Como Abrir Uma Escola de Natação e Hidroginástica

Como Abrir Uma Escola de Natação e Hidroginástica
Como Abrir Uma Escola de Natação e Hidroginástica

Os exercícios aquáticos como a natação e a hidroginástica possibilitam a ajuda no desenvolvimento principalmente das crianças e adolescentes, melhorando a recuperação das funções corporais e na manutenção do corpo.

A natação é um ramo de atividade de prestação de serviços, do tipo atividade desportivo. Pode ser ofertada em escolas esportivas, podendo ser específicas para atividades na água, além de escolas de ensino fundamental e médio.

Diferença entre natação e hidroginástica

As duas atividades apresentam um baixo impacto sobre as articulações, diferente da musculação, que é uma atividade que pode levar a lesões nas chamadas “dobras do corpo”, principalmente quando feita sem a ajuda de um profissional. A natação possui habilidades técnicas específicas: os quatro nados, que são borboleta, crawl, costas e peito. Para nadar, deve-se ter um controle de respiração na água, controle de flutuação, coordenação motora entre os movimentos dos membros. As atividades na água como um todo promovem a movimentação de grandes grupamentos musculares, promovendo gasto calórico.

A hidroginástica trabalha sem a necessidade de imersão das vias respiratórias, ou seja, não é trabalhada a coordenação de respiração.  As duas atividades promovem um ganho de tônus muscular, e o gasto calórico perdido em natação e hidroginástica variam de 300 a 500 calorias por hora.

As indicações para iniciar aulas de natação e hidroginástica são: para quem deve começar uma atividade aeróbia com impacto reduzido e bom gasto calórico, é recomendada a prática da hidroginástica, que não necessita do domínio de técnicas e habilidades específicas.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Já a natação é indicada para quem quer uma melhoria do tônus muscular mais rapidamente, e é bem mais fácil quando a pessoa já domina um dos nados.

Mercado de escola de natação e hidroginástica

O segmento de serviços, de uma maneira geral, vem se destacando no Brasil ultimamente. O destaque dos serviços está sendo visto para as atividades relacionadas à saúde e lazer, e estas incluem natação e hidroginástica. Por serem atividades muito prazerosas, as escolas de natação e hidroginástica não têm muitos problemas para conseguirem clientes, principalmente quando estão arranjadas em locais longe de concorrência. Locais mais quentes são o ideal para a instalação de uma escola de natação e hidroginástica, e para o ponta pé inicial já começar gerando uma verba significativa, pode-se optar pela abertura no verão, estação em que as pessoas mais procuram atividades na água.

É muito significativa a entrada de pessoas em natação e hidroginástica pelo poder que estas atividades exercem em relação ao stress do dia a dia. Acalmando as pessoas e combatendo o sedentarismo, são mudanças comportamentais que atingem a nova geração, chamada “geração saúde”.

Localização

A localização ideal para um estabelecimento como este, respeita uma regra muito importante, que fala de fácil acesso. Com fácil acesso, as pessoas optam prioritariamente pelos locais próximos de sua residência, e o empreendimento tem grandes chances de conquistar muitos alunos, caso a região esteja repleta de pessoas que tenham o perfil do cliente que procura uma escola de natação e hidroginástica. O empreendedor deve analisar os imóveis do bairro que possam sediar seu estabelecimento, além de pesquisar o poder aquisitivo da população local, já que o preço das aulas deve ser compatível com a disponibilidade de pagamento pelas pessoas. Além disso, a concorrência também deve ser estudada para a criação de formas de convencimento do público a utilizar os serviços da escola de natação e hidroginástica.

Estrutura

A estrutura de um estabelecimento como este deve ter um espaço para recepção, salas com professores e para a administração, parque aquático e as instalações sanitárias precisas. É essencial que haja vestiários que contemplem as necessidades dos clientes, com chuveiros, iluminação e armários. Para economizar, o empreendedor pode consultar um arquiteto ou decorador. Juntos, saberão a melhor forma de fazer a estrutura perfeita para o que o estabelecimento está precisando no momento, inclusive pensando na melhor forma de chamar a atenção dos clientes quanto ao visual do local. As cores das paredes devem ser estimulantes, os espaços devem ser amplos e as piscinas podem ter controle de temperatura, e isto é realmente um diferencial que cativa muitos clientes, já que a concorrência pode dispor apenas de piscinas com água na temperatura ambiente.

Equipamentos

Não são muitos equipamentos a serem comprados para a escola de natação e hidroginástica. Os equipamentos de som são muito importantes para dar certo conforto as pessoas que passam por ali, principalmente aos acompanhantes dos alunos. Além disso, é necessário um televisor, computadores e móveis. Os utensílios específicos para o esporte geralmente não são muito caros, e o empreendedor consegue comprá-los sem problemas. O investimento irá variar de acordo com o empreendimento. Bairros mais nobres necessitam de uma estrutura mais apurada e estudada, assim como uma série de preocupações extra que acabam sendo menos significativas num empreendimento de menor porte. Alguns empreendedores começam verdadeiros centros esportivos a partir de uma escola de natação, e então é bom que o espaço escolhido tenha a disponibilidade de expansão.

Profissional de escola de natação e hidroginástica

O principal profissional que atua na escola de natação e hidroginástica é o professor. Formado em educação física, deve estar regulamentado para lecionar no setor, promovendo o ensino de técnicas e qualidade de vida a seus alunos. A mão-de-obra varia conforme o tamanho do empreendimento. É necessário que um recepcionista esteja pronto para receber pagamentos, solicitar as dúvidas de alunos, atender aos clientes e instruir as pessoas que chegam ao local. O assistente administrativo fica sendo o braço direito do dono do empreendimento cuidando da parte administrava, e é claro, o professor.

Ensino superior é definitivamente obrigatório para os professores. Os demais profissionais não precisam desta exigência, embora precisem ter um bom currículo e boas referências.

Público-alvo

O consumidor desta atividade não tem um sexo ou condição financeira exata a ser definida. Homens, mulheres, crianças, idosos e gestantes procuram os esportes de água em busca de momentos de relaxamento, e principalmente por diversão. As crianças desde muito cedo podem ingressar na escola de natação, e quando os pais vão acompanhar seus filhos acabam se interessando muitas vezes pela atividade. Os preços das aulas podem ser definidos a partir da observação da concorrência e da adequação do tamanho do empreendimento, devendo ter influência das condições da população local.

Os consumidores são exigentes no quesito segurança e saúde. Por isso, as condições e a estrutura devem estar cuidadosamente limpas e pensadas para evitar acidentes. Além disso, há a exigência da equipe de instrutores serem habilitadas e passarem seriedade.

Primeiro passo para abrir uma escola de natação e hidroginástica

O primeiro passo é justamente a definição da forma jurídica. A legislação aponta três formas jurídicas, que podem enquadrar uma microempresa: sociedade simples, sociedade empresária e empresária.

Quem está criando sociedade deve elaborar um contrato social, em que fica registrado como foi a criação da sociedade, seu funcionamento e vários outros aspectos. Para registrar a empresa, o dono deve ir até a junta comercial, à receita federal, previdência social e secretaria da fazenda. Alguns impostos serão obviamente cobrados, mas a legalização do negócio é imprescindível, principalmente para assegurar os direitos das pessoas que trabalham ali, contribuindo ainda para o aumento da lucratividade da escola de natação e hidroginástica.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA