Como Abrir Uma Empresa de Artigos de Cerâmica

Como abrir uma empresa de artigos de cerâmica
Como abrir uma empresa de artigos de cerâmica

A argila é um material que quando umedecido dá condições de ser moldado,  sendo matéria-prima para a produção de muitos produtos. Os artigos de cerâmica são justamente estes produzidos com argila umedecida, que quando exposta a uma secagem na sombra para a retirada da água, adquire rigidez e resistência. Isso é possível a partir também da submissão a altas temperaturas, e a fusão dos componentes da massa colam os esmaltes das superfícies.

Podendo ser usada em vários tipos de indústrias, a cerâmica pode ser uma atividade artística, na produção principalmente de artigos para a decoração de casas e artigos utilitários.

A cerâmica é classificada de acordo com as técnicas utilizadas e com o material.

A terracota é uma argila cozida no forno, que pode ser pintada às vezes, mas não vidrada. A cerâmica vidrada tem como o exemplo mais simples os azulejos. A cerâmica grés é pintada muitas vezes e vidrada, tendo como seus componentes a pasta de quartzo, feldspato, argila e areia. Já a faiança é uma louça fina submetida a temperaturas altas e revestida ou tomada por esmalte para valor estético.

Artigos de Cerâmica – Produção da Cerâmica

A cerâmica é feita com argila e água, modelada pelo homem, queimada e transformada num objeto. O fogo é um dos principais focos para a produção da cerâmica, e aí o empreendedor deve dar uma atenção a mais para estes processos de oxidação e redução que deixam a argila firme. Investir em equipamentos tecnológicos pode ser uma boa opção para agilizar os processos, assim como contatar bons fornecedores.

Problemas com a exportação de Artigos de Cerâmica

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os artigos de cerâmica são encontrados no mercado interno e externo, sendo a variabilidade de preços e modelos de produtos muito diferentes. O mercado interno principalmente enfrenta uma grande concorrência e as exigências do cliente e quando se vão exportar os artigos o problema fica ainda maior. Por isso, é necessário ter um grande conhecimento sobre o comprador, fazer um estudo da cultura da localidade onde se pretende exportar, conhecendo os costumes e expectativas da região.

É necessário evitar problemas como a dificuldade em estabelecer grande estoque para a venda artesanal em grande quantidade. Por isso, antes de decidir exportar deve-se fazer um bom estoque e pensar em toda a parte burocrática. A qualidade do produto deve estar mantida íntegra, pois o mercado é muito exigente e espera que os artigos de cerâmica sejam no mínimo perfeitos.

Para exportação de produtos um problema muito frequente é o peso e o tamanho das peças. Por isso, deve-se pensar se realmente vale a pena enviar os produtos tendo em vista os custos de envio.

Artigos de Cerâmica – Perfil do Empreendedor

É aconselhável que para comercializar objetos de cerâmica o empreendedor e seus funcionários tenham noções básicas da produção de seus produtos, das dificuldades e todo o processo que influencia desde a matéria prima a produção do artigo pronto. Para isso, o empreendedor deve ter noções técnicas de química para poder ter um diferencial a concorrência e conseguir discriminar entre os materiais mais adequados para determinadas aplicações.

As pigmentações alternativas são uma ideia muito boa para ser empregada aos artigos de Cerâmica, tendo em vista é claro, as condições de tempo e investimento necessários para que haja sua realização.

O curso de ceramista geralmente não é muito longo e ideal para o empreendedor começar a entrar no mundo da cerâmica. Trata-se da tentativa de ajudar o empreendedor a conseguir ver o seu negócio de várias formas diferentes, inclusive tentar compreender as expectativas dos clientes que chegam a sua loja e o que há de ser feito para melhorar seus produtos e serviços.

Embalagens para Artigos de Cerâmica

Não há um padrão definido para citarmos quanto aos artigos de cerâmica. Podem ser de argila ou outros materiais, sendo o mais difícil adequar o artigo de cerâmica a uma embalagem ideal com tamanhos e formatos específicos. O papelão é um material bastante usado para embalar muitos tipos de produtos, em especial os de cerâmica e apresentam pontos muito positivos como a resistência e facilidade para ser transportado. Porém, os artesãos podem optar por envolver seus artigos de cerâmica em jornais velhos, ou plástico bolha, isopor e até papel picado. Essa questão vai muito mais de gosto e preço do que propriamente funcionalidade, pois os materiais disponíveis para fazerem as embalagens são na verdade ideais fisicamente para conterem e manterem protegidos os artigos.

Falando em custos, há o engradado de maneira, uma das embalagens mais bonitas e sofisticadas que os artesãos geralmente não utilizam pela baixa oferta e pelo custo ser bem mais alto do que as outras opções.

Preferências do consumidor de Artigos de Cerâmica

As tendências em decoração e design influenciam muito o consumidor de artigos de cerâmica. Ter a casa bonita e bem decorada é definitivamente uma das maiores paixões principalmente das mulheres, e a busca pelo conforto torna uma tendência forte dos negócios a voltarem seus artigos de cerâmica para esta área.

Geralmente vemos que a tendência colorida entra em contraste com ambientes claros, ou o contrário, evidenciando que os artigos de cerâmica devem ser feitos e comprados com base numa tendência arquitetônica que esteja no “ritmo do momento”.

É essencial que o empreendedor disponha de conhecimento para notar que o minimalismo permanece com força ainda na decoração de ambientes, favorecendo menos móveis, texturas e contrastes. Ainda há o Naturalismo querendo colocar dentro dos ambientes alguns artigos inspirados na natureza para compor o design dos ambientes. Assim, vemos que o design animal e vegetal são algumas das maiores inspirações para a produção de artigos de cerâmica que farão sucesso principalmente com o público mais antenado com arquitetura e Design de Interiores.

Concorrência de Artigos de Cerâmica

A concorrência preocupa qualquer empreendedor em qualquer tipo de negócio, e não deve ser subestimada para que haja um controle do negócio em conseguir burlá-la ou permanecer junto a ela na preferência dos consumidores.

A principal concorrência dos artigos de cerâmica pode estar um pouco longe do Brasil: Isso mesmo. O mercado externo comanda grande parte das negociações de artigos de cerâmica e decoração, principalmente nos dias de hoje. Para conseguir a preferência do público é necessário que haja por parte da empresa uma boa divulgação, preço em conta e exclusividade na aquisição de produtos.

Artigos de Cerâmica – Propaganda Tradicional

Vários formatos definem uma propaganda. Podemos tanto anunciar um produto pela internet como por um panfleto, e esta decisão está na mão do empreendedor e sua equipe para descobrirem a melhor forma dentro de suas condições de chegar ao consumidor e fazer do empreendimento o sucesso tão esperado.

Os anúncios impressos e eletrônicos, folhetos, catálogos, outdoors, embalagens, encartes e audiovisuais são alguns dos mais usados para propaganda, e no caso da cerâmica temos um grupo mais restrito podendo optar por catálogos, panfletos, alguns anúncios e outdoors.

Podem ser descobertos novos meios de se chegar ao consumidor e expor suas ideias. Para isso é necessário fazer uma pesquisa sobre o perfil do cliente, descobrir suas expectativas, fazer um trabalho em cima das principais formas de se conseguir a confiança daquele tipo em específico de personalidade e lançar mão dos meios que a mídia oferece para divulgar os artigos de cerâmica e conseguir mais clientes.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA