Loja de Plantas e Flores Artificiais

Loja de plantas e flores artificiais
Loja de plantas e flores artificiais.

O consumo de flores e plantas artificiais é motivo por fatores como a falta de tempo para cuidar de plantas e flores, não ter espaço em casa e outros fatores.

Portanto, as plantas artificiais solucionam de forma prática e econômica o desejo dos consumidores em decorar suas casas e escritórios.

Atualmente, o mercado oferece plantas artificiais que possuem beleza, acabamento e imitam a originalidade das plantas naturais.

Outra opção para comprar as plantas artificiais é que além do baixo custo, as plantas têm durabilidade superior e podem ser lavadas com água, voltando a ter a boa aparência de sempre.

Mercado de plantas e flores artificais

As empresas que atuam no setor de plantas ornamentais artificiais são na maioria pequenas e médias empresas.

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O mercado de plantas pode comemorar a venda de R$ 2 bilhões por ano, sendo que as plantas e flores artificiais são responsáveis pela metade dessas vendas e o potencial de consumo aumenta a cada ano, só concorrendo com os produtos chineses.

A venda de flores e plantas artificiais tem potencial consumidor maior entre arquitetos, decoradores, promotores de eventos e para consumo residencial.

Localização

Como a venda de todo artigo de decoração, as lojas de plantas artificiais também devem se localizar estrategicamente próximas a centros comerciais, onde o fluxo de pessoas é intenso e onde a loja esteja próxima de seus consumidores potenciais como pessoas físicas que comprarão as plantas para decoração de residências ou próximo à empresas que comprarão e encomendarão as plantas para decoração dos escritórios.

Possuir um ponto em um hipermercado, shopping ou em mercados especializados em jardinagem é também estratégico para a loja.

Escolha um local que seja interessante, com infraestrutura e bom acesso.

A visibilidade é fator de sucesso, por isso, escolha uma localização favorável para a visibilidade da loja, investindo em uma fachada interessante que chame a atenção de forma elegante.

Estrutura de uma loja de plantas artificiais

A estrutura da loja de plantas artificiais deve ser formada por recepção, show room de produtos com espaço para circulação do público, balcão de atendimento e caixa, e ainda um espaço para estoque e escritório.

Pessoal

Se o espaço inicial da loja for pequeno, a loja de plantas e flores pode dar início às operações com um total de dois atendentes, um vendedor e um entregador.

O importante é que os funcionários conheçam bem os produtos e recebam todas as orientações quanto ao horário de trabalho, políticas de recebimento de pagamento da loja e treinamento sobre atendimento e vendas.

O empresário deve treinar sua equipe de forma que haja capacidade nos funcionários em perceber as necessidades e desejos dos clientes e torná-los satisfeitas com os produtos. Treinamento sobre o conhecimento do negócio para que os vendedores se aprofundem sobre os produtos e como vendê-los, e ainda treinamento sobre como fazer arranjos com plantas artificiais.

Mix de produtos

A loja de plantas e flores artificiais pode vender também produtos como: troncos, caules e outros itens.

E ainda artigos de decoração como vasos, artigos para brindes e presentes relacionados à decoração de ambientes e até mesmo cestas com bichinhos de pelúcia e chocolate ao estilo das floriculturas tradicionais, entre outros produtos.

A loja poderá ainda oferecer serviços como restauração de plantas artificiais.

Concorrência de uma loja de plantas e flores artificiais

Para concorrer no mercado, é essencial que o empresário busque conhecimento e tenha experiência no setor, seja capaz de identificar o que a loja precisa para que ofereça diferencial.

Dessa forma, a loja pode pesquisar sobre serviços que podem ser oferecidos, como entrega, produtos por encomenda para apartamentos mobiliados, para empresas de decoração e de construção civil. A empresa pode vender seus produtos separadamente ou por contrato, tudo dependerá da capacidade de personalizar produtos e serviços.

Organização do processo produtivo

No dia a dia da loja de vendas de plantas artificiais, os empresários devem comprar produtos para revenda, executando as tarefas de planejamento de compras que envolvem a seleção de fornecedores, pesquisa sobre tendências de mercado e lançamento em flores artificiais.

As outras tarefas são a gestão de estoques, administração de pessoal e de custos, contabilidade e gestão de canais de vendas.

Investimentos

A loja terá investimentos fixos com aluguel, veículos, equipamentos para vendas dos produtos como prateleiras, balcão e outros; equipamentos para escritório e para o depósito.

A empresa deve também investir em automação com a compra de softwares para auxílio em atividades como administração de pessoal, contabilidade e outros.

Antes de a loja de plantas artificiais funcionar a pleno vapor, os empresários investirão em pesquisas de mercado, pré-publicidade, inauguração, decoração da loja e investimentos em capital de giro.

Canais de distribuição

Além das vendas realizadas na própria loja, os empresários poderão também vender seus produtos pela internet. A vantagem nas vendas pela internet é que a loja pode oferecer uma maior diversidade de produtos, com um mix variado que além das plantas, venda outros acessórios para jardinagem, com preços variados.

Outra vantagem dos sites de vendas, é que os consumidores expõem sua opinião sobre compra e sobre os produtos de forma mais constante, o que possibilita a empresa um ótimo material para as pesquisas de marketing.

Divulgação

A divulgação deve ser uma constante no dia a dia da empresa, por isso a empresa de plantas e flores artificiais deve pesquisar quais os meios mais eficientes de comunicação com o consumidor.

Para isso, a empresa deve investir em propaganda em diversos meios de comunicação, como jornal, revista, rádio e avaliar quais os meios eficientes.

Se a empresa optar por vender para empresas e escritórios, a loja pode divulgar seus produtos com folders explicativos.

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