Como abrir uma fábrica de perfumes

Por:

Como abrir uma fábrica de perfumesA busca por aromas e perfumes específicos sempre encantou a humanidade e até hoje fazem sucesso com homens de mulheres e por isso, uma proposta de empreendimento é abrir uma fábrica de perfumes.

Há milênios, diversas mercadorias chegavam ao Egito, tais como cedro do Líbano, rosas da Síria, mirra e canela da Babilônia, Etiópia, Somália, Pérsia e Índia. Eram levadas aos templos, maceradas e moídas. Os sacerdotes então usavam tais produtos até chegarem a uma receita que servisse para ser usada por eles nas cerimônias religiosas, nas quais havia a aproximação dos fiéis e dos deuses. Os egípcios foram os primeiros seres a dominar os cheiros vindos da natureza e aplicá-los na vida humana.

Isso tudo foi sendo aperfeiçoado e hoje em dia existem diversos e grandes produtores desses aromas. Veja em nosso artigo, dicas de como ter uma fábrica de perfumes.

Mercado de fábrica de perfumes

Embora haja muita venda de perfumes no Brasil, muitos deles são bem caros e inacessíveis para muita gente, especialmente os que são feitos em outros países, que têm preços mais elevados.

Tendo em vista esse cenário, uma boa oportunidade pode ser reparada nele: a existência de um mercado que para atender clientes que não podem pagar pelos perfumes caríssimos e importados.

Insumos necessários para a fabricação de perfumes

Os principais insumos para a fabricação do perfume são água, álcool etílico, corantes, essências e fixadores, que podem ser classificados em artificiais, animais e vegetais.

Algumas dessas substâncias estão disponíveis em solução no comércio comum, mas é importante que o empresário estabeleça negócios com fornecedores para conseguir preços mais em conta.

Como são usados todos esses insumos

Os princípios aromáticos são utilizados de 2% a 10% e esses valores é que determinam a intensidade do aroma, se os perfumes são fortes ou suaves. A concentração do princípio aromático é determinada pelo tipo de mercadoria que se pretende fazer (perfume para lenços, por exemplo) e pela classe do produto (se será fino ou vulgar).

Os fixadores são utilizados entre 0,1 e 0,5% e devem ser totalmente solúveis em álcool e nos princípios aromáticos; precisam ser usados em porcentagem adequada; não podem ter nenhum cheiro que seja contrastante com os princípios aromáticos e ainda não podem ter cor.

Os solventes são usados à medida que totalizam os princípios aromáticos e fixadores. O álcool etílico, normalmente utilizado como solvente, deve ser puro, possuir uma concentração certa, não ter cheiro e nem cor. Outro item que também é usado como solvente é a água e nesse caso precisa ser destilada ou extraída com vaporização.

Equipamentos necessários para a fábrica de perfumes

Os equipamentos básicos são os seguintes: balança semi-analítica, baquetes de vidro para agitar as misturas, copos de béquer de diversos tamanhos para que os componentes sejam misturados, frascos de vidro para guardar as composições, funis de vidro e papéis de filtro, pipetas cilíndricas de 5 a 10 cm³ para mensurar pequenos volumes dos componentes do perfume, pipetador automático de borracha para pipetar pequenos volumes e provetas de 50 a 500 ml cm3 para medir volumes maiores.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Classificação dos perfumes

Os produtos de perfumaria podem ser classificados de diversas maneiras: loções, águas-de-colônias, água de toillete e etc, diferenciando-se pela concentração do aroma.

O perfume é composto por três partes: a nota de cabeça, que é o primeiro aroma percebido; nota de corpo que são mais fortes, como amadeiradas ou florais, por exemplo, e nota de fixação, que é o que fica na pele.

Diferentes concentrações de essência caracterizam a intensidade do perfume e o seu valor. O extrato nada mais é do que essências super concentradas, com preços altos e indicado para usar à noite. O perfume é também bem concentrado, mas um pouco menos, mesmo assim, é indicado também para ser usado somente à noite. O eau de parfum é mais diluído e recomendado para usar de dia e eau de toillete é perfeito para estações quentes e prática de esportes, pois o aroma é muito leve. É o mais suave de todos os já citados.

