoteca esteja em uma rua movimentada, bem iluminada para dar segurança aos frequentadores, com guardas por perto, com pontos de ônibus e de transportes públicos bem próximos e bancos.

O dono do negócio também deve considerar os aspectos legais, quanto à autorização para o estabelecimento funcionar e todos os impostos estarem em dia.

Como tornar a brinquedoteca mais conhecida

Como todos sabem, a propaganda é a alma do negócio. Esse ditado um tanto quanto popular também deve fazer parte dos planos de qualquer um que queira ter sucesso em seu empreendimento. De nada adianta abrir as portas ao público sem atraí-lo, sem fazer com que toda a empresa seja conhecida.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Ao abrir uma brinquedoteca você deve divulgar e divulgar muito! Não é um negócio muito comum, por isso as pessoas precisam conhecê-lo e se adaptar a sua existência.

Sendo assim, é importante, primeiramente, analisar quem é exatamente o cliente que vai consumir tais produtos de uma brinquedoteca. A partir do seu perfil (costumes, renda, classe social, moradia) é possível verificar por quais meios de comunicação ele será atingido. Um ponto que deve ser ressaltado é o conhecimento a respeito de quais jornais, revistas, rádio, televisão que essa clientela costuma ler ou assistir. Esses dados podem ser obtidos por meio de pesquisa de mercado.

Se você quer gastar menos, poderá montar uma brinquedoteca em casa, oferecendo os serviços de brinquedoteca na escola ou brinquedoteca hospitalar, em que você leva os produtos e monta toda a estrutura no local!

Confeccionar um folder explicativo para deixar com os clientes também é uma ótima opção, inclusive nos casos em que há reuniões de apresentação do negócio.

Como a informação hoje é a ferramenta básica para a economia, colocar o negócio na internet ou pelo menos fazer um site em que tudo o que o envolve é fundamental. Muita gente nem compra mais jornais e revistas, visualizam tudo pela própria rede mundial de computadores e nisso tudo, fazem buscas de seus interesses também. Portanto, um site com um nome fácil, com uma arquitetura clara e com a possibilidade de em, no máximo, três cliques, mostrar a informação desejada, é um passo quase que obrigatório nos dias de hoje.

Legislação sobre uma brinquedoteca

Já que o negócio envolve basicamente o mundo infantil, em que o brinquedo faz parte desse cenário, o empreendedor deve ter em mente que existe todo um arcabouço legislativo sobre o assunto e, saber sobre essa base, é interessante para o sucesso do negócio, pois assim não terá qualquer tipo de problema.

As leis interessantes para o empreendimento são as seguintes: Lei nº 10.826, de 22 de Dezembro de 2003, que trata sobre armas de brinquedo; Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005, sobre brinquedoteca hospitalar e Norma Brasileira 11786, referente à segurança do brinquedo.

Informação nunca é demais. O empreendedor deve então buscar tudo aquilo que se refere a uma brinquedoteca, especialmente no que se refere às leis.

Dicas de negócio 

Por ser de tamanha importância essa questão da brinquedoteca para as crianças em escolas, eventos, hospitais e shoppings, foi criada a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBRI), que entre outras funções, oferece cursos e assessoria aos interessados que queiram ingressar nesse ramo de atividade. Portanto, aqueles que estão com vontade de entrar nesse ramo de negócio não devem perder essa grande oportunidade.

Além disso, a instituição também elabora exposições que são bem enriquecedoras. A Associação serve como fonte para quem quer entrar no mercado, porque ela já tem anos de experiência e reúne muito conhecimento, passando adiante aos interessados no ramo.

Colocar todos os envolvidos para estudarem e saberem um pouco mais sobre esse universo é bem importante, porque a cada dia que se passa há novas descobertas de vantagens das brincadeiras na vida dos pequenos. Uma orientação um tanto quanto importante é buscar pesquisas que são feitas nas áreas pedagógica e infantil. Existem instituições de Ensino Superior muito sérias que trabalham o tema em seus laboratórios, como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), por exemplo, além de muitas outras.

Não somente grupos científicos que trabalham com isso que têm acesso às informações. São congressos, oficinas, seminários, encontros, enfim, tudo com o objetivo de estimular um maior conhecimento sobre o tema e qualquer um pode participar, inclusive o futuro empreendedor. Por conta disso, o dono da brinquedoteca não pode hesitar e deve buscar bastante conhecimento sobre o assunto para não entrar em um campo desconhecido.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

3 comentários sobre “Como abrir uma brinquedoteca
  1. José Aparecido Vieira disse:

    Gostei muito deste artigo sobre brinquedoteca. Não sabia que é um negócio tão promissor.

  2. monica veloso disse:

    gostei muito da ideia de fazer uma brinquedoteca, é fabuloso a junção dos brinquedo e livros .parabéns pela matéria me envie se puder informativos sobre o assunto.

  3. Iolanda disse:

    Estou pensando em abrir uma brinquedoteca por isso entrei no site, gostei bastante do que vi e tirei algumas dúvidas, mas gostaria de saber de que idade deve ter as crianças que entraram na brinquedoteca? e se devo receber crianças especias já que faço pós nisso,sou formada em pedagogia e sei que não podemos regeitar nenhuma criança e muito menas especial, será que poderia me responder e se quizer me dar mais dicas eu aceito, muito obrigada, abraços…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como montar uma loja de bateria

Como montar uma loja de bateria

Montar uma loja de bateria pode ser uma boa ideia para quem pens...
Como montar uma copiadora

Como montar uma copiadora

Montar uma copiadora é um dos melhores negócios de baixo investim...
Como montar uma empresa de criação de sites

Como montar uma empresa de criação de sites

Já pensou em montar uma empresa de criação de sites? Com a difusã...

Curta O Novo Negócio!

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

50 Ideias de Negócios Para Cidades Com Até 100 Mil Habitantes

Para começar qualquer tipo de negócio é necessário levar em conta...
20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

Existem alguns negócios que são próprios para mulheres, podendo s...
14 fábricas para montar com até 10 mil

14 fábricas para montar com até 10 mil

Iniciar a fabricação de um produto é a possibilidade de montar um...
Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Neste artigo, veja como conseguir financiamento para o seu negóci...
Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)