Como Abrir Uma Tabacaria

Como Abrir Uma Tabacaria
Como Abrir Uma Tabacaria

Uma tabacaria é um lugar onde se vendem diferentes tipos de charuto, cachimbos, acessórios para fumo e aqueles presentes que são ótimos para garantir uma lembrancinha e ao mesmo tempo ser um pouco impessoal como canetas, acessórios, chaveiros, cutelaria e couros. Esse local, mais conhecido como tabacaria, é uma oportunidade para quem está a procura de uma ideia de negócio. Para tal, é preciso investir em marcas conhecidas para que o público possa já ter acesso a produtos existentes no mercado e assim garantir uma clientela imediata.

Localização da tabacaria

A tabacaria precisa estar próxima aos seus clientes para que eles possam chegar ao local sem grandes impedimentos, que podem significar acesso fácil aos concorrentes.

Antes de alugar ou comprar o imóvel da tabacaria onde funcionará o estabelecimento, é preciso verificar os aspectos legais quanto aos impostos e também referente ao alvará de funcionamento (se o estabelecimento pode realmente exercer tal atividade naquele lugar escolhido pelo empreendedor). Isso deve ser conferido junto ao Governo Municipal.

Outros aspectos não menos importantes são quanto aos serviços públicos presentes no lugar, tais como fornecimento de água, luz, tratamento de esgoto e ainda telefone. Também é importante saber se no local onde a tabacaria funcionará há problemas quando ocorrem as chuvas, como inundação, por exemplo.

Identificar se o público-alvo tem carro ou usa os transportes públicos para poder investir em estacionamento ou ficar próximo a pontos de ônibus, metrô, trem ou táxis, é um ponto essencial antes de abrir o seu negócio.

Como tornar a tabacaria conhecida

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Uma tabacaria vende muito pela sua aparência e seus produtos na vitrine. Por comercializar presentes e objetos que chamam bastante atenção, o empreendedor deve ter em mente que investir na aparência da loja é fundamental para o sucesso do estabelecimento.

Por se tratar de um local que vende bastantes produtos para fumantes, é importante levar a tabacaria ao conhecimento desse público. Verificar locais que frequentam, tais como bares, pubs e restaurantes é uma ótima chance de divulgar sua tabacaria. Nesses locais, podem ser deixados cartões da loja ou, se não for possível, é recomendado que o dono do negócio faça reuniões com os responsáveis por tais estabelecimentos, para que ambos possam definir algum tipo de parceria e, consequentemente, tornar a tabacaria mais conhecida.

Dicas de negócio para a tabacaria

Aqueles que vão vender charutos devem ter alguns cuidados no momento em que forem comprar dos fornecedores para não sofrerem prejuízos, tais como: não é adequada a comercialização daqueles que estiverem muito úmidos, porque não acenderão facilmente; é preciso também ver se há manchas esbranquiçadas na capa do charuto, pois elas podem aparecer especialmente na estação mais quente do ano; caso o charuto esteja ressecado (quer dizer que ele esteve exposto a um clima muito seco e assim sofreu alterações e para saber se está ou não nesse estado) é necessário apertar o charuto, girá-lo devagar perto do ouvido e se tiver ruído de papel de seda amassado, não pode ser comercializado.

Os melhores charutos são comercializados em caixas de cedro ou revestidas com esse material. O cheiro dessa madeira torna o aroma natural do fumo mais forte.

Borkum Riff, Capitain Black, Clan, Don Pablo, Dunhill, Half ar Half e Troost são marcas bem difundidas e que podem ser vendidas sempre na tabacaria. Além disso, também há a possibilidade de vender tabaco a granel com diversos aromas, tais como café, cherry, chocolate e menta.
Os charutos existentes e que podem trazer grande satisfação aos clientes são os cubanos, dominicanos e europeus. É essencial que o empreendedor atue com os melhores fornecedores e que estoque os produtos de marcas mais procuradas.
Os charutos são classificados por vários critérios que mudam conforme a cor, o diâmetro, o tamanho, e o formato.

Como hoje em dia existe o comércio eletrônico, outra orientação para quem vai abrir uma tabacaria é montar um site onde os produtos possam ser comercializados. Divida todos por categorias, coloque as fotos e ainda os preços. Não se esqueça do valor do frete, que pode ser cobrado à parte ou já estará incluso no valor mostrado ao cliente. As formas de pagamento devem ser as mais variadas possíveis, desde os clássicos cartões de crédito, passando pelo boleto e usando também serviços de Paypal e Pag Seguro, por exemplo.

Se o empreendedor optar por fazer comércio online, deve ter em seu planejamento a questão da logística em pauta, pois é preciso ter uma estrutura suficiente para fazer esse tipo de atendimento, tais como responder ao cliente e levar o produto à transportadora (que dependendo do tamanho dele não pode ser Correios). Dessa maneira, embora o e-commerce seja bem rentável, o dono da tabacaria deve estar preparado para fazer o atendimento perfeitamente. Ainda mais porque se o consumidor não ficar satisfeito, a opinião dele pode se disseminar rapidamente na internet e será muito negativo à sua tabacaria.

3.25 avg. rating (67% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

6 COMENTÁRIOS

  1. boa tarde, eu sei que pode parecer um pouco improprio mas tenho um trabalho para realizar para um curso e escolhi abrir uma tabaqueira, no entanto não encontro muitas informações à cerca de que maquinas necessito, ou que tipo de materiais para poder abrir uma loja. será que me poderiam ajudar? Obrigada.

  2. estou interessado em montar uma tabacaria em minha cidade.
    na minha cidade nao tem nenhuma tabacaria gostaria de conselhos para monta-la.
    algumas dicas.
    grato:
    Marco lauar

DEIXE UMA RESPOSTA