Existem fragrâncias femininas e masculinas. As primeiras são florais, verdes, chipres, semi-oriental e oriental e as segundas são lavanda, fougére, chipre, aromática, tabaco, madeixa e oriental.

O processo produtivo

O dono da fábrica de perfumes deve identificar todas as necessidades e tendências de mercado e verificar o que pode ser criado ou melhorado para desenvolver a fragrância. É nesse período que ele imagina os elementos e o efeito de suas misturas e dosagens.

Depois de inventada a formulação, o químico testa essa mistura diversas vezes até chegar ao ponto desejado. Para se ter uma ideia da quantidade de misturas feitas, o cheiro de um perfume pode ser resultado de uma união de até 300 itens.

Os princípios dos aromas usados nas essências podem ser óleos essenciais, de tinturas; fixadores bálsamo, etc., e os corantes são normalmente usados como soluções alcoólicas e essas são os extratos, as loções, as águas-de-colônia.

Como vender a sua mercadoria

Como o negócio é uma fábrica de perfumes, o importante então é ter em mente que os clientes dele serão os intermediários, os lojistas que venderão para os consumidores finais. Sendo assim, é preciso também ter uma estrutura bem grande e sólida para poder atender a uma demanda potencialmente grande, especialmente se as empresas revendedoras pertencerem a grandes redes.

Dicas de negócio

No processo de fabricação dos perfumes, é necessário testar todas as receitas, mas isso deve ser feito em pequena escala para não haver desperdício. Muitas pequenas empresas terminam por gastar bem mais do que o previsto, porque simplesmente realizam determinadas ações sem mensurar os seus gastos, acreditando que “é pouco”, “não vai fazer diferença” e faz.

Outra orientação é utilizar as substâncias indicadas para produção dos perfumes planejados não substituindo todas elas por outras que tenham preços mais baixos ou que sejam bem fáceis de serem achadas, porque isso afeta e muito a qualidade do produto, resultando nas vendas, aspecto visível a curto prazo. As substituições só devem ser realizadas se elas realmente não afetarem o composto da mercadoria e para chegar a essa conclusão é necessário fazer diversos testes.

Para não ter erros e perfumes mal feitos, as quantidades, densidades do produto, concentrações e ainda outros aspectos precisam ser seguidos corretamente conforme cada receita e as variações só poderão acontecer mediante muita experiência do mestre de perfumes.

Para ter uma fábrica de perfumes, não basta apenas produzi-los bem, é muito importante que todos estejam em perfeito estado de conservação. Sendo assim, coloque-os em frascos fechados com muito cuidado, de maneira que não haja contato constante com o ar para não ocorrer oxidação. Essas mesmas embalagens precisam também estar longe da luz, porque ela também é capaz de produzir reações químicas na mercadoria, a ponto de ocorrerem mudanças no aroma.

Gostou das nossas dicas de como ter uma fábrica de perfumes? Deixe seu depoimento:

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

5 comentários sobre “Como abrir uma fábrica de perfumes
  1. Lourenço Duarte Celestino disse:

    Sou Angolano e gostaria de terceirizar a produção de perfumes para comercializar na África!

  2. MARCO ANTONIO disse:

    gostaria de informações a respeito de fabricação de perfumes e dicas de assencias que tem uma boa fixação para fabricação artesanal e onde encontar todos os produtos para que eu possa começar.

  3. RAIMUNDO disse:

    PARABENS, GOSTEI MUITO DO QUE LI…

  4. joselito leal da costa disse:

    oA informaçao e boa.quero saber os fornecedores da materia prima para fabricaçao e frascos para colocsr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como montar uma borracharia
Como montar uma borracharia...
Com mais de um milhão e meio de quilômetros de est...
Web designer -  Profissão que dá dinheiro
Web designer - Profissão que dá dinheiro...
Desde que surgiu a internet, o mercado de trabalho...
Como montar uma empresa de locação de equipamentos para construção civil
Como montar uma empresa de locação de equipamentos para...
O bom momento vivido pelo setor de construção civi...
Como montar uma empresa de recauchutagem de pneus
Como montar uma empresa de recauchutagem de pneus...
Os pneus são artigos super importantes, pois são p...
Como abrir um squash - locação de quadras
Como abrir um squash - locação de quadras...
O squash foi criado em Londres, nos presídios na i...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